Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


5 meses é “bastante razoável”: o Google explica o que acha sobre o tempo de chegada do Android 4 aos aparelhos

Via gizmodo.com.br:

O código do Ice Cream Sandwich foi lançado em novembro. Porém cinco meses depois, nem 3% dos aparelhos rodam a nova versão do Android. As fabricantes já se explicaram, e agora Jean-Baptiste Queru, que comanda o projeto open-source do Android (AOSP), revela mais um motivo para a demora – tem a ver com o código-fonte. E para ele, cinco meses de espera para o ICS “é na verdade um tempo bastante razoável”. Entenda:

Queru comenta no Google+ o lançamento do Android 4.0 para o Sony Tablet S. A Sony também já anunciou o calendário de updates para seus outros aparelhos, e todos devem receber ICS até junho. Isso é rápido se comparado às outras fabricantes, e Queru explica o motivo:

“Como a Sony vem contribuindo bastante para o Android Open Source Project [AOSP], eles têm menos mudanças que precisam realizar sozinhos: aquelas mudanças deles [que a Sony fez] já estão lá quando o código-fonte é lançado pela primeira vez. Este é provavelmente um dos motivos para eles serem mais rápidos: o trabalho que eles fizeram preparando tais contribuições lhes deu uma vantagem.”

Ou seja, aparentemente fabricantes que contribuem para o código-fonte do Android saem na frente nas atualizações. Enquanto isso, as outras “precisam correr atrás”, diz Queru. Mas se isto realmente importa, por que a Asus levou o ICS a seus tablets bem mais rápido que a Sony? Queru acredita que ela trabalhou com a Nvidia para conseguir a atualização rápida.

Mesmo assim, é notável no Android a demora entre lançar o código-fonte e vê-lo presente na maioria dos aparelhos. (…)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-04-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Porfírio (usuário não registrado) em 27/04/2012 às 2:41 pm

    Cinco meses não é razoável, é quase um semestre inteiro e a Google libera uma versão maior por ano. Mas é melhor do que sempre foi, então é uma evolução, de qualquer forma.

    Para reduzir esse tempo, as fabricantes precisam se reunir em uma comunidade de verdade. Porque hoje a OHA é pró-forma: ela representa um acordo comum, mas não há trabalho em comum e contribuição ativa com o Android. As fabricantes hoje estão apenas consumindo quando deveriam estar participando.

    Esse comunicado é interessante, porque deixa claro que colaborar é uma vantagem e não apenas custos. Esperemos que as fabricantes espertas entendam a mensagem.

    Spif (usuário não registrado) em 27/04/2012 às 3:59 pm

    Evolução, claro. Quando você sai do “Nunca será atualizado”, para o “Uma vez na vida você vai ser atualizado”, realmente é uma evolução.

    Bem vindo ao Open Source de mentirinha do Android, aonde você pode baixar o código, pode modificar o código e pode destribuir o código. Só não pode rodar ele no seu equipamento por que o seu fabricante decidiu que você não pode fazer isso e a vida é assim.

    Se lembra daquele “Release Early, Release Often”? Então, no OpenSource de Mentirinha tem o “Release once, Release once”. Versão nova pro celular? Só uma vez, e nada mais.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 27/04/2012 às 4:10 pm

    Um problema dos fabricantes e sua enrolação é novamente, de novo, repetidamente, colocado como “ui, google do mal”. Haters e suas insistências em repetir suas “verdades” para tentar convencer.

    Thiago (usuário não registrado) em 27/04/2012 às 7:32 pm

    Sobre a Asus (um desabafo): O cabo do meu tablet estragou e a Asus está fazendo pouco caso disso, a mais de 1 mes que estou com o computador parado sem poder recarregar. No Mercado Livre um cabo custa 150 reais, enquanto do IPad custa 10. Não caiam nessa enganação, o respeito ao consumidor é zero.

    Porfírio (usuário não registrado) em 27/04/2012 às 7:49 pm

    Thiago, o cabo do seu tablet (eu tb tenho um) veio com defeito de fabricação? Então a garantia te cobre. Caso contrário, se vc mesmo quebrou, nada feito. Isso é assim com todo fabricante.

