Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


MeeGo: Samsung vai incorporar seu Bada ao Tizen

Na semana passada, quando surgiu notícia de atividade no Tizen, projeto conjunto da Intel+Samsung usando o Linux e iniciado em sucessão ao MeeGo (que operava em bases similares, mas era basicamente Intel+Nokia até esta última roer a corda), bastante gente perguntou o que ocorreria com o Bada, o outro sistema operacional com base open source mantido pela Samsung – e agora chega a resposta, que quem me acompanha no Twitter já soube no final de semana.

O Bada foi lançado em 2010, e os produtos baseados nele encontram mercado considerável: segundo a Forbes, foram 2% dos smartphones mundiais em 2011, fatia superior à do Windows Phone, por exemplo – mas ainda bastante minoritário entre as linhas da própria Samsung, que também tem smartphones Android e Windows Phone.

Não que a ideia de a Samsung apostar em mais de um cavalo simultaneamente pareça estranha, mas agora que o Tizen começa a se tornar realidade, a dúvida sobre qual seria o futuro do Bada foi expressa por muitos, e a empresa respondeu: “temos uma iniciativa que vai juntar o Bada e o Tizen”. O esforço já está em andamento e vai permitir que apps feitos com o SDK do Bada rodem no Tizen, mas o vice-presidente da Samsung que fez a declaração disse não saber quando vai ficar pronto.

Ele acredita que o sistema resultante vá ser usado nos smartphones menos potentes da empresa, como os que rodam sobre uma CPU de apenas 1 núcleo, e possivelmente vá além dos telefones.

Ele disse ainda que acredita que o Tizen chegará a 1 ou 2 produtos da Samsung ainda em 2012, mas não se tornará a plataforma principal da empresa a curto prazo. (via intomobile.com – “Samsung to merge Bada with Tizen for reasons we don’t yet understand”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-01-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Porfírio (usuário não registrado) em 16/01/2012 às 3:40 pm

    Faz bastante sentido, as arquiteturas (de aplicativos, pelo menos) são parecidas e o Tizen pode fornecer robustez ao Bada.

    Mas é um trabalho dos grandes e essa integração deve demorar um pouco. Será injusto crucificar a Samsung por não conseguir fazer isso até o fim do ano, por exemplo.

    A Samsung repentinamente tá de olho agora no mercado das set-top-boxes de TV.

    A LG e a Samsung têm em suas TVs de LCD/LED um SO rodando com possibilidade de rodar aplicativos.

    A Samsung deve estar usando o Bada em suas Smart TVs, não é mesmo?

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 16/01/2012 às 5:06 pm

    O plano talvez seja só mesmo de criar suporte no tizen para aplicativos Bada. Depois descontinuar o Bada, nem “juntar” nada.

    Mas fica menos feio dizer que vai “unir esforços” do que “jogar fora” algo que teve custo para desenvolver.

    Porfírio (usuário não registrado) em 16/01/2012 às 5:59 pm

    Pelo que li da CES, @Xinuo, o setbox que a Samsung está lançando roda Android. Nada impede que ela lance outro modelo com o Bada, no entanto.

    @Weber, os aplicativos Bada são escritos em C. Basta que as bibliotecas certas, compiladas para o ambiente específico, estejam disponíveis que eles rodam. Teoricamente

    Então “misturar” o Bada e o Tizen poderia significar usar o ambiente de um ou de outro e compatibilizar as libraries umas com as outras em um framework consistente.

    Cesar (usuário não registrado) em 16/01/2012 às 6:32 pm

    Como diria Regina Duarte: Tenho medo!

    Considerando que os softwares de gerenciamento da samsung são um lixo, pobre do meego.
    Já considerando que o meego tem uma excelente base, sorte da samsung. Finalmente terão a chance de aprender a desenvolver um software decente.

