Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Universidade do Rio diz que vai adotar tablets com Android em cursos

Uma universidade sediada no Rio “anunciou que irá oferecer o material didático de seus cursos inteiramente por via de tablets, que serão entregues gratuitamente aos alunos a partir do segundo semestre desse ano, após a renovação da matrícula. A novidade, por enquanto, é exclusiva dos alunos dos cursos de Direito dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.”

Não há um modelo definido ainda: “O modelo ou a fabricante do produto não puderam ser revelados (três empresas estariam apresentando propostas à universidade), entretanto, a universidade está interessada em um tablet que “não está disponível no mercado brasileiro”, que possua suporte ao Flash, rode Android 2.2 ou 2.3 e custe entre 350 e 450 dólares. Apesar dessas informações, a assessoria informou que o iPad não estaria totalmente descartado. ”

Mas o funcionamento da cessão do equipamento já está definido: a ideia é que um mesmo tablet fique com os alunos ao longo de todo o curso: “A faculdade irá “emprestar” o tablet e, ao final do curso, ele será doado aos alunos. A universidade aposta em um gadget que possua um sistema de segurança que, em caso de roubo, desative o equipamento à distância; o aluno que tiver seu dispositivo furtado poderá receber outro, com a apresentação de um boletim de ocorrência.” (via idgnow.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-02-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Frank (usuário não registrado) em 3/02/2011 às 5:40 pm

    Vi o anúncio dessa promoção em um outdoor ontem ao sair do metrô. Será que a moda pega?

    Xinuo (usuário não registrado) em 3/02/2011 às 7:51 pm

    Acabei de ver no GuiaDoHardware uma notícia sobre a criptografia para todo o conteúdo do tablet, disponível no Android 3, ele só abre se informado o PIN ou uma senha. Mas isso não deve imperdir que alguém reformate e coloque outro chip GSM.

    E ainda o problema de que o primeiro Android 3, do Xoom, deve custar o dobro do que ele espera gastar.

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 3/02/2011 às 9:48 pm

    Seria bom se eles reverem a versão 2.2, 2.3, alias usarem a 3.0 que é otimizada para Tablets. Eu acredito que na compra de um lote maior, vai ser possível um preço abaixo da média. E também (quem sebe) um Ministro que está com umas ideias de abaixar o impostos de Tablets!!!

    Ninja (usuário não registrado) em 3/02/2011 às 9:56 pm

    E o sistema de gerenciamento de conteúdo, alguem lembrou?
    Aqui nos usamos o moodle, mas acho ele atende muito pouco. Tenho idéias boas para isto, tomara que consiga implementa-las em alguma ocasião.

    Arnando (usuário não registrado) em 3/02/2011 às 10:31 pm

    Oba!
    Logo logo teremos tablets a venda no mercado livre, sem nota, sem garantia, com um precito bem em conta :D

    Tiago (usuário não registrado) em 3/02/2011 às 10:45 pm

    Gente do céu, eu devo estar parado no tempo mesmo. Eu não consigo ver essa coca-cola toda dos tablets. Sério, seria muito mais produtivo um notebook ou netbook.
    A não ser que eles pretendem usar o tablet só e somente só para distribuir conteúdo. Mas não precisa de tablet, basta um servidor.

    E por tablet ser útil para alguma coisa, a tela dele deve ter no mínimo o tamanho da tela do iPad.

    Caso contrário, é só jogada de marketing mesmo.

    Magno (usuário não registrado) em 4/02/2011 às 1:05 am

    Já tem “cursinho” dando netbook na matrícula do aluno. Pelo menos, foi a propaganda que recebi do Verbo Jurídico de Porto Alegre.

    Agora, o pin não é tão fácil assim de quebrar, não. Vejam o Kindle 3. Ainda não quebraram o DRM dos ebooks por não coseguirem localizar o pin. O mesmo vale para as versões do Kindle em software. Ou estou enganado? Se estou, por favor, “give me the code” :-)

    Ozzy (usuário não registrado) em 4/02/2011 às 6:25 am

    Apesar de parecer muito mais uma ação de marketing, poder vir a ser interessante se não esquecerem de preparar os professores e ajustar a parte pedagógica…

    O.O.

