Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


GPL: Tem coisas que nem a Philco faz pra você

Enviado por Pablo Lorenzzoni (pabloΘpropus·com·br):

“Troquei de laptop recentemente (para um Philco 14E-P686WP) e descobri que o sistema de recuperação empregava uma partição Debian rodando Clonezilla, ambos Softwares Livres, para reinstalar uma imagem do Windows 7. Constatei, também, que o código-fonte desses softwares livres não era fornecido junto com a partição, nem era documentado nos manuais que vieram junto com a máquina ou no site da Philco. Na ficha técnica do produto, não há nem menção sobre esses softwares. Já entrei em contato com a Philco e até agora nada. Que fazer?” [referência: nardol.org]

• Publicado por Augusto Campos em 2012-04-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Maicon Nunes (usuário não registrado) em 6/04/2012 às 4:44 pm

    Com todo o respeito, fazer uma solicitação como essa (questões jurídicas importantes envolvidas) para uma grande empresa escrevendo montes de “naum” e “saum” é pedir para ser ignorado.

    Glauco (usuário não registrado) em 6/04/2012 às 4:58 pm

    “Com todo o respeito, fazer uma solicitação como essa (questões jurídicas importantes envolvidas) para uma grande empresa escrevendo montes de “naum” e “saum” é pedir para ser ignorado.” [2]

    anonymous (usuário não registrado) em 6/04/2012 às 5:00 pm

    Desculpe, mas parei de ler no “olah”. O assunto é sério e para ser levado a sério deve ser tratado em português. De preferência, correto.

    Joaquim Mariano (usuário não registrado) em 6/04/2012 às 5:15 pm

    Maicon, de fato, uma reclamação dessa natureza cheia de “naum” e “saum” tem mais chance de ser ignorada. No entanto, a reclamação está bem escrita e, ao que parece, o redator apenas estava impossibilitado de acentuar o e-mail. O post no blog inclusive está corretamente acentuado.

    Pablo, nesse caso, acho que uma reclamação no PROCON seria um primeiro passo.

    Pablo Lorenzzoni (usuário não registrado) em 6/04/2012 às 5:20 pm

    Vai saber que codificação os caras usam. Eu componho emails usando mutt e escrevo com o limite dos 7 bits. ;-)

    Philco User (usuário não registrado) em 6/04/2012 às 5:29 pm

    E tem coisas que um cara tão preocupado assim com software livre poderia ter feito também comprar um dos notebooks que a Philco vende (inclusive na Ricardo Eletro) com linux pré-instalado.

    Teria economizado algum dinheiro, não contribuído para o monopólio do windows e ainda teria ajudado uma empresa que está mal das pernas (Mandriva) justamente porque acreditava no uso de linux em desktops e na chance de concorrer num mercado monopolizado pela Microsoft.

    Pablo Lorenzzoni (usuário não registrado) em 6/04/2012 às 5:40 pm

    @Philco User,

    Acho que o Software Livre é vítima do próprio sucesso, nesse caso. Quando comprei o laptop em questão, todos os Core i7 que vinham com o GNU/Linux estavam esgotados…

    Emanuel Falcão (usuário não registrado) em 6/04/2012 às 5:44 pm

    No mínimo uma tremenda ingratidão, e conforme os comentários acima, infração a GPL.

    Não vejo como caso para PROCON, por tratar-se de ausência de citação de direitos autorais, e sim caso para ação judicial.

    Philco User (usuário não registrado) em 6/04/2012 às 5:49 pm

    Me desculpe então.

    Eu comprei um Philco com linux e de modo geral estou bem satisfeito com o excelente custo-benefício. O notebook estava em promoção e tem um belo hardware (Core i7, 4GB RAM, 500GB hd, HDMI, tela 14 pol. LED e cerca de 2Kg apenas) por R$ 1399.

    O Mandriva estava até bem instalado, com tudo funcionando, mas não era a última versão. A minha maior decepção foi descobrir que os 4GB estavam em um único pente de memória, ou seja, a CPU estava trabalhando em single channel). Mas com o dinheiro economizado, vou comprar 2 pentes de 4GB e colocar 8GB.

    Eu acho que a Philco nem deve ter feito de propósito essa violação da GPL. Deve ser ignorância mesmo.

    Pablo Lorenzzoni (usuário não registrado) em 6/04/2012 às 5:53 pm

    @Philco User,

    Tenho certeza que a Philco não deve ter feito de propósito. Apenas não tem ideia de como lidar com softwares GPL… O que chama atenção, no entanto, é não terem me enviado sequer uma resposta automática, e terem simplesmente ignorado a solicitação em um chamado no 0800.

    A proposito, o código do Mandriva que veio no seu laptop foi fornecido? Se não foi, é a mesma coisa…

    Bremm (usuário não registrado) em 6/04/2012 às 5:53 pm

    Eu contataria a FSF, relatando o problema em inglês.

