Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


CEO do Google diz que Android é importante, mas não crítico

Via info.abril.com.br:

O sistema operacional Android para celulares inteligentes é um ativo muito importante para o Google, mas não é crítico, afirmou o presidente-executivo da empresa em depoimento judicial.

(…) A Oracle abriu processo contra o Google em agosto de 2010, alegando que o sistema operacional Android desenvolvido pela empresa viola seus direitos de propriedade intelectual sobre a linguagem de programação Java.

O Google, por sua vez, afirma que não viola patentes da Oracle e que esta não tem direito de aplicar propriedade intelectual sobre certas porções da linguagem Java, uma linguagem de software “de fonte aberta”, ou publicamente disponível.

Questionado pelo advogado da Oracle, Page disse que o Android é muito importante, mas contestou sua definição como “crítica”. Ele afirmou em seguida que não se surpreenderia caso o conselho do Google tivesse sido informado de que o Android era crítico para a empresa.

Page também declarou que não estava ciente das políticas do Google quanto a copiar propriedade intelectual de outras empresas, mas afirmou que sua companhia nada fez de errado.

“Fomos muito cuidadosos quanto às informações que usamos e aquelas que não usamos”, disse ele.


• Publicado por Augusto Campos em 2012-04-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 8:41 am

    Abre a capa do olho Google, Python esta para isto, troca este java.

    Zé do Povo (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 9:13 am

    Troca por Lua. Já existe o LuaJIT prontinho para Android, com desempenho melhor que a Dalvik.

    Porfírio (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 9:59 am

    Nesse processo, quanto mais a Google valorizar o Android mais estará aumentando a potencial recompensa da Oracle (se ela ganhar o processo, pq eu já tenho as minhas dúvidas). Eles chegaram a sugerir que o lucro deles no ano passado não foi tão grande, coisa que hoje sabemos ter sido no mínimo um exagero.

    A Oracle está, por sua vez, ávida por maximizar essa recompensa. Seus advogados falam o tempo todo do custo de aquisição da Sun, como se o Java fosse o seu único ativo e valesse todo aquele dinheiro. Usaram o truque repetidamente (você não mente diretamente, mas apenas sugere um exagero) até que o juiz foi obrigado a dar um basta.

    A Google conseguiu uma etapa muito importante no julgamento (que francamente, eu não achava que iam conseguir): explicar para o júri como é cada item do Java e como cada coisa é licenciada: linguagem, API, implementação da API, etc.

    @Rodrigo, quantos programadores Java existem no mundo hoje? E quantos programam em Python?

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 11:40 am

    @Porfirio cara não sei te precisar quantos tem no mundo, mas sei te dizer, um programador pode aprender toda a parte da sintax do python em 10 linhas, se por acaso vc usar linux abre um terminal e digita python e depois import this #ficadica

    Ensinei em 5 dias um developer Delphi (alguém sabe o que é isto?) a programar de forma aceitável. isto é impossível com Java. Se quiser te passo as pedras tb

    Porfírio (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 12:02 pm

    @Rodrigo, a minha praia não é ser programador, não se preocupe comigo. Mas meu irmão é javeiro e a pergunta é dele: “você ensina ER em Python com essa velocidade também?”. E ele diz que com Java vc. faz muito mais coisas em outros contextos que em Python, sendo essa a razão da popularidade do Java.

    Mas ei, eu não quero provocar um flame que nem é meu, certo? ;) Essa disputa entre linguagens não é coisa que faça sentido pra mim.

    Minha questão é aquela bruta mesmo: independentemente da qualidade de cada linguagem, Java tem mais programadores hoje: isso é fato. Programadores Java (ao menos os que eu conheço) não estão interessados em mudar de linguagem: isso é outro fato. E eles realmente parecem bons no que fazem: mais um fato.

    Logo, faz sentido a Google ter adotado o Java pro Android (mesmo que ela insista que outras alternativas, incluindo Python, já são possíveis).

    foobar (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 12:03 pm

    Esse argumento de “quantos programadores existem” é, no minimo, coisa de gerente/diretor/vendedor (ou qualquer cargo não técnico). Ou seja, é um argumento inválido.

