Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Menus do Ubuntu: Conheça o Heads Up Display

Enviado por Julian Fernandes (hitoriixΘgmail·com):

“A algumas horas atrás Mark Shuttleworth anunciou o Heads Up Display, ou HUD. Ele substitui todos aqueles estilos de menus que nós já conhecíamos, por um sistema inteligente, baseado em buscas. Continue lendo e saiba mais sobre essa revolução que a Canonical trouxe ao Ubuntu!” [referência: ubuntubrsc.com]

Enviado por Rafael Neri (rafepelΘgmail·com):

“Mark Shuttleworth anunciou o HUD, ou Heads Up Display, um menu alternativo especialmente projetado para o Unity.

O HUD utiliza uma abordagem inteligente baseada em pesquisa para encontrar e acessar os itens de menu que você precisa. É capaz de lembrar os itens que você usa com mais freqüência e priorizá-los nos resultados.

Assim sendo, evitará que você fique procurando através de menus, bastando apenas digitar o que você quer para que o HUD lhe mostre exatamente o que você precisa…” [referência: rafaelneri.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-01-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Adailton (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 4:10 pm

    Sensacional! Vi o vídeo e achei realmente inteligente. Parabéns, Canonical.

    Junior (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 4:18 pm

    Eu que sou adepto do uso do teclado ao uso do mouse, não achei tão útil assim a idéia.
    Alem do que, o “aparecimento” das telinhas do unit demoram um bocadinho…

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 4:25 pm

    Talvez a primeira mudança do ubuntu em muito tempo que realmente me agradou.

    O que mais gostei foi mostrarem que funciona até em modo texto se for o caso. Bom sinal de portabilidade.

    hohoho (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 4:32 pm

    Não curti muito essa idéia

    Leonardo Lopes (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 5:31 pm

    Coitado de quem depende de teclado virtual, ficar catando milho com o mouse para abrir o gimp….

    Eduardo Siemann (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 5:53 pm

    Putz assim vou ficar sem atalho…

    + Space = Kupfer
    + Space = Auto complete Eclipse
    + Space = HUD =/

    Porém não estou usando o unity =)

    Eduardo Siemann (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 6:04 pm

    Putz assim vou ficar sem atalho…

    Super + Space = Kupfer
    Ctrl + Space = Auto complete Eclipse
    Alt + Space = HUD =/

    Porém não estou usando o unity =)

    Fábio Lima (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 6:05 pm

    Vale a pena dar uma lida no post do blog do Mark Shuttleworth: http://www.markshuttleworth.com/archives/939

    Ele explica o conceito, de onde veio, onde está e onde eles querem chegar. É interessante ver que essas coisas de hud, de unity não são coisas simplesmente tiradas da “cachola” dele. Há um longo estudo de usabilidade, há testes intensivos com usuários de todos os níveis. Há pesquisa, benchmark com outras soluções, atenção a tendências, etc.

    Fico muito feliz em ver que no mundo do software livre gente trabalhando duro não só em desenvolvimento puro e simples, mas buscando inovar e contribuir para a computação em geral.

    abc (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 6:21 pm

    Confesso que às vezes ainda sinto falta daquele menuzinho clássico, com as coisa organizadas por assunto. Mas achei bem interessante esta idéia…

    eden (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 6:46 pm

    Quedo ver como vão ser os tablets e smartphones do ubuntu tendo que digitar pra tudo.

    Porfírio (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 7:38 pm

    O sistema é bastante impressionante e fica melhor ainda se o motor de busca for realmente inteligente. O ûnico “gap” de usabilidade é quando o usuário não sabe exatamente o que quer ou não sabe nomear o que quer.

    Estações de trabalho e notebooks possuem teclado, e ele existe para ser usado. Tablets são uma história inteiramente diferente.

    Menus começam a se tornar bizarros na medida em que o número de aplicativos aumenta muito.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 7:42 pm

    Quer dizer, você abre um terminal, digita “gim” e pressiona TAB que o sistema auto-completa…Basicamente, é isso: O terminal embutido num menu. Não há novidade, de fato.

    erico (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 10:08 pm

    ideia muito interessante, achei que transportou a ideia do gnome-do/quicksilver/lauchy para os menus e fez algo realmente inovador, como a “barra de menus” tende a desaparecer pode ser algo muito importante no futuro.