    Em tempo: depois do “Olah”, poderia ter sido escrito “mahquina” no lugar que “maquina”. hehe

    elias (usuário não registrado) em 6/04/2012 às 5:55 pm

    mas a licença GPL diz que ou você manda os fontes junto, ou manda uma oferta por escrito pelo código

    se a philco violar a GPL v2, ela pode ter a licença terminada; a partir daí, deve re-licenciar com cada um dos detentores de copyright

    isso não é caso pra procon (a não ser que você queira uma grana), isto é caso pra gpl-violations.org =)

    Alexandre (usuário não registrado) em 6/04/2012 às 5:56 pm

    O sistema de restauração do Windows? oh my fucking god, o que você está fazendo com isso na sua máquina?

    Pablo Lorenzzoni (usuário não registrado) em 6/04/2012 às 5:56 pm

    @Bremm,

    Pode ser :-). Mas “maquina” não precisa de “h” pq o acento não faz diferença no entendimento. Já “e” e “é” são coisas diferentes…

    Eu já pensei em revisar esse meu hábito dos 7 bits muitas vezes… mas velhos hábitos são difíceis de mudar.

    Quanto a contatar a FSF… O http://gpl-violations.org/ é bem interessante. Mas não queria chegar a tanto! Não quero “desincentivar” a Philco (ou qqer outra fabricante) a usar SL… só quero que me forneçam o código!!!

    Pablo Lorenzzoni (usuário não registrado) em 6/04/2012 às 6:02 pm

    @Alexandre,

    Gato escaldado… No meu laptop antigo eu dizimei a partição de recuperação… só que agora quero repassar o laptop e não quero instalar nada pirateado nele para repassar… Infelizmente, todos meus GNU/Linuxeiros não querem nem saber de um Celeron velho e só se apresentou um comprador que ainda não viu a luz. Se eu tivesse preservado a partição, poderia repassar com o (argh) Windows original e adequadamente licenciado. Agora, tô brigando com a Positivo para que eles me forneçam as mídias originais (ou pelo menos que a Assistência Técnica instale o sistema original para mim)…

    Mas isso é outra história.

    elias (usuário não registrado) em 6/04/2012 às 6:30 pm

    pablo, envolver gpl-violations não desincentiva ninguém a usar software livre. a philco é uma empresa já envolvida com software livre e que com certeza conhece as regras do jogo. não é uma empresa nova que poderia se “assustar” com as leis que precisa seguir pra usufruir do software, é só um caso de descaso mesmo (ou má fé, mas eu duvido que seja)

    ou, já que se trata do debian, mande um email pra lista debian-legal, eles resolvem isso

    http://www.debian.org/legal/

    Joaquim Mariano (usuário não registrado) em 6/04/2012 às 6:38 pm

    É, sim, um caso para o PROCON, por um motivo simples: o fabricante do produto deveria fornecer algo ao consumidor e não o fez. De acordo com o licenciamento, a Philco é obrigada a fornecer o código ao consumidor.

    A Philco talvez não esteja agindo de má fé, mas, se seus consumidores não reclamarem, ela vai continuar essa prática.

    Pablo Lorenzzoni (usuário não registrado) em 6/04/2012 às 6:39 pm

    @elias,

    Tem razão. Mas vou tentar contatar o fabricante mais uma vez… Se naõ der certo, vamos de gpl-violations.

    Beto (usuário não registrado) em 6/04/2012 às 6:43 pm

    Povinho chato esse…
    Por isso a Canonical tá ignorando essa comunidade GPL e logo vai adotar o BSD, esse sim te dá o código e você usa, modifica e não deve satisfação a ninguém.

    Pablo Lorenzzoni (usuário não registrado) em 6/04/2012 às 6:51 pm

    @Beto,

    Achei os comentários sobre meus hábitos de acentuação mais construtivos do que o seu. Como eu disse na thread no meu blog: “Vai ver se a Microsoft deixa passar uma violação de alguma licença delas com algum fabricante…”

    Beto (usuário não registrado) em 6/04/2012 às 6:54 pm

    @Pablo Lorenzzoni,

    Vocês são muito chatos,

    Aguarde novidades em breve da Canonical, nem ela suporta voces.

    Pablo Lorenzzoni (usuário não registrado) em 6/04/2012 às 6:57 pm

    @Beto,

    Mal posso esperar pelas novidades.

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 6/04/2012 às 8:29 pm

    Eu sou extremamente grato aos “chatos”, pois se não fossem eles, hoje não teríamos nenhuma alternativa livre.

    Não sei como a história vai se desenvolver, mas certamente será bastante instrutivo tanto para os defensores do SL como para os funcionários da empresa.