    Patola (usuário não registrado) em 16/01/2012 às 6:56 pm

    Será que o sonho de ter um GNU/Linux (e não apenas um Linux) rodando em meus celulares e tablets foi ressuscitado, depois do vexame da Nokia com o Maemo/Meego? Espero que sim, mas não vou ficar apostando nisso, na verdade acho mais provável sair alguma coisa boa da iniciativa móvel da Canonical do que disso.

    Leonardo Reis (usuário não registrado) em 16/01/2012 às 7:30 pm

    Vejo uma com bons olhos essa noticia. Me parece um cenario mais preciso de consolidacao.

    Quero saber se a Samsung vai inserir a parte das bibliotecas enlightenment (EFL) que vinham usando no Bada, no TIZen.

    Se as empresas de GNU/Linux souberem fazer aliancas, e acho que isso pode ter sempre um dedo da Linux Foundation envolvido, para fazer aliancas, creio que podem suprimir a tentativa de escalada da MS nos dispositivos moveis. Mais ainda acredito que para isso eh preciso fechar em um unico formato de pacote.

    nerdsabetudo (usuário não registrado) em 16/01/2012 às 9:59 pm

    Moblin=Intel. Moblin(Intel)+Maemo(Nokia)=Meego. Meego(Intel)+Samsung(Bada)=Tizen. Será que esse sistema vai algum dia vingar?

    Furanus Alheius (usuário não registrado) em 16/01/2012 às 10:46 pm

    @nerdsabetudo(ou_algo)

    MeeGo: Samsung vai incorporar seu Bada ao Tizen, ai virará Mierden

    Spif (usuário não registrado) em 17/01/2012 às 8:59 am

    Patola, não diria vexame. O N9 é O melhor smartphone já lançado pela Nokia e te garanto que é o mais usável do mercado. Na Finlândia, terra da Nokia, vende mais que Androids E iPhones (http://www.gizmodo.com.br/conteudo/nokia-n9-e-sucesso-de-vendas-na-terra-natal-da-nokia/).

    O Meego, antecessor do Tinzen, é um sistema maravilhoso e avançado, fornecendo uma usabilidade muito maior que qualquer versão do Android e do iPhone. Você controla todas as funções dele com gestos e com somente uma mão, sem malabarismos.

    A Nokia pode ter suas razões de descontinuar, mas ela deveria adotar o Meego nos seus smartphones de entrada. Ele é tão estável (ou mais) que o Symbian, além de ser muito mais bonito.

    O vexame é não investirem em uma linha de WP 7.5 e Meego.

    Como o Meego era em parte software livre, outro vexame é o da comunidade que briga por um celular aberto: O Meego seria muito melhor nisso do que o Android.

    Porfírio (usuário não registrado) em 17/01/2012 às 9:05 am

    E a MS de plantão ataca novamente: façam o que tiverem que fazer, tudo menos dar ibope ao meu maior concorrente! Nós podemos lidar com os pinguins “descamizados” mais tarde…

    Lamento dizer, mas no mundo Linux uma distro não levanta punhal contra outra, graças a nossa querida e amada GPL.

    Thiago (usuário não registrado) em 17/01/2012 às 10:44 am

    Com amigos como esses quem precisa de inimigos…

    Será mais uma distro que não vai dar em nada. Curioso como só o Maemo teve Produtos (com P maiúsculo) lançados. E mesmo assim ainda não estava lá

    Porfírio (usuário não registrado) em 17/01/2012 às 10:53 am

    Bem, o Bada mesmo sem o Tizen já está “dando em alguma coisa”, Thiago.

    Marcos (usuário não registrado) em 18/01/2012 às 12:09 am

    Maemo, Moblin, Meego, Bada, Tizen…as empresas gastam mais energia fundindo e criando distros do que fazendo um GNU/Linux vingar no mundo mobile.

    Enquanto isso, o mercado vai se fechando com Android e iOS, nem o WP7 está conseguindo entrar.

Este post é antigo (2012-01-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.