Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Linguagem REBOL abre os fontes

Enviado por Nícolas Wildner[Ironmaniaco] (nicolasgauchoΘgmail·com):

“Pois é. Esta é mais uma na lista das tecnologias deste ano que abrem os fontes após o fracasso e/ou decadência. De acordo com Carl Sassenrath, CTO da empresa o “Tempo do REBOL ser lançado como open source chegou, e esta é a única forma de ganhar algum público e renovar interesses nessa tecnologia”, e algumas outras palavras sobre “linguagem e tenologia poderosas”. Está sendo discutida a adoção da GPLv2 na REBOL, e quem serão os “Masters”, um termo mais bonito para mantenedores de determinadas branches da linguagem(dev e trunk).

Fica fácil justificar o fracasso desta forma. Se der certo, a tecnologia era forte e ganhou adeptos tornando-se opensource. Se fracassar, culpa do código aberto, que não fez milagre com a tecnologia. ;)” [referência: lwn.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-09-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    xamão (usuário não registrado) em 27/09/2012 às 1:16 pm

    poderia dizer a mesma coisa sobre o mysql, o postgres, o java, ….

    Bozo (usuário não registrado) em 27/09/2012 às 2:24 pm

    Parece poderosa :)

    Alguem já fez alguma coisa com essa linguagem ?

    Guaracy Monteiro (usuário não registrado) em 27/09/2012 às 2:42 pm

    Acho que o Carl Sassenrath (quem não conhece deve procurar sobre ele) tomou a decisão um pouco tarde. Ficou muito tempo sem dar notícias sobre a linguagem após o lançamento da versão 3. No ritmo que as coisas andavam, se não fosse aberta iria certamente iria morrer (até já existem umas três implementações relativamente compatíveis e open source).

    Na versão 2.x, o ambiente é muito legal, apesar da interface parecer um pouco antiga mas avançada na época do lançamento. A linguagem também é muito bacana. Até pelo tamanho (+-600kiB) pode ser uma opção interessante para tablets e celulares. Só que as coisas devem ser mais ágeis. Pessoalmente torço para que dê certo mas não levo muita fé.

    Guaracy Monteiro (usuário não registrado) em 27/09/2012 às 2:45 pm

    @Bozo, sim é poderosa e legal. Mas ficou muito tempo no limbo. Para ressuscitar precisa de um bom empurrão. Estava tão a frente de seu tempo que ainda hoje pode-se dizer que é moderna (tipo Smalltalk).

    Para quem gosta de golf: http://www.rebol.com/oneliners.html

    Rodrigo Amorim (usuário não registrado) em 27/09/2012 às 5:50 pm

    Então, para salvar essa linguagem a Comunidade de Código Aberto agora vai ter que REBOLar… xDD

    Mas se ela for realmente poderosa, a Comunidade vai conseguir tirar ela do Limbo e ajudar na sua disseminação.

    Finalmente! A melhor linguagem que já usei. Seu único defeito era ser closed source. Esta decisão deveria ter sido tomada dez anos atrás.

    Eu fiz em Rebol um programa simples para calcular a ocorrência de caracteres conforme a Lei de Benford: http://meiradarocha.jor.br/news/2007/06/17/a-lei-newcombbenford-para-descobrir-fraudes/

Este post é antigo (2012-09-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.