Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Configurando o mutt para acessar o Gmail

Via dicas-l.com.br:

A motivação para esta postagem foi a necessidade de utilizar um MUA leve para ler/redigir e-mails. Neste quesito, as ferramentas textuais têm grande vantagem por oferecer grande versatilidade com simplicidade. A grande questão é a curva de aprendizado. Estas ferramentas darão produtividade à medida que se dedique em aprender como utilizar e até mesmo quando não se deve utilizar. Em 2008  havia escrito algo à respeito do mutt e agora venho escrever novamente utilizando com imap via servidores do Gmail, recebendo e enviando, portanto tudo através da sua conta neles.


• Publicado por Augusto Campos em 2012-06-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Douglas (usuário não registrado) em 4/06/2012 às 9:58 pm

    O ambiente Mutt bem configurado é notoriamente superior à interface web do Gmail–passei um ano usando exclusivamente o Gmail via web e pude confirmar a diferença ao retornar ao Mutt. Mas estou ciente de que o Mutt, assim como por exemplo o Vi, não foi desenvolvido para o usuário comum; há uma curva de aprendizado saliente antes de se alcançar a produtividade.

    Tenho usado o seguinte ambiente Mutt para acessar o Gmail: msmtp + offlineimap + notmuch-mutt + abook + vim + mutt (mutt-patched). O msmtp permite que eu envie e-mails através do servidor Gmail. O offlineimap é responsável por sincronizar meus diretórios locais (INBOX, e Spam para que eu possa reportar spams). Já o notmuch-mutt é uma ferramenta de busca de e-mails extremamente rápida e que pode ser acoplada no Mutt (via macros). O abook gerencia os contatos, e também interage muito bem com o Mutt. Vim é o editor de e-mail (texto), e o considero o melhor e mais importante software já desenvolvido, dentre todas as categorias. Finalmente, o Mutt, mais especificamente o mutt-patched, que é uma versão do Debian que incorpora vários patches, inclusive o útil “sidebar”.

Este post é antigo (2012-06-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.