Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Usuários da PSN terão que declarar que abrem mão do direito de processar a Sony

Depois do prolongado episódio da invasão, comprometimento e indisponibilidade da Playstation Network (PSN), você imaginaria que a Sony aprenderia algumas lições, certo?

E pelo jeito uma das que ela aprendeu não era o que esperávamos: as condições oficiais de uso da PSN estão sendo editadas, e em breve os usuários que quiserem acessá-la terão que confirmar que concordam em abrir mão de processar a empresa por fatos relacionados ao seu uso, aceitando substituir este procedimento pelo uso dos bons serviços de um árbitro apontado pela própria Sony. (via osnews.com – “Sony Asks Gamers To Waive Right to Sue”)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-09-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    André Moraes (usuário não registrado) em 19/09/2011 às 1:39 pm

    DRM levado ao limite.

    Além de restringir o uso das músicas/filmes/jogos/aparelhos, agora restringe também o direto à justiça.

    Josenaldo (usuário não registrado) em 19/09/2011 às 1:54 pm

    Esse tipo de coisa pode funcionar lá fora, mas aqui no Brasil não vai funcionar.

    Procon não deixa mesmo. Cláusulas abusivas de contrato não tem vez aqui, ainda mais neste caso, onde você já pagou pelo PS3. Já comprou seus jogos e a cláusuloa foi alteradao UNILATERALMENTE e, caso concorde, não terá NENHUM serviço que não tinha ou teria antes.

    Enfim, advogados da Sony gostam de sonhar e procurar pulga pra se coçar. rsrs

    Luis (usuário não registrado) em 19/09/2011 às 2:06 pm

    @Josenaldo, aceita sim e acho que a notícia é no mínimo tendenciosa, ou a pessoa que escreveu não entende nada de direito.

    Direito Arbitral é bem comum em todas as áreas, acho até legal mudarem para um árbitro estas questões já que o procedimento é muito mais rápido e existe um tempo máximo onde a ação tem que ser julgado. Além disso, colocando na justiça arbitral se tira muitos processos da justiça comum, além de colocar uma pessoa que entende do negócio para julgar.

    No mais, se for comprovado má fé da Sony os casos vão cair na justiça comum mesmo.

    Luis (usuário não registrado) em 19/09/2011 às 2:08 pm

    Ainda complementando meu comentário.

    Se possível leiam sobre direito arbitral e pensem com carinho se não ia ser melhor se todos os processos judiciais de informática caissem para um na justiça arbitral onde o juiz vai no mínimo saber o que é um software.

    Léo Haddad (usuário não registrado) em 19/09/2011 às 2:14 pm

    Esse fato valeria para o caso ja ocorrido?
    Isso serve para evitar processos em futuros erros da Sony ou já valeria para evitar os processos do último caso?

    Filipe (usuário não registrado) em 19/09/2011 às 2:22 pm

    Eu aceitei, afinal jogo online. Mas não estou preocupado com isso, afinal só quero jogar online com meus amigos e pronto. PS3/PSN é uma diversão e pronto. A PSN ainda é um serviço gratuíto, pior seria ter que pagar para acessar servidores de jogos privados.

    André Luiz (usuário não registrado) em 19/09/2011 às 2:24 pm

    Não sei as implicações legais sobre isto(se a Sony tem o direito de fazê-lo ou não), mas sei uma forma simples de derrubar esta iniciativa: os clientes abandonarem a PSN. Simples, rápido e eficiente.
    Nós, usuários, precisamos despertar para o nosso poder nas relações desta natureza e não posar de “vítima” ou “refém” das empresas. Se as empresas alegam que fazem o que fazem porque os consumidores tem a liberdade de escolha, livremente escolhamos abandoná-las.

    Filipe (usuário não registrado) em 19/09/2011 às 2:24 pm

    Ah, e detalhe, nenhum dos PS3 que ja tive chegaram de forma oficial ao BR, um veio de Hong Kong e o outro sei la daonde, mas importação oficial e pagamento abusivo de impostos é que não foi! :)

    Filipe (usuário não registrado) em 19/09/2011 às 2:25 pm

    @André Luiz,

    Só tem que lembrar que a PSN é um serviço gratuíto, um complemento aos recursos do PS3, e desconheço outros serviços para interligar usuários do PS3 online…

    Guilherme Macedo (usuário não registrado) em 19/09/2011 às 2:58 pm

    Aqui é completamente abusivo. Propor mediação antes é uma coisa, mas obrigar a não recorrer ao judiciário e ficar preso à arbitragem é restringir o acesso à Justiça, o q fere direitos Constitucionais.

