Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Desktops Philco com Mandriva instalado

Enviado por Jeremias Alves Queiroz (jere2001Θgmail·com):

“Essa é para aqueles que reclamam dos Linux que vem nos computadores domésticos vendidos por aí.

A Philco anunciou dois modelos bacanas com o Mandriva Linux pré instalado. São máquinas com as excelentes APUs da AMD (sou fã de carteirinha da AMD) e uma boa quantidade de memória.

Antes tarde do que nunca, dois desktops excelentes com uma ditribuição Linux de qualidade por um bom preço: o mais caro custará R$1150,00.

Podemos esperar um bom suporte e garantia na parte do hardware pois a Philco tem uma enorme rede de autorizados, e quanto ao software, apesar das instabilidades que a Mandriva tem passado é uma distribuição excelente com uma comunidade bastante acessível.” [referência: baboo.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-09-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Diogo (usuário não registrado) em 11/09/2012 às 9:07 am

    Ontem a Mandriva anunciou o lançamento de um programa educacional, a distro continua forte e é uma das mais usadas no mundo. No Brasil aposto ser a segunda mais usada. É minha distro preferia e pra mim, a melhor distro que existe, já que usa e abusa do KDE, que hoje está bem a frente do Gnome e Unity.

    Flavio Reis (usuário não registrado) em 11/09/2012 às 9:15 am

    Acho que a Philco marca pontos com esta iniciativa, tomara que lancem tbm notebooks. Que fique o exemplo para as concorrentes como Positivo e CCE/Lenovo fazerem o mesmo criando tambem suas linhas.

    Lucas (usuário não registrado) em 11/09/2012 às 9:25 am

    COMPREI UM ÓTIMO NOTEBOOK COM MANDRIVA, ANO PASSADO, APESAR DA VERSÃO SER 2009, ELE SE MOSTROU MUITO ESTÁVEL E SEGURO, SERÁ QUE OS NOVOS LANÇAMENTOS VÃO CONTINUAR COM A VERSÃO 2009? POIS A VERSÃO 2010 É UMA DAS MELHORES.

    Suelen (usuário não registrado) em 11/09/2012 às 9:35 am

    Poxa, sera que so eu não dei sorte?
    Comprei um notebook Philco com Mnadriva há aproximadamente 3 meses atrás e so tem me dado problema. Já troquei pelo Ubuntu 12.04 e o problema persiste. Pelo jeito, ele fa´ra uma visita a assistencia técnica em breve. :/

    Sem criticas à Philco ou à fabricante do meu novo notebook (+/- 1 mês de uso), mas uma característica que observei na APU da AMD (da qual eu também sou fã): como o processador gráfico (vídeo) é embutido no processador, mesmo com dois núcleos, ele não é muito ágil no multiprocessamento.

    Ele é bom para reproduzir vídeo, ou para editar texto, ou navegar na internet, etc; mas não para fazer duas coisas dessas ao mesmo tempo.

    Minha conclusão pessoal: APUs servem para montar um media-center eficiente e barato. Mas não mais que isso; para computação, prefiro uma CPU e, se precisar de saída gráfica, uma boa GPU independente.

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 11/09/2012 às 9:51 am

    Que milagre. Uma empresa que não coloca um “Fenix Linux” ou “Limpus Linux” ou qualquer outra distribuição tosca pré-instalada

    Ops!

    Esqueci de dizer que meu primeiro notebook foi um Sim Positivo com Mandriva 2000 e pouco (7 ou 8, não lembro), que só consegui trocar pelo Mandriva 2010, pelo Mandriva 2011 e, hoje, pelo Mageia 2 (o hardware de notebook é sempre uma encrenca).

    Excelente distribuição, a original e a fork.

    PS: Morro de saudades de ter tempo para o Slackware, mas fazer o que? Pelo menos ainda posso viver de SL ;-)

    Gustavo (usuário não registrado) em 11/09/2012 às 9:57 am

    So acho que o Ubuntu 12.04 teria sido uma escolha bem melhor, pelos seguintes motivos, dentre outros:

    Eh a unica distribuicao que os leigos conhecem. A marca Ubuntu tem algum reconhecimento e tras valor agregado.
    Usuarios pouco experientes adaptam-se facilmente ao Unity;
    Unity nao tem jeito de Linux, que eh visto com preconceito pelo mercado leigo;
    Unity chama atencao pelo visual “moderno”. Nao parece com o “velho” Windows XP ou 7.
    Hoje em dia dizer que o Ubuntu eh parecido com o Mac eh visto com muito bons olhos;
    Ubuntu eh de fato o mais suportado por terceiros e o unico “padrao” do mercado Linux.

