Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Tenho cerca de 100 livros para doar – quem se habilita?

São livros técnicos e não-técnicos, com material em português e em inglês nas seguintes áreas:

  • PHP
  • HTML e CSS
  • Javascript
  • Expressões regulares
  • MySQL
  • Python
  • SEO
  • Marketing on-line
  • Segurança digital
  • Eletrônica
  • entre outros…

Entre os não-técnicos tem material de História, Administração, Finanças e até um ou outro livro de ficção, fantasia e afins. Encaixotei hoje todo o material em 6 caixas de arquivo-morto, e avalio que o peso total esteja próximo a 80kg.

Minha preferência é doar para alguma instituição em que os livros estarão à disposição para consulta de vários interessados – a biblioteca de alguma escola em que haja cursos técnicos, por exemplo.

Quem quiser se candidatar a receber precisa estar disposto a buscar o lote todo (os livros estão em Jurerê – Florianópolis) em uma data a combinar, ainda em outubro.

Para manifestar o interesse em receber, basta me enviar até quarta-feira (12 de outubro de 2011) um e-mail em augustoΘaugustocampos.net dizendo em que dias da semana e horários teria disponibilidade em buscar o conjunto de livros na localização mencionada acima, e detalhando para onde os livros irão: biblioteca de qual escola, grupo de estudos, etc. Comprovação de ligação com a instituição ou grupo em questão serão bem-vindos, mas por favor mande tudo em um e-mail só – não se apresse, o prazo vai até quarta.

Na quinta-feira eu responderei por e-mail a todos, e a partir daí combinarei com a pessoa selecionada por mim como fazer a entrega.

FAQ:

P1: Existe alguma maneira de eu receber os livros sem ir buscá-los ainda em outubro no local em que se encontram, todos de uma vez só?
R1: Não.

P2: Posso me candidatar a receber apenas uma parte dos livros, escolhendo os que me interessam?
R2: Não.

P3: Posso me candidatar sem estar disposto a aceitar com tranquilidade que outra pessoa além de mim pode ser a selecionada para ficar com os livros, e é possível que eu nem venha a saber a razão?
R3: Não.

P4: Posso saber mais detalhes sobre os livros antes de recebê-los?
R4: Não.

P5: Não seria melhor doar para a instituição XYZ?
R5: Nada impede que eu doe para ela, mas isso só ocorrerá se algum representante dela entrar em contato conforme exposto acima.


• Publicado por Augusto Campos em 2011-10-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    William Veronesi Rocha (usuário não registrado) em 8/10/2011 às 8:17 pm

    Augusto porque você não usa o Trocando Livros da Saraiva?
    http://www.trocandolivros.com.br/como-funciona

    Eu uso regularmente, mas neste caso eu tenho ~100 livros que eu quero doar a alguém que venha buscá-los para incorporá-los à biblioteca de algum lugar em que eles possam ser úteis a várias pessoas.

    Jonas (usuário não registrado) em 8/10/2011 às 8:21 pm

    eu aceito ^^

    Clóvis Augusto (usuário não registrado) em 8/10/2011 às 8:22 pm

    Doe para uma universidade =/

    Jonas (usuário não registrado) em 8/10/2011 às 8:24 pm

    na facul em que eu estudo seria util, ou do senai em que eu estudava.

    Jerônimo Medina Madruga (usuário não registrado) em 8/10/2011 às 8:27 pm

    Ótima iniciativa Augusto! Nós do Tchelinux começamos a incentivar a doação de livros em nosso grupo também, e isso está rendendo com cada vez mais conhecimento para o pessoal.

    Ficas de parabéns mais uma vez!

    Tomara que alguém de uma delas entre em contato comigo, Clóvis! Ou mesmo da faculdade do Jonas, ou do Senai em que ele estudou.

    Ricardo K. (usuário não registrado) em 8/10/2011 às 9:36 pm

    Augusto, isso é somente válido para pessoas de Florianópolis?

    Não, pode ser até de outro país, sem problema nenhum. Basta estar apto a buscar no local em que os livros estão. As últimas doações neste estilo que eu fiz foram todas parar em instituições de ensino fora de Florianópolis.

    Fábio_X (usuário não registrado) em 8/10/2011 às 10:29 pm

    Poxa.. ate aceito, tenho uma escola de informatica com cursos tecnicos e os livros seriam super uteis.. mais 80kg para enviar ao Acre eh complicado =)

    pharaoh (usuário não registrado) em 8/10/2011 às 11:34 pm

    Boa acção Augusto, estas de parabens por esta acção maravilhosa, tenta selecionar uma entidade que mais necessita.

    Deus te abençoe.

    Douglas (usuário não registrado) em 9/10/2011 às 1:02 am

    Augusto, por favor, doe essa coleção para a UFSC! Eu acabei de enviar um email para a biblioteca. Espero que eles tomem ação.

    Lucas (usuário não registrado) em 9/10/2011 às 10:25 am

    Doe para uma universidade, eles precisam muito mais! O que você tem vale muito, não pode ficar nas mãos de um só

    Hugo Alberto Perlin (usuário não registrado) em 9/10/2011 às 11:15 am

    Eu sou professor do IFPR – Campus Paranguá. Temos curso técnico de Informática, entre outros. Se ainda não doou, temos interesse. Aguardo resposta.