    André Luiz (usuário não registrado) em 19/09/2011 às 3:06 pm

    @Filipe
    Sinto muito mas “não existe almoço grátis!”. E mesmo que este serviço seja “único”, ninguém é obrigado a usá-lo, muito menos a tornar-se refém dele.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 19/09/2011 às 3:26 pm

    @André Luiz,

    Ninguem é obrigado a usar, mas a maioria das pessoas VAO usar nao importa qual são as clausulas. Tou cansado do discurso “as pessoas tem q parar de comprar X”, “vamos boicotar Y”, cada vez q se desagradam com algo. Apesar de ser legal em filosofia, convenhamos, isto nao funciona, hoje em dia venceu a comodidade, e apartir de um ponto que a maioria ta satisfeita, nao sobra espaco para uma parcela discontente reclamar… quem vai sair perdendo é quem boicota, pq vai deixar de ter um servico/produto melhor q as alternativas, por causa de um detalhe q acha incoveniente…

    Boicotar hardware proprietario pq nao tem liberdade de alteracao ou drivers livres? Se este é o melhor na categoria, nao tendo alternativas de qualidade nao rola, a briga antes tem q ser pela produção de algo pelo menos concorrente ao que esta tentando substituir

    Filipe (usuário não registrado) em 19/09/2011 às 3:44 pm

    André Luiz, você usa a PSN?
    Um PS3 sem a possibilidade de jogar online é praticamente igual a qualquer outro console, ou seja, a PSN é um complemento ao produto PS3.
    É lógico que não existe almoço grátis, parte da infra da PSN é paga com parte dos montantes da venda do console, com parte da venda dos games e serviços, etc. Quem realmente usa a PSN está pouco preocupado com o contrato que não permite processar a Sony, afinal de contas é o único serviço do tipo disponível.
    Mesmo com esse contrato maluco, mesmo com as falhas da PSN no passado recente, mesmo com todo esse barulho das comunidades em torno do PS3, ele continua sendo o melhor dispositivo disponível atualmente, IMHO. Vida longa a SONY! :)

    Guilherme Macedo (usuário não registrado) em 19/09/2011 às 4:06 pm

    @André Luiz,
    não se trata de “vamos abandonar para a empresa aprender”. Se um serviço é fornecido, sendo pago ou grátis, ele não pode ser fornecido mediante condições ilegais, que fere inclusive direitos fundamentais. Então é muito melhor, pois não prejudica os jogadores e cria uma obrigação legal, recorrer ao judiciário, mesmo através de organismos como o Ministério Público (q existe em todo país).

    henry (usuário não registrado) em 19/09/2011 às 4:13 pm

    Bem, talvez seja a hora da comunidade montar um servidor publico gratuito para acesso de usuários e … ops, esqueci que a comunidade não é capaz de nada de signifique pagar algo do proprio bolso.

    André Luiz (usuário não registrado) em 19/09/2011 às 4:24 pm

    @Rodrigo e @Filipe

    São estes tipos de mentalidade e comportamento que fazem com que tenhamos produtos e serviços que firam nossos direitos. Na verdade, nossa noção de direito (aqui no Brasil) se encontra deturpada, pois abrimos mão dele tão logo “alguém” se mostre incomodado. Quem menos se incomoda somos nós! E para isto não será o PROCON (no caso brasileiro) o nosso “salvador”.
    Rodrigo, não é demagogia. É apenas fazer aquilo que se acredita certo, independente do que acham os outros. Um exemplo local: aqui onde moro, a alguns meses, o Ministério Público proibiu a cobrança de estacionamento nos shoppings(baseada em lei municipal de 2005). A suspensão da cobraça durou apenas 10 dias pois os estabecimentos recorreram e a justiça revogou a decisão do MP, sob entendimento de que não há problema na cobrança pois a propriedade é particular. Hoje a cobrança continua e os estacionamentos estão cheios, havendo o entendimento por parte da população(apesar da insatisfação) que “nada pode ser feito”.
    De fato, ninguém é obrigado a usar nada e também não sou signatário de boicote global. Apenas defendo o discernimento por parte de cada um e a consciência de, naturalmente, algumas escolhas escluem outras.

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 19/09/2011 às 4:35 pm

    O duro é que a grande maioria nem lê os termos da licença, já aperta o “sim” para poder usar os serviços. Sou leigo em direito, mas se for do jeito que está colocado acima, não acho difícil ser declarado ilegal na justiça.

