Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Voltando ao GNOME Classic no Ubuntu 11.10

Enviado por Matheus Bratfisch (matheusbratΘgmail·com):

“Veja como trazer o bom e velho Gnome Classic ao Ubuntu 11.10.” [referência: matbra.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2011-10-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    ubuntu rei (usuário não registrado) em 17/10/2011 às 6:11 am

    Aos “Românticos de Cuba”, hehehe, noutro dia configurando o 11.10, tive que entrar nesse modo, fiquei todo enrolado.

    digi microscopes (usuário não registrado) em 17/10/2011 às 7:23 am

    Uhmmm Ubuntu…no no no

    Leonardo Carneiro (usuário não registrado) em 17/10/2011 às 7:44 am

    Estou me sentindo meio orfão. Gosto do ubuntu e estou acostumado com a gerência dele, mas na questão de interfaces estou desapontado.

    Não gostei do Gnome3 e também não gostei do Unity. O Gnome Classic no Oneiric simplesmente não é igual ao Gnome2. Pulei pro KDE.

    andre (usuário não registrado) em 17/10/2011 às 8:27 am

    Faço minhas as palavras do Leonardo, mas qdo estava quase indo pro KDE me lembrei do xfce. Agora sim, ficou perfeito!

    Lucaugusto (usuário não registrado) em 17/10/2011 às 8:41 am

    Até me animei com a notícia, mas aí percebi que se trata do gnome session fallbackk, que não passa de uma versão capada do antigo painel clássico, ou seja, não eh o painel clássico.

    Marcio (usuário não registrado) em 17/10/2011 às 9:09 am

    Estou ainda no Lucid só por causa do Unity. Se a versão 11.10 tivesse feito que nem as duas anteriores, e mantido o Gnome Classic (o classicão mesmo, sem aquela porcaria de Gnome Fallback), eu pularia direto pra ele, mas infelizmente…

    KDE e Xfce estão fora de questão, para mim. Não consigo usar os dois nem com reza braba.

    Se o Ubuntu continuar nesse caminho com o Unity (e parece que vai), vou ter que mudar pro Jolicloud, ou para alguma distro mais conservativa que use o Gnome 2 como padrão, Debian ou CentOS, talvez.

    Veremos.

    marco aurelio (usuário não registrado) em 17/10/2011 às 9:21 am

    nao gostei do unity tambem… parece q ficou mais estavel, mas ainda sim, eh lento… gostei mais do shell pq ele eh bem mais rapido… e com as novidades do gnome 3.2 shell agora tem mais recursos… mas fico irritado com a falta de ferramentas mais simplificadas para cutomiza-lo…
    a melhor coisa eh usar um debian mesmo… ou entao, perder um tempinho para customizar um XFCE que eh otimo em desempenho e fica muito bonito… !!!!

    Luiz (usuário não registrado) em 17/10/2011 às 9:39 am

    Voltei para o KDE, atualmente usando o Mandriva 2011 depois de um experiemnto com o PCLinuxOS.

    Zer0 (usuário não registrado) em 17/10/2011 às 9:44 am

    Puxa, eu gostei muito do Gnome-Shell. No começo eu estava meio relutante em usá-lom mas agora eu não consigo usar outro WM, nem mesmo o OsX (do meu mackbook). Tudo é muito simples, apertou a tecla do “windows” basta digitar o que deseja abrir, até os documentos recentes, fotos, mp3, etc., muito fácil.
    Quanto ao Unity, nunca gostei, sempre o achei com cara de gambiarra.

    Joao (usuário não registrado) em 17/10/2011 às 10:01 am

    Só eu aqui gostei do Unit. rsrsrs Cara pra mim ta ficando cada vez melhor. Só falta aparecer a opção de clima tempo, o resto ta otimo não sinto falta de nada.

