Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Xtreamer Ultra HTPC: um PCzinho com Linux para o seu home theater

Um computador pequeno, discreto, silencioso, bem conectado e capaz de se conectar à sua TV via HDMI pode ser o ideal para quem está procurando montar um centro de entretenimento bem suprido e, embora relativamente difícil de encontrar no varejo tradicional no Brasil (me parece que o Mac Mini é um dos poucos modelos conhecidos da classe que já vi em lojas físicas sendo distribuído pelo próprio fabricante), este tipo de computador que permite o “uso geral” mas é especialmente bem adaptado aos bastidores da sala de casa tem cada vez maior número de modelos lançados lá fora.

E um dos lançamentos recentes que me chamou a atenção foi o do Xtreamer Ultra HTPC, que vem acompanhado do Linux. Baseado no Ion 2, ele é compacto, vem com 6 portas USB, 4GB de RAM e a obrigatória porta HDMI. Além disso ele já vem com seu próprio controle remoto infra-vermelho e, dependendo das condições da compra, também traz consigo um mini teclado remoto e 8GB de armazenamento externo flash. (via engadget.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Leandro Santiago (usuário não registrado) em 4/04/2011 às 8:45 am

    Uma das – principais – razões do sucesso dos dispositivos da Apple: design. Os caras são loucos por fazer um produto com visual bem acabado.

    Os vários sabores de Linux tem tudo que é necessário para um sistema computacional “perfeito”, mas só no lado software, pq no lado hardware ainda há muito a se percorrer em se tratando de visual e facilidade.

    O visual do aparelhinho aí é muito anos 90! Tem botões demais, saliências demais, inscrições demais, adesivos demais…

    Será que só a apple consegue fazer produtos com bom design (design no sentido visual, não de projeto)?

    Do outro lado, se vc cria um computador com um visual um pouco melhor, mais simples e com visual agradável, dizem que vc está imitando a Apple, que é a única que pode criar computadores com bom visual.

    Davi Ribeiro (usuário não registrado) em 4/04/2011 às 9:15 am

    Concordo Leandro,

    E gostei do gadget, e para meu uso pessoal só tem uma falha: não vir com conexão wireless e sim cabeada / USB, o que dificulta e muito a implantação em casa, pois ficar transferindo dados via USB/ethernet soa muito “vintage” para mim…huahuahaua!!

    []´s

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 4/04/2011 às 9:46 am

    Eu, particularmente, prefiro um computador que possua bom hardware e software, que satisfaça as minhas necessidades, independente do visual, que poderia ser até mesmo de madeira lascada que, para mim, não haveria problema algum.

    Stalker (usuário não registrado) em 4/04/2011 às 10:04 am

    Opa Allan to contigo..

    Pontos positivos:
    Ion 2 + atom-> que pode reproduzir videos em hd
    baixo consumo de energia e dissipação de calor.
    pontos negativos:
    Baixo armazenamento interno.

    Tenchi
    Aquelas saliências, qualquer um que tiver um conhecimento de Física básico sabe que é para aumentar a área, consequentemente aumentando a e troca de calor com o ambiente, diminuindo a necessidade dos terriveis ventiladores.

    Ainda bem que na Apple ninguém tem conhecimentos de Física básica!

    psantos (usuário não registrado) em 4/04/2011 às 10:37 am

    Estes aparelhinos “Media Jukebox”, mania lá fora a muito tempo, agora começam a tomar de assalto o Brasil. Ofertas já são muitas:
    Xtreamer Pro e Ultra, da Xtreamer, PlayOn HD e Fluxx da AC Ryan, WDTV Live da Western Digital, Popcorn Hour, Asus O’Play e muitos outros.
    Não são baratos, mas vão por mim: Vale a pena cada centavo, e muito.
    Meu AC Ryan PlayOn por exemplo, das antigas gerações, com apenas 256MB de RAM e um processadorzinho Realtek de arquitetura MIPS com 1 GHz e qualquer coisa consegue uma qualidade de imagem, inclusive em HD, de cair o queixo. O segredo está no hardware especializado.
    Não adianta querer fazer um desses com aquele hardware que você tem encostado. Vai até funcionar, mas não será a mesma coisa.
    Davi, o seu é o Xtreamer mesmo? Se for, existe adaptador wireless para ele. Um bom lugar para começar a procurar é na Mundoplay. Mas vai por mim, se já está cabeado melhor deixar assim. Vai copiar um iso de DVD ou um filme HD Matroska pela wireless. É de chorar.