    Aliás, novamente uma foto inusitada e bem pertinente para ilustrar esta notícia. :D

    Filipe (usuário não registrado) em 19/09/2011 às 4:47 pm

    @André Luiz, simples, não aceite os termos e não jogue online :)
    Pensando bem é uma boa alternativa para jogar só offline bebendo uma boa cerveja com os amigos.

    Quando aos veículos/estacionamentos é simples, venda o seu e evite poluir o meio ambiente, evite pagar dinheiro para as grandes montadores/pedágios absurdos, etc.

    Quanto ao PS3/PSN, para mim ainda é a melhor escolha dentre as atuais. Jogar no desktop/notebook/smartphone é que não rola, afinal são só ferramentas de trabalho.

    Filipe (usuário não registrado) em 19/09/2011 às 4:52 pm

    @Reikainosuke Nekomata, isso, todas as empresas são malvadas.
    Google (Android), Oracle (Java), IBM (AIX), Microsoft (o lixo de produto que você quiser), Sony (PSN), etc.
    Ou seja, toda empresa em algum momento vai ser MENOS ou MAIS restritiva em determinados produtos e serviços.
    A abordagem de algumas pode não ser a melhor delas (esconder os códigos, reduzir o direito e a liberdade dos usuários, etc, etc, etc) mas esse é o mercado e grande parte das evoluções passa por isso.
    Veja bem, grande parte, mas não tudo.
    Eu compro/utilizo produtos da Sony porque EU QUERO e não porque a licensa é mais ou menos amigável…

    Márcio Carneiro (usuário não registrado) em 19/09/2011 às 5:39 pm

    Essa nova clausula não vale nem na terra da corpocracia (EUA). Coisa de advogado que não tem muito o que fazer.

    Campos (usuário não registrado) em 19/09/2011 às 10:11 pm

    Com ou sem esta cláusula tudo continuará normalmente, alguns irão fazer papel de revoltados, e outros irão defender a Sony, e no final, todos andarão de mãos dadas na PSN…

    Bremm (usuário não registrado) em 20/09/2011 às 12:42 am

    @Campos
    Me inclua fora dessa.
    Já bastam as EULAs da Microsoft e da Apple com seus abusos.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 20/09/2011 às 2:39 am

    As EULAS de quase todos os softwares comercializados no Brasil têm cláusulas muito piores, são importações grosseiras da constituição americana. A Microsoft, por exemplo, se exime de qualquer dano advindo do uso de seu Software e a Apple pratica venda casada descaradamente (OSX com Mac) supostamente proibindo o consumidor de adquirir uma licença do Mac OS X para instalação em PC (hackintosh).

    rogerio (usuário não registrado) em 20/09/2011 às 9:00 am

    @Filipe


    Ah, e detalhe, nenhum dos PS3 que ja tive chegaram de forma oficial ao BR, um veio de Hong Kong e o outro sei la daonde, mas importação oficial e pagamento abusivo de impostos é que não foi! :)

    e vc acha bonito isso?

    Filipe (usuário não registrado) em 20/09/2011 às 10:40 am

    @rogerio, e você acha bonito o desvio de verbas públicas? E o uso abusivo da máquina pública e a falta de investimentos em saúde, educação, infraestrutura, segurança, etc?
    Vejamos, com a economia de impostos abusivos na compra de um PS3 usando importação direta, pago quase 1 ano do plano de saúde…
    Acredito que todos já estão fartos de pagar 27,5% de IR, 50% de impostos no combustível, imposto de 60% no automóvel, etc.
    Eu até concordaria e muito em pagar até mais imposto do que pagamos atualmente, mas em troca o que se espera no mínimo é segurança pública, penas severas para os meliantes, infraestrutura (estradas, etc), e uma saúde pública de qualidade.
    Mas já que não temos isso, continuarei trocando dinheiro por produtos/serviços da maneira que eu acredito ser a mais adequada.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 20/09/2011 às 11:14 am

    Ah, e detalhe, nenhum dos PS3 que ja tive chegaram de forma oficial ao BR, um veio de Hong Kong e o outro sei la daonde, mas importação oficial e pagamento abusivo de impostos é que não foi! :)

    Filipe, acho que uma coisa não justifica a outra. Nossos políticos são bandidos, nossa polícia é homogenizada com os meliantes, mas não se pode procurar tomá-los como modelo.