    Marcelo (usuário não registrado) em 17/10/2011 às 10:23 am

    Até o Augusto Campos disse num podcast (acho que foi com o Ghedin) que não gostou do Unity, que não era pra ele e tal, e estava pensando em mudar de distro. Pra vocês verem como são as coisas, geralmente são usuários novos no sistema Ubuntu que gostaram do Unity, os usuários mais antigos são mais conservadores e não engolem essas “inovações” com tanta facilidade. Também não me acostumei com o Unity, só pra constar.

    Riser (usuário não registrado) em 17/10/2011 às 10:50 am

    O Unity está aceitável.

    Porém, muita gente que usa Hardware mais modesto vai sentir uma lentidão notável nos efeitos 3D, como eu senti em meus macbooks, no meu PC principal ficou bem rápido, apesar de haver uma perda de FPS em alguns jogos 3D, nada espantoso nem perceptível.

    Estou muito familiarizado com os atalhos do Unity agora: http://i27.lulzimg.com/02954f1fe0.png

    Confio no Mark, mas o problema agora é otimizar o Compiz.

    Questão de gosto, apesar de que no fim, acho que é muito conservadorismo da galera.

    Ainda mais com tanta gente por ai tentando convencer outros a trocarem Windows por Linux e ao mesmo tempo “pirando” quando o GNOME muda.

    Mas vamos que vamos.

    Valdomiro (usuário não registrado) em 17/10/2011 às 11:19 am

    Achei o Unity legalzinho, mas prefiro o Gnome Shell (GS). O problema é que quando eu instá-lo o GS no Ubuntu, inclusive no 11.10, ele carrega todo desarrumado com problema na fonte e etc. Acho que o problema é com a placa de vídeo ATI, mas com o Fedora, que já vem com o GS instalado por padrão não dá o problema que dá no Ubuntu.

    Lucaugusto (usuário não registrado) em 17/10/2011 às 11:35 am

    Eu fico muito feliz que o linux tenha saido da mesmice, e que haja toda essa efervescência no seu desenvolvimento, mas houve uma quebra muito grande de paradigma, e estão empurrando guela abaixo algo que ainda não está com a qualidade à qual estamos acostumados. Também fico bastante chateado com a quebra que parecem estar fazendo com a modularidade do sistema, amarando os painéis a um gerenciador de janelas específico (alguém já tentou usar o openbox dentro do gnome shell pra ver o q acontece?)

    Ícaro (usuário não registrado) em 17/10/2011 às 11:49 am

    Eu também não gostei do Unity. Como a próxima versão será LTS(12.04), acredito que terá melhoras na performance.

    Sobre o GNOME 2 “Classic”: Acho que nenhuma distro a partir de 2012 o terá por padrão. Porque qualquer distro sempre usa os softwares atuais e estáveis.

    Se não gosta do KDE, XFCE, LXDE, IceWM… Ou você se acostuma com GNOME 3(mesmo que seja fallback) ou escolhe ficar com uma distro lançada até 2011.

    Amarok (usuário não registrado) em 17/10/2011 às 12:08 pm

    @André Luis Pereira dos Santos

    “Ainda mais com tanta gente por ai tentando convencer outros a trocarem Windows por Linux e ao mesmo tempo “pirando” quando o GNOME muda.”

    As pessoas relutam em passar do windows para o linux não pela diferença de interfaces (até porque o KDE é bem parecido p.ex.), mas por dependências de programas e arquivos em formator proprietários.

    Convenhamos que essa troca radical de paradigmas dos principais ambientes gráficos do linux é desnecessária e muitas vezes a usabilidade regride. Achei o Unity ridículo e o Gnome 3 é bem menos intuitivo que o Gnome 2 e o KDE 4.

    Eden (usuário não registrado) em 17/10/2011 às 1:47 pm

    Também gostei muito do gnome-shell. Pra quem abre muitas janelas o tempo todo, ficou ótimo de gerenciar.

    A renderização da tela também está ótima. O gnome sempre foi o pior de todos em beleza da tela. As fontes sempre foram muito feitas também. Finalmente o gnome chegou no nível do windows e KDE nesse quesito.