    Prezados, quero destacar que há um processo definido para esta doação. No texto acima tem detalhes sobre os prazos, a forma de se candidatar a receber, o que o interessado que venha a ser selecionado vai precisar fazer, a data em que farei a seleção, etc.

    Ao Lucas e outros que vieram frisar sobre doar para instituições de ensino, recomendo especialmente que leiam o texto também, para perceber que é esta a intenção – mas depende, naturalmente, de haver um interessado por lá que cumpra as condições mencionadas. Felizmente costuma haver, e no caso atual já houve mais de um que de fato se deu ao trabalho de ler o texto e tomar a iniciativa na forma mencionada.

    Ratito (usuário não registrado) em 9/10/2011 às 11:35 am

    Se eu morasse aí pegava na hora. Mas sou de SP.
    Boa leitura a quem adquirir
    ;-)

    Augusto,

    Inicialmente meus parabéns pela doação, com certeza várias pessoas serão beneficiadas com a sua atitude.

    Sou professor e coordenador de cursos do Instituto Federal do Paraná – Campus Curitiba.

    Temos cursos técnicos em Informática, Jogos Digitais, Telecomunicações, Contabilidade, Redes e Segurança, Eletrônica e vários outros. Com certeza esses livros seriam um ótimo acréscimo a nossa biblioteca.

    Os cursos relacionados com informática são focados no ensino com software livre.

    Me disponho a ir buscar os livros pessoalmente ou pagar o envio via transportadora para nossa unidade.

    Por favor, visite o nosso site principal e o site do campus. http://www.ifpr.edu.br e http://www.curitiba.ifpr.edu.br

    Grato
    Marcos Laureano

    fabiano marques (usuário não registrado) em 9/10/2011 às 11:53 am

    Olá Augusto Campos ..
    tudo beleza?

    Cara adorei a sua iniciativa …. eu gostaria muito de receber os seus livros…. to articulando um projeto social com linux. uma escola de informatica para a comunidade carente… usando somente doações…
    computadores,impressoras e tudo oque tenha a ver com informatica e linux.
    o o instrutores seriam voluntários….

    Por favor, gente, mandem as informações na forma mencionada no texto. Não há razão para expô-las aqui nos comentários, e eu preciso poder reuni-las.

    AFF (usuário não registrado) em 9/10/2011 às 12:16 pm

    Quanta dificuldade! Vende logo!

    Dificuldade nenhuma pra mim. Pelo contrário, até: vender livros que se pode doar é bem trabalhoso. Doar em lote e com a retirada por conta do agraciado é bem mais simples e, quando é pra uma biblioteca, multiplica a utilidade dos livros.

    E bastante gente entendeu a forma de participar, os que fizeram errado (ou seja, que se candidataram aqui nos comentários) são a exceção.

    Magno (usuário não registrado) em 9/10/2011 às 2:16 pm

    “eu quero doar a alguém que venha buscá-los para incorporá-los à biblioteca de algum lugar em que eles possam ser úteis a várias pessoas.”

    Putz! Essa frase, com certeza, faz parte da edição original d’O Guia do Mochileiro das Gálaxias :-) aquela parte que foi cortada para diminuir o custo da edição final :-)

    Bremm (usuário não registrado) em 9/10/2011 às 4:24 pm

    Isso lembra-me o episódio de um equipamento hospitalar que eu tinha em casa e custava cerca de US$ 3000,00 novo. Liguei para a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e me disseram que não poderiam vir buscar porque não tinham nenhum veículo de transporte (!) disponível.

    Levei então o equipamento (no banco traseiro do meu carro) para um conhecido, e a filha dele que é médica do Hospital Geral de Rio Grande levou o mesmo para lá. Depois disso, não me esforço mais para doar nada. Os livros daqui de casa vendo em sebos ou chamo os Mensageiros da Caridade para buscá-los. As roupas idem, mas eventualmente minha mãe as leva e doa para os funcionários de uma capatazia do DMLU.

    Em Porto Alegre todo mundo deve ser rico para poder comprar qualquer coisa. Pffft!

    Amarok (usuário não registrado) em 9/10/2011 às 6:37 pm

    Livros de informática antigos hoje quase ninguém quer mais, nem doando, infelizmente. Os meus eu já tentei doar para a biblioteca de uma faculdade mas não se interessaram por eles. A maioria dos sebos também não compram mais porque ninguém compra.

    É verdade, livros de informática antigos são mais difíceis de encontrar alguém interessado. É por isso que eu procuro doar enquanto ainda estão atuais, e recomendo a outros que façam o mesmo.

    Quem tenta “passar adiante” depois que eles se tornaram obsoletos geralmente já perdeu a maior oportunidade de tornar os livros úteis para mais alguém.

    Tiago (usuário não registrado) em 11/10/2011 às 1:05 am

    Adorei o FAQ. Bem nosso estilo de ser…

    Wilfredo (usuário não registrado) em 12/10/2011 às 10:39 pm

    Já foi decidido quem irá receber os livros?

    Não, ainda está no prazo para possíveis candidatos se manifestarem.

    Lelia Stelita Policastro de Lima (usuário não registrado) em 13/10/2011 às 11:18 am

    Bom dia Augusto!

    Estou me candidatando a doação de seus livros, sou supervisora escolar no Centro de Educação Profissional Renato Ramos da Silva – CEDUP de Lages SC, Escola Pública estadual, nossa escola oferece cursos Técnicos em varias áreