Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Desenvolvedores open source encontram outro obstáculo no caminho do Windows 8

Além dos privilégios que a Microsoft dá aos seus próprios apps na nova interface Metro e nega aos apps desenvolvidos por terceiros, mais uma novidade pode prejudicar quem pretende desenvolver ou portar softwares livres para o Windows 8: mudanças nas ferramentas de desenvolvimento da plataforma.

Mais especificamente, a opção gratuita da próxima versão do Visual Studio só será capaz de gerar executáveis para a interface Metro. Quem quiser compilar aplicativos desktop no modelo tradicional de desktop do Windows precisará investir na versão paga da ferramenta de desenvolvimento, com valor estimado ao redor de US$ 500, ou continuar com a versão antiga, pré-Windows 8, da ferramenta.

E como a interface Metro (característica dos dispositivos móveis) tem restrições como sandboxing e outras similares, ausentes no modelo desktop tradicional do Windows, simplesmente portar os aplicativos para o Metro pode não ser uma opção também. (via h-online.com – “New obstacle for open source on Windows 8 – The H Open Source: News and Features”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-05-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Porfírio (usuário não registrado) em 25/05/2012 às 1:29 pm

    Cadê a Oracle e seu papo de “defender a universalidade do java em todas as plataformas?”

    Se o porte do java e/ou outras multiplataformas estiver disponível para Win8, os desenvolvedores estão salvos da tirania Ballmer.

    Caso contrário, talvez o simples, bom e velho boicote seja a melhor opção.

    Márcio Carneiro (usuário não registrado) em 25/05/2012 às 1:36 pm

    E mais uma vez a MS irá forçar a barra a fim de impor a adoção de algum produto novo.
    Felizmente faz pelo menos uma década que existe opções não MS para desenvolvimento maduro para o Windows. Só irá cair nessa armadilha quem for muito besta.

    Scott (usuário não registrado) em 25/05/2012 às 1:41 pm

    Ou não. http://www.withinwindows.com/2012/05/24/no-cost-desktop-software-development-is-not-really-dead-on-windows-8/

    Porfírio (usuário não registrado) em 25/05/2012 às 1:44 pm

    Não entendo lá muitas coisas, @Scott, mas assim me parece um fiasco no quesito produtividade.

    Eduardo Siemann (usuário não registrado) em 25/05/2012 às 1:54 pm

    Li isso ontem, realmente é uma pedra no caminho, porém podemos usar as “antigas” versões. Problema é que se arrancarem as packages para “redistribuir” os outras versões do Windows, imagima “Somente roda no Windows 8″ após compilar nessa versão do VS 11(na verdade irá ocorrer isso na versão “Free”, pois somente possui “Metro” ou seja Windows 8)…

    Tenho um ódio do VS, que cada vez que dou manutenção no aplicativo em C# para windows mobile tenho que conferir mtas coisas para que o cab gere corretamente. Fora as alterações no designer de ele magicamente fazia nas telas, quando vc mexia no fonte…

    Eu comecei em turbo pascal 7(ou 6 n me lembro), passei para delphi 6, depois java 1.3 no eclipse, tentei java com netbeans(que até hoje não tenho coragem de usar, mas pelo que vi está beeem melhor), depois c# para windows mobile com visual studio 2005 na época. Que para mim a melhor ferramenta é o Eclipse, podem falar o que quiser pois para mim ele é o melhor ainda, mas uso gedit, bluefish, jstar, vi na verdade oque tiver disponível na hora. :)

    Arrastar componente para tela e não saber o que “gera automático” para mim é um problema e não uma solução. Aplicamos o conceito de proxy dos controls em “telas do visual studio 2005″ para o windows mobile que basicamente a criação da tela passou de 10 seg para 3 seg, pq se vc depurar a criação das telas vc se assusta na quantidade chamadas ele faz. Em resumo no final eu tinha criado um programa que convertia para padrão do “Designer” para o padrão “Proxy Control” e o contrário, pq os outros programadores poderiam editar de forma visual pelo arquivo em modo “Designer”.

    Parece que sou meio radical contra UI para programador, mas vc encontra programador ai que usa POG para tudo, copia coisa da internet não faz a mínima ideia do que muito menos lê o fonte faz mas “funciona”, vc vai ver o histórico o cara veio de “arrasta, dois cliques adiciona o evento e pronto”. Sou mais eu e meu HTML ou GridBagLayout(java) feito na mão que fica clean e legível.

    Rombo (usuário não registrado) em 25/05/2012 às 2:29 pm

    xii, logo agora que o Gimp finalmente recebeu janela única.

    fico imaginando como fica o Blender com sua interface inteira escrita em OpenGl…

    lapis (usuário não registrado) em 25/05/2012 às 3:06 pm

    Quer dizer quem usar windows mobile como desenvolvimento será obrigado a usar as versões recentos e restritivas do Visual Studio?

