Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


GCC 4.7.0 celebra 25 anos do compilador GNU

Parabéns ao célebre compilador do projeto GNU, fundamental para o desenvolvimento de uma série de sistemas e ambientes livres por um longo período iniciado ainda no século passado.

A primeira versão foi iniciada pelo bom doutor Richard Stallman em 1987 a partir do código pré-existente de de um compilador de Pastel (que curiosamente acabou integralmente descartado logo após a criação de um novo front-end). No lançamento, disponibilizado em um servidor ftp do MIT, vários outros co-autores e participantes foram mencionados e merecem hoje ser relembrados: Jack Davidson, Christopher Fraser, Paul Rubin e Leonard Tower.

Sobre a nova versão recém-lançada, veja a lista de novidades. Para os interessados no tema dos compiladores disponíveis em ambientes livres, sugiro pesquisar também por LLVM, Clang, PCC, Ekopath, Open64. (via lwn.net – “GCC celebrates 25 years with the 4.7.0 release [LWN.net]”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-03-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    bala@juquinha.com.br (usuário não registrado) em 22/03/2012 às 3:08 pm

    ainda lembro bem do meu primeiro “configure, make e make install”. Foi no conectiva 6, onde compilei a primeira versão do abiword…

    e não é que deu certo??? rs rs rs rs

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 22/03/2012 às 3:58 pm

    tá na hora de dar lugar ao llvm né?

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 22/03/2012 às 5:22 pm

    @Igor, porque? Porque dar lugar? AO meu ver ambos podem existir. O gcc hj ainda gera um código muito melhor que o llvm para a maior parte das plataformas. O llvm é mais modular e mais atrativo para quem está começando a se aventurar no mundo dos compiladores (eu sou um deles), mas o gcc é ainda uma ótima ferramenta.

    A competição com o llvm fará ambos gcc e llvm melhorarem muito. O llvm hoje, por exemplo, possui tanto menos frontends quanto backends que o gcc, mas o número de novos projetos que escolhem basear-se no llvm tem crescido muito também (pela sua modularidade).

    Competição, competição, competição. Se saudável, só tem a agregar para o mundo do software livre.

    Ou então a gente estatiza um deles e o determina como o único compilador que pode ser utilizado, sob pena de prisão :-)

    Marcos (usuário não registrado) em 23/03/2012 às 7:38 am

    “tá na hora de dar lugar ao llvm né?” [2]

    Interessante que retiraram o suporte a várias plataformas antigas.

    KDE rulez (usuário não registrado) em 23/03/2012 às 8:52 pm

    O llvm ainda tem que comer muito feijão com arroz para substituir o gcc.

    A Apple e o pessoa dos *BSDs é quem tem implicância com o gcc só porque é da GNU e tem licença GPL, não permitindo que inescrupulosos possam chupar seu código e usá-lo em algum software fechado

    http://llvm.org/docs/FAQ.html#license

    Viva o GCC !

Este post é antigo (2012-03-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.