Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: Secure Boot, Arduino, OpenWRT e o futuro da Mandriva

Dia de protesto contra legislação que restringe a Internet em nome dos interesses da indústria de conteúdo: Milhares de sites participaram de uma onda de manifestações on-line contra uma proposta de legislação nos EUA (onde estão hospedados os conteúdos e registrados os domínios de muitos sites de outros países também) que, sob a justificativa de combater a chamada pirataria de conteúdo digital e com apoio das organizações que representam o interesse da indústria de conteúdo, pode impor uma série de restrições e limites à Internet.

Certificação: Microsoft exige que Secure Boot não seja desativável em ARM: O leitor Weber Jr enviou o link do softwarefreedom.org em que o SFLC apresenta suas conclusões sobre o programa de licenciamento de hardware para rodar o Windows 8, confirmando (na arquitetura ARM) a tese anteriormente levantada de que o modo “Secure Boot” seria usado para buscar impedir que o Windows 8 pré-instalado nestes futuros computadores seja substituído por outros sistemas operacionais não aprovados pela Microsoft.

Dell oferece no Brasil mais computadores com Ubuntu: Via ubuntero.com.br: Uma boa notícia postada por Adilson Oliveira é que a Dell está comercializando novos modelos com Ubuntu pré-instalado no Brasil pelo site acessível a todos.

Hardware open source: Novatec lança Primeiros Passos com o Arduino : Cada vez mais pessoas que nunca tiveram contato com um ferro de solda estão tendo seu primeiro contato com os projetos eletrônicos por meio do Arduino, uma placa para prototipagem acompanhada de um kit para desenvolvimento de software criados para facilitar o uso da eletrônica em projetos multidisciplinares.

Painel do Ubuntu poderá dizer adeus aos ícones gigantes: Enviado por Julian Fernandes (hitoriixΘgmail·com): “Os desenvolvedores do Ubuntu estão testando um novo visual para o Unity Home Lens.

OpenWRT: turbine seu roteador!: Enviado por Luiz Angelo Daros de Luca (luizlucaΘgmail·com): “O OpenWRT é uma distribuição Linux para dispositivos embarcados, como roteadores, funcionado como substituto aos firmwares originais do fabricante.

Aguardar: Mandriva escreve 3 frases sobre seu futuro próximo: O @filipesaraiva enviou o link para o post do blog oficial da Mandriva (blog.mandriva.com) publicado ontem e com o singelo título de “The Future”.

Java no Android: Para outras acusações irem logo a julgamento, Oracle oferece retirar acusações de infração de patentes: Via idgnow.uol.com.br: Aparentemente cansada com a demora do processo, a Oracle informou que está disposta a retirar as acusações de infração de patentes contra a Google, se a Justiça dos Estados Unidos ouvir suas queixas de violação de direitos autorais em breve.

Postal e Postal 2 disponíveis para Linux via Desura: Enviado por Julian Fernandes (hitoriixΘgmail·com): “O FPS Postal fez sucesso por ser divertido e ao mesmo tempo, muito polêmico.

Atualizando o Java da Oracle no Debian e Ubuntu: Enviado por Adilson dos Santos Dantas (adilsonΘadilson·net·br): “Depois que a Canonical desabilitou o PPA para atualização do Java da Sun/Oracle, montei um script simples para baixar a versão atual da VM do Java direto da Oracle e, juntando com uns arquivos em um repositório git, gerar os pacotes que servem tanto na Debian quanto no Ubuntu.

Canonical volta atrás no plano de remover o Sun Java das máquinas dos usuários: Em agosto, quando a Oracle cancelou a licença DLJ que permitia que o Sun Java fosse empacotado juntamente com distribuições Linux, até as atualizações de versões previamente distribuídas ficaram comprometidas, e surgiram bugs conhecidos (e corrigidos na versão distribuída pela Oracle) sendo ativamente explorados nos computadores de quem esperava pela atualização que não mais viria nos repositórios das distribuições, o que exigiria medidas potencialmente complicadas.

Download: Revista Espírito Livre 33: Enviado por Gustavo Freitas (tigustavoΘgmail·com): “A Revista Espírito Livre edição 33 já está liberada para download gratuito.

Editor Vim no desenvolvimento em Python: Enviado por Thiago Avelino (thiagoavelinosterΘgmail·com): “Escolhi esse tema para chamar a atenção do pessoal que está começando a desenvolver em Python e se pergunta qual IDE usar.

NASA lança site para compartilhar programas de código aberto: Enviado por (wagvanΘgmail·com): “A NASA lançou no início do mês um novo site para ampliar o desenvolvimento e o uso de software livres pela agência espacial.

Arch: Pacman 4 com GPG embarcado: Enviado por Magnun (magnunΘcodecommunity·org): “Hoje foi disponibilizado no repositório core do Arch Linux, o pacman 4.

NSA: Governo dos EUA cria SE Android com segurança melhorada: A NSA também foi a origem do SELinux, recurso de segurança ativo ou suportado em várias distribuições e que desde a série 2.6 foi incorporado ao kernel Linux mainline.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2012-01-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2012-01-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.