Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


LibreOffice 3.5.4

Enviado por (elianedomingosΘdocumentfoundation·org):

“O dobro de desempenho com o trabalho da comunidade de desenvolvedores e de controle de qualidade.

Berlim, 30 de maio de 2012 – A Document Foundation anuncia o LibreOffice 3.5.4, a quinta versão da família 3.5 da suíte de software livre. O LibreOffice 3.5.4 oferece uma melhora significativa de desempenho sobre a versão anterior do produto, resultado da combinação de várias otimizações executadas nos últimos meses, bem como a caça aos bugs e regressões feitas regularmente pelos voluntários e desenvolvedores. O LibreOffice 3.5.4 é a versão mais rápida da suíte com ganhos de até 100% ao abrir grandes arquivos (dependendo do sistema operacional, da configuração do hardware e do conteúdo do arquivo).” [referência: libreofficebrasil.blogspot.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-05-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Laponta delapicula (usuário não registrado) em 30/05/2012 às 7:26 pm

    e agora noticia (forumpcs) a respeito do próximo office (15 ~2013 talvez) ter suporte pra PDF e usar o ODF …

    parece até primeiro de abril adiantado de 2013

    bala@juquinha.com.br (usuário não registrado) em 30/05/2012 às 8:02 pm

    fico chateado quando vejo o apache office disperdiçando esforços.

    Laponta delapicula (usuário não registrado) em 30/05/2012 às 8:29 pm

    Pelo menos irá trazer consigo a interface (talvez opcional, como no gimp2.8 a janela unica) do Lotus Symphony doada ao Apache.OpenOffice… creio eu q mesmo com a licensa diferente, ainda possa ser aproveitado algo de um no outro e vice-versa.

    Trará algum avanço frente a outros proprietários, embora os olhos da comunidade estejam voltados a TDF e ao LibreOffice.

    Espero eu que surjam alternativas de interface mantendo o mesmo nucleo, dentro dos propósitos do LibreOffice.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 30/05/2012 às 8:45 pm

    @Laponta delapicula:

    e agora noticia (forumpcs) a respeito do próximo office (15 ~2013 talvez) ter suporte pra PDF e usar o ODF …

    O MS Office tem suporte ao padrão ODF desde a versão 2007*, e exporta arquivos PDF a partir da versão 2010.

    *Na verdade, há um bocado de poréns sobre o suporte que a MS dá ao padrão, e eles são explicitados no blog do Jomar Silva.

    bala@juquinha.com.br (usuário não registrado) em 30/05/2012 às 9:47 pm

    a boa e velha MS… O interessante é como o foco estratégico mudou do SO para os aplicativos.

    antigamente era o windows o carro chefe, ao menos na propaganda. hj os aplicativos, no caso o office, que tem maior peso.

    com os vários SO’s surgindo por aí, no caso dos dispositivos móveis, a MS tá migrando vagarosamente para os demais aplicativos.

    vc pode usar android ou linux, contanto que pesquise no bing…

    ou será que estou errado?

    Maico (usuário não registrado) em 30/05/2012 às 10:26 pm

    O pessoal fala do Apache OpenOffice ser perda de esforços mas eu, que faz algum tempo passei a pensar como usuário, acho irritante esse ciclo rápido de novas versões do LibO e me parece que é mais uma estratégia para chamar a atenção que propriamente melhorias de fato. Gosto do software e, mesmo tendo o AOO instalado aqui, ainda uso o LibO como principal suíte de produtividade. Mas que essas atualizações constantes e pouco relevantes cansam, ah cansam.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 30/05/2012 às 10:57 pm

    @Maico:

    (…) acho irritante esse ciclo rápido de novas versões do LibO e me parece que é mais uma estratégia para chamar a atenção que propriamente melhorias de fato.

