Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


5 projetos open source que precisam de desenvolvedores

Em um evento recente, Linus Torvalds lembrou ao público que manter o kernel não é a única forma que um desenvolvedor tem para contribuir com o Linux. Na ocasião, o Linux.com se encarregou de pedir a outro desenvolvedor do kernel presente (Greg Kroah-Hartmann) sugestões de outros projetos relevantes para quem desejasse contribuir, e recebeu a resposta: X.org, LibreOffice, GNOME, KDE ou seu aplicativo open source preferido! Veja os detalhes no link a seguir. (via linux.com – “Greg KH: 5 Open Source Projects That Need Developers | Linux.com”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-10-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tiago (usuário não registrado) em 5/10/2012 às 6:33 pm

    Isso foi um recado para Red Hat?

    Sergio (usuário não registrado) em 5/10/2012 às 8:59 pm

    Só quero saber de usar, e que seja gratuito.

    Não me peçam para ajudar com nada.

    alguem (usuário não registrado) em 5/10/2012 às 9:15 pm

    Tiago, talvez para os críticos da Canonical.

    Spif (usuário não registrado) em 5/10/2012 às 11:31 pm

    O problema é que nenhum projeto oferece coaching para os novatos que estão empolgados pra ajudar. Esperam que eles já sejam muito bons, daí nunca tem ninguém.

    Massaranduba (usuário não registrado) em 6/10/2012 às 1:09 am

    Linus devia estar falando sobre isso:

    http://video.google.com/videoplay?docid=3385088017824733336

    Rafael (usuário não registrado) em 6/10/2012 às 2:17 am

    É necessário ter desenvolvedores, isso é essencial, contudo, esses projetos, precisam de contribuição de outras áreas também. Seja com: tradução, documentação, beta-testers, enfim, não é apenas uma função que os pacotes precisam, desenvolvedores (o carro chefe) é um conjunto de funções.
    Se uma pessoa não sabe programar, ou não deseja aprender, existe outras formas, basta ter força de vontade e contribuir.

    xamão (usuário não registrado) em 6/10/2012 às 8:14 am

    coaching? COACHING?

    ah vá. pra mim isso é desculpa de brasileiro que é analfabeto cerebral criado no paternalismo brazuca de “segura na minha mão, não precisa ler o manual do dvd”.
    Existe uma coisa chamada DOCUMENTACAO, que alguem perdeu valioso tempo escrevendo, é justamente esse o “coaching”. E existe uma coisa chamada CODIGO-FONTE, e existe uma coisa chamada OBSERVACAO, e outra chamada PERGUNTAR AO MESTRE nas listas de discussao terminadas com -devel, o suprassumo do “coaching”.

    Qualquer pessoa que saiba ler, escrever e produzir algo, com qi acima de 50, e boa vontade, consegue seguir os passos acima. E isso está em praticamente todos os readmes.txt da vida de todas as distribuições.

    TIQ (usuário não registrado) em 6/10/2012 às 9:25 am

    calma xamão…

    A dificuldade atua como uma seleção natural, não são todos que realmente querem passar pela dificuldade de dar seu tempo livre a projetos.

    Essa seleção natural me tirava da jogada antigamente, me tirava. Hoje eu sou feliz em dizer tenho minha micro parcela de participação no LibreOffice, lighttpd e Inkscape!

    Ícaro (usuário não registrado) em 6/10/2012 às 10:41 am

    O próprio artigo diz que o GNOME não precisa apenas de desenvolvedores. Eles querem pessoas de outras áreas.

    Acho que o GIMP e Inkscape precisam de mais desenvolvedores do que os outros citados(os dois precisam melhorar em duas coisas, pelo menos: performance e implementação de CMYK, o Krita já possui.).

    KDE, GNOME, LibreOffice já possuem uma equipe considerável por trás, acredito que o X.org também.

    Spif (usuário não registrado) em 6/10/2012 às 4:22 pm

    Eles querem pessoas de outras áreas, para serem contribuidores de segundo nível, que vão fazer um trabalho importante, mas tratados como faxineiros. Eu acho isso ridículo.

