Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ano novo, agradecimentos e um chamado especial à moderação

Caros amigos e leitores: durante boa parte da tarde de hoje me afastei do site enquanto colocava em prática o meu projeto de ano novo relacionado a aprender uma nova linguagem de programação, até ser interrompido por um contato enviado pelo leitor Bremm (obrigado!), avisando do que ele chamou de uma “bagunça na nota de falecimento” – em resumo, um ou 2 leitores enviaram pouco mais de 1 dezena de comentários desrespeitosos em uma recente nota de falecimento de um integrante da comunidade.

A remoção da lamentável pichação foi providenciada, e – apesar da costumeira ausência de assinatura junto ao que escreve – 1 dos participantes no desnecessário episódio já foi identificado, permanecendo a dúvida sobre se havia outro ou se ele simplesmente usou 2 proxies diferentes.

Mas o que me chamou a atenção positivamente, em meio a um episódio que sob todos os demais aspectos é lamentável, é que boa parte dos comentários em questão já estavam moderados negativamente (e ocultos) pelos próprios leitores.

Agradeço a atenção e participação de vocês neste sentido, e convido-os a repeti-las, usando os links disponíveis logo abaixo de cada comentário, sempre que considerarem apropriado.

Na mesma ocasião, percebi algo que há meses não via, talvez reflexo também do ano novo: haviam sido moderados negativamente também vários outros comentários de discussões que me parecem repetitivas, de bate-boca, fora do tema da notícia, incluindo exemplos como o de um leitor comemorando que seu “feitiço de invocação de troll” havia dado resultado.

Essas discussões repetitivas, muitas vezes focadas em desqualificar o oponente (usualmente chamado de “hater”, “troll”, “mimimi”, “fanboy”) ou apresentando insistentemente opiniões e expectativas como se fossem fatos, nascem de poucos participantes, e tem estado mais presentes nas áreas de comentários que ofereço há anos no BR-Linux, portanto é com felicidade que vejo a reação espontânea a elas surgir e se intensificar na forma de bom uso do sistema de moderação.

Quero lembrar que, além da moderação positiva e negativa, também dispomos de links para moderação baseadas em avaliação mais específica, ainda que subjetiva: fora do tema, repetitivo, desinformação, troll, flame, generalização ofensiva. Usem criteriosamente, e usem bem.

Aos que porventura forem objeto de moderações frequentes, peço que analisem qual o seu comportamento que motiva o fato, e o evitem por aqui. Na eventualidade de abuso do sistema de moderação, entrem em contato com os detalhes, para que eu possa analisar – tentar fazê-lo na própria área de comentários geralmente só amplia a fuga do tema da notícia.

Certamente não foi para hospedar este tipo de comportamento constante que optei por oferecer ao público as áreas de comentários, e conto com vocês para que continuem a participar da busca da qualidade nelas, em especial trocando o ato de responder a este tipo de provocação (o que só estimula ainda mais o responsável, protegido pelo anonimato) pelo de contribuir para a sua moderação negativa tão brevemente quanto possível.


• Publicado por Augusto Campos em 2012-01-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Augusto,

    Nós é que temos muito o que agradecer a você por manter a tanto tempo esse espaço de multiplicação de conhecimento apesar de todas as intempéries pelas quais passa uma operação desse porte.

    Acompanho o site a muito tempo e já ví várias situações onde você conseguiu (por mais que parecesse impossível) manter um dialogo civilizado com os que queriam apenas criar confusão.

    Luiz Gustavo (usuário não registrado) em 2/01/2012 às 7:13 pm

    Boa Augusto, eu que também, assim como o colega comentou ai em cima, agradeço pelo o blog e pela a atenção que da as nossas noticias (com certeza deve dar um trabalho danado ficar filtrando tudo).

    Enfim… esse barulho todo só mostra de forma positiva como o teu site tem uma audiência muito boa ;)

    Abraços e pode contar comigo no que precisar.

    ioca100 (usuário não registrado) em 2/01/2012 às 7:20 pm

    humor _on

    “feitiço de invocação de troll”, quem entende disso é o 1/2 amigo.

    humor-off

    Spif (usuário não registrado) em 2/01/2012 às 7:44 pm

    Uma moderada pode ser muito bem aquela oportunidade que você está recebendo de se afastar do cavalo morto e largar o bastão.

