Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Testando o futuro Ubuntu 11.04, com Unity, usando o VirtualBox

Enviado por Tiago Hillebrandt (tiagoscdΘyahoo·com·br):

“Para iniciarmos o procedimento para possibilitar a utilização do Natty através do VirtualBox, primeiramente é necessária a instalação da nova versão estável do programa, 4.0, que pode ser efetuada com as instruções contidas neste link.

Após instalar a nova versão do aplicativo, vamos para configuração da máquina virtual. Depois de instalar o Natty na máquina, desligue-o e, na listagem de máquinas virtuais, vá em Configurações > Monitor e habilite a opção […]” [referência: tiagohillebrandt.eti.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-01-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rover (usuário não registrado) em 13/01/2011 às 9:09 am

    Oi legal

    Andre (usuário não registrado) em 13/01/2011 às 10:15 am

    Tutorial interessante, o que estraga é essa barra lateral do Ubuntu

    ioca100 (usuário não registrado) em 13/01/2011 às 11:31 am

    @Andre, tem como deixá-la escondida.

    Mandriva (usuário não registrado) em 13/01/2011 às 11:46 am

    O Unity esta ainda muito “cru”, parece ser uma cópia do gnome-shell. Espero que eles consigam fazer algo bem funcional.

    Neste momento acho meio arriscado colocar o Unity como desktop principal, aonde temos um KDE cada vez melhor e tudo indica que o Gnome 3 também esta ficando muito bom.

    O Ubuntu pode perder terreno com estas mudanças radicais que o seu idealizador coloca. E quem ganha com isso são os derivados do Ubuntu, como o Mint, que usa sua base mas tem um visual muito melhor.

    A dica do Virtualbox é muito valiosa, obrigado.

    Natas Eviv (usuário não registrado) em 13/01/2011 às 11:59 am

    Podiam adotar o estilo de ícones igual o Chrome OS e o iOS. Também concordo que essa barra do lado esquerdo é muito estranha.

    Não vou testar, mas o tutorial foi bem feito e detalhado. Muito bom.

    parece que pegaram a versão pra netebook e deram uma garibada pra passá-la pra desktops.

    se a barra pudesse ser sensível ao passar do mouse como em qualquer dock normal eu consideraria interessante, algo impossível na versão atual para netbook.

    Ainda não testei o Unity, mas pelo que disseram está bem mais leve que o Gnome e não precisa daquele tanto de bibliotecas pra levantar, isso é positivo.

    Outro ponto é que a Canonical está trabalhando com os desenvolvedores do Unity pra melhorá-lo. Como o relacionamento da Canonical e da fundação Gnome não era dos melhores e os patchs da Canonical não costumava ser incorporados, ficou melhor pra eles trabalhar junto ao pessoal do Unity.

    Vamos ver se vai dar certo, se não der certo o Ubuntu volta pro Gnome e pronto. Não faz tanta diferença assim pro usuário nesse ponto.

    Léo Haddad (usuário não registrado) em 13/01/2011 às 2:36 pm

    Eu gostei da barra lateral no meu notebook. Muito melhor que outras soluçoes como o default ou um dock embaixo. O espaço fica bem melhor aproveitado. Infelizmente ele ainda ta meio cru, e bem lerdo, alem de nao ser nada tranquilo de “navegar” entre os aplicativos.
    Mas espero que ate a prox versao ja esteja stable.

    Léo Haddad (usuário não registrado) em 13/01/2011 às 2:37 pm

    Ah… e o click da barra está meio estranho, logo no começo eu dava uns clicks meio que arrastando e a barra se movia inves de abrir o aplicativo, depois vendo um video eu entendi que a canonical esta pensando nesse modelo para poder trabalhar com touch screen.

    Guilherme Mac (usuário não registrado) em 13/01/2011 às 2:48 pm

    Na minha configuração (GeForceFX5200, 512MB de RAM, Sempron 1,6GHz) o Unity nem funcionou.

    Anderson Silva (usuário não registrado) em 13/01/2011 às 3:04 pm

    Pergunta: funciona sem 3D ativo? Se não, usuários que possuem o ItauTREC W7635 ficarão de fora. Aliás, bem que a VIA poderia disponibilizar documentação para possibilitar o 3D… ou um driver, sei lá…

    Brenno Pereira Machado (usuário não registrado) em 13/01/2011 às 3:13 pm

    Pois é, pena que os infelizes proprietários de chipsets SiS (como eu) vão ter uma dor de cabeça enorme(!!) com o Unity por causa do 3D.

    Junin (usuário não registrado) em 13/01/2011 às 7:06 pm

    Sempre o mesmo mimimi…

    Bing (usuário não registrado) em 13/01/2011 às 7:07 pm

    Bota no lixo a tranqueira então, problema resolvido.

    Mandriva (usuário não registrado) em 13/01/2011 às 8:34 pm

    Sempre que a Microsoft lançava uma nova versão do Windows era necessário atualizar o hardware também, e todo mundo caia matando em cima da Microsoft.

    Engraçado agora o Ubuntu faz a mesma coisa e ninguém reprova.

    Nada como um dia após o outro.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 13/01/2011 às 9:59 pm

    @Mandriva, não é questão do Ubuntu, mas todas as principais distribuições, ou melhor os dois ambientes gráficos principais, inclusive o que você copiou o nome. O mundo segue pra quem olha pra cima, nunca pra baixo.

    Pra compatibilidade com hardware mais antigo, a Canonical disponibiliza o Xubuntu, e tem várias distribuições otimizadas pra isso.

    Mandriva (usuário não registrado) em 13/01/2011 às 10:18 pm

    @Marcos Alexandre, sei disso, só acho engraçado como as coisas mudam, ontem reclamavam porque isso acontecia, hoje acham isso bom.

    Toda a atitude um pouco duvidosa da Microsoft, Apple, Oracle, a comunidade se revolta. Ja a mesma atitude com distribuições Linux ou do Google todo mundo aplaude. Um peso e duas medidas.

Este post é antigo (2011-01-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.