Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Free Your Android: FSFE conclama usuários a substituir o sistema de seus aparelhos Android por software livre

A Free Software Foundation Europe lançou uma campanha para os usuários retomarem o controle de seus aparelhos ao substituir por softwares livres o sistema operacional que vem nos aparelhos com Android comuns do mercado e as aplicações que os acompanham.

Segundo a organização, os elementos não-livres incluídos nestes sistemas frequentemente operam contra o interesse de seus usuários, os espionam e podem até mesmo não serem removíveis.

A sugestão é instalar uma distribuição do Android que seja mais próxima à definição de software livre (como Replicant OS ou CyanogenMod), e a recomendação é deixar de usar o Android Market, cujos apps não são considerados confiáveis pela organização. Os detalhes constam na página da campanha. (via h-online.com – “FSFE launches “Free Your Android!” campaign – The H Open Source: News and Features”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-02-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Patola (usuário não registrado) em 29/02/2012 às 9:35 am

    Uma coisa muito chata do Android Market é que ele diferencia apenas entre programas “pagos” e “grátis”. Não há nenhuma classificação explícita para “software livre”, isso tira a visibilidade da importância do software livre para o grande público.

    Lucaugusto (usuário não registrado) em 29/02/2012 às 10:13 am

    E acabei de descobrir pelo site da campanha que existe um Market alternativo para Software Livre chamado “F-Droid” [1]… Ainda não analisei as aplicações disponíveis, mas o logo do repositório é impagável…

    http://f-droid.org/repository/browse/

    sdgsdbsdfg2342 (usuário não registrado) em 29/02/2012 às 10:26 am

    O mesmo se pode dizer do navegador Chrome. O projeto Chromium tem o código aberto, mas o Chrome tem coisas extras que ninguém sabe bem o que são.

    Portanto, o Chromium é código aberto, mas o Chrome não.

    O Chrome é mais um olho do grande irmão – ou seria o Sauron? – a espionar todo mundo.

    meujoystick (usuário não registrado) em 29/02/2012 às 10:54 am

    Sinto muito.. não troco meu Android por nada!

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 29/02/2012 às 11:08 am

    Se pudesse, instalava Plasma-Active no meu.

    Luis Knob (usuário não registrado) em 29/02/2012 às 11:11 am

    Instalei ontem o CM9 (ICS 4.03) no Samsung Galaxy 3 de 2010 e só posso dizer uma coisa. ROM original nunca mais.

    Arllen Victor (usuário não registrado) em 29/02/2012 às 11:48 am

    Tenho total interesse em instalar um OS totalmente livre como o Replicant ou o CyanogenMod. O problema é que comprei um aparelho que, se não me engano, so foi lançado em dois países (incluindo o Brasil): O LG Optimus Net Dual (P698F), aquele com suporte a dois chips.

    O aparelho é OTIMO! Excelente resposta, configuração, acabamento, etc. Mas pra quem gosta de mexer no sistema, fica limitado justamente por nao encontrar suporte em forums como o Xda, por exemplo, nem roms alternativas.

    little_oak (usuário não registrado) em 29/02/2012 às 1:35 pm

    Será que não tem um dedinho da canonical?

    Marcos (usuário não registrado) em 29/02/2012 às 2:23 pm

    Recomendação interessante, mas acredito que terá o mesmo efeito de quando recomendaram instalar apenas software livre no seu desktop para ‘libertá-lo’.

    Rombo (usuário não registrado) em 29/02/2012 às 3:22 pm

    bem, é bom saber que pelo visto Stallman finalmente usa celular, talvez com CyanogenMod. Será que ainda acessa a web por email?

    Benjamim Góis (usuário não registrado) em 29/02/2012 às 4:25 pm

    Delírio coletivo meu… vamos todos remover o Android pq ele tem apenas software livre, e o firmware dos hardwares do aparelho que são todos códigos proprietário ?

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 29/02/2012 às 7:44 pm

    Benjamim Góis

    “Delírio coletivo meu… vamos todos remover o Android pq ele tem apenas software livre, e o firmware dos hardwares do aparelho que são todos códigos proprietário”

    O Aaron Seigo, perguntado sobre os drivers do Tablet Spark, deu uma resposta que concordo.

    Que é melhor ter um tablet que é quase todo livre (excetuando os tais drivers) agora e ir trabalhando para conseguir os fontes, do que esperar muito mais para lançar o produto.

    bill (usuário não registrado) em 1/03/2012 às 12:56 pm

    @Benjamim Góis

    concordo com voce, essa ações contra-software proprietários são mais maléficas do que benéficas.
    50% do sucesso de um sistema operacional se da pelo seu ecossistema. Parar de usar o market??? Pra usar um com 1/5 das opcoes e com qualidade não la muito boa…
    Acho que esse modelo de nogocios de micro-transações (pagar no máximo 5 dolares por um software) é benéfico tanto pra comunidade quanto pro desenvolvedor, que tem que pagar as contas no final do mes.

    só concordo quando falam que tem que trocar o android da operadora pelo cyanogen, AI SIM. É uma coisa BENÉFICA pro usuário.
    Android de operadora é lento, cheio de blotware e programa espião.
    Cyanogen é a MELHOR distro de android do mercado e ponto.

    bill (usuário não registrado) em 1/03/2012 às 12:59 pm

    em vez da FSF ficar perdendo tempo com essas campanhas ridiculas a la anos 80, podia se dedicar a fazer uma chamada aos desenvolvedores pra colaborarem com software livre.
    Ironicamente, quem faz isso MUITO BEM é uma empresa privada, o GOOGLE SUMMER OF CODE.

Este post é antigo (2012-02-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.