Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Listão do Android 4: Seu dispositivo vai receber a atualização?

Para quem quer saber a situação do seu aparelho, a lista da ComputerWorld pode ser uma boa referência, pois está no ar desde o final de novembro e é atualizada com frequência: no momento da publicação deste post, a inclusão mais recente foi realizada em 5 de janeiro – ontem.

O link foi enviado por Spif (SpifΘil·org).


• Publicado por Augusto Campos em 2012-01-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 9:27 am

    É pefiro acreditar nesta outra lista http://www.cyanogenmod.com/devices uma vez que a CW já errou uma vez dizendo que o MDefy não tem GingerBread e meu celular esta com ele desde agosto do ano passado com o comprei. ICS a caminho já até testei http://www.cyanogenmod.com/blog/cm9-progress-update

    Paulo Pontes (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 9:35 am

    Caras, tenho i Galaxy tab original (GT-P1000L) ainda no Froyo por causa da TIM.

    O que há de novo no Gingerbread rem relação ao Froyo e no ICS em relação ao Gingerbread?

    Spif (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 9:38 am

    @Rodrigo, mas eles estão vendo pelo lado do fabricante. O CM, que é muito melhor que os dos fabricantes, não conta muito pro consumidor final.

    Illidan (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 10:08 am

    Complicado isso, pagar uma nota em um Smartphone e ficar torcendo para que esteja no “listão”. Não tenho android, mas se um dia for comprar um, com certeza minha lista de referencia será do CM ou outro mod.

    Porfírio (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 10:12 am

    @Paulo,

    Do ponto de vista purista:
    http://developer.android.com/sdk/android-4.0.3.html (ver links para as outras versões no próprio site)

    Do ponto de vista prático (visão pessoal):

    2.2 Froyo: primeira versão a implementar um JIT para a máquina Dalvik, ou seja: aumento de desempenho. As versões anteriores foram criadas para atender a celulares apenas, com telas de baixa definição e pequeno tamanho.

    2.3: Gingerbread: a primeira versão a implementar a rede NFC (o que não adianta muito se o seu aparelho não tem esse periférico). Descobri também que essa versão já tem o suporte necessário para reconhecimento facial. Implementa suporte built-in a widgets “roláveis”.

    3.x: Feita especialmente para tablets com telas de definição muito alta e grande tamanho. A multitarefa também já não é tratada do mesmo jeito do que um celular. Mas ela só está preparada para rodar em tablets.

    4.x: Bem, todo mundo está falando das mudanças. A principal característica é que o mesmo sistema pode rodar tanto em tablets quanto em celulares quanto em… Qualquer outra coisa.

    Outra coisa interessante é a API de fragmentos, que permite fazer interfaces que se ajustam automaticamente ao tamanho da tela ao invés de apenas “esticar”: uma tela pequena pode mostrar a UI com um quadro de cada vez e numa tela maior mostrando vários quadros ao mesmo tempo. Um exemplo de aplicação assim é o próprio Android Market. Tem como fazer uma aplicação com fragmentos e compatibilidade com versões antigas do Android? SIM (há um pacote de compatibilidade)! E a maioria dos desenvolvedores tem feito isso (não há motivo para limitar sua app só às versões mais recentes).

    Algumas características de todas as versões do Android:

    a) Não há diferença entre apps para Tablets ou Smartphones. Ao contrário dos outros ecossistemas, se vc. compra e baixa uma app para o seu celular vc. pode usá-la (sim, a MESMA app) também no seu tablet/TV/óculos/etc. sem ter que comprar de novo. A exceção é apenas se o desenvolvedor decidiu marcar a aplicação como inadequada para uma dada versão do sistema ou dispositivo.

    b) A grande maioria das aplicações tem compatibilidade com quase todas as versões do Android. Na prática, os desenvolvedores estão criando apps para a versão 2.x em diante, considerando as versões mais antigas já como legado. Motivo? Os gráficos de uso já mostram um número muito baixo de usuários 1.6 e praticamente nenhum da 1.5.

    c) Se o seu dispositivo não tem condições de rodar uma app (versão antiga demais, customização do sistema não permite, o app faz acesso a código nativo não compatível com o seu dispositivo, seu aparelho não possui o hardware necessário…), ela não aparece pra você no Android Market. Desde que o desenvolvedor tenha marcado a aplicação dessa forma (e isso é prática comum).