    Ovatsug (usuário não registrado) em 11/09/2012 às 10:32 am

    Eh a unica distribuição que os leigos conhecem. A marca Ubuntu tem algum reconhecimento e tras valor agregado.
    Não. O único valor agregado é a não cobrança de licenças. E no brasil, Mandriva é bem forte, sendo que vem da Conectiva e estão por aí a anos.

    Usuarios pouco experientes adaptam-se facilmente ao Unity;
    Muito menos. Urgh. Ninguém se adapta ao Unity.

    Unity nao tem jeito de Linux, que eh visto com preconceito pelo mercado leigo;
    Ruim pro Linux.

    Unity chama atencao pelo visual “moderno”. Nao parece com o “velho” Windows XP ou 7.
    Moderno mas ruim de usar, pela simplicidade deveria ser leve, mas não é. WindowMaker é o papai dele e ensinou mal o seu filho, que comeu bacon demais e se maquiou.
    Velho, mas bom. E será por bastante tempo ainda.

    Hoje em dia dizer que o Ubuntu eh parecido com o Mac eh visto com muito bons olhos;
    Mas não é parecido.

    Ubuntu eh de fato o mais suportado por terceiros e o unico “padrao” do mercado Linux.
    É fork de debian.
    Nâo é padrão, é até meio esquisito você dizer isso, existem dezenas de distros e usuários que gostam e apoiam o que usam.
    Os ubunteiros deveriam ser menos centralizados e colaborar para que todas as distros colham o que fazem.

    ubuntuholic (usuário não registrado) em 11/09/2012 às 10:35 am

    Ubuntu é LinOSx, hehehe.

    Lucas (usuário não registrado) em 11/09/2012 às 11:06 am

    Não tenho nada contra o Ubuntu/Unity, ele é bonito, o unity eu já usei e posso falar sua usuabilidade por usuários leigos é possível sim. Agora para começar no mundo Linux acho interessante uma distribuição com KDE, Kubuntu por exemplo ou Linux Mint KDE Edition. O usuário leigo leva em conta a usuabilidade, a beleza, modernidade e demais perfumarias. Como infelizmente o Ubuntu tem maior compatibilidade e suporte que as outras distribuição, e por causa de sua popularidade, então recomendaria uma distribuição baseada nele com o KDE. Mas o Mandriva sempre fez um bom trabalho para os iniciantes, não sei se o Mageia segue o mesmo caminho.

    Lucas (usuário não registrado) em 11/09/2012 às 11:07 am

    Acho que fui um tanto confuso no comentário acima kkkk

    Arpoador (usuário não registrado) em 11/09/2012 às 11:29 am

    Mostrei a um amigo, semana passada, um notebook com o Debian instalado. Não tinha nada de sofisticado, ambiente enxuto e prático. Este amigo olhou, torceu o nariz e disse que parecia com um ambiente de trabalho do tempo das cavernas. Mostrei o Ubuntu num segundo notebook e o Mandriva (pelo youtube). Ele escolheu o Ubuntu, apesar de ter gostado também do Mandriva. Perguntei o por quê e ele respondeu que era o mais bonito e ficou curioso em conhecê-lo. Detalhe: ele usa o Windows 7 e disse que vai usar o Ubuntu em dual boot se gostar da distribuição. Outro detalhe: hoje, vendo este post, liguei para ele e perguntei como foi aquele teste de adaptalidade com o novo software. Resposta: Ele abriu mão do Windows e está feliz da vida. O gosto pelo Unity é bem pessoal; ruim para uns, bom para outros. Parabéns à Philco!

    Rombo (usuário não registrado) em 11/09/2012 às 11:41 am

    um netbook Philco que minha ex comprou também veio com Mandriva. Infelizmente, já é hardware e software defasado e é um pacote fechado: não tem como instalar mais nada, já que não tem drive de CD e, embora tenha USB, a tela de boot não tem opção para boot por USB. Enquanto funcionar e outros softwares não pedirem libs extra, tá bom…

    Diogo (usuário não registrado) em 11/09/2012 às 11:59 am

    Esses dias vi um notebook da Philco, ele vem com Mandriva 2010.2 powerpack, que é super atual e ainda conta com altualizações.
    O KDE do Mandriva é o que tem melhor acabamento, o Centro de Controle do mandriva é algo que descomplica pra qualquer usuário, o Ubuntu não tem algo parecido, acho o Mandriva o mais indicado para iniciantes, a distro em si é mais redonda, e o KDE é muito mais agradável que o Ubuntu.