    Kurt Kraut (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 10:12 pm

    Eu duvido desses supostos testes de usabilidade e desse discurso da Canonical que ‘fazem tudo bem pesando, bem estudado antes de implementar’. Até o Gnome 2.x quando eu introduzia um usuário de outros OS ao Ubuntu, bastava 1h para se sentirem à vontade. Desde as mudanças do Unity, o típico usuário leigo do computador não consegue mais utilizar o Ubuntu em suas configurações padrão. Hoje com Gnome 3 e KDE 4 em todas as distros, me sinto impedido de recomendar o Linux a usuários leigos. Juro que tentei, mas vi que a experiência de usuário degradou bastante.

    Nesse sentido, me sinto decepcionado com Gnome, KDE e com o Ubuntu. Anualmente na Semana de Ciência e Tecnologia eu percorria universidades dando palestras sobre Software Livre, Linux e distribuindo CDs do Ubuntu. Com o modo que hoje oferecemos a experiência de GUI aos nossos usuários, me sinto envergonhado e não divulgo mais o Linux pois descobri na prática que ele cria mais problemas do que resolve problemas no uso que as pessoas comuns fazem do computador.

    Benjamim Góis (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 10:36 pm

    @Kurt Kraut eu sou obrigado a concordar com você. Desde o ubuntu 11.04 que eu ja não tenho mais coragem de recomendar o linux para ninguém. Acho que a usabilidade decaiu tanto que tem horas que eu me questiono se o próprio shuttleworth consegue trabalhar com sistema que ele mesmo está criando. Achei o anuncio do HUD simplesmente terrível… para não dizer absurdo, parece querer integrar a CLI a GUI. Na minha modéstia opinião ele mais complica do que ajuda. Ja escreví alguns testemunhos para o Jono Bacon e até postei um comentário no blog do mark shuttleworth mas meu comentário parece ter sido “censurado”. Felizmente parece que eu não sou o único que pensa assim, um post no planet ubuntu de hoje ironizou as ultimas atualizações do ubuntu. http://doctormo.org/2012/01/24/ubuntus-undiscoverable-country/

    Marcos (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 10:42 pm

    Bom, como prefiro trabalhar no mouse, não gostei. Mas como vai existir a opção de menus, não vejo problemas em arriscar mudanças e novas ideias. Parabéns à Canonical.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 11:00 pm

    Muito do que é o HUD oferece o KRunner(KDE) já faz ou parece ser possível implementar com plugins.

    Mas o maior diferencial do HUD que é “navegar” por menus ainda não é possível.

    Acho que se/quando integrarem esse recurso vai parecer natural do KDE. Ficaria muito legal, melhor a usabilidade do KDE, que já é muito boa.

    Karaca quanto mimimi, gosto das idéias novas para o Ubuntu, e essa história de que mostrar o Ubuntu para usuários leigos é difícil isso é prá lá de balela. Instalei o Ubuntu no Laptop da minha esposa que não entende nada de informática e só levei 5 minutos para ela entender tudo, afinal é só clicar no ícone do Ubuntu e escrever texto que o LibreOffice Writer é acessado.
    Também instalei o Ubuntu 11.10 no Laptop da minha irmã ela e o marido mal tem o ensino secundário, também só dei uns 10 minutos de instruções para ela e ela ensinou o marido a utilizar! Os dois estão amando utilizar o Laptop com Ubuntu, eles me falaram que o computador está muito rápido até parece que é um computador novo…
    Vocês ficam com esse mimimi todo e quando o Win8 for lançado com sua nova interface, prá onde vocês vão fugir, vão ficar o resto da vida no Win7 ou no Gnome 2.3. Aff…
    Eu uso XFCE por gosto pessoal, acho que o XFCE é o mais adequado para trabalhar com o GNU/Emacs, mas acho o Ubuntu com Unity perfeito para usuários novatos.
    Sério essa pegação no pé com o Gnome Shell, Unity, e até com o KDE 4 já tá perdendo a graça.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 26/01/2012 às 12:29 am