    Convém aceitar, quando é o caso.

    Fábio Lima (usuário não registrado) em 2/01/2012 às 9:12 pm

    É bom saber que as pessoas são bem ativistas na questão de zelar pela qualidade dos comentários.

    O br-linux certamente é dos melhores sites dedicados ao linux no brasil. E veja que ele não é o que têm a maior quantidade de conteúdo, as notícias chegam com atraso aqui, há um bocado de posts de anúncios de gente da comunidade – ainda que a qualidade geral seja boa. Sabe qual é o grande valor do site? O excelente nível das discussões que rolam em torno das notícias. E isso é um ativo valiosíssimo do site.

    Portanto, todos que damos valor a isto devemos cuidar com carinho.

    Nyappy! (usuário não registrado) em 3/01/2012 às 12:26 am

    Sabe @Fábio Lima, é vero o atraso de notícias neste sítio, é uma questão que pode ser resolvida com a mesma coisa que o Augusto pede aqui: participação dos leitores.

    Eu sei que o BR-Linux é um blog pessoal do Augusto, mas a falta de notícias é desanimadora, às vezes pode ser pelo atraso, pela quantidade, ou mesmo pelo perfil das notícias (quem nunca se deparou com reclamações que o BR-Linux está virando BR-Android ou mesmo da quantidade de anúncio de empregos ou eventos?).

    O que eu proponho é que o BR-Linux tenha mais colaboratividade, a mesma coisa que o autor deste artigo glorifica, a colaboração dos leitores gera uma moderação de comentários ‘eficiente’ também pode gerar uma agregação de conteúdo igualmente eficiente, submenter notícias pode ser até interessante, mas fica totalmente centrado no dono do sítio, que muitas vezes aparenta não dispor de tempo disponível; quantas vezes eu estava numa madrugada e vi uma notícia fresquinha como pão francês de manhã na padaria, submetendo-a e nunca a vi alcançar a luz do dia? Perdi as contas~!

    Eu não estou pedido do autor somente eficiência para fazer a colaboração dos leitores valer, apesar de que isso talvez resolveria o problema, mas de usar as funções do WordPress para que os próprios leitores, cadastrados, sejam permitidos enviar suas notícias e, com um pouco de meritocracia, possam ser “promovidos” para enviar notícias sem a aprovação.

    Uma pergunta Augusto, por que limitar o número de notícias diárias? Seria um reflexo da disponibilidade de tempo?

    Não ache que falte tempo: dedico até bastante tempo a este meu hobby todos os dias, com ênfase na parte que mais me agrada: escolher 4 ou 5 notícias que tenham chamado minha atenção, definir qual trecho será replicado, se haverá comentário adicional meu, qual será o título e a eventual ilustração. E complementá-las com 4 ou 5 notícias de interesse da comunidade de leitores: um curso, um evento, um site, um projeto que não me interessa diretamente mas interessa muito a quem enviou, etc. Frequentemente as quantidades e proporções variam, como é natural, mas o alvo é este.

    Mas acredito que um site em português nos moldes mencionados por você (com edição aberta e colaborativa, ênfase em publicar mais notícias e rapidamente até mesmo às 5 da manhã) seria interessante, embora não seja meu alvo para o BR-Linux. Se alguém for criá-lo, provavelmente serei leitor. Se precisarem de apoio, me mandem (pelo link de contato) os detalhes sobre a equipe e os planos, para eu ver como posso contribuir.

    No passado (acredito que por volta de 2003/2005), eu não tentava limitar o número de notícias diárias. Era outra época, projetos como Ubuntu e Computador para Todos eram percebidos como estando em acelerada expansão, usuários sentiam-se estimulados a escrever tutoriais sobre suas distribuições, o código aberto explodia em popularidade (proporcionalmente, claro) no desktop, e tínhamos cerca de 20 posts diários frequentemente, chegando a passar de 30 em uma ocasião.

    Parei com isso quando percebi que o resultado não me agradava: muitos leitores só lêem o que está na capa, ou no topo do feed, na sua visita diária, e assim uma parte importante da comunicação se perdia.

    Hoje aquele suprimento de pautas e de interesse do público que havia em 2005 mudou de natureza e intensidade, e ao mesmo tempo me esforço para não passar muito das 12 notícias diárias, permitindo que o leitor médio (e não só o entusiasta) consiga acompanhar.

