Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Toshiba lançará tablet com Android 3.0 em junho

Equipamento possui tela de 10 polegadas, câmera de 5 megapixels e vai custar cerca de 700 dólares

Até o final de junho, chega às lojas o primeiro tablet da Toshiba. Com o equipamento, que leva a marca Regza, também utilizada pela empresa em sua linha de TVs, a companhia pretende conquistar, já em 2013, 10% do mercado global de tablet, segundo o presidente da companhia,  Masaaki Oosumi.

O equipamento, que tem como base o sistema Android 3.0, da Google, foi exibido pela primeira vez em janeiro, na Consumer Electronics Show (CES) de  Las Vegas. Porém, a data de lançamento só foi anunciada agora. Segundo a empresa, ele vai custar o equivalente a 730 dólares no Japão. O preço em outros países não foi anunciado.

Apesar de divulgar a data de chegada ao mercado, a companhia não forneceu detalhes sobre o equipamento, que terá tela de 10 polegadas. (…) (via idgnow.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 20/04/2011 às 4:29 pm

    Não sendo a Positivo, nem a CCE..

    Preço de 730 dólares? Definitivamente, essas empresas perderam a noção do ridículo. Com preços assim, não vejo como tablets Android possam chegar a ameaçar o iPad.

    Tarcísio (usuário não registrado) em 20/04/2011 às 4:57 pm

    @boi,

    730 dólares no Japão, por aqui deve sair bem mais que isso. Realmente está difícil ameaçar o iPad.

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 20/04/2011 às 5:53 pm

    Se preço fosse o único diferencial possível, realmente ficaria difícil concorrer com o iPad.

    Mas não é.

    Como eu não acredito em reduzir o meu preço e sim aumentar o valor agregado, não acredito no Tablet vendido em feira-livre.

    Mas que diferencial esses tablets Android oferecem que justifiquem esses preços absurdos? Há um tempo atrás eles tinham um hardware consideravelmente superior, mas essa vantagem foi anulada com o lançamento do iPad 2. E há também desvantagens como a provável não atualização do sistema, o que já ocorre nos smartphones.
    Eu acho que o mercado de tablets vai acabar ficando como o de tocadores de mp3, com a Apple dominando com folga e os restos sendo disputados por vários fabricantes e os xing-ling.
    Os tablets que talvez venham a oferecer um diferencial interessante são os que serão lançados com a dupla Atom e Meego. Processador x86 e um sistema operacional de verdade talvez consigam fazer frente ao portátil da Apple. Ou não. Tudo depende de a Intel conseguir fazer um processador que pelo menos chegue perto dos ARM em consumo, mas mantendo uma boa performance. Se a Intel não conseguir isso, é provável que esses tablets sequer cheguem ao mercado.

    Tales A. Mendonça (usuário não registrado) em 20/04/2011 às 6:51 pm

    Eu também não estou entendendo nada do que se passa na cabeça desse povo, lançar um produto mais caro que o ipad, talvez com menos recurso e infinitamente quase sem programas. o Ipad tem mais de 65 mil e o android 3?
    Detalhe que a apple não pega o software pronto e enfia no hardware, mas as outros fazem basicamente isso. A apple desenha o hardware, implementa, faz o software, e muito bem feito, chega o povo copiando e quer vender mais caro. É quase que se você for no camelô comprar um DVD pirata, mas sai mais cara que o original. Me expliquei isso, pq ainda não estou conseguindo entender a “jogada” desses empresas.

    Handel Camilo (usuário não registrado) em 20/04/2011 às 7:23 pm

    “a companhia pretende conquistar, já em 2013, 10% do mercado global de tablet, segundo o presidente da companhia, Masaaki Oosumi.”

    Acho que esse cara ai fez o “plano de negocios” do produto igual qdo eu fiz materia de empreendedorismo e tive que entregrar meu trabalho a tempo:

    “Missão: Ser a maior empresa do país nos próximos 2 anos”

    João (usuário não registrado) em 20/04/2011 às 8:45 pm

    @boi, E o que te impede de rodar um “sistema operacional de verdade” em um ARM? A Canonical tem investido pesado no Ubuntu para ARM, e até a Microsoft está se rendendo ao ARM (o Windows 8 está sendo desenvolvido também para ARM, e não é versão Mobile nem CE, é a versão “mainstream” mesmo).

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 20/04/2011 às 10:11 pm

    e é pq o android é gratuito…

    @João, o x86 pode ser um diferencial de hardware. Hoje todo mundo usa ARM, como a Apple, então fica tudo nivelado.
    Quanto ao sistema operacional, a Apple usa sistema de celular, e os concorrentes também. De novo, tudo nivelado. Para os fabricantes é ótimo usar Android, pois isso possibilita um controle total sobre a máquina, como a Apple tem. Mas e para o consumidor, será que isso é interessante? Uma distro Linux convencional, por exemplo, colocaria esse controle nas mãos do usuário. Seria um grande diferencial.

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 21/04/2011 às 7:04 am

    Alguém arrisca que o ARM, se já não o, será o processador mais usado da terra e, pode chegar a evoluir para processadores para Desktop…
    A Intel e a AMD que se cuidem…
    É só um palpite…

    Luiz (usuário não registrado) em 21/04/2011 às 10:00 am

    Conheço um sujeito que ao lançarem o Ipad logo o comprou e levou para o trabalho, apresentando a ‘novidade’. Isto na primeira semana. Na 2ª semana, voltou a trazer o notebook. O Ipad ficou em casa, para um joguinho ou outro, um acessadinha rapida na internet.
    Será que estes tablets realmente acrescentam algo novo que não uma tela de toque grande?

    Lauro César (usuário não registrado) em 21/04/2011 às 10:36 am

    @Luiz acho que vc começou a responder sua própria pergunta: Os tablets NÃO foram feitos para substituir os notebooks. Sua função é outra e complementar a eles, acesso rápido e prático a internet, jogos eletrônicos e leitura. Pelo menos é dessa forma que eu e várias outras pessoas os enxergam. Mas infelizmente muitos querem não enxergar o óbvio e colocá-lo como concorrente direto para notebooks.

    synn (usuário não registrado) em 21/04/2011 às 10:43 am

    também não aguento mais notícias sobre tablet

    Marconi Pires (usuário não registrado) em 21/04/2011 às 11:55 am

    Fico imaginando o Ubuntu ou Fedora rodando num aparelho desses, com o mega repositório de programas que têm…

    Não ia ter pra ninguém!

    leonardo (usuário não registrado) em 21/04/2011 às 2:05 pm

    Pois é, não tenho nenhum tablet ainda, espero um tablet tão barato quanto i pad 2 rodando ubuntu :D
    Ai sim, eu compro 1.

    Se não fico com um netbook de 800 pila mesmo, com garantia comprado no brasil e pesa pouca coisa a mais que esse tablets, e é tão fácil de transportar quanto.

    E ainda por cima rodo um ubuntu legal nele :D

    Marcos (usuário não registrado) em 21/04/2011 às 2:23 pm

    “também não aguento mais notícias sobre tablet”
    [2]

    Se os tablets forem mesmo uma onda passageira como querem alguns, logo as notícias sobre tablets rodando Linux começarão a desaparecer.

    self_liar (usuário não registrado) em 21/04/2011 às 9:52 pm

    Caro Augusto

    Vai noticiar o big brother que descobriram no iPhone?

    Não sei se aquele dump automático da posição do usuário que “descobriram” (afinal não é propriamente uma novidade, é conhecida publicamente ao menos desde dezembro) no iPhone está bem dentro do tema do BR-Linux, ao longo do feriadão vou acompanhar o desenvolvimento da situação.

    O mais provável é que ele seja mencionado em conjunto caso eu vá noticiar a “funcionalidade” similar que também foi noticiada no Android, que faz parte do escopo do site: https://github.com/packetlss/android-locdump (e não sei se é mesmo uma novidade – a mim não surpreende em nada).

    Mas também é uma situação que eu prefiro primeiro observar, até para ver o que os desenvolvedores do Android e do iOS dirão a respeito, já que um cache ou dump local das informações de localização não deve estar em ambos por acaso. Duvido que eles deixarão de se pronunciar, considerando que até representantes do legislativo federal deles já formularam interpelação.

    self_liar (usuário não registrado) em 22/04/2011 às 2:41 pm

    É claro,mas é bom deixar esclarecido para o povo não pensar que o iPhone é tudo de bom e não invade a vida do usuário.Na verdade a política é muito pior que a do Android.

    self_liar (usuário não registrado) em 22/04/2011 às 2:44 pm

    Pois o software proprietário é mais oculto .E nenhum celular de hoje é “verdadeiramente livre”. O único com uma forte politica de liberdade era o OpenMoko ,mas infelizmente não conseguiu conquistar o povão.

Este post é antigo (2011-04-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.