    Porfírio (usuário não registrado) em 25/05/2012 às 3:34 pm

    @lapis, não se está falando aqui do WindowsPhone e sim da próxima versão do Windows Desktop. A interface Metro imita a interface móvel (um tiro no pé).

    lapis (usuário não registrado) em 25/05/2012 às 3:57 pm

    Verdade ,confundi.Mas não estou tão errado não porque a versão movel só usa o metro .

    Porfírio (usuário não registrado) em 25/05/2012 às 4:22 pm

    É sim, @lapis. Mas a versão mobile não é afetada pelo problema, ou melhor, sempre foi afetada pelo problema… ;-)

    Porfírio (usuário não registrado) em 25/05/2012 às 4:24 pm

    Cara, agora que caí em mim: desde quando é relevante nós debatermos o que a MS faz com o sistema dela e com os desenvolvedores que, infelizmente para eles, dela dependem?

    Nem abertos esses troços são…

    Que se afundem em seu próprio vórtice!

    Pedro Paulo (usuário não registrado) em 25/05/2012 às 4:45 pm

    Pessoal, vejo pessoas reclamando da Microsoft aquilo, daquilo, ilo!
    É preciso embarcar no Linux e ponto final. Deixem a plataforma da Microsoft para aqueles de “livremente” optarem por ela.
    Não entendo porque as pessoas se incomodam tanto com as opções dos outros.
    Comece por você e talvez as demais pessoas comecem a rever as suas posições.
    Agora uma verdade tem que ser dita, o software livre precisa amadurecer e tornar-se atraente aos usuários, que no final são apenas consumidores.
    Acho que estão confundindo as bolas, os usuários são consumidores em suma e não vinculados a uma determinada apologia a qualquer movimento livre!
    Se partirem desta idéia, talvez entendam a rejeição a uma plataforma que ainda é preciso ter um conhecimento razoável de Linux e outras ferramentas livres para usar!
    Simples Não.

    Luiz Claudio (usuário não registrado) em 25/05/2012 às 4:49 pm

    Entendo que a “real” liberdade começa pela livre escolha dos usuários e empresas.
    Taxar de ignorantes as pessoas ou empresas por optaram pela plataforma A ou B, é simplesmente arcaico e ditatorial! Remete aos tempos do comunismo.
    Acredito que o Linux tem papel importante no mercado e que o modelo atual de software livre precisa evoluir muito, ser sustentável e mostrar-se suficientemente maduro e competitivo com o software proprietário, para atrair mais usuários e empresas, sem isto, é apenas demagogia!

    Porfírio (usuário não registrado) em 25/05/2012 às 5:16 pm

    @Pedro e @Luiz, vcs estão certos. Mas eu me interesso é por Linux, não tô nem aí pra MS. Então eu mesmo me questionei sobre o motivo de estar comentando a respeito dela.

    Nelson (usuário não registrado) em 25/05/2012 às 5:40 pm

    Mais um motivo para boicote ao novo windows vista.

    lapis (usuário não registrado) em 25/05/2012 às 5:41 pm

    Ninguém está impedindo de o povo se escravizar no kit da microsoft,mas é de boa importância discutir as suas implicações e ações. Assim como muitos vem aqui discutem o linux e falam até mal dele .

    Não tem nada a ver ficar falando “Ah deixa ela fazer o que quiser vamos esquecer dela”.

    No fim vira uma forma de impedir que se discuta as atitudes dela.Será que é isso que alguns querem?

    Porfírio (usuário não registrado) em 25/05/2012 às 5:52 pm

    @lapis, eu recentemente li uma série que contém um volume chamado “As Últimas Quatro Coisas”.

    Na história, o pupilo de um estrategista militar é colocado para trabalhar com um adversário político de seu mentor. Quando o outro declara uma burrice estratégica, o pupilo prontamente o questiona e… Leva um tabefe de seu mentor. O motivo declarado foi a ousadia.

    Quando o outro sai da sala, o mentor revela a seu pupilo que o motivo verdadeiro do bofetão foi uma lição:

    - “Nunca atrapalhe seu adversário enquanto ele estiver cometendo um erro”.

    JosephDiniz (usuário não registrado) em 25/05/2012 às 6:13 pm

    Pera aí!

    Pelo o que eu estou entendendo, segundo alguns comentaristas daqui, é errado usar software de código aberto na plataforma Windows, é isso?

    Porfírio (usuário não registrado) em 25/05/2012 às 6:15 pm

    @JosephDiniz, até onde eu entendo, isso não está nem em discussão… :

    Porfírio (usuário não registrado) em 25/05/2012 às 6:30 pm

    Opa! A discussão está correta, eu é que estava errado em meu último comentário, @JosephDiniz!

    A notícia foca no porte de apps SL para Windows 8. Isso é mais difícil porque eles usam a interface tradicional que o Visual Studio está se amarrando em suportar.

    Eu é que estava discutindo outro assunto correlato: a MS está dificultando o porte de software em geral (SL ou não) para o Windows 8. Falta de software disponível é ruim para a própria plataforma. Eu não me importo que a MS sofra com falta de software e falei de boicote.

    Não é errado usar software livre no Windows. Mas se o SO dificulta a tarefa de portar esse software para ele, então dane-se esse SO, continue desenvolvendo para Linux pq com ele não existem essas palhaçadas.

    lapis (usuário não registrado) em 25/05/2012 às 6:42 pm

    Sim está errado a microsoft ou outra empresa qualquer usar do seu software para impedir o uso dos outros.

    A justificativa do copyright há muito tempo era que as pessoas fossem pagas pelo trabalho que elas fizeram.E não que controlassem que o usuário pode instalar ou nao.

    Porfirio

    É importante discutir sim estas coisas.Afinal o que ocorria nos anos 90 era o total blackout por falta de informações,pois só tinha a midia conhecida para dar voz.E ela dava voz somente aos interessados dela.

    Manoel Pinho (usuário não registrado) em 25/05/2012 às 8:21 pm

    Não vi tanta ameaça assim para o port de softwares livres para windows. O Visual Studio não é o único compilador que existe para windows. Além de haver outros compiladores comerciais (Intel C++, C++ Builder, etc), existe ainda o mingw (gcc).

    Essa medida da Microsoft é de forçar a barra para que desenvolvedores do mundinho Microsoft (que só usam produtos da Microsoft, inclusive as ferramentas de programação dela) comecem a aprender a programar para Metro.

    O problema vai ser se e quando, numa próxima versão do windows, as antigas APIs forem removidas, deixando o windows compatível só com aplicativos Metro ou exigindo que o usuário instale algo para poder rodar aplicativos “legados” (não-Metro).

    blenos (usuário não registrado) em 25/05/2012 às 8:57 pm

    Minha humilde e despretenciosa opinião a respeito do fato.
    Hummm, e se…..

    …e se de repente, o openoffice e firefox, daqui a algumas versoes, deixassem de ser compilado para windows? Seria uma boa, não acham? sujar o codigo aberto compilando programas open-source-de-gratis para windows..

    Mas que maravilha! o sujeito compraria o computador com windows, por ex, uma universidade, com 4, 5,10k de maquinas. E seria obrigado a comprar o office tambem, ja que talvez daqui duas ou tres versoes do windows nao haja openoffice, firefox, esses programinhas bons do linux e que contaminam toda a filosofia do SL ao permitir que usuarios de diferentes plataformas tenham intercambio de formatos de producao de ideias, sejam textos, fotos…
    dai sim, aconteceria a separacao do joio do trigo, não acham? poderiamos realmente formar uma casta pura de usuarios de software livre, sem software comercial proprietario, e uma casta nao-tao-pura de usuarios de windows, sem nada de software livre neles. Dai quem sabe eles vissem a luz e largassem o windows de casa e instalassem linux. Nas empresas, bem, nas empresas, deixa pra lá, afinal elas tem muito $$ e sao inimigas do software livre. Eles que comprem as licenças de windows e as de office, photoshop, corel, etc,etc,etc.

    Realmente, concordo COM TODO MUNDO que disse que o linux não tem nada a ver com essa noticia. TRAIDORES COMPLETOS os que se preocupam com isso.

    Minha humilde e despretenciosa opinião a respeito do fato.

    Spif (usuário não registrado) em 25/05/2012 às 10:00 pm

    TRAIDORES COMPLETOS! CORTEM-LHE AS CABEÇAS!

    Hahahahahaha, nossa à anos que não me divertia assim.

    Linux não tem, mas open source sim. Apesar do RMS insistir que não deveriam fazer isso, pois quem usa sistemas fechados está irremediavelmente preso, alguns desenvolvedores levam as boas práticas para lá.

    A Microsoft está apenas administrando a sua plataforma (sim, dela, pois o sistema é fechado) e segue quem quer. “Ah, é suicídio”? Não, é forçar a passagem para a interface que eles projetam para o futuro, a metro. “Ah, é ilegal/anti-ético”? Não, a plataforma é deles e eles fazem o que querem com ela.”.

    Outra vez, é um exagero que cometem. Srs, deixa os garotos brincarem com a plataforma deles. Pra quê discutir?