    Juan (usuário não registrado) em 4/02/2011 às 9:31 am

    Não acho essa ideia de ter notebooks ou tablets dentro das salas algo positivo. Motivos?
    1 – Os ladrões ficam de olho na faculdade (aqui em Fortaleza ladrões armados já invadiram a UECE e a UFC em busca de notebooks).
    2 – Os alunos ficam mais dispersos, prestando atenção em tudo, menos na aula.

    wagner (usuário não registrado) em 4/02/2011 às 10:17 am

    O assunto é o uso da tecnologia no meio educacional, como ferramenta de trabalho dos professores e alunos, agora a questão de treinamento dos professores ,aumento de roudo, ou outros fatores não interessa, se for pensar em tudo, seria melhor ficar isolado no meio do amazonas.
    e se for open source, melhor ainda……..

    André Caldas (usuário não registrado) em 4/02/2011 às 10:29 am

    Só espero que estejam em consonância com:
    Liberdade de Documentos.

    Talvez, sem a “liberdade de documentos” se tenha diminuição de produtividade. Afinal de contas, deve ser uma droga ser obrigado a estudar nesses aparelhinhos, quando uma cópia impressa é muito mais amigável.

    Não acredito que se saiba o impacto clínico, principalmente o dano causado à visão, de ser obrigado a virar noites e noites estudando em um tablet.

    A solução para estes problemas é simples: liberdade de documentos!!

    Xinuo (usuário não registrado) em 4/02/2011 às 10:34 am

    @Juan, realmente computadores e afins, dentro da sala de aula com acesso total à internet é pedir para que os alunos não prestem atenção (na aula).

    Talvez se os computadores tiverem que usar a rede wifi e se submeter as regras de um proxy (para cada sala) que possa ser controlado pelo professor, que teria pelo menos o poder de (des)ligá-lo???

    Quantos aos ladrões é mais complicado, deve ser por isso que eles querem algum mecanismo para evitar que, se roubado, o equipamento não possa ser utilizado.

    André Caldas (usuário não registrado) em 4/02/2011 às 10:55 am

    [...] que possua suporte ao Flash, rode Android 2.2 ou 2.3 e custe entre 350 e 450 dólares. Apesar dessas informações, a assessoria informou que o iPad não estaria totalmente descartado.

    Sim, se oferecerem um iPad baratinho pra poderem dizer “na nossa universidade todos tem iPad”… que se danem flash e android… ;-)

    Quando você está disposto a abrir mão (do iPad, por exemplo), tem muito mais poder de barganha.

    Desejo sucesso a eles. Espero que não seja iPad, mesmo. Quanto mais genérico maiores as chances de serem mais compatíveis com outros aparelhos. :-)

    André Caldas (usuário não registrado) em 4/02/2011 às 11:07 am

    Quantos aos ladrões é mais complicado, deve ser por isso que eles querem algum mecanismo para evitar que, se roubado, o equipamento não possa ser utilizado.

    Ou pra saber se não estão usando a webcam pra fazer sacanagem online:
    http://arstechnica.com/tech-policy/news/2010/02/school-under-fire-for-spying-on-kid-via-webcam-at-home.ars

    Na reportagem do link acima, um pai foi chamado no colégio, onde o diretor lhe mostrou uma foto de seu filho fazendo coisas inapropriadas com a webcam do laptop fornecido pelo colégio. O mais fantástico foi o diretor confessar pro pai que estava espionando as crianças em casa, dentro de seus quartos.

    Um assunto pelo qual tenho particular interesse é o uso de tecnologia na educação. Vejo muitas escolas fornecendo tecnologia pela tecnologia, sem que esta faça parte de um contexto maior, como ferramenta de uso didático. Enquanto eu não souber qual o uso destes tablets e como serão inseridos dentro do programa educacional, fica parecendo apenas jogada de marketing mesmo.

    Ozzy (usuário não registrado) em 4/02/2011 às 1:03 pm

    @adilson,

    Pois é, temos exatamente a mesma opnião. Eu atendo e já atendi escolas, faculdades, centros de treinamento e já estou cansado de ver a tecnologia ser usada *apenas* como marketing de estabalecimentos de ensino. Não se prepara os professores, não se dimensiona corretamente a infraestrutura, não se adapata o conteúdo programático para a tecnologia escolhida e vice-versa, aí depois não dá certo, um monte de tempo, recurso humano, material e dinheiro é jogado fora e mais uma oportunidade é perdida. Tomara que este caso seja diferente, mas só acredito vendo…

    O.O.

Este post é antigo (2011-02-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.