Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


GIMP 2.8 (estável) lançado oficialmente, trazendo a interface de janela única

Após mais de 2 anos em desenvolvimento, a nova série estável do Gimp foi disponibilizada hoje para download, e o código-fonte da versão 2.8 já está disponível no site oficial, e logo deverá começar a surgir a costumeira fieira de pacotes executáveis nos formatos das variadas distribuições.

As notas de lançamento trazem a lista de novidades, da qual a mais comentada é a nova interface (opcional) de janela única, mas há bem mais, como janelas auxiliares multi-colunas, uma nova maneira de editar textos nas imagens, a diferenciação prática entre os conceitos de gravar e exportar, o uso do Cairo e mais.

Parabéns aos desenvolvedores! (via @otaviocc e webupd8.org – “GIMP 2.8 (Stable) Finally Available For Download ~ Web Upd8: Ubuntu / Linux blog”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-05-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rafael Neri (usuário não registrado) em 3/05/2012 às 10:23 am

    Fiz um artigo mostrando os recursos e screenshots.

    http://rafaelneri.net/2012/05/gimp-2-8-lancado/

    bill (usuário não registrado) em 3/05/2012 às 11:07 am

    depois de 5 anos de desenvolvimento… achei ate que tinham desistido de lançar uma versão final..

    Dan (usuário não registrado) em 3/05/2012 às 11:14 am

    ALELUIA!!!

    Fellype (usuário não registrado) em 3/05/2012 às 11:43 am

    [humor on]Qual será agora a nova desculpa para não se usar o GIMP? A falta de suporte a CMYK não conta, pois já é velha…
    [humor off]

    Brincadeiras à parte, será interessante acompanhar a evolução do número de usuários do GIMP nos próximos anos. Aí saberemos o quanto pesou a questão janelas múltiplas vs janela única.

    Orlando Xavier (usuário não registrado) em 3/05/2012 às 12:47 pm

    Bacana. Isso vai dar um maior conforto ao usuário. É muito chato ver as janelas espalhadas por aí. O Lazarus precisa da mesma coisa. :P

    Tiago (usuário não registrado) em 3/05/2012 às 1:30 pm

    Não Fellype, não é só isso não!
    Falar que é só porque tinham múltiplas janelas que não usavam Gimp é porque você só usa Gimp para recortar fotos.

    O Gimp dá para fazer muita coisa legal. E tem até uma ou outra coisa que o Photoshop não tem. Mas quando o bicho pega para valar mesmo, ai a barra é do Photoshop.

    Não se pode ser tão leviano com o Photoshop. Esse software tem 25 anos e foi iniciado e ainda é construído por matemáticos. Não se pode simplesmente menosprezar isso. Menosprezar toda a carga que o Photoshop tem. Afinal, menosprezar um software como Photoshop só por ele não ser open é muito infantil. E o Photoshop não tem os problemas de caixa que o gimp tem.
    O Photoshop é caro. Ms provavelmente, assim como produtos da Apple, é daqueles que vale cada centavo que se paga.

    Lógico, tem usos e usos. Eu mesmo uso os dois. Apensar que no Mac eu só uso o Photoshop porque o Gimp não roda nativo no Mac (se eu não uso Wine no linux, eu vou usar um software via emulador de X11 e que não é nativo do meu OS? NUNCA).

    Mas, o Gimp não substitui o Photoshop! Não adianta teimar!

    Tá eu sei que, como aqui sendo um blog de software livre, algumas pessoas vão ler com sangue nos olhos. Vão tentar me contradizer, etc e tal. Eu acho muito bom o desenvolvimento livre. eu uso bastante e até incentivo. Mas eu luto com mais força quando aqueles que acreditam que a salvação é o software livre e todo software fechado é ruim. Mais ou menos como os radicais islâmicos que acreditas que quem não é islâmico é infiel. Eu odeio muito esse comportamento. temos que dar valor a cada produto. Principalmente aqueles que servem de “inspiração” para o SL. E aquelas que são casos de sucesso. E o sucesso não vem de graça!

    Porfírio (usuário não registrado) em 3/05/2012 às 1:57 pm

    @Tiago, em seu ponto vc está certo, mas a questão é: Gimp não substitui o Photoshop pra quem?

    Para grande maioria dos usuários (eu chutaria 8 em 10 e eu não estou entre os 2 restantes), os recursos que não estão presentes no Gimp não fazem falta.

    Só pra lembrar, tem matemáticos muito competentes em ambas as equipes (embora matrizes de convolução sejam um assunto que até eu, pobre mortal, estudei na faculdade). O Gimp não é diferente nesse quesito.

    Aproveito pra somar minha opinião: Gimp com interface SDI? Já não era sem tempo.

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 3/05/2012 às 3:08 pm

    A questão das múltiplas janelas era apenas um dos problemas de usabilidade do Gimp, mas e os outros? Alguém que já experimentou a versão nova sabe dizer se para desenhar uma simples linha reta ainda é necessário segurar a tecla Shift?

    psicoppardo (usuário não registrado) em 3/05/2012 às 3:57 pm

    Conheço o dois tanto o photoshop como gimp. Esse negócio de interface é desculpa. Se o photoshop usa-se interface gráficas com várias janelas, o povo ia dizer que era o GIMP quem precisava mudar.