    Diogo, em se tratando de GNU/Linux não existem verdades absolutas, das distros prontas (Hed Rat, Mandriva, Ubuntu, Open Suse, Mint e tal) todas estão em pé de igualdade, ao terminar a instalção, todas irão rodar certinho na grande maioria dos hardwares, irão reconhecer legal outros SO, irão mostrar uma animação legal ao ligar o PC sem mostrar o shell trabalhando, irão apresentar um bom gerenciador de login, irão reconhecer impressoras, irão reconhecer conexões sem fio, bluetooth e tal. Sendo plenamente sincero, não dá prá dizer que um Hed Rat é mais bem acabado que o Mint e vice versa, ou qualquer outro exemplar dessas distros. E se falando das distros “monte você mesmo” (Gentoo, Arch e tal) é semelhante pois aí quem manda é o usuário.

    Agora falando de sistemas Desktop, todos os grandes estão em pé de igualdade, KDE está excelente, o Gnome (tanto com o Gnome Shell quanto com o Unity) também, XFCE me surpreende a cada novo lançamento e quanto aos Box, o Fluxbox é meu caso de amor.

    Na verdade o desktop GNU/Linux está excelente, quem está esperimentando ele agora tem ótimas opções de escolha. Hoje é muito mais fácil gostar de GNU/Linux do que ha 3 anos atras.

    Marcos (usuário não registrado) em 11/09/2012 às 12:46 pm

    Pelo menos o mandriva vem bem instalado e com tudo funcionando. Já vi alguns casos em que os fabricantes de micro vendem com alguma versão antiga do mandriva, mas eu acho que deve ser culpa do fabricante que não renovou o contrato com a mandriva ou algo assim.

    Já peguei computador com outras distribuições “brasileiras” de linux (geralmente remasterizações de debian) tremendamente mal instaladas, que não chegavam nem sequer a particionar corretamente o hd. Já peguei um caso em que o hd era grande, acho que 320GB e a partição com linux (sem o /home separado, só a / e o swap) ocupada uns 20 ou 30GB somente, deixando o restante (quase tudo) SEM PARTIÇÃO NENHUMA. Era quase uma mensagem “instale o seu windows pirata”. Chegavam a acompanhar somente um CD com drivers para windows e só. Não era possível nem sequer reinstalar o linux.

    Lucas (usuário não registrado) em 11/09/2012 às 12:48 pm

    Jeremias falou tudo, já temos tantas opções boas, que fica até difícil escolher, sempre vai ter uma que vai te agradar mais. Gosto não se discute.

    Diogo (usuário não registrado) em 11/09/2012 às 2:29 pm

    Mandriva também é a distro padrão da Positivo, espero que entre também na CCE. Os novos note/net da CCE estão bacanas.

    Fábio Rodrigues Ribeiro (usuário não registrado) em 11/09/2012 às 6:28 pm

    Falando de fabricante, a marca CCE que agora é da LENOVO será que virá com qualidade de thinkpad? E Ganhando reputação no mercado…

    Patola (usuário não registrado) em 11/09/2012 às 10:18 pm

    Sobre os comentários sobre o Unity…

    O Unity é uma interface muito boa e pode ser usada tanto de modo bem básico por usuários leigos quanto de modo avançadíssimo por usuários experientes. Gosto muito dela, e julgo que a dificuldade de adaptação vem mais das pessoas que usam ao mesmo tempo Windows e GNU/Linux com alguma interface que obedeça mais ao paradigma de Windows (Gnome 2, KDE, etc.), pois o Unity está mais pro lado do paradigma de interface usado pelo Mac OS X, com alguns elementos do paradigma de Windows. Acho que esse tipo de interface causa estranheza e hostilidade por mudar o paradigma a que esses usuários (geralmente experientes e produtivos no paradigma antigo) estão acostumados, mas só seria necessário por parte deles um “retreino mental” a que não estão dispostos.

    Ely (usuário não registrado) em 12/09/2012 às 12:40 pm

    Quantas reclamações sobre as novas interfaces. Eu uso Gnome Shell mas usaria Unity sem problema algum. Quero ver se haverá tantas reclamações com o Windows 8, que na minha opinião ficou com a usabilidade muito ruim.

Este post é antigo (2012-09-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.