    Zé do Povo (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 12:22 pm

    @Porfírio, ER = Expressões Regulares? Eu acho mais fácil de usar em Python que em Java, ein

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 2:19 pm

    Rodrigo Pinheiro Matias

    “Ensinei em 5 dias um developer Delphi (alguém sabe o que é isto?) a programar de forma aceitável. isto é impossível com Java. Se quiser te passo as pedras tb”

    Uau.. Que admiração pelo programador e Delphi, haha.

    Porfírio (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 2:52 pm

    @Zé do povo:

    “Mas ei, eu não quero provocar um flame que nem é meu, certo? ;)”

    Ou seja: não sei se ER é mais fácil em um ou em outro, e nem tô muito preocupado, essa discussão é com vocês, programadores. :P

    “Esse argumento de “quantos programadores existem” é, no minimo, coisa de gerente/diretor/vendedor (ou qualquer cargo não técnico). Ou seja, é um argumento inválido.”

    Inválido depende de pra quem. Baseados nessa noção inválida eles fizeram um sistema que conta com mais de 50% de adoção no mundo todo e mobiliza bilhões de dólares em desenvolvimentos. Qual o produto com maior nível de sucesso que vc. tem, @foobar? Tô falando com o Mark e não sei?

    Mantenho o que eu quis dizer: a) eles tiveram essa ideia. b) não foi a toa. c) deu certo.

    arthas_dk (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 5:05 pm

    Abre a capa do olho Google, Python esta para isto, troca este java.[2]

    Não vou dizer que java seria algo ruim, mas garanto que para uma startup que pretende lançar um aplicativo para android, python seria o melhor dos mundos. Agilidade e ótima prototipação podem ser seus melhores amigos quando você vai investir em uma nova plataforma, ainda mais no caso do android onde a questão de fazer as coisas mais simples e ainda assim querer vender podem acabar não vingando(Sim, é uma pequena crítica a quantidade de aplicações que beiram a inutilidade mas que ainda assim custam alguma e aparecem com muito mais intensidade na AppStore).

    Por fim, se tudo isso for demasiadamente crítico, porque não JavaScript logo? Além de Linux’es rodando em javascript, se não me engano, os dispositivos da Apple também já aceitam na criação de apps.

    Porfírio (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 5:23 pm

    Gente, vcs estão discutindo linguagens, mas já é possível hoje programar para Android em todas as linguagens que vcs. sugeriram, ué… Python, Lua, HTML5 (javascript)…

    A questão não são as linguagens em si. Java é muito usado porque é popular. Se não fosse, seria outra.

    Spif (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 5:38 pm

    Mesmo se trocasse por outra linguagem não iria adiantar de nada srs. Os erros já foram feitos e os crimes cometidos. O julgamento será sobre eles, não decisões futuras.

    foobar (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 5:59 pm

    Porfirio,

    Deu certo com Java. Deu certo com objective-c. Pode dar certo com python. Invariável no caso: marketing e suporte. Variável no caso: a linguagem. Constante: java é problemático (do ponto de vista legal) e é uma linguagem “antiga” / “mal amarrada”.

    Rombo (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 6:06 pm

    “Ensinei em 5 dias um developer Delphi (alguém sabe o que é isto?) a programar de forma aceitável.”

    eu ensinei a um amigo meu em um chat! Ele vibrou com a linguagem. Porque para aprender python basta essencialmente desaprender a fazer tudo na mão o que você faz nas outras linguagens…

    mas o comentário do carinha sobre LuaJIT faz mais sentido para dispositivos móveis e sem perder muito da flexibilidade e conveniência de python…

    Mas acho mesmo é que o Google eventualmente vai de Go…

    Spif (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 8:05 pm

    Senhores, para acabar com a briga da culpa ser do Google ter usado Java, segue a definição do caso, pelo Juiz:

    O que não está sendo discutido: Oracle não acusa sobre o seguite:

    1) O uso da GPL pelo Android
    2) Qualquer nome particular da API, incluíndo métodos, pacotes e parâmetros
    3) Código fonte do Android implementando as 37 APIs, exceto por algumas instâncias
    4) a idéia de uma API
    5) Dalvik VM
    6) Pacotes da API Android, exceto pelas 37.

    O que está sendo discutido:

    1) 37 APIs
    2) 2 arquivos nas 37 APIs que contêem 9 linhas de código de range-check* que foi copiada símbolo por símbolo
    3) 2 arquivos aonde os comentários são idênticos
    4) declarações nas 37 APIs, que são idênticas símbolo por símbolo
    5) SSO – the 37 API’s do not have the same source code [ mostly ], but they have an identical SSO.*
    6) A documentação “detailed booklet, written in plain English”.
    7) Além das 37 APIs, exusten 8arquivos adicionais que a Oracle afirma serem cópias palavra por palavra.

    * correspondem a trechos aonde u não tinha certeza da tradução.

    Marcos (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 10:29 pm

    Python, Lua, etc não possuem o mesmo número de desenvolvedores que o Java. O Google procurou uma linguagem popular e gostando ou não, o Java é muito usado e respeitado no mercado.

    Empresas desse porte não se prendem por ideologias, por isso são desse porte.

    Amazônida (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 11:19 pm

    Augusto,

    Antes, aqui no Br-Linux, sempre se mencionava o blog http://www.groklaw.net e sua editora Pamela Jones.

    Inclusive, aqui foi noticiado: Editora do Groklaw é atacada covardemente.

    Fico intrigado porque ultimamente não é mais mencionado o Groklaw, fonte importante e atualizada.

    Acho, até, que as fontes mencionadas aqui talvez tenham de alguma forma obtido algumas informações no blog da Pamela, e talvez, digo TALVEZ, não esteja sendo dado o devido crédito.

    Fabio Luiz (falcon_dark) (usuário não registrado) em 20/04/2012 às 12:40 am

    E todos os dias o pessoal dentro do Google se olha e pergunta: “Por que NÓS não compramos a Sun quando tivemos chance?”

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 20/04/2012 às 8:24 am

    @Marcos o google não procurou Java ou Dalvik é o Android que poderia rodar sobre qualquer kernel e eles escolheram o Linux pois é o do prototipo da empresa que ela comrpou no passado, ou seja Java já era realidade no Android antes da Google.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 20/04/2012 às 9:46 am

    Acho que a decisão por escolher java(tenha sido o Google ou a empresa adquirida) se deu muito mais pela JVM do que pela linguagem.

    E sendo devido a JVM, natural que a linguagem principal seja… Java.

    Eu tenho muitas restrições a java, nem tanto a linguagem, mas a cultura que gira em torno da linguagem,

    Mas acho uma boa opção sim, está por todo lugar, e assim combateu um dos males dos Symbian: restrição de SO.

    E o IOS, ainda tem SDK somente para Mac ?

    Porfírio (usuário não registrado) em 20/04/2012 às 10:54 am

    @Fabio Luiz (falcon_dark):

    R.:
    “Porque a gente não queria pegar só o que nos interessava e jogar fora o (enorme) resto, nem tínhamos interesse em ficar com ele”.

    @Rodrigo Pinheiro Matias, a VM Dalvik era realidade no Android antes da Google. Se usava java porque era popular, fácil gerar binário pra Dalvik com ela e o Andy gostava. Mas vc. poderia usar um compilador de qualquer outra linguagem.

    Mas o importante do Android é mesmo a sua arquitetura, não o kernel ou a VM. O Andy/Google escolheu Dalvik e Linux, que se provaram muito acertadas.

    @foobar, eu não diria que deu certo com Objective-C. Pra que mais ela é usada além de desenvolver pra iOS? O atrativo para desenvolvedores é a grana envolvida no AppStore, não o de desenvolver com uma linguagem que vc. já conhece e trabalha bem com ela.

    Eu não vejo nenhum colega comentando “Vou desenvolver pra iOS, pq eles usam Objective-C!”. No entanto eu vejo programadores java atraídos para o Android por causa da linguagem.

    Eu entendo que vc. espera que o sistema Android alavanque a popularidade sua linguagem preferida. Mas eu acho que eles queriam o contrário: pegar uma linguagem capaz de alavancar a si mesma e com isso promover o sistema.

Este post é antigo (2012-04-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.