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 4/04/2011 às 10:50 am

    Alguém aí já usou um tablet iPad e jogou nele aquele games 3D pro um bom tempo? Agora me diz porque ele não frita? É a Apple é incrível mesmo, mas eu gostei do brinquedo aí. É possível instalar um pequeno roteador wireless nele em para não ter que levar um cabo de rede até nele…

    Sul (usuário não registrado) em 4/04/2011 às 1:52 pm

    A “caixinha de biscoitos finos” da Apple é legal, mas muito “branca” pra uma sala onde Tvs e players são “escuros”.

    Tiago (usuário não registrado) em 4/04/2011 às 3:15 pm

    E o VLC? O vlc não dá conta de rodar filmes em FullHD. E o totem, com o gstream também não. Como é que fica isso? Vai ter codecs melhores?

    Depois que eu troquei de TV de uma HD para uma FullHD, eu tive um trabalho danado para achar um player que rodasse FullHD. Eu usava o VLC, mas testando no Linux, Mac e Windows, em todos o VLC não agüentou rodar FullHD. No linux, o totem com gstream também não. NO Mac o Quicktime roda, mas ele tem um probleminha: precisa saber o local físico de cada frame. O Windows media plaeyr também roda. Windows media player e QuickTime não roda em Linux. O que é usando no linux para rodar fullHD?

    Outra coisa, quanto aos codecs de som? Existem codecs livres para Surround e DTS? Isso é importante funcionar direitinho.

    E por fim, na Europa esse computador custa 243 euros. No Brasil vem a quanto? O MacMini custa 1999 reais. E tem um hardoware muito mais parrudo que esse computadorzinho. Sinceramente, mesmo que a diferença seja uns R$ 800,00, ainda assim compensa mais comprar o MacMini.

    Temos que lembrar que a qualidade e o conforto nesse caso está muito acima que qualquer tipo de licença.

    Tiago, para definir qualidade de produtos eu prefiro o conceito de qualidade dado por Juran: “Qualidade é adequação ao uso”.

    Neste sentido, se para você a demanda é que haja CODECs e suporte a resoluções ou frame rates que só o Mac Mini lhe oferece, só o Mac Mini terá a qualidade esperada por você.

    Mas vale destacar que o seu caso de uso não é o único possível, e outras pessoas podem ter demandas diferenciadas, para as quais um outro produto terá o nível de qualidade que elas desejam.

    É até possível que haja vários casos de uso para os quais nem Mac Mini, nem Xtreamer resolvam sozinhos: alguém que queira ter acesso a blu-rays diretamente no seu HTPC, por exemplo.

    Em resumo, não é porque para você só há uma escolha possível, que os demais produtos não podem atender bem a outros consumidores.

    Léo Haddad (usuário não registrado) em 4/04/2011 às 4:11 pm

    Eu rodo fullHD com VLC e nunca tive problemas. Na verdade o VLC só agarra p/ rodar rmvb… tirando isso ele flui mt bem.

    André Machado (usuário não registrado) em 4/04/2011 às 4:23 pm

    “Eu, particularmente, prefiro um computador que possua bom hardware e software, que satisfaça as minhas necessidades, independente do visual, que poderia ser até mesmo de madeira lascada que, para mim, não haveria problema algum.”

    Aí colocam os bons componentes num gabinete micro-sized que esquenta e queima tudo, ou numa caixa de madeira lascada, que pega fogo.

    “Alguém aí já usou um tablet iPad e jogou nele aquele games 3D pro um bom tempo?”

    Alguém aí já tentou assistir a um DVD no iPad? Ah é, ele não tem drive de dvd…

    Tiago (usuário não registrado) em 4/04/2011 às 6:41 pm

    Eu lembrei de um outro pc interessante: Dell Zino. Ele é mais barato que o Mac Mini – mas usa procesador AMD – e faz tudo que o MacMini faz.
    Pode comprá-lo com o Windows Starter, tirar e colocar Linux, mas ai vai cair no mesmo problema do FullHD. Mas se não precisar rodar FullDH ou não se importar em subutilizar a TV, ai não tem problema nenhum.

    @Léo Haddad
    Você tem certeza que o filme é mesmo em 1920 x 1080? E é progressivo? Porque quando eu tive esse problema eu pesquisei na net como resolver, porque para mim o vlc sempre foi O player. Dai eu descobrir que várias pessoas tinham o mesmo problema e tinha até uma thread sobre a má qualidade do VLC em rodar filmes em FullHD. Isso claro, depois que fazer o diabo para fazer ele rodar, sem sucesso, lisinho fimes no Mac, no Linux e no Windows. Ai eu deixei de mão e procurei outro player.

