Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


World IPv6 Day – Dia Mundial IPv6

Enviado por Genix Info (genixinfoΘgmail·com):

“No dia 08 de junho de 2011, Google, Facebook, Yahoo!, Akamai e Lamelight Networks, assim como as empresas brasileiras Terra, Campus Party, IG, Dualtec e Nomer, são algumas das principais organizações que irão oferecer os seus conteúdos também em IPv6 para um “test flight” de 24 horas. O objetivo desse dia de testes é motivar as organizações de todos os setores – fornecedores de serviços de Internet, fabricantes de hardware, fornecedores de sistemas operacionais e empresas de Internet – a preparar os seus serviços para o IPv6 e assegurar uma transição bem sucedida, com o fim dos endereços IPv4 livres.

Junte-se a nós neste grande teste mundial e ajude a acelerar a dinâmica da implantação do IPv6.

O IPv6 World Day acontecerá simultaneamente em todo o mundo. No Brasil (horário de Brasília), o período de 24h de testes começará no dia 07/06/2011 as 21h, e irá até dia 08/06/2011 as 21h.

Como Fazer Parte: Interessado em juntar-se às outras organizações que estão participando desta iniciativa? Acesse o link [isoc.org/…] e encontrará todas as informações para participar do World IPv6 Day.

Testes IPv6: Quer saber se seu computador já opera com IPv6? Utilize este teste: [test-ipv6.com.br./…] Quer saber se um sítio Web qualquer já está disponível via IPv6? Utilize este teste: [validador.ipv6.br./…]

Momento da Transição: Mais informações sobre o World IPv6 Day no sítio: [isoc.org/…] Mais informações sobre o IPv6 em: [ipv6.br./…]

Fonte: [isoc.org.br/…]” [referência: genixinfo.blogspot.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-06-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    A infra do google já usa IPv6

    http://validador.ipv6.br./index.php?site=www.felicio.com.br&lang=pt

    Bremm (usuário não registrado) em 4/06/2011 às 7:49 pm

    Falta um provedor brasileiro com bolas para fornecer IPv6 em ambiente doméstico. Usar brokers instáveis não está com nada.

    Renato S. Armani (usuário não registrado) em 6/06/2011 às 5:58 pm

    Para quem quiser acompanhar o World IPv6 Day, a empresa Dualtec – Cloud Solutions preparou um webcast com especialistas que ocorrerá no dia 08 às 9h30.
    Acesse http://www.ipv6day.com.br para se inscrever.
    As vagas são limitadas.

    André (usuário não registrado) em 6/06/2011 às 6:29 pm

    Minha principal preocupação no momento tange aos dispositivos de conectividade para usuários domésticos compatíveis com IPv6. Não tenho encontrado muitas informações confiáveis. Sei que a D-Link já tem roteadores wireless preparados para o novo protocolo, mas estes ainda precisam de um modem ADSL para funcionar. Alguém sabe de algum modem ADSL e roteador com preço acessível que suporte IPv6? Nem quero ver o que vai acontecer em nosso país quando os ipv4 acabarem…

    Renan (usuário não registrado) em 6/06/2011 às 6:47 pm

    @André, é isso mesmo que eu estou com medo.

    Não adianta provedor pra usuário doméstico oferecer IPv6 se (AFAIK) não tem nenhum modem ADSL que suporte.

    Ícaro (usuário não registrado) em 6/06/2011 às 9:49 pm

    A AVM é uma empresa alemã, que entre seus produtos traz a Fritz!Box, que é um modem/roteador ADSL com várias características interessantes.

    Pois bem, o Fritz!Box agora tem uma versão beta, com suporte a IPv6, que é capaz de trabalhar com conexões nativas e túneis, oferecendo ainda o recurso de firewall:

    http://www.avm.de/en/ipv6

    A AVM fez uma interessante apresentação na reunião do RIPE 59, que pode ser baixada no seguinte link:

    http://www.ripe.net/ripe/meetings/ripe-59/presentations/uploads//presentations/Monday/Plenary%2014:00/Sch_llhammer-IPv6_at_home_-_Real_life_experiences_with_FRITZ_Box.t40d.pps

    http://www.ipv6.br/IPV6/ArtigoFritzBox

    Ícaro (usuário não registrado) em 6/06/2011 às 9:51 pm

    http://www.avm.de/en/news/artikel/2011/IPv6_day.html?linkident=grafik

    Evandro Lorens (usuário não registrado) em 7/06/2011 às 9:30 am

    A Polícia Federal também participará do Dia Mundial do IPv6. É a primeira organização GOV.BR a se habilitar, a 7a. no Brasil e a 366a. no mundo.
    Para os internautas usuários do IPv6, a página comemorativa do DPF poderá ser acessada pelo endereço padrão do portal: http://www.dpf.gov.br . Para os demais, em IPv4, uma réplica foi disponibilizada em http://ipv6.dpf.gov.br .

    Bremm (usuário não registrado) em 7/06/2011 às 6:06 pm

    @André e Renan
    A questão “suportar IPv6″ está mais ligada a firmware do que a hardware. Tem uma “gambiarra” bonitinha e funcional que dá para fazer com o dd-wrt, inclusive usando radvd e 6to4.

    http://www.dd-wrt.com/wiki/index.php/IPv6

    Espero que os fabricantes de dispositivos domésticos não deixem para resolver isto na última hora, pois os para uso profissional já são capazes de trabalhar com ambos (v6 e v4, inclusive em túneis).

    Mauro (usuário não registrado) em 7/06/2011 às 7:22 pm

    @Bremm:

    Tem coisa BEM melhor que o dd-wrt: o OpenWRT. Quanto a IPv6: http://wiki.openwrt.org/oldwiki/IPv6_howto

    Detalhe: o D-Link DIR-320 é barato, tem cpu MIPS e aceita o OpenWRT. Não precisa fazer careta porque o DIR-320, contrariando a tradição da D-Link de só fabricar porcaria, é uma cópia bem feita do Linksys WRT-54GL, mas com 32MB ram ao invés de 16MB ram e uma porta usb. Eu tenho um WRT-54GL e um DIR-320, ( mais um na caixa para backup). Estão estão ligados 24×7 faz mais de ano, rodando firewall, vpn e asterisk.

    Bremm (usuário não registrado) em 7/06/2011 às 9:37 pm

    @Mauro
    Os entry-level da Linksys (o WRT54GH, por exemplo) são tão porcarias quanto os D-Link do nível do DI-524.

    Olhando as instruções do OpenWRT, parece ainda mais fácil de “levantar” uma conexão 6to4 ou um IPv6 nativo. Obrigado pela dica.

Este post é antigo (2011-06-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.