    Os projetos KDE e GNOME utilizam um sistema semelhante para lancarem novas versões de seus softwares, e nem por isso seus usuários ficam reclamando ;)

    blenos (usuário não registrado) em 30/05/2012 às 11:10 pm

    @técio, talvez seja por aquele pequenino detalhe técnico modular do kde e do gnome… Se o kmail está com problema, e lançam uma versão nova do kmail(kde-full) vc não precisa reinstalar TODO o kde, apenas o kmail. É bem diferente quando vc tem um problema no equation do libre/open/br/qqrcoisa office, vc não tem a modularidade. Ou baixa tudo ou fica sem a update.
    (sim, eu sei, se a kdelibs tiver que ser atualizada, baixa tudo. Mas ainda assim, são bem menos updates da kdelib que te obrigam a baixar tudo de novo em relação ao mesmo numero de upgrades do pacote office.

    E sim, tambem concordo com o maico, openoffice (e firefox tambem, pronto, falei) estão se tornando irritantes com upgrades completos de versão em periodos tão curtos.
    )

    rogerio (usuário não registrado) em 30/05/2012 às 11:20 pm

    Hoje fui tentar instalar o plugin que convertia PDF em documento editavel no OO e cade? Houve algum problema de licenciamento?

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 31/05/2012 às 2:27 am

    @blenos:

    talvez seja por aquele pequenino detalhe técnico modular do kde e do gnome… Se o kmail está com problema, e lançam uma versão nova do kmail(kde-full) vc não precisa reinstalar TODO o kde, apenas o kmail. É bem diferente quando vc tem um problema no equation do libre/open/br/qqrcoisa office, vc não tem a modularidade. Ou baixa tudo ou fica sem a update.

    Quem disse que o LibreOffice não é modularizado? A suíte no Ubuntu, no OpenSUSE, no Arch Linux e até no pacote disponibilizado pela TDF é empacotada de forma que o usuário só instale — ou atualize — os programas que desejar. Se você não instalar o Draw ou o Base no Linux, nunca baixará uma atualização deles, simples assim ;)

    Mas, por diversas razões, os usuários de Windows têm o carma de baixar o instalador (que não é pequeno) e reinstalar tudo de novo, e de novo, e de novo… Bola-fora da Microsoft, que poderia mudar o jogo no Windows 8, mas preferiu manter a postura de que programas de terceiros devem ser atualizados por fora. Só não comento sobre o OS X porque não mexo nele, mas acredito que a situação não seja melhor para o conjunto de aplicativos.

    gabriel (usuário não registrado) em 31/05/2012 às 7:45 am

    @Maico

    Bom que as atualizações são rápidas… Chato seria conviver com o bug durante meses.
    Mas no Windows é irritante baixar tudo de novo e reinstalar tudo de novo…

    Marcos (usuário não registrado) em 31/05/2012 às 8:24 am

    “me parece que é mais uma estratégia para chamar a atenção que propriamente melhorias de fato”

    Fazem isso porque a estratégia funciona. E está virando tendencia hoje em dia. Na minha opinião é um ponto positivo essas correções pequenas saírem com frequencia.

    “as, por diversas razões, os usuários de Windows têm o carma de baixar o instalador (que não é pequeno) e reinstalar tudo de novo, …”
    O instalador Windows que o LibreOffice disponibiliza é para a suíte inteira, como que os usuários de Windows fariam pra baixar apenas um aplicativo? E não é grande, não. 150 Mb nos dias de hoje é razoável, a não ser que você tenha um link de menos de 500 Kb.

    alves (usuário não registrado) em 31/05/2012 às 8:42 am

    Não entendo o porque de tanta reclamação. Você não é obrigado a atualizar. Fique com seus bugs.

    É realmente irritante estes desenvolvedores do LibreOffice, Kde, Firefox, … insistirem em trabalhar em melhorar seus produtos. Acho que eles deveriam tirar umas férias por uns 3 anos. Que caras chatos!

    Deveríamos criar um movimento:
    Não Atualizar, férias para os desenvolvedores já!
    Não Atualizar, férias para os desenvolvedores já!
    Não Atualizar, férias para os desenvolvedores já!