    Leonardo Reis (usuário não registrado) em 6/04/2012 às 10:02 pm

    Acredito que esse tipo de comportamento de ignorar as pessoas seja tipico no Brazil, infelizmente.
    Nao eh porque alguem escreve errado ou com girias ou coisas afins que uma empresa ou o governo tenha o direito de ignora-lo, principalmente quando este esta de posse do direito.
    A primeira a fazer errado e nao levar o que deveria a serio nao foi a Philco afinal de contas?
    Apoiado Pablo Lorenzzoni, nao te conheco mais voce fez um bom trabalho.
    Quer um palpite? Escreva para a Free Software Foudation (FSF) e para a Open Source Initiative (OSI), eles tem advogados que ficaram bastante interessados no caso de desrespeito e nao acredito que eles vao te massacrar por escrever em internetes (em ingles, claro).

    Pessoal, acho apenas que deveriamos usar mais da positividade e ajudar o rapaz que veio pedir orientacao, ao inves de enxovalhar e apedrejar. Precisamos ter mais capacidade de apoiar e criticar positivamente, pois apesar dele ter usado um linguajar deslocado foi ele quem descobriu o uso inapropriado dos softwares, certo?!? Jah foi um grande servico. Alem disso esse tipo de linguagem eh comum na internet uma vez que nao eh garantido que vah se codificar corretamente o texto especial do outro lado. Isso foi inventado para g-a-r-a-n-t-i-r a comunicacao, lembrem-se disso. Comunicacao eh uma coisa que estah faltando na comunidade, diga-se de passagem.

    P.S.: Mesmo assim leve o que as pessoas que te criticaram aqui falaram. Quando for tratar de um assunto informal use linguagem informal (coloquial), quando for tratar de um assunto oficial (serio), use linguagem formal (culta). Eh para isso que se estuda linguistica na escola, para saber em que lugar vestir sua linguagem de fraque e em que lugar usar bermuda, chinelao e camiseta. Nao que seja certo te ignorar pelo que fez, mas nao escrevemos programas em APL esperando compilar com compilador C, nao eh mesmo! ;)

    Primrose Everdeen (usuário não registrado) em 6/04/2012 às 10:56 pm

    Ai ai ai. E eu achei que a netiqueta do us-ascii (7-bit) ainda estivesse valendo!!

    http://paws.kettering.edu/~ellis/brief-hist-internet-netiq.htm

    @pablo lorenzzoni: vc deve ter 90 anos… os únicos que lembram disso que eu conheço estavam por aí na epoca dos 300 bauds, das BBSs e do Alternex. Mas aí denuncia a minha idade também.

    Augusto (usuário não registrado) em 6/04/2012 às 11:25 pm

    BSD Já!!!
    Fora a GPL!!!

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 6/04/2012 às 11:43 pm

    O cara reclama que a GPL não tá sendo cumprida quando ele quer mesmo é baixar imagem de Windows no hd? Peraí, eu entendi isso mesmo?

    Alef (usuário não registrado) em 7/04/2012 às 12:26 am

    Ainda bem que é o Beto o cara não-chato falando de todos os outros seres “chatos” que ele voluntariamente encontrou aqui… rss

    Pablo Lorenzzoni (usuário não registrado) em 7/04/2012 às 7:22 am

    @Primrose Everdeen,

    hehehehe. Não sou tão velho assim. Mas estava por aí na época do Alternex que eu acessava por Renpac. E tb montei uma BBS que funcionou bem até a Internet comercial. Escrever em 7 bits é um hábito dessa época, sem dúvida, e da época em que rede de mensagens significava UUCP e Fidonet. Bons tempos. Obrigado por relembrá-los.

    @Lucas Timm,

    hein? Eu não quero baixar imagem de Windows nenhuma. Meu laptop veio com uma imagem devidamente licenciada e vou preservá-la para o caso de, no futuro, eu repassar o laptop.

    Mario (usuário não registrado) em 7/04/2012 às 10:28 am

    A verdade é que tem gente que não tem nada pra fazer na vida. Tanta coisa legal pra se importar, tanto desenvolvimento bacana pra ser feito e o cara fica enchendo o saco da philco por causa de uma porcaria de código fonte???

    Pô para de inventar coisa pra reclamar e reclama de algo que realmente importa….

    tralala (usuário não registrado) em 7/04/2012 às 10:40 am

    concordo com o mario.

    Antonio (usuário não registrado) em 7/04/2012 às 11:16 am

    Séria cômico se não fosse trágico a maneira que as pessoas estão tratando nossa língua, realmente um e-mail escrito desta forma não deve ser levado a sério, eu mesmo não levaria.

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 7/04/2012 às 11:56 am

    A reclamação/denuncia deve ser feita na Free Software Foundation que é a defensora dos direitos de 99% dos softwares livres.

    Andréia (usuário não registrado) em 7/04/2012 às 8:08 pm

    @Mario
    (2)

    Tiago Nobrega (usuário não registrado) em 7/04/2012 às 9:16 pm

    Que a GPL é violada todos os dias no brasil não temos duvidas, cabe a todos que conhecem a licença denunciar. Parabéns pela iniciativa independente do português.

    http://www.defendendoolinux.in

Este post é antigo (2012-04-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.