    Depois, você disse:

    [...] o que se espera no mínimo é segurança pública, penas severas para os meliantes

    Tem certeza de que as penas devem ser tão severas assim? E se no seu Playstation III Xing Ling tivesse vindo 1Kg de alguma droga ilegal, por engano? O aparelho é ilegal, mesmo. Sabe-se lá o que pode vir dentro…

    O brasileiro de classe média adora discurso empolado de cidadão modelo para os pobres, só não quer se enquadrar na categoria, porque a régua é severa demais.

    Filipe (usuário não registrado) em 20/09/2011 às 11:33 am

    @bebeto_maya veja bem, eu não faço distinção de classes sociais. Existem muitas pessoas com grana, mas mau carater, sem ética, etc. Eu não concordo é com essa política pública que onera muito todo o povo brasileiro, de qualquer classe.
    Investir em saúde e educação faz diminuir os gastos no futuro em segurança, por exemplo.
    De nada adianta você ter grana sobrando, se não pode sair na rua com o seu carro importado pois vai ser visado por roubos…
    E também de nada adianta deixar dinheiro na mão do governo, afinal sabe-se que vai parar no bolso (ou na cueca) de algum político safado.
    Mas vou parar por aqui pois o assunto do tópico já está totalmente desvirtuado.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 20/09/2011 às 11:39 am

    Quando anunciaram o lançamento do PS3, que rodaria Linux, eu pensei em comprar, estava na época de trocar de computador.

    Hoje estaria sem ter como usar Linux(a não ser crackeando), e agora essa.

    O que me chama mais atenção é como para empresas gigantes as regras são mais flexíveis.

    Em ambos os casos, a empresa muda a regra do jogo no meio do caminho. Ambos serviços eram oferecidos como diferenciais para venda.

    rogerio (usuário não registrado) em 20/09/2011 às 12:10 pm

    @Filipe
    Não, não acho, mas como o @Bebeto_Maya ja disse uma coisa não justifica a outra.
    Não gosto nem de entrar em questões políticas neste tipo blog, mas seus cometários acabaram me atentando para isso.
    Veja, não quero e nem posso ser o dona da verdade, não te conheço e não tenho nada contra você, mas este tipo de discurso “não pago impostos porque o governo me rouba”, junto com “Vamos para rua quebrar tudo por estamos cansados de ser roubados” e outros do tipo. e vou tentar explicar meu ponto de vista.
    Vejamos, pagar impostos e ninguém gosta, pois é “imposto”, por menor que seja ninguém vai dizer que é pouco ou justo, mas é um dever nosso, pois com esse dinheiro o Estado pode manter uma estrura básica para atendimento de todos os cidadãos.
    Há desvio de verbas, corrupção e tralalá,ok, concordo que há, mas também é dever nosso, definir prioridades de investimentos, e fiscalizar o uso do dinheiro público, e o primeiro passo para isso em um país livre e democrático, é escolher muito bem seus politicos, principalmente os que vão atuar nas câmaras municipais, estaduais e federal, esses mesmos que a maioria de nós esqueçe em uma semana em quem votou, ou fez aquele voto bonito de “protesto” (vejam que foi eleito com mais votos e por qual estado), por os majoritários só aparecem na foto, quase não mandam nada, ou costuram acordos com acorja que elegemos ou nao governam (ou vcs acham mesmo que o impeachment é obra dos “caras pintadas”), o segundo passo é acompanhar de perto o que ocorre, discutir com os amigos, sociedades de bairro, internet, debater principalmente com os menos esclarecidos (debater, não impor nosso ponto de vista), para que possamos mudar algo, sair na rua quebrando tudo não me parece resolver algo, se resolvesse o Afeganistão seria pais de 1 mundo.
    Me admira a sociedade, principalmente a classe média, certas atitudes, como reclamar de radares “só para multar a gente”, ora radar não multa quem anda dentro do limite de velocidade, logo é mas fácil reclamar e colocar a culpa no governo por um erro meu. compro pirata (há uma pesquisa que diz que a maioria dos consumidores desta modalidade são da classe A e B) ou no mercado negro por que o governo me rouba, é mais fácil dar meu jeitinho do que assumir minha responsabilidade pelos politicos que elejo, a saúde pública é uma m, hospitais lotados sem condições, por isso pago meu plano de saúde particular com dinheiro do imposto que nao pago, e depois cobro do governo regularizao e fiscalização de um serviço que eu optei pagar por, novamente é mais comodo para mim do que brigar por um atendimento justo para todos, o mesmo ocorre com a segurança, pago segurança particular, carro blindado, alarmes, e novamente o governo tem que fiscalizar, mesmo o que pago com dinheiro do imposto que nao pago, educação, pago particular, quem fiscaliza? hum, transporte, tenho meus carros, quem tem que fiscalizar ? percebe que a comodidade individual reflete no coletivo? Pelo menos é o que eu acho. e para finalizar, no meu ponto de vista pessoas que tem este tipo de atitude, se estivessem no lugar desses politicos desonestos, fariam igual ou pior, afinal roubar R$ 1,00 ou milhões tem o mesmo principio, desculpe-me novamente, não quero aqui ofende-lo, apenas expor um ponto de vista, que vc tem todo o direito de discordar, afinal por mais coisas erradas que aqui acontecem, ainda somos livres.