    Xamao, se você ficar impondo dificuldades como um “teste de valor”, fica sem colaboradores. É uma seleção natural para gerentes de projeto babacas.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 6/10/2012 às 6:21 pm

    +1 pro xamão, hehe…

    TIQ (usuário não registrado) em 6/10/2012 às 10:04 pm

    Spif, não seja besta, ninguém tem o controle e vc definitivamente nao vai ter todo conhecimento de um projeto.

    A coisa se começa por baixo, não vê nosso ministro Joaquim Barbosa salvando a patria? Pobre e era faxineiro!

    BINGO

    Spif (usuário não registrado) em 7/10/2012 às 1:26 am

    Hahahahahahahahahaha Salvando a pátria. Ah, cara, vocês crianças engolem cada coisa…

    Eu não sou besta. Besta é quem se curva como se fossem inferiores aos desenvolvedores. Besta também são os desenvolvedores que não entende que a palavra chave em um projeto comunitário é igualdade e equilíbrio. Tanto os desenvolvedores dependem deles quanto os tradutores, “evangelistas” e etc dependem dos desenvolvedores.

    Você mesmo tem preconceito desses trabalhadores muitas vezes desconhecidos e desvalorizados: acha que esses passos significam começar por baixo.

    Que tipo de pessoa cria uma comunidade em que você tem esse tipo de preconceito e espera que as pessoas queiram “servir os seus superiores”?

    Patola (usuário não registrado) em 7/10/2012 às 3:02 am

    Estou com o Spif nesse caso. Se querem colaboradores, basta facilitarem. Se tivessem feito isso, naturalmente conseguiriam mais.

    Mas quem é que vai querer “contribuir” pro projeto Gnome que vem tirando recursos importantes do Nautilus? Quem é que vai querer perder tempo na lista de desenvolvedores explicando pra eles que aquilo é ruim?

    No fim, acaba sendo um problema político, não técnico. Projeto que quer desenvolvedor tem que fazer por merecer isso, senão a barreira pra alguém contribuir vira um calvário em que a pessoa vai ter que engolir desprezos e insultos de outros.

    Tem o outro lado que não vou fingir que não existe – facilite demais e os embustores, os palpiteiros, os maus programadores acabam entrando e podem gerar também ruído e piora do projeto. Mas o equilíbrio dos projetos citados está bem longe de onde isso seria um problema.

    Marcos Vinícius (usuário não registrado) em 7/10/2012 às 7:15 am

    É xamão… realmente, tendo contribuidores (julgando sê-lo) tão plácidos, serenos quanto vossa senhoria, é, com certeza, de se admirar que existam tais necessidades de contribuição. Não é mesmo?
    No ensejo, quem se habilita a levar uma fatia gratuita de stress de trabalho, além de sua cota padrão gerada no pão nosso de cada dia? Alguém?
    Passo. Agradecido. :)
    Paz.

    ojo (usuário não registrado) em 8/10/2012 às 7:35 am

    Se fosse analisar pelos comentários desse site, o Software Livre já teria perecido.

    1 – O Xamão está certo em parte, não dá para desperdiçar o pouco recurso que o projeto tem com “coaching” (que frescura! Cadê os auto-ditadas? Só tem preguiçoso agora?)

    2 – Nenhum desses projetos gigantes (KDE, GNOME, Linux Kernel) precisa de mais desenvolvedores realmente, eles são tão caóticos (e caminharam para direções erradas) e sempre existe aquela crença que injetando mais gente, vai ficar melhor (na prática é o contrário, quanto mais gente, mais caos)

    3 – Quem precisa mesmo de ajuda são os aplicativos (GIMP, Inkscape, … ) porque os nerds esquecem (convenientemente) que usuários usam mesmo é aplicativos, que DEVERIAM SER a prioridade MAIOR do Software Livre, seja para os desenvolvedores ou para qualquer outro profissional envolvido.

    Woz (usuário não registrado) em 8/10/2012 às 10:53 am

    Ou seja, tá faltando um Steve Jobs pra “demitir” metade de quem já contribui e capitanear minimamente melhor os que sobrarem em cada projeto?

    Maxtor (usuário não registrado) em 8/10/2012 às 12:02 pm

    O maior problema da maioria dos projetos Open Source é o ego dos envolvidos.

Este post é antigo (2012-10-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.