    Quanto a colaboradores voluntários com acesso direto, o BR-Linux já os teve em pelo menos 3 ocasiões diferentes. Quando isso acontece, o meu esforço maior deixa de ser na criação de conteúdo e passa a ser na gestão da equipe e do que é produzido – desviando do que é o meu hobby. Em nenhuma das vezes a participação ativa frequente deles durou mais do que poucos meses – como se vê inclusive em outros sites, são relativamente raros os casos em que esta obrigação de fazer voluntária e regularmente persiste.

    Em 2006 convidei até mesmo interessados em me apoiar na edição, e não apenas na seleção de pautas e criação de posts. Houve zero interessados, e acredito que tenha sido a última tentativa. Desde então estou convencido de que o modelo baseado em eu mesmo editar o meu blog, e contar com o apoio dos leitores (dos que tem interesse em enviar material para eu selecionar, em contribuir moderando os comentários de acordo com suas avaliações pessoais, e em me dar feedback constante) é o que funciona a longo prazo mesmo, e estou bastante satisfeito assim.

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 3/01/2012 às 1:12 am

    Só minha opinião, espero que não seja tratada como troll, mas os flames começam por títulos de noticias tendenciosos ou maldosos, o que acaba acirrando os ânimos, de um lado a galera que não gosta daquele que esta sendo ridicularizado do outro aqueles que gostam e tentam defender o que esta sendo ridicularizado.

    Na minha opinião muitas vezes o flame a partir de um título ou mesmo uma imagem.

    Respeito os gostos das pessoas eu mesmo gosto de coisas que muitas pessoas não curtem, é eu curto Rap Nacional, mas nem por isto curto ver pessoas falando que Rap é música de ladrão.

    Espero ter passado minha mensagem. E um bom ano a todos. E a noticias do G1 Augusto manda ela ai, lá fala da guerra de patentes.

    Tiago (usuário não registrado) em 3/01/2012 às 2:26 am

    O maior problema desse tipo de moderação é quando uma opinião ou brincadeira vai contra a opinião predominante, ou seja, software livre. Um exemplo é o comentário acima. O título das notícias devem sempre ser a favor de algum SL?
    Eu mesmo já tive vários posts moderados negativamente só por discordar da opinião geral. Mesmo não estando fora do assunto e nem ofendeno ninguém. Um exemplo, a última moderação negativa foi quando eu fiz uma brincadeira sobre a proposta do fedora em colocar todos os aplicativos num só lugar. Eu disse: hehehe, está virando Windows. Fui moderado por isso. Pq? O que que eu falei de errado? Estava dentro do tema, foi uma brincadeira leve, não ofendi ninguém e acreditava que todos iriam entender porque quem conhece a organização de diretórios dos dois sistema deveria estar apto a entender.

    Esse sistema de moderação é bom porém existe esse problema. Temos que lembrar que antes do software livre, vem nossa liberdade de escolha. E nem sempre a escolha é pelo software livre. E isso deve ser respeitado.

    Cassiano (usuário não registrado) em 3/01/2012 às 8:31 am

    Augusto gostaria de parabeniza-lo pelo “br-linux” e tambem pelo “efetividade”, sei o trabalho que dá manter atualizado um site com notícias do mundo de tecnologia em especial Software Livre, independente do Linux ou Android.
    Quanto ao comentarios sobre a nota de falecimento, fica claro que nosso colaborador que fez seu upload pra nuvem (com todo respeito) deixou na comunidade a sua marca e grande contribuição e para tanto merece ser citado, em contrapartida o que usaram o espaço pra fins divergentes não somam em nada pra comunidade e merecem sim serem bloqueados, Otimo trabalho e continue afinal o BR-LINUX é minha leitura matinal.

    Henrique (usuário não registrado) em 3/01/2012 às 8:40 am

    Parabéns ao BR-Linux, Augusto e toda a comunidade. Creio que a automoderação tem funcionado bem, ela pode não ser 100% justa, mas creio ser a mais acertiva, afinal, representa a opinião da maioria. Em geral as pessoas são maduras e não vão sair moderando qualquer comentário. Como foi dito acima, as pessoas são livres para falaram o que quiserem, mas as pessoas também são livres para decidirem o que não querem ler.

    José Filipe (usuário não registrado) em 3/01/2012 às 9:36 am

    Olá Sr. Augusto !