    lapis (usuário não registrado) em 20/09/2011 às 12:16 pm

    O boicote e a rejeição ainda são os únicos caminhos para evitar estas situações .Infelizmente devido a falta de escolha ,a maioria dos consoles não oferecem software sem DRM.

    O certo é não apoiar modelos novos como o nintendo 3DS que vai usar a mesma argumentação(barata) para impedir que o usuário desfrute do hardware ,até mesmo para hacks sem relação a “infração de copyrights”

    Jeremias (usuário não registrado) em 20/09/2011 às 12:36 pm

    Essa foi a piada de mau gosto do mês.

    Filipe (usuário não registrado) em 20/09/2011 às 12:37 pm

    @rogerio, bacana, concordo em partes contigo e discordo em outras. Isso é democracia.
    Quanto a minha opinião sobre os impostos, ela continua a mesma.
    Na semana passada tivemos outro belo exemplo de como o nosso governo (TODOS os partidos) são uma grande piada e fazem piada com a cara da sociedade brasileira.
    Aumentar o IPI de veículos importados. E o que os fabricantes nacionais fazem? Aumentam o preço dos seus veículos também. Ou seja, o governo não resolve o problema na raiz, espanta concorrentes de qualidade como Hyundai e Kia e fortalece ainda mais as 4 grandes marcas que entregam plástico ao cliente final e ainda chamam de carro.

    Mas no final tudo está bem, afinal de contas a arredação de impostos do governo vai aumentar de qualquer modo :)

    Não vou mais responder nesse tópico, até!

    Rafael Gil (usuário não registrado) em 20/09/2011 às 1:13 pm

    @rogerio: concordo 100%, os políticos nada mais são do que a representação do povo. O povo é corrupto, os políticos também são.

    @Filipe: Carros no brasil só são caros porque tem quem pague. Alguns veículos custam 6 mil dólares lá fora e 30 mil reais aqui, e esse aumento absurdo no valor não é imposto não. Novos modelos de carros globais que são vendidos pelo mesmo preço do modelo anterior lá fora (fiesta por ex) deveriam custar o mesmo aqui também, afinal o imposto não muda, mas….. O povo compra, “dá status”, e depois fica reclamando do IPVA, que vem caro pq o carro custa caro.

    Filipe (usuário não registrado) em 20/09/2011 às 1:30 pm

    @Rafael, discordo, os impostos são extremamente pesados sim, em todos os setores.
    Um exemplo http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL398494-9658,00-IMPOSTOS+CHEGAM+A+DO+VALOR+DO+CARRO.html

    Agora vamos pensar em um produto mais básico, sei lá, o pãozinho que se compra na padaria.
    Tem o imposto sobre os ingredientes, imposto sobre o combustível que transportou os ingredientes, imposto sobre a mão-de-obra que vai fabricar, imposto sobre a energia elétrica ou gás que vai assar o pão, etc.

    Coloca isso tudo na ponta do lápis e depois me diga o quanto é imposto e o quanto é valor real do produto.

    Ou seja, a tendência é evitarmos ao máximo o pagamento de impostos, pois eles serão desviados por algum político safado, seja de forma direta, ou na forma de lobby para alguma grande empresa e ganhando presentes por fora…

    Continuo com a minha opinião de que os impostos são sim um grande peso para o país inteiro.

    Rafael Gil (usuário não registrado) em 20/09/2011 às 1:51 pm

    @Filipe, ninguém disse que os impostos não são pesados, mas olha um ex:
    Ford Fiesta (EUA):
    US$ 13.200 http://www.ford.com/cars/fiesta/
    Ford Fiesta (BR):
    R$ 51.210 http://www.ford.com.br/showroom.asp?veiculo=43

    Convertendo o dolar (usando a cotação de hj: 1,8 reais) + 40% de impostos sai por: R$ 33.264 (Mais ou menos o preço do fiesta antigo).
    Neste caso, a culpa é mesmo do governo?

Este post é antigo (2011-09-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.