Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mandriva dá início à criação de sua fundação para desenvolvimento

A Mandriva, que recentemente evitou sua falência conseguindo uma recapitalização urgente ao final do prazo possível, na ocasião anunciou que pretende adotar um modelo comunitário para a manutenção de sua distribuição. Conversações com o pessoal da Mageia, um fork do Mandriva Linux, para desenvolvimento cooperativo resultaram em uma proposta rejeitada, e a empresa passou a buscar criar uma fundação para dar continuidade ao desenvolvimento.

A primeira reunião com esta finalidade foi considerada frutífera e “um dia fantástico” pelo representante da empresa contratado para esta finalidade, que também informou que o objetivo é criar uma fundação inclusiva, independente, meritocrática e transparente.

De uma forma que me parece bastante curiosa, fiquei com a impressão de que agora é a Mandriva que parece estar no caminho de duplicar esforços da Mageia, e não o contrário. De qualquer forma, boa sorte a todos os envolvidos! (via h-online.com – “Mandriva begins foundation creation – The H Open: News and Features”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-06-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Alexandre_Martins (usuário não registrado) em 20/06/2012 às 2:32 pm

    Pois agora, resisti até que pude e migrei para o Mageia. Tenho a mesma impressão de que a Mandriva (26ª no Distrowatch) de fato duplica esforços do Mageia (4ª no Distrowatch).

    André Luiz (usuário não registrado) em 20/06/2012 às 2:54 pm

    Na boa, isso é “gastar com defunto ruim’!
    Estou indo de Mageia, recém migrado para o ’2′ (que está lindo! E rápido! E olha que uso KDE!), e feliz. Claro, tem isso e aquilo a melhorar. Mas a mistura no caldeirão está ficando no ponto! Só não pode empelotar! ;)

    André Luiz (usuário não registrado) em 20/06/2012 às 2:55 pm

    …Quis dizer “gastar vela com defunto ruim!”

    jhonatam (usuário não registrado) em 20/06/2012 às 3:53 pm

    Vida longa ao Mandriva, merece continuar seu desenvolvimento pois é uma das melhores distribuições na minha opinião !

    Lucas (usuário não registrado) em 20/06/2012 às 6:48 pm

    @Alexandre_Martins

    Como se a posição na Distrowatch contasse alguma coisa, uma distribuição que não é mais atualizada de versão tende a ser menos vista na Distrowatch, já uma que foi lançada recentemente vem a ter uma posição melhor. Mandriva 2011 já esteve na quarta posição ano passado. Igual ao Mint que sempre estar na primeira posições por ter inúmeras edições, kde, debian edition, lxde, gnome, cinamom etc. Já o Ubuntu ainda é o mais usado mesmo estando em segundo na Distrowatch.

    Leonardo Reis (usuário não registrado) em 20/06/2012 às 7:11 pm

    Minha contribuicao para eles …

    … Mudem esse nome e voltem para Mandrake, esse nome eh muito feio!

    …..

    ;p

    Ramão Soley (usuário não registrado) em 20/06/2012 às 11:33 pm

    Olha… A realidade é que o aperfeiçoamento na área tecnológica está viajando em alta rotação e quem não pisar fundo acaba ficando para trás e depois sofre com o prejuízo! Assim como a águia se renova em determinado tempo, a renovação tecnológica é cada manhã! E, acima de tudo, deve unir o útil ao agradável!

    Diogo (usuário não registrado) em 21/06/2012 às 3:19 am

    Mandriva costuma ficar alguns dias na primeira posição do Distrowatch sempre que é lançada uma nova versão, mas isso não significa absolutamente nada.
    O Madriva é muito mais usado e conhecido que o Mageia, apenas pessoas realmente mais ligadas ao Mandriva, sabem da existência do Mageia.

    A aproximação do Mandriva com o Mageia foi meramente política, a Mandriva não preisa de nada do Mageia, já que o Mageia Linux é basicamente o Mandriva 2010.2 com outro papel de parede.

    A comunidade Mandriva é muito forte e no momento de dificuldade da empresa, mostrou o seu valor. Hoj temos uma versão invejável, estável e rápida, que é a 2011 e uma versão LTS comunitária, que é o 2010, que já vai na sua terceira revisão, sendo assim, 2010.3

    Quando a Mandriva esteve em situação complicada, até pensei em usar outras distros, usei Fedora e Ubuntu por um tempo, mas ambas são tecnicamente inferior, principalmente quando o assunto são suas ferramentas de configuração. Não existe nada atualmente que funcione tao bem quanto o Mandriva Linux, que pra mim é disparada, a melhor distro Linux do mundo.

    miranda (usuário não registrado) em 21/06/2012 às 8:31 am

    … Mudem esse nome e voltem para Mandrake, esse nome eh muito feio! (2)

    Lucas (usuário não registrado) em 21/06/2012 às 8:32 am

    @Diogo

    Eu assino embaixo do seu comentário. Mandriva 2011 demonstrou que não quer ser apenas uma distribuição com pacotes atualizados. É a distribuição mais bonita que conheço, você já reparou nos ícones cuidadosamente desenhados para ela? Além disso ela cria seus programas, como a Central de Controle, Central de Rede, Gerenciador de Aplicativos, que são muito úteis e são os pontos fortes da distribuição. A versão 2010 até hoje é usada e é uma das melhores distribuições com KDE que conheço, foi e ainda é muito elogiada. Foi minha primeira distribuição Linux e acho que por isso sou muito fã.

    Lucas (usuário não registrado) em 21/06/2012 às 8:35 am

    //Mudem esse nome e voltem para Mandrake, esse nome eh muito feio!

    Eu gosto do nome, acho diferente, chamativo e bem mais belo que U BUN TU. Esse último estranhissimo.

    Outra, nao é possível voltar ao nome Mandrake, isso já foi discutido, por questões de registro legal.

    André Luiz (usuário não registrado) em 21/06/2012 às 10:41 am

    É, parece que os ‘Mandriva boys’ continuam ferrenhos entusiastas! ;)
    Pessoa, não levem a mal a gozação. Eu mesmo usei Mandriva muito tempo. Mas a versão 2011, não sei direito o que que houve, nem sequer instalou na minha máquina. Aí, por sugestão de meu ‘Guru’ (o mesmo amigo que primeiro me incentivou a usar Linux, e Mandriva!), migrei para o Mageia. E tenho gostado!
    A situação política da Mandriva ainda é muito indefinida. Já a Mageia segue bem, naquele esquema — um passo de cada vez, mas constante!
    Moral da história: longa vida a Mageia, boa sorte a Mandriva, e ‘nasdrovia!’ ao ‘Rosa’ ! Sejamos todos felizes!!
    PS.: podiam mudar o nome para outra combinação de conectiva + mandrake; acho que ‘condrake‘ legal!! ;)

    Nyappy! (usuário não registrado) em 21/06/2012 às 11:19 pm

    Não esqueçam de quem está por trás da organização da nova fundação, Charles-H. Schulz, o mesmo do LibreOffice.

    Spif (usuário não registrado) em 22/06/2012 às 8:00 am

    Se tivesse que mudar, devia ser para Conectiva.

Este post é antigo (2012-06-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.