    Primeiramente quero desejar ao Sr Augusto e a toda a comunidade do br-linux, um bom ano 2012 com tudo de bom ! loool

    Sr. Augusto, enfim, já tivemos as nossas divergências, mas sempre o respeitei !
    Acho q 1 bocadinho de respeito não faz mal a ninguém, bem pelo contrário ! lool

    Aproveito, e sem querer ser +1 troll, para divulgar a minha pág no facebook do “O Linux é a meklhor opção” q já tem 28 fãs e notícias diárias
    http://www.facebook.com/linuxbestchoice

    Abraços

    nozesxy (usuário não registrado) em 3/01/2012 às 11:26 am

    não alimente o troll

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 3/01/2012 às 11:54 am

    Tiago

    “Estava dentro do tema, foi uma brincadeira leve, não ofendi ninguém e acreditava que todos iriam entender ”

    Na sua frase já tem a dica: “não ofendi ninguém e acreditava”, sua opinião.

    Nesse caso específico eu não lembro se votei negativamente. Mas em geral, dependendo do contexto, pode ser ofensivo.

    E com palavra escrita é mais complicado de passar algumas sutilezas.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 3/01/2012 às 12:04 pm

    Minha regra geral para comentar (ou responder nas listas que participo) é escrever quando creio que algo precisa ser dito, ou para complementar (mais raro, e o que mais gosto).

    “Precisar” é completamente subjetivo, logicamente.

    Quando acabo me envolvendo em flames, é simplesmente por isso.

    E a solução está dada no post do Augusto: a moderação.

    Enfatizando que quanto antes algum comportamento ruim for coibido, menor a chance de virar um flame.

    E antes que alguém retruque: Não, não estou me excluindo.

    Wilfredo (usuário não registrado) em 3/01/2012 às 12:16 pm

    Aproveitando este tópico criado justamente pelo comportamento de alguns na not~icia de falecimento recente, sugiro ao Augusto fazer um pequeno obituário de pessoas que faleceram em 2011 e cujas mortes foram noticiadas aqui, como homenagem.

    Sri_Dhryko (usuário não registrado) em 3/01/2012 às 12:20 pm

    Considero o Br-Linux.org um dos melhores sites sobre SL do país, mesmo sendo apenas um hobby do Augusto. Acompanho o blog há mais de cinco anos e comento pouco, apenas quando acho oportuno. Aos que buscam várias notícias “fresquinhas” e/ou dicas sobre Linux e SL, podemos encontrá-las em outros sites, cujos links se encontram no topo do blog. Fica aqui o meu agradecimento ao Augusto por sempre nos brindar com boas notícias, aos colegas comentaristas pelas participações inteligentes e muitas vezes bem humoradas e – porque não – aos trolls e outras entidades por nos fazer rir com suas bobagens e nos dar motivos para usar o sistema de moderação do blog. ;)

    HeDC (usuário não registrado) em 3/01/2012 às 1:01 pm

    Sítio? Sítio virtual onde se cultiva hortas virtuais, crias virtuais… Hei, eu quero um ovo virtual de galinha virtual (se há avestruzes virtuais também) desse sítio virtual, pagarei logicamente com direiro virtual… Ah, maçãs virtuais devem haver em profusão no sítio virtual, melhor, fazenda virtual da Apple…

    Abr4cks (usuário não registrado) em 3/01/2012 às 10:13 pm

    Olá Augusto Campos,
    Comecei a acompanhar o BR-Linux à aproximadamente uns 2 anos
    Gostaria de elogiar a qualidade e a seriedade como você mantém as coisas por aqui
    Eu particularmente gosto do atual formato do site, onde nos leitores podemos comentar as principais noticias e gerar uma discussão produtiva
    Minha vontade seria que todas as discussões aqui fossem saudáveis e com um leitor respeitando o outro
    Parabéns pelo seu trabalho!

    Edson Marques (usuário não registrado) em 4/01/2012 às 7:42 pm

    Desejo a todos um Feliz 2012 repleto de saúde, paz, realizações e conquistas. Acredito que com colaboração de todos, podemos crescer e alimentar nossos conhecimentos, agradecendo aos amigos, colaboradores e leitores do BR-Linux onde sempre faço questão de dedicar parte do meu tempo com uma boa leitura.

    Abraço!

Este post é antigo (2012-01-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.