    Andre (usuário não registrado) em 25/05/2012 às 10:11 pm

    Obstáculo para o SL? Não…
    Prevejo LibreOffice, Chrome, Gimp, Firefox… Tudo em versões Metro, rs rs rs rs.
    “Para nossa alegria”

    Andre (usuário não registrado) em 25/05/2012 às 10:15 pm

    “TRAIDORES COMPLETOS! CORTEM-LHE AS CABEÇAS!”

    Meu Deus!!! Será que dormi e acordei nos tempos medievais?

    Essa trupe do SL não toma jeito.

    Ô povinho autoritário e bárbaro…

    Spif (usuário não registrado) em 25/05/2012 às 10:23 pm

    Andre, repare na fina arte da Ironia, por favor.

    Obrigado.

    lapis (usuário não registrado) em 26/05/2012 às 12:43 am

    Nossa spif então voce não incomoda com o anti boot usando UEFI e nem com as restrições impostas pelos software da microsoft?

    Que trollagem.E chamam a gente de fanboy.Afinal temos muitos motivos para defender o software livre.Nós estamos muito ricos com isso.Ao contrário daqueles que defendem a “pobrezinha” da microsoft.

    Comentário util mesmo não existe.Só provocações.Fanboy .

    Credo.

    Spif (usuário não registrado) em 26/05/2012 às 11:03 am

    Não, porque existe software pra isso. Cansei de usar no meu MacBook. Existe software LIVRE pra isso. Se bem me lembro uma versão do Grub e um chamado rEFIt. Não tem problema algum, vai haver software, e o padrão vai ser desbloqueado, não tem erro.

    Vocês estão é fazendo tempestade em copo d’água, com as duas coisas. É mais complicado trabalhar com boto de dispositivos android do que com esse padrão novo que a Microsoft forneceu.

    Yan (usuário não registrado) em 26/05/2012 às 11:28 am

    Essa versão será pior que o Vista…

    Aurelio (usuário não registrado) em 26/05/2012 às 11:34 am

    O que leva os grandes projetos de softwares livres a rodar no Windows é que o mesmo detêm mais de 90% do mercado de SO no desktop.

    O certo seria uma não adoção, ou “boicote” como sugeriu o @Porfírio ao Metro, deixando a Microsoft viver no mundinho dela e ver até onde isso vai dar, ja que eles marginalizam tanto o software livre.

    Com o crescimento do Android nas plataformas móveis, hoje o software livre tem uma grande vitrine e muitos usuários que estão acostumados com o ambiente, se a Microsoft não se cuidar pode começar a cair do cavalo, como esta acontecendo com a Nokia.

    Seria o momento ideal para o “boicote”, mas ja vemos grandes projetos livres investindo pesado no Metro, né Firefox… Infelizmente sempre acabam abaixando a cabeça para a “poderosa” Microsoft, é uma pena.

    Jorge (usuário não registrado) em 26/05/2012 às 1:20 pm

    Este problema é bem fácil de resolver basta ninguém usar o windows 8 ou desenvolver programas para ele.

    Andre (usuário não registrado) em 26/05/2012 às 2:20 pm

    “Este problema é bem fácil de resolver basta ninguém usar o windows 8″

    Vão boicotar igual fizeram com o Vista, que mesmo sendo extremamente pesado para os computadores da época chegou a ter 16% do mercado.

    O Windows 8 mesmo na versão beta, já se mostra o melhor Windows de todos os tempos.

    Metro é só um detalhe, a base é a mesma, os software compatíveis são os mesmos, etc.

    Marcos (usuário não registrado) em 26/05/2012 às 3:18 pm

    Essa notícia é para aqueles que acreditam que a MS mudou só porque perdeu um pouco do mercado pra Apple (desktop) e Linux (servidores). Continua a mesma empresa, apenas um pouco menos influente.

    Mas é igual o Spif falou, a plataforma é dela e tem o direito de fazer da forma que achar melhor. Quem não estiver contente, que use outra tecnologia. A verdade é que menos de 1% dos usuários de computadores se importam com o SL, então essa notícia não vai afetar quase ninguém fora desses forums de linux.

    lapis (usuário não registrado) em 26/05/2012 às 9:06 pm

    Não sei o que o marcosalex faz aqui.Esse mesmo cara que ele citou defende restrição de uso de uma API,mas fica enchendo o saco do Android.
    É um absurdo alguém defender controle de aplicativos.Seja usando drm,controle da api.

    E para do propagar o mito do 1%.O conceito de software livre é diferente de numeros de usuários linux.O conceito e os valores já atingiram escala mundial.

Este post é antigo (2012-05-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.