Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Vídeo Aula: Upstart

Enviado por Cícero Miguel Soares (ciceromiguelsoaresΘgmail·com):

“Nesta vídeo aula de 47 minutos explico como utilizar os gerenciadores de runlevels, chkconfig (normalmente utilizado nas distribuições baseadas no RedHat), update-rc.d (utilizada na maioria das distribuições, principalmente as baseadas no Debian), e o upstart que tem assustado a maioria dos usuários quando pensam em alterar o nível de algum serviço para ser inicializado durante o boot do sistema. Esta é a única vídeo aula da internet que aborda com clareza e objetividade este assunto tão complexo para alguns, garanto que após assisti-lá nunca mais ficará em dúvida.

Além da vídeo aula, coloquei um material em texto explicitamente detalhado, caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica, pode entrar em contato que terei imenso prazer em responder. Para a criação desta vídeo aula utilizei as seguintes ferramentas: Virtualbox (Máquina Virtual), CentOs (Sistema operacional baseado na distribuição RedHat), Ubuntu Server (Versão servidor do Ubuntu), Kdenlive (edição do vídeo), Ffmpeg (Conversão do vídeo), Gimp e Photofilmstrip (Editor de imagens e Gerador de Slides para a criação da vinheta).” [referência: treinalinux.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-02-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Vanderlei Pires (usuário não registrado) em 10/02/2011 às 9:23 am

    Parabéns Cícero, até que enfim surgiu alguém para explicar o Upstart, não entendia como funcionava, para mim era como um passe de mágica o gerenciamento dos runlevels, sinceramente as explicações em outros sites são muito enigmáticas. Valeu mesmo…

    Carlos da Silva (usuário não registrado) em 10/02/2011 às 11:21 am

    Estou estudando para a prova LPI 101 e 102 e isto caiu como uma luva.

    Rodrigo Araujo (usuário não registrado) em 10/02/2011 às 2:15 pm

    Esta video aula faz a gente pensar o quanto é complexo um sistema operacional. É fácil a gente ligar um computador e esperar que ele inicie, mas nós nem imaginamos o que acontece por trás desse processo. Esta video aula é muito bem feita e complexa. Upstarts, System V e Run levels não é pra qualquer um. É por causa de video aulas como essa, que sei o quão valor tem alguem que passa numa prova Lpic. Valeu Cição, Parabéns. Treinalinux expandindo horizontes e rompendo barreiras.

    Patola (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 10:51 am

    O vídeo é muito bom, mas eu quase caí pra trás quando o sujeito disse “sistem vê” ao invés de “sistem faive” (que é como se pronuncia System V). Não sabia se ria ou chorava de o cara dar uma palestra técnica muito boa mas não saber pronunciar o nome das coisas….

    Logo no começo da entrada em inglês a wikipedia já diz: Unix System V, commonly abbreviated SysV (and usually pronounced—though rarely written—as “System Five”)…

Este post é antigo (2011-02-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.