    “Vocês ficam com esse mimimi todo e quando o Win8 for lançado com sua nova interface, prá onde vocês vão fugir, vão ficar o resto da vida no Win7 ou no Gnome 2.3″

    Não, vai ser como é com quase toda mudança MS. UM dia depois vão tratar como padrão e tudo que for diferente vai ser “jurássico”. Com comentários do tipo “como alguém ainda consegue usar uma interface assim?”

    André Luiz (usuário não registrado) em 26/01/2012 às 12:37 am

    @Kurt Kraut e @Benjamim Góis

    Particularmente discordo de vcs. As novas propostas de usabilidade representadas pelo Gnome/ Unity e mais modestamente pelo Kde caminham em direção às novas tendências das interfaces gráficas encontradas: maior utilização de apontadores (seja mouse ou telas de toque- que tb já chegaram aos desktops), ambientes gráficos menos poluídos e maiores (widescreens de 19″, 20″, etc) e com suporte a muito mais programas instalados (sem menus saindo da tela).
    É natural que muitos usuários estranhem ou não gostem/ se adaptem num primeiro momento. Mas dizer que o usuário leigo simplesmente rejeita é um pouco de mais. Principalmente porque este usuário leigo que vc fala é um usuário windows, sedimentado a uma interface criada para o Win95(que na época não era nada intuitiva) mas que aceita bem as inovações da microsoft(muitos reclamaram das mudanças do MS-office 2007 e hoje não o trocam por nada).
    Particularmente acho que já é hora de acontecer este “desmame”: as distribuições e NÓS da comunidade linux devemos assumir que possuímos à disposição interfaces gráficas diferentes do Windows (pelo menos as mais populares -Gnome e Kde- assim o são) e que os usuários novatos aprenderão a usá-las (como sempre) na medida de seus interesses.
    E para justificar esta opinião, ressalto apenas dois pontos e deixo uma pergunta:
    1- Os usuários do MacOS X também são, em sua maioria, filhos do Windows e nunca os vi cobrando da Apple semelhança entre os dois ambientes(muito pelo contrário!);
    2- O Windows é forte em desktops mas em outros dispositivos bastante populares não. E ninguém reclama disso(só a Microsoft!).

    Pergunta: Breve será lançado o Windows 8 com uma proposta de ambiente gráfico bem diferente da atual. Dentre outras coisas, ele unificará a interface de desktops, smartfones e tablet num único conceito(já testei e é bem estranho). Várias pessoas irão usá-lo e se acostumarão. Se no futuro estes filhos do Windows 8 experimentarem o linux precisarão, para se adaptarem como ocorre hoje, de um ambiente gráfico clone do Win8?

    Fábio Lima (usuário não registrado) em 26/01/2012 às 12:38 am

    @eden (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 6:46 pm
    Quedo ver como vão ser os tablets e smartphones do ubuntu tendo que digitar pra tudo.
    > Você já viu algum menu tradicional em um tablet? Não! Sabe porque? Porque fica muito pequeno e ruim de usar! O hud pode ser uma solução uma vez que aplicações que usam menus ficam melhor para portar.
    ————–
    @bebeto_maya (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 7:42 pm
    Quer dizer, você abre um terminal, digita “gim” e pressiona TAB que o sistema auto-completa…Basicamente, é isso: O terminal embutido num menu. Não há novidade, de fato.
    > Só se o seu termina autocompletar enquanto você digita (sem precisar do tab)…. E se esse seu tal terminal usa os últimos comandos que voce digita, e o que você costuma fazer, para melhorar a predição do que você quer! Me mostre que terminal é esse, que eu não conheço.
    ————–
    @Kurt Kraut e @Benjamim Góis
    > Festival de mimimi e percepção pessoal sendo transformada em verdade universal. Eu por exemplo: pra quem tô mostrando, tá achando muuuuuito massa. Bonito e inteligente….