    A única coisa em que o gnome-shell ficou pior é em ir em busca de programas que não estejam na barrinha de favoritos. Sim você pode apertar SUPER e digitar, mas nem sempre você lembra o nome do programa e as vezes você quer “browsear” os programas. Isso demora muito.

    rogerio (usuário não registrado) em 17/10/2011 às 2:18 pm

    Uso o Unity desde a versão beta do 11.04, ou eu tenho uma super máquina (com placa da ATI), ou não uso o sistema, pois nunca senti lentidão e nem tive problemas com ele, após uns três dias de uso já estava bem adptado, usei gnome sheel tb achei bem bacana, mas gostei do unity, para mim é bonito, mais produtivo e moderno que o g classic, que sempre gostei muito, que não gostem até entendo,mas o que não entendo é que sempre vi, principalmente aqui, muita gente descendo a lenha no gnome,porque era visual de win95, que não evolui coisa e tal, agora que mudou continuam descendo a lenha porque mudou e foi, digamos assim “radical”, por que os mesmos que reclamam não acompanharam a mudança e não enviaram suas ideias de ambiente gráfico ao pessoal do gnome e da canonical? será que não estavam abertos a sugestões?

    Marcio (usuário não registrado) em 17/10/2011 às 2:29 pm

    >Sobre o GNOME 2 “Classic”: Acho que nenhuma distro a partir de 2012 o terá >por padrão. Porque qualquer distro sempre usa os softwares atuais e estáveis.

    Aham, tá. Diga isso pro Debian e pro CentOS. O Gnome clássico vai perdurar nestas distros por pelo menos umas duas versões futuras, antes de irem de cabeça para Unity/Gnome 3.

    Pra se ter uma ideia do conservadorismo dessas distros, o Debian estável hoje (Squeeze) usa por padrão o Ext3 em uma instalação normal. Ext3!

    Junior (usuário não registrado) em 17/10/2011 às 2:57 pm

    É, pelo jeito terei que ficar com meu Lucid até Abril de 2013. Depois dessa data eu não sei o que vai ser, talvez eu volte pro Windows. :|

    Joaquim Mariano (usuário não registrado) em 17/10/2011 às 5:58 pm

    Junior, sem chantagem…

    Marcos (usuário não registrado) em 17/10/2011 às 7:29 pm

    Que bom que temos opção no Linux, quem não gostou de um ambiente, tem pelo menos outros 5 pra experimentar. hehehe

    Hoje eu já gosto do Unity e na versão 11.10 ele melhorou vários pontos. Mas não sou evangelista dele, as pessoas tem gostos e necessidades diferentes.

    Lucaugusto (usuário não registrado) em 17/10/2011 às 7:59 pm

    2011 está sendo um ano péssimo pra mim (fim do gnome 2, fim do google buzz…) :,{

    @jr
    +1

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 17/10/2011 às 8:46 pm

    O pessoal que anda falando mal do Unity esquece-se da questão da ergonomia:Agora, finalmente, não temos duas tarjas na forma de painéis em baixo e em cima consumindo área útil do desktop.

    Temos finalmente a integração das ferramentas de configuração num prático painel de controle. Temos um menu muito simples e eficiente com rápido acesso aos aplicativos.

    E digo mais: Unity 2D não é mais pesado que o kde e oferece recursos bastante avançados sem precisar de composição.

    Agora, apesar de ter achado fantástico o conceito. Muitos defeitos continuaram:O arrasto acidentel para a lateral esquerda que cobre o aplicativo sendo utilizado, um BUG infeliz com o Libre Office, que esconde a decoração das janelas. Fora que os menus simplesmente somem sem razão aparente. Esses bugs sim, são imperdoáveis.