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 31/05/2012 às 8:44 am

    Se não atualiza, está abandonado; se atualiza, está excessivo. Não se pode agradar todo mundo mesmo, é a velha fábula do velho, menino e do burro. Ah, no Windows tem que instalar tudo de novo? Bom, eu uso Linux exclusivamente, por isso estou pouco me lixando. Assim como os usuários de Windows estão pouco se lixando com o Linux.

    Carlos Roberto (usuário não registrado) em 31/05/2012 às 9:24 am

    Concordo com o Reikainosuke.

    Leonardo Reis (usuário não registrado) em 31/05/2012 às 10:10 am

    Como disse o comediante americano Louis C. Clarke, estamos vivendo em uma comunidades de chatos insatisfeitos com tudo, mas em uma era maravilhosa onde nao percebemos que viajamos em avioes ultra rapidos e falamos de qualquer lugar com telefones que sao mais potentes que os primeiros supercomputadores e temos um universo de informacoes e diversao ao alcance dos dedos (internet), mas temos que viver reclamando.

    Eh como o cara q o sr. Clarke cita que estava reclamando da internet do aviao estar fora do ar, e ele fala que nem se podia acessar a internet no aviao e soh pq os caras colocaram lah jah tem uma divida com o cara e ele pode ficar reclamando porque estah fora do ar.

    Meio louco tudo isso mesmo.

    Estou bastante satisfeito com tudo que estah acontecendo e torco para LO, AOO e Calaligra tb, se o GNOME Office voltar a andar, vou achar o maximo tambem. E se a debian continuar a me oferecer pacotes prontinhos a um “+” de distancia aih eu vou eh rir feliz da vida!

    “Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinhos; outras há que gargalham de alegria por saber que os espinhos têm rosas.”

    Confúcio (551 a.C. – 479 a.C.)

    Roger de Almeida (usuário não registrado) em 31/05/2012 às 10:21 am

    Quem reclama de atualização, não entende nada de programação, gestão de projetos – configuração, mudança e riscos…. e por ai vai.

    Então perdoem estes ignóbeis! Eles não sabem o que falam!

    Marcos (usuário não registrado) em 31/05/2012 às 10:26 am

    Testei o release. O ‘dobro de desempenho’ é apenas para arquivos exageradamente grandes, que agora carregam de forma mais inteligente. Era um problema mesmo esse caso no OO/LO, mas a notícia (original) foi meio tendenciosa.

    Lembrei daquela vez que anunciaram que “Linux vai salvar Argentina da crise” e a notícia era que o governo de lá ia adotar o SO no lugar do Windows pra conter despesas. (como se só isso garantisse alguma coisa)

    Lucas (usuário não registrado) em 31/05/2012 às 10:28 am

    Leonardo disse tudo. Eu gosto muito também das suites de aplicativos do Linux, fizeram um bom trabalho. Pelo menos fizeram, já que alguns usuários reclamam mas nunca fizeram nada e nem ajudaram quem fez.

    alves (usuário não registrado) em 31/05/2012 às 10:35 am

    Instalei e testei a nova versão do LibreOffice e realmente ficou muito mais rápida. A abertura ficou quase que instantânea em minha máquina. Testei com minhas planilhas, textos e apresentações e estão bem rápidas e tão funcionais como antes.

    Eu uso muito o LibreOffice. Para mim isto é muito significativo.

    Quem quiser um pacote pronto para Slackware pode baixar em:

    http://rra.etc.br/MyWorks/libreoffice/

    Alien BOB (http://alien.slackbook.org) deve disponibilizar uma versão compilada sobre o qt. Fica bonito e integrado aos temas do KDE, mas a montagem das telas é lenta.

    abc (usuário não registrado) em 31/05/2012 às 11:21 am

    Não entendi direito a parte que fala em ganho de 100%…

    Rodrigo Zimmermann (usuário não registrado) em 31/05/2012 às 12:14 pm

    Infelizmente o LibreOffice precisa comer muito feijão com arroz para bater o OpenOffice no quesito estabilidade.

    Milton Ferreira da Silva (usuário não registrado) em 31/05/2012 às 12:55 pm

    Ai que azar eu ter sorte!