    mouse lover (usuário não registrado) em 26/01/2012 às 12:43 am

    Legal,típico de toda distribuição Linux,insistir na digitação pra fazer tudo,daqui um tempo pra mover o cursor o usuário terá que digitar “up position x,right posisition y” e para clicar é “fácil” basta digitar “click left button”.
    Do modo que está,parece que Linux em desktop é só para hackers usarem.
    Se o Ubuntu continuar insistindo em dar pouca atenção a parte gráfica,vou voltar pro Fedora com KDE.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 26/01/2012 às 1:26 am

    Gostei muito da idéia, eu vejo o ubuntu sendo muito criticado por aí, o pessoal reclama, se dependesse de muita gente ainda se usaria windowmaker. Eu acho que o ubuntu está caminhando pra intuitividade e praticidade e eu gosto desse caminho que ele segue. Talvez quem gosta de ficar reclamando simplesmente usasse sua distro menso amigável e ficasses feliz lá pro seu lado e não enchesse o saco dos que querem algo mais transparente, fácil, elegante e prático.

    Gente que reclama do Ubuntu como se ela fosse a única distro.

    Mas estou gostado das inovações.

    @André Luiz, perfeito seu comentário.

    Marcos (usuário não registrado) em 26/01/2012 às 7:27 am

    Gostaria de experimentar pra poder falar, mas um ponto que vejo como negativo é porque a pessoa vai precisar saber previamente quais recursos a ferramenta oferece. Quando navego em um menu, posso conferir praticamente todas as funções que o software possui e experimentá-las, mas se tiver de digitar eu terei de ter um conhecimento prévio.

    Por exemplo, se quiser experimentar filtros no Gimp ou outro editor de imagens eu preciso saber o nome do efeito? E se o software tiver um efeito novo e eu não conhecer, como vou usar?

    Lucas (usuário não registrado) em 26/01/2012 às 7:33 am

    O povo fica falando mal, mas tenho certeza que ao testar vão gostar, mesmo que seja no seu íntimo :) . Principalemente para aqueles programas cheios de menus como o Inkscape, que hoje você tem que ficar procurando as opções nos menus e que uma pesquisa rápida podia ajudar.

    Eduardo Siemann (usuário não registrado) em 26/01/2012 às 9:22 am

    Cara posso estar errado, mas próxima etapa é colocar isso ai pelo comando de voz e vc esquecer o teclado(como falaram acima, uso de apontadores e voz).

    Pois uma vez que ele entende q vc escreveu “cop” ele entende que é “Copiar”, certo?

    Na verdade é o que temos no gnome-do, kupfer etc, porém ele indexa os menus que por mim vai ser uma mão na roda, pois uso kupfer para fazer tudo, se integrar isso ai mesmo GG =)

    Mas pensa o que falta depois que o HUD ficar bom é colocar comando de voz, pois vc vai fala “Copiar” para um tablet e ele vai entender, ai é so clicar e falar. “byby teclado”

    É decepcionante ver a comunidade que sempre se orgulhou de ser “DIFERENTE, INOVADORA E EVOLUÍDA”, que tinha se “libertado das amarras da MS” ficar reclamando de INOVAÇÕES, NOVOS CONCEITOS e IDÉIAS.
    Amigo usuário linux, exitem N² distribuições e um grande número de interfaces gráficas a sua disposição, use as que mais lhe agradar e for conveniente aos seus propósitos.
    As coisas MUDAM, EVOLUEM e, infelizmente, não agradam a todos, mas é um caminho sem volta.

    Orlando Xavier (usuário não registrado) em 26/01/2012 às 11:44 am

    Sorte dos usuários que será opcional e não irá substituir o atual dashboard do Unity. Isso é um assassinato à usabilidade/acessibilidade.