    Para os usuários mediados tipo, colocar uma sombra implementar um mascara, fazer um ajuste em níveis e contraste, fazer montagens simples, o GIMP tá bom pra caramba. O resto é pirataria! Concordo que debaixo do capu o photoshop é mais evoluído mesmo.

    Os produtos da apple custam os olhos da cara. E como diria o próprio site apple history, MACS não pegam virus de PC, pegam virús de MACS!

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 3/05/2012 às 4:01 pm

    O fato é que pra grande maioria, um Picasa já basta :D

    Vinipsmaker (usuário não registrado) em 3/05/2012 às 5:50 pm

    Eu tinha parado de esperar, porque já estava achando que a nova versão ia ser que nem Chinese Democracy.

    Testarei as novidades assim que a nova versão chegue nos repositórios de minha distribuição.

    Porfírio (usuário não registrado) em 3/05/2012 às 6:51 pm

    @psicoppardo, eu adoro o Gimp, mas mesmo assim tenho de admitir: as janelas múltiplas são bastante desconfortáveis.

    Eu faço projetos com muitas ilustrações para trabalhos de faculdade e, mesmo com as telas múltiplas que a Ubuntu me dá, gerenciar manualmente as janelas é um inferno, tudo vira uma tremenda bagunça!

    De todos os aplicativos que que conheço que usavam uma UI semelhante, “sumiram” todos, menos o Gimp. Praticidade é quase sempre mais importante do que originalidade.

    Marco (usuário não registrado) em 3/05/2012 às 7:37 pm

    Cage tool screencast.

    anderson freitas (usuário não registrado) em 3/05/2012 às 7:56 pm

    Eu acoplo as ferramentas todas que preciso do lado esquerdo e sobra o lado direito todo para a foto acho que as pessoas as multiplas janelas janelas do Gimp são “imexiveis”[termo inexiste usado apenas para ilustrar uma situação] vai que não sabem que podem acoplar e desacoplar as janelas!!!!

    Anderson (usuário não registrado) em 3/05/2012 às 11:42 pm

    Curto as janelas voando, já usava o 2.8 a algum tempo, e vai continuar assim.

    hazorback (usuário não registrado) em 3/05/2012 às 11:56 pm

    O máximo que se usa é para dar uns retoques em algumas fotos, tá louco de especial, uso profissional é outra história, vai precisar de máquina top, monitor gigante, placa de vídeo boa, a maioria não precisa disso, o Gimp vai facilitar muito com a nova interface.

    lekegf (usuário não registrado) em 4/05/2012 às 12:30 am

    THANKS GOD!

    Era desconfortável usar o Gimp em 3 janelas com a nova interface Unity. Com essa atualização ficou bem melhor, sem contar vários outros recursos que a equipe de desenvolvimento introduziu.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 4/05/2012 às 3:48 pm

    Tiago,

    Você não levou em consideração os recursos de usabilidade e as necessidades de cada usuário. Gimp não tem somente uma ou outra ferramenta que o Photoshop não tem. Ele está equipado com muita coisa que seu concorrente abdicou de colocar: Efeitos em fractal, abertura de imagens em camadas, Script Fu, Criação automática de logos, Degradés angulares…

    Eu uso o Gimp profissionalmente, e realmente me entristece esta tendência cética de quem usa os dois, somente para falar mal do primeiro. Melhor seria utilizar somente o Photoshop, do que posar como arauto do entendimento. Photoshop é muito poderoso para fotografia na indústria gráfica, mas é horrendo em pintura digital, muito embora os fanboys da própria indústria forcem a barra nesse sentido. Pra pintura digital, o melhor parece ser o Corel Painter. Isso sem desconsiderar que a versão do gimp conhecida como Cinepaint é utilizada até em Hollywood.

    Moral da história: Photoshop é um software sub-utilizado que a maioria compra ou pirateia para dispor de 10 ou 20% dos recursos. Definitivamente, isso não faz sentido.

    Ronei (usuário não registrado) em 4/05/2012 às 7:49 pm

    Essa questão de Gimp x Photoshop o que tem que saber é que a maioria das pessoas não tem paciência de estudar e pesquisar programas, isso serve para todos os programas, o que a a maioria queria era que tudo tivesse 3 botões, e divertisse com Facebook, MSN e internet :-).

    imagemturbo.com (usuário não registrado) em 4/05/2012 às 10:34 pm

    Estou muito contente com esse lançamento. Há muito tempo eu esperava por isso.

    Erick (usuário não registrado) em 4/05/2012 às 11:27 pm

    Esperei por esse lançamento a muito tempo.

    Marcos (usuário não registrado) em 5/05/2012 às 6:41 pm

    Finalmente, um dos problemas com o Gimp foi resolvido.
    Quem sabe agora foquem nos outros.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 5/05/2012 às 7:38 pm

    O tamanho da incomodação com múltiplas janelas é maior que devia.

    Também não gosto muito, mas acho que a maioria vem de uma cabeça Windows de ser e nem lembra que existem múltiplas áreas de trabalho.

    Seria só deixar o Gimp em uma com suas janelas e pronto.

Este post é antigo (2012-05-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.