Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Definição do HTML5 está completa. Seja bem-vinda!

Após anos de desenvolvimento, o W3C publicou a definição completa do HTML5. Ainda não significa que ela já seja um padrão, mas agora está completa quanto aos recursos, e assim os desenvolvedores passam a ter um alvo estável para implementação e planejamento.

O HTML5 é descrito pelo W3C como a pedra fundamental da plataforma da web aberta, e um ambiente de programação completo para aplicativos independentes de plataforma. Agora o W3C vai se concentrar nos testes de interoperabilidade e no desempenho. (via w3.org – “HTML5 Definition Complete, W3C Moves to Interoperability Testing and Performance”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-12-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    self_liar (usuário não registrado) em 18/12/2012 às 10:01 am

    Bem vindo a web aberta E INCHADA.

    Os caras querem rodar jogos,3d,música,vídeo.Os navegadores engolem 2000 megas de RAM facinho.

    Espero que não consigam restringir o fluxo de informação da internet com o html5 porque dá para fazer tanta coisa equivalente a um software proprietário.

    Pode ser estranho falar disso de uma tecnologia aberta.

    Tomara que realmente seja adotado. Pois um padrão faz-se necessário, dada a quantidade de dispositivos diferentes que acessam a internet, uns tem flash outros não, uns fazem isso outros aquilo. Sem um padrão deve estar sendo uma loucura para os desenvolvedores.

    Glauco (usuário não registrado) em 18/12/2012 às 10:42 am

    Será que dessa vez a Microsoft vai respeitar a especificação?

    20ºangel (usuário não registrado) em 18/12/2012 às 10:56 am

    Glauco, tanto quanto respeita privacidade dos seus clientes.
    A ideia inicial do html 5 era boa mas existe chance enorme de se desvirtuar.

    Brivaldo Jr (usuário não registrado) em 18/12/2012 às 11:10 am

    qual o modelo de video foi adotado como padrão? WebM?

    Wilfredo (usuário não registrado) em 18/12/2012 às 11:11 am

    Quando teremos um sistema operacional escrito em HTML5?

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 18/12/2012 às 11:23 am

    E será que a especificação vai valer de algo mesmo?

    Com a concorrência e velocidade que a coisa anda no mundo dos browsers, acho que o HTML 5 vai acabar sendo o básico.

    E um básico cada vez menor. Só espero que ao menos os concorrentes ao menos cooperem em criar um padrão mínimo que seja para o que inventarem.

    alguem (usuário não registrado) em 18/12/2012 às 11:38 am

    Um sistema escrito em html5 acho difícil. Mas um sistema em que toda sua interface do usuário é em html5 teria na verdade um browser no lugar do ambiente gráfico. E este sistema é o Chrome OS.

    Já quanto a guerra e evolução dos browsers não tenho certeza no que vai dar. A Google está interessada em evoluir seu browser para que possa oferecer o seu conteúdo com a maior riqueza de recursos interatividade possível e rápido o bastante para ser usável. Então para ela não há diferença que este browser seja o Firefox, o Opera ou o IE. Ela lançou o chrome pois na época esta corrida ia muito devagar. Já para a Mozilla também o objetivo dela também é uma web livre que todos possam usufruir de todos os recursos. Então para as duas não tem porque fugir do HTML5. O maior problema seria para a Microsoft, que agora está tendo que andar na linha para não perder mercado. Porém esta não gosta da idéia de conteúdo independente de plataforma. Para isso ela criou o Silverlight, a sua versão de Java e o DirectX- que mesmo por muito tempo estando aquém ao OpenGL, foi forçado como o padrão- e criou um internet explorer que desrespeitava todos os padrões.

    Wesley (usuário não registrado) em 18/12/2012 às 3:44 pm

    Firefox OS é HTML 5, né não?

    Ícaro (usuário não registrado) em 18/12/2012 às 4:52 pm

    Não ficou definido o formato nem o codec de vídeo e audio[1]. Você pode escolher entre H.264(mp4), Vorbis(ogg), FLAC(oga), Theora(ogv), VP8(webm).

    [1] http://www.w3.org/TR/2012/CR-html5-20121217/embedded-content-0.html#attr-source-type

    Marcos (usuário não registrado) em 18/12/2012 às 10:56 pm

    O problema do HTML5 é que demorou tanto pra ficar pronto que cada navegador criou suas tags e atributos baseados nas propostas enviadas ao HTML5 ou que eles mesmo propuseram, mas já estavam usando.

    Por causa disso, HTML5 voltou o inferno de cada navegador e plataforma abrir a página HTML de um jeito, comportamento ou programação diferente, forçando todo mundo a testar em um monte de navegadores.

    E pra piorar, deram opção de mais de um codec sendo que cada browser só implementa um subconjunto deles por razões políticas ou estratégicas.

Este post é antigo (2012-12-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.