    P.S.: Não sou desenvolvedor Android. Essas coisas foram aprendidas lendo os sites especializados e assistindo as palestras do AndroidConf.

    Spif (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 10:46 am

    E todas essas inovações maravilhosas serão bloqueadas para você, porque seu fabricante quer te vender uma versão nova do seu aparelho, com menos de 1 ano de uso.

    Grande negócio esse de comprar celular Android.

    Spif (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 10:47 am

    BTW, você percebem como só as empresas de computação sabem como tratar um Smartphone com Carinho?

    Apple, Microsoft, Sony, Asus… updates sem problema, upgrades sem problema.

    lapis (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 11:19 am

    Oras o pessoal que compra o android sabe que ele não tem a possibilidade de ter o seu SO atualizado .A maioria compra mais pela versão que vem no produto .

    E o segundo comentário… muda o disco e faz propaganda em outro lugar.

    Eles tratam tão bem as pessoas que nem enfiam tudo drm no que faz e tem alguns modelos ai que nem tinha usb.

    Porfírio (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 11:30 am

    Bem, algumas “novidades maravilhosas” dependem de hardware igualmente novo. Tenta fazer Android Beam do seu Galaxy S, vai…

    Muito poucas novidades limitam os aplicativos.

    Mas BTW, mas uma vez a reclamação é direcionada a fabricantes, não ao sistema. E nem sequer é verdadeira para todos os fabricantes, como o próprio autor das críticas bem observa. Isso significa que a “crítica destrutiva” (vou deixar de usar o nome que eu usava para esse tipo de coisa) vai se manter até que não haja nenhum fabricante que use Android, por mais xing-ling que seja, que a mereça?

    Uma vez que uma crítica seja direcionada a uma empresa fabricante de aparelho, não seria mais útil usar o canal de ouvidoria dessa empresa ao invés de usar isso como desculpa para denegrir o sistema?

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 1:19 pm

    “Apple, Microsoft, Sony, Asus… updates sem problema, upgrades sem problema.”

    Esqueceu de incluir o Google, nos Nexus, costumam atualizar.

    E Sony ? Talvez ande decente, mas já deu deslizes grandes, como incluir malware em CDs.

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 1:40 pm

    @Rodrigo, esse gingerbread pro Defy (que eu também uso), não é pro Defy, é pro Defy+ (oficialmente falando).

    nemesis (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 5:50 pm

    Olá, após extensa pesquisa cheguei a essa conclusão sobre a diferença de recursos nos 3 sistemas para usuários leigos e os apresento a vocês sob forma de questionário. Caso um dos sistemas não tenha o recurso mencionado, um – toma seu lugar.

    Seja:
    F – Froyo
    G – Gingerbread
    I – Ice Cream Sandwich

    Faz ligação telefônica? FGI
    Tem internet? FGI
    Tem email? FGI
    Tem redes sociais? FGI
    Roda games? FGI
    Toca música? FGI
    Toca vídeos e youtube e pr0ntube? FGI
    Tem leitor de ebooks e quadrinhos? FGI
    Tem aplicativos de desenho? FGI
    Tira fotos e faz filmes? FGI
    Tem editor de fotos com efeitos? FGI
    Compartilha de imediato por redes sociais ou email? FGI
    Faz café? —

    Como se vê, todos são rigorosamente a mesma coisa para o usuário final.

    Abraços.

Este post é antigo (2012-01-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.