    Pra te dar uma força, esse cabo pode ser encontrado custando cerca de 9 dólares.

    Thiago (usuário não registrado) em 27/04/2012 às 8:26 pm

    Porfírio, ele deixou de funcionar depois de 3 meses e 10 dias, 10 dias antes poderia trocar na loja. A Asus fica só mandando formulários para preencher, e colocando um monte de exigências. Pior que comprei a base depois e não veio com esse cabo, deveria ter vindo com um sobressalente. Se a Asus fosse uma empresa correta já teriam mandado um novo cabo no ato acreditando na boa fé do consumidor. E olha que eu já tinha comprado 3 produtos da Asus antes, depois dessa nunca mais. O produto é bom, mas depender da boa vontade da assistência técnica deles inadmissível.
    E valeu pela dica, mas na real já comprei do Ebay, já faz uns 20 dias mas as encomendas internacionais que tenho feito ultimamente tem levado uns 60 dias. Tudo conspira contra.

    Igor (usuário não registrado) em 27/04/2012 às 8:28 pm

    9 dólares mas demora 3 meses para chegar, isso se chegar!

    Spif (usuário não registrado) em 27/04/2012 às 9:39 pm

    Bola fora da Asus, que é uma empresa com presença no Brasil e eu admiro muito. Só não é assim com todo fabricante não.

    Meu primeiro Galaxy 5 entrou num loop na inicialização que não deixava acessar a tela. Nem a recuperação resolveu. Foi dentro de 24 horas, e eu troquei na loja com o apoio da samsung.

    Mas Sony eu já ví demorar muito pra trocar.

    Nokia é aquela segurança de sempre. Não quebra, não para, não engasga. O N9 nem tem como dar reset removendo a bateria.

    Apple é boa de suporte, pelo menos com meu macbook foi bom.

    Willy (usuário não registrado) em 28/04/2012 às 10:56 am

    Esses fabricantes só querem saber de chupinhar o esforço alheio e na hora de botar a turma para trabalhar ficam enrolando porque a venda já foi feita e a meta atingida. Essa é a verdade. 5 meses? isso é ridículo !!!

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 28/04/2012 às 11:34 am

    Willy

    “Esses fabricantes só querem saber de chupinhar o esforço alheio e na hora de botar a turma para trabalhar ficam enrolando porque a venda já foi feita e a meta atingida.”

    E depois todo mundo vai cobrar do Google que não tem nada a ver com a história. Assim é cômodo.

    porfirio (usuário não registrado) em 28/04/2012 às 12:21 pm

    Thiago, ele deixou de funcionar simplesmente? Talvez eu tenha uma dica pra voce. Nao creio que seja o cabo e sim o carregador. Faça assim: envolva ele num saco pastico e coloque no seu congelador, por cerca de 15 minutos. Depois tente carregar de novo. Se voltar a funcionar, eis o motivo:

    O carregador do Asus se divide em duas partes: o transformador e o clip da tomada. A empresa produz um unico transformador para o mundo todo e cada pais tem um modelo de clip para as tomadas locais. Como o maior mercado da Asus sao os EUA, o carregador foi homologado para paises frios. O fato e que quando o carregador chega a uma certa temperatura (comum no Brasil), ele “pensa” estar sobrecarregando e o termostato desliga para prevenir danos ao tablet. Mas nem sempre ele arma de novo quando a temperatura desce. Colocar o bichinho na geladeira força o termostado a voltar ao estagio inicial.

    Sera que foi esse o problema? Se foi, vc gastou uma grana no ebay, mas ao menos vai ter um cabo extra se acontecer alguma coisa com o outro.

    Thiago (usuário não registrado) em 28/04/2012 às 8:36 pm

    Valeu pela dica Porfirio, mas cheguei a testar isso depois que li uma dica em outro fórum, cheguei a deixar meia hora e não funcionou. O problema creio ser na entrada USB, que é tremendamente frágil (só comparar qualquer outro cabo USB tipo um mouse).

Este post é antigo (2012-04-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.