    Marco André (usuário não registrado) em 4/04/2011 às 9:20 pm

    Augusto

    Tem bons HTPCs a venda no Brasil? E algo bom no Deal Extreme? Uma análise desses caras seria interessante.Quero comprar algo aqui pra minha sala com HDMI e tenho pensando num HTPC.

    Patola (usuário não registrado) em 4/04/2011 às 10:32 pm

    Tiago, sua dificuldade é tocar o filme simplesmente ou fazer streaming? Se for somente tocar o filme, tente usar o kaffeine. Ele parece saber se virar melhor com essas idiossincrasias do que outros tocadores, ainda que use o mplayer de backend.

    Marco, é como falei no artigo: o Mac Mini é um dos poucos modelos conhecidos da classe que já vi em lojas físicas brasileiras sendo distribuído pelo próprio fabricante. Acrescento que é o único atualizado que vi recentemente nessas condições.

    Trazido do exterior de forma independente eu imagino que você encontrará grande variedade se procurar nos fornecedores habituais, e aí vale a pena verificar antes como são as condições de garantia e assistência técnica. Certamente saberás onde pesquisar.

    Review comparativo disso é meio complicado para eu fazer, porque tenho dificuldade em ter acesso a uma amostra dos equipamentos.

    Peterson (usuário não registrado) em 4/04/2011 às 11:44 pm

    Tiago

    Testou o XBMC? Talvez ele dê conta =)

    Sem falar do MPlayer.

    Tiago (usuário não registrado) em 5/04/2011 às 7:54 am

    Eu testei o XBMC sim. Ele tem um problema com mkv. Eu insisti tanto com o VLC pq o computador que vira media center é o meu notebook, no caso um MacBook Pro. Quando percebi que filmes FullHD não rodavam eu fui pesquisar a fonte. A primeira coisa que eu descartei foi falta de hardware, porque tanto o meu Mac quanto o meu Desk possuem hardware fortes.

    No meu caso, eu faço streaming de vídeo, com os vídeos armazenados no meu Desk e tocados no meu note. Isso piora um pouco as coisas.
    Devido a uma característica do Quicktime, fica simplesmente impossível de assistir filmes pela rede com ele. Ele tem que indexar todos os quadros do filme pq precisa saber sua posição física. A Apple deve ter uma boa justificativa para isso. De qualquer maneira, os .mov, .mp4 e .gp3 trabalham excelentemente bem dessa forma. Mas os .avi, .wmv e os .mkv não. Então eu tenho que usar o VLC.

    O primeiro teste que eu fiz foi ligar o meu desk no linux e rodar direto do HD, sem stream, o vídeo. Não rodou. Mudei o codec. Não rodou. tentei o totem, não rodou. Tem coisa estranha nisso ai. Fui para o Windows, com o VLC não rodou. Ops!!! E com o Window Media player? Rodou! Rodou perfeito. copiei o filme para o meu Mac e tentei o VLC novamente. Não rodou. tentei o quicktime, rodou perfeito (depois de muita paciência esperando ele indexar os quadros). Ai eu parti para a internet para ver se tem alguma solução. E descobri que o pessoal estava com o mesmo problema.

    Foi quando um colega falou de um tal de Plex, para Mac. Ele é um media center gratuito, tipo o XBMC. Só que sem os problemas com FullHd do VLC. Funcionou muito bem.

    Eu tentei o XBMC pq a minha tv tem suporte a DLNA e o XBMC também. Só que eu vi um problema com xbmc: ele distorcia o som do mkv. Talvez fosse problema de codec ou plugin. Mas como eu queria mesmo era usá-lo como servidor de DLNA e com isso aposentar o meu laptop, eu nem procurei muito descobrir o motivo do som sair zoado com mkv. Ah, o mkv em FullHD também não rodou lisinho em nenhum dos meus 3 sistemas usando o xbmc.

    O meu problema com DLNA não é com servidores, é com a TV. Eu testei uns 4 servidores de media DLNA e em nenhum dos casos o filme foi redenrizado corretamente pela TV.

    Só para finalizar, tanto a placa de vídeo do meu Mac quando a do meu Desk decodifica o H264 ou x264 por hardware.

    Por enquanto, lá em casa eu tenho que ligar o meu laptop na sala. Ainda bem que eu não sou casado, senão isso ia dar briga. O bom é que a Apple tem um controle remoto e assim que eu ligo o MacBook na TV ele vira um mediacenter completo.

    Mas eu fico incomodado com aquele notebook montado no hack da sala e seus montes de fios. Funciona muito bem, mas é tosco!

    Marcos Vinícius (usuário não registrado) em 6/04/2011 às 3:35 am

    http://trac.videolan.org/vlc/ticket/2669

Este post é antigo (2011-04-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.