    Spif (usuário não registrado) em 31/05/2012 às 1:18 pm

    Wait… Alguém se lembra do rapaz que comparou a o LO e o AOO? Ele disse que haviam ganhos de performance em abertura de arquivos grandes por parte do AOO.

    Agora vem essa release. Hmmm.

    Roger de Almeida (usuário não registrado) em 31/05/2012 às 5:36 pm

    Impressionante!! Fiz o upgrade da versão 3.5.3.2 para a 3.5.4.2 e realmente ficou bem mais rápida. (Ambiente de produção Mandriva 2010.2)

    Acho que eles deveriam adiantar um pouco mais o número da versão pois não foi apenas correção, muita melhoria foi feita.

    Será que estamos a colher os bons frutos da ‘disputa’ com o OpenOffice? Ou é tarde para perguntar?

    Spif (usuário não registrado) em 31/05/2012 às 7:53 pm

    Eu acho que pode ter tido uma belo re-uso do código do AOO no LO, se bobear.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 31/05/2012 às 9:26 pm

    @Spif:

    Eu acho que pode ter tido uma belo re-uso do código do AOO no LO, se bobear.

    Não tenho certeza, mas creio que a melhoria de performance com arquivos do MS Office tenha a ver com os bugs abaixo, resolvidos na versão RC1 do LO 3.5.4:

    - related: for huge files build a page chain cache for seeks fdo#47644 [Caolán McNamara]
    - performance problems with very long paragraphs fdo#49208 [Caolán McNamara]

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 31/05/2012 às 10:04 pm

    Estou com uma dúvida na questão das licenças.

    Antes eu achava (e isso baseado também em muitos comentários de notícias aqui) que o LibreOffice estava sob GPL ou LGPL v2. Mas no site consta como LGPLv3.

    Se for isso, a LGPLv3 tem compatibilidade com a Apache, significando que o pessoal do LibreOffice poderia sugar o AOO INTEIRO legalmente.

    Alguém confirma? Se for isso mesmo, o AOO perde mais ainda o sentido.

    Spif (usuário não registrado) em 1/06/2012 às 2:37 am

    “LibreOffice poderia sugar o AOO INTEIRO legalmente.

    Alguém confirma? Se for isso mesmo, o AOO perde mais ainda o sentido.”

    Você percebe como isso é o INVERSO? Se o “Libre”Office precisasse sugar o AOO inteiro em cada versão, que tipo de projeto seria ele? Rebranding e Repackaging do Apache OpenOffice.org?

    Isso é o teu ideal de projeto livre? Ficar só pegando arquivos de projetos alheios e trocando o nome do dono e do fabricante?

    Nossa, os comentaristas aqui perderam mesmo as vergonhas. Antigamente os comentaristas desmascaravam e humilhavam (http://br-linux.org/noticias/001844.html) quem praticava esse tipo de ato que, embora não ilegal, é bastante questionável.

    Spif (usuário não registrado) em 1/06/2012 às 5:55 am

    @Tércio, também não tenho certeza, estou apenas expondo algo que achei curioso, no mínimo.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 1/06/2012 às 2:20 pm

    “Ficar só pegando arquivos de projetos alheios e trocando o nome do dono e do fabricante? ”

    Não sei de onde a pessoa que disse isso acima tirou essa história. Talvez da sempre criativa imaginação que inventa qualquer argumento que possa servir para atacar.

    O LibreOffice conforme comprovado por várias vezes noticiado aqui, está muito a frente do AOO. Essa notícia mesmo é de avanços do LOO.

    Mas a quem tiver dificuldade de interpretar textos, explico: Não defendi somente cópia, simplesmente atentando para que se de fato as licenças permitirem, o pessoal da LOO não precisaria se preocupar com discussões políticas e praticar uma união de projetos informalmente.

    Unir os projetos seria o ideal em um só seria o ideal, mas se não for possível e as licenças permitirem, não vejo porque não aproveitar e evitar reinventar a roda.

Este post é antigo (2012-05-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.