Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: MS Open Source, malware para Android, MySQL sem SQL

As novidades do Linux 3.3: Já passaram algumas semanas desde o lançamento, mas a descrição detalhada que o Pablo Hess publicou no Blog do developerWorks continua atual mesmo chegando só agora.

De novo: Entidades brasileiras de software atacam Software Livre: Enviado por Weber Jr (semΘporfavor·net): “Em um tipo de ataque que já está se tornando rotineiro, representantes de entidades que representam revendedores de Software Proprietário deram declarações virulentas contra o Software Livre e o Portal de Software Público, mais especificamente.

A saga do kernel Ubuntu: Enviado por Tiago Hillebrandt (tiagohillebrandtΘubuntu·com): “Visando esclarecer a polêmica dos últimos dias, entrei em contato com o Time do Kernel Ubuntu para determinar a real diferença entre o kernel Ubuntu e o seu pai, o kernel Linux.

Chrome OS adota ideias do visual do Windows e OS X na sua nova versão: O Chrome OS, sistema operacional projetado pelo Google como um veículo para rodar webapps em computadores com configuração similar à de netbooks e que usa o kernel Linux (mais especificamente o kernel do Ubuntu) e outros componentes essenciais típicos de uma distribuição Linux como base para o seu desktop diferenciado está passando por mudanças.

Usuários de Android, cuidado: versão falsa do Angry Birds Space traz malware que força acesso de root e ativa botnet: No final da manhã de hoje o AllThingsD alertou sobre uma versão falsificada do popular jogo Angry Birds Space que traz malwares incorporados, capazes de não apenas obter secretamente acesso de root ao celular do consumidor, como ainda de fazer download e instalação de malwares adicionais e inserir o aparelho em uma botnet para receber comandos remotos.

Prévia do MySQL 5.6 apresenta uma interface NoSQL: Mas calma: o SQL permanece disponível como sempre, só que agora vem acompanhado de uma alternativa que passa por cima dele para acessar os dados diretamente pelo memcached.

8 maneiras de contribuir com projetos open source para quem não é programador: A contribuição essencial para um projeto open source, genericamente falando, são linhas de código que possam ser incorporadas a ele, mas existem várias outras maneiras importantes de contribuir, e este artigo do MakeUseOf lista 8 delas, desde a básica doação financeira até a contribuição de gráficos e design, que em si também exige conhecimento técnico, mas de outra natureza.

Twitter abre código de suas modificações no MySQL: Suportar a carga de um serviço internacionalmente popular como o Twitter é uma tarefa que exige não apenas redes especialmente configuradas, mas também um servidor de bancos de dados adaptado à demanda.

Calligra 2.4: primeiro release da nova suíte de office do KDE: Enviado por Francisco Fernandes (francisco·fernandes·jΘgmail·com): “Alguns anos atrás quando houve problemas dentro da comunidade de desenvolvedores do KOffice, ocorreu a divisão de esforços em tocar as suítes de office do KDE.

Malware para Android ataca aparelhos com acesso ao root e modifica inicialização: Se vpcê ocasionalmente obtém apps cujos distribuidores não têm bom histórico de segurança, vale a pena ficar atento contra este tipo de ameaça.

Fedora 17 vai atrasar um pouquinho: No segundo adiamento do cronograma desta versão, os desenvolvedores do Fedora anunciaram que devido a bugs em um pacote de preupgrade será necessário postergar em 1 semana o lançamento do beta e da versão definitiva do Fedora 17, que ficarão para 17 de abril e 22 de maio, respectivamente.

Kubuntu passa a ser patrocinado pela Blue Systems: Em fevereiro foi divulgado que a Canonical cortaria seus investimentos no Kubuntu, e agora o projeto anuncia que passará a ter patrocínio da Blue Systems, que patrocina uma série de outros projetos relacionados ao KDE.

Série 2.4 do kernel Linux descontinuada: Mais de 8 anos depois de ter sido sucedida pelo Linux 2.6, a série 2.4 do kernel, lançada no início de 2001, terá seu desenvolvimento descontinuado.

Root remoto: Samba corrige falha grave de segurança: Os desenvolvedores do Samba anunciaram o lançamento das versões 3.6.4, 3.5.14 e 3.4.16 contendo a correção para uma vulnerabilidade grave que permite a execução remota de código a partir de conexões não-autenticadas.

Microsoft forma subsidiária para trabalhar em projetos open source: A Microsoft, que hoje tem participação ativa ou apoio em projetos como o Linux, Hadoop, MongoDB, Drupal, Joomla, entre outros, anunciou ontem a criação de uma subsidiária para operar exclusivamente nas operações em conjunto com desenvolvedores open source, grupos de padrões abertos e iniciativas de interoperabilidade.

Celular com 2 chips e Android: Optimus Net Dual: Este aparelho Dual SIM tem tela de 3,2 polegadas e vem com o Android 2.3.4.

Solução de intranet pronta para usar: conheça a máquina virtual Vindula: Boas vindas ao mais novo patrocinador do BR-Linux: a máquina virtual Vindula, que oferece uma solução de intranet pronta para usar.

Após cinco anos, Ginga ainda engatinha no Brasil: A matéria da Claudia Tozetto no iG Tecnologia é longa e informativa, e vem acompanhada de um enorme infográfico.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2012-04-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2012-04-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.