    Lucas (usuário não registrado) em 17/10/2011 às 9:16 pm

    Acho que qualquer interface se bem adaptada ao computador pode ser utilizada, os programas é o que são importante, por exemplo, eu programo em Java no Netbeans e desde que o programa funcione completamente, tô nem azul com o papel de parede a área de trabalho, muito menos com a forma de navegar, se algo está estável ou não. aff.

    M.Soares (usuário não registrado) em 17/10/2011 às 10:17 pm

    Estou digitando esse comentário através do Ubuntu 11.10,O Unity está muito bom e vai ficar melhor ainda já que é novo.

    A princípio eu fiquei com medo de instalar o 11.10 aqui por conta dos comentários negativos contra o Unity, criei uma partição separada,o instalei e não me arrependi.

    Quem não experimentou não se deixe levar por comentários negativos dos outros, experimente e tenha opinião própria.

    Pra quem não gostou até o Windows mudará radicalmente na versão 8, acabará de vez com o velho conceito de ícones de programas espalhados pelo desktop,nisso o Ubuntu saiu na frente em relação ao Windows.

    luizlmarins (usuário não registrado) em 17/10/2011 às 10:28 pm

    Sempre digo para meus amigos:

    Não existe distribuição …
    O que existe são “gerenciadores de janelas”.

    Milton Ferreirda da SIlva (usuário não registrado) em 18/10/2011 às 12:50 pm

    Poxa, quer dizer que o Windows também vai piorar!
    Brincadeiras a parte, ouço muito falar de paradigmas, sei que tudo evolui. Só que infelizmente tive a mesma sensação que muita gente teve de que as duas interfaces ficaram pior e menos intuitiva.
    Essa é uma boa hora para aparecer uma distro alternativa derivada do Ubuntu 11.10 com Gnome 2. Não sei se é possível, mais seria interessante. Quem gostou fica com as novas interfaces. Quem não gostou usuaria esta alternativa.

    Marcio Tavares (usuário não registrado) em 18/10/2011 às 5:14 pm

    Engraçado, eu tenho um notebook antigo em casa que fiz o upgrade do 10.10 pro 11.04 (e ontem fiz pro 11.10, mas ainda não testei) e, no pouco tempo que usei o Unity, eu não senti lentidão nenhuma. Não sei se estão falando de máquinas mais antigas que um Athlon 2 núcleos com 2GB de RAM… enfim…

    Marcio Tavares (usuário não registrado) em 18/10/2011 às 5:19 pm

    Acho que a questão aqui não é nem conservadorismo. A questão é que as pessoas estão cada vez menos receptivas à mudanças.

    Vi comentários sobre “regredir usabilidade”, do Unity ser “menos intuitivo”… entre outras coisas curiosas. Duvido muito que se o Unity não tivesse um mínimo de usabilidade e intuitividade a Canonical sequer teria considerado colocá-lo no Ubuntu.

    O problema é que entender como funciona algo novo, diferente do que se está acostumado, causa incômodo, leva algum tempo e geralmente é nesse período que as pessoas desistem, torcem o nariz e passam a dizer que o produto é ruim. Calma gente, nessas horas é preciso paciência!

    Da mesma forma que disseram que muita gente que reclamava do visual original do Gnome acabou se acostumando, agora estão reclamando da nova mudança, mas daqui a pouco vão acostumar também. Depois quando mudar de novo vão dizer que o Unity era ótimo :P

    Só é preciso dar uma chance, mas sem má vontade.

    Ricardo (usuário não registrado) em 19/10/2011 às 2:11 am

    Se vc ficou desapontado com o Ubuntu 11.10 precisa ler isto http://www.hardplay.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=110:traicao-de-uma-filosofia&catid=39:linux&Itemid=209

    Sandro (usuário não registrado) em 19/10/2011 às 10:00 am

    Eu comecei a usar o unity depois passei pro gnome-shell depois pro fallback (coleçào de bugs) agora estou usando e peronalizando o kde sobre o ubuntu e descobri que ele é bem legal, sendo sobre o ubuntu, porque usar o kubuntu realmente não da……

Este post é antigo (2011-10-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.