    Fabio Luiz (falcon_dark) (usuário não registrado) em 26/01/2012 às 12:05 pm

    Acho muito estranho isso. O cara paga Mil, dois mil, três mil por um computador com processador de 2, 4 núcleos; 8GB de RAM, às vezes mais. E faz questão de ficar procurando nomes e comandos de programas em listinhas e menus exatamente como fazia quando operava 486 DLC 40MHz com Windows 3.11…

    Você tá operando uma máquina de 3GFlops e quer dar dois cliques e “achar” na lista o ícone do Gimp? Deixa o computador achar o que você quer pra você. Eu uso o Mac OS há dois anos e não consigo viver sem o Spotlight encontrando as coisas pra mim:

    Quero abrir o Eclipse: Aperto Command+Espaço e escrevo “Ecl” e bato no Enter;
    Quero abrir o Tower: Aperto Command+Espaço e escrevo “Tow” e bato no Enter;
    Quero editar meu currículo: Aperto Command+Espaço e escrevo “currículo” e aparece uma lista com todos os currículos que já editei e enviei nos últimos meses.

    Não me lembro da última vez que procurei manualmente um arquivo, usei um menu para abrir um programa ou procurei algo sozinho em meu computador. O Spotlight acha tudo que quero em meu Mac da mesma forma que o Google acha tudo que quero na Web. É a melhor coisa que existe e eu mal posso esperar para que o Ubuntu tenha algo assim.

    Todo mundo aí que reclamou do conceito do HUD e usa o Google todo dia poderia “manter consistência de interface” e reclamar do Google também. Ou esperar para testar o HUD antes de achar que é uma idéia ruim…

    Geremias Tunn (usuário não registrado) em 26/01/2012 às 12:27 pm

    A quantidade de mimimi é impressionante. O povo leigo esta gostando e quem cria resistência? Exatamente os “experts” que deveriam ser os primeiros a adotar as mudanças e inovações ou ao menos assumir que se assustaram ou não gostaram e usar as alternativas que temos. Eu não gostei muito do Unity, para o tipo de trabalho que faço, chaveando muitas telas mas minha mulher e minha filha adoraram.
    E quanto ao colega acima duvidar dos teste de usabilidade, eu conversei com aquela senhora que veio no FISL dar palestra sobre isso e ela me mostrou que ela estava no Brasil a uns 10 dias antes fazendo testes em São Paulo e me mostrou o cronograma de testes mensais que eles fazem. Porque ela mentiria? Parece que gostam de esconder seus preconceitos e limitações atrás de teorias da conspiração.

    Joaquim Mariano (usuário não registrado) em 26/01/2012 às 12:45 pm

    “Quando navego em um menu, posso conferir praticamente todas as funções que o software possui e experimentá-las, mas se tiver de digitar eu terei de ter um conhecimento prévio.”

    Marco, esse é justamente um dos principais propósitos de um menu: mapa de funções do aplicativo. E é essa característica que ainda está ausente no HUD. Ele ainda não serve como mapa de funções. O próprio Mark reconhece isso e indica que essa é uma questão a ser resolvida.

    Por ora, dos dois principais propósitos de um menu (“evocar comandos” e “mapa de funcionalidades do aplicativo”, segundo o próprio Mark), o HUD só atende o primeiro e, por causa disso, ainda não pode substituir por completo um menu tradicional.

    Marco Aurelio (usuário não registrado) em 26/01/2012 às 12:50 pm

    Tenho um amigo q colocou o Ubuntu 11.10 no notebook da namorada dele, ela simplesmente amou ter tirado o Windows de la, disse que alem da beleza e modernidade do Ubuntu, o sistema ficou mais rapido, e a navegacao mais intuitiva.
    Creio que o usuario hoje ja esta acostumado com sistemas onde atalhos ficam escondidos, onde se usa teclas de atalhos… os tablets estao ae, e ninguem reclama quando ve um android funcionando e pelo contrario, acham moderno e bonito
    Quanto ao HUD, acho positivo por parte da Canonical de implementar inovacoes ao seu sistema ate que ele fique pronto e passe a apenas suportar correcoes de seguranca e bugs…

    Joaquim Mariano (usuário não registrado) em 26/01/2012 às 12:50 pm

    Correção: onde escrevi “Marco”, leia-se “Marcos”.

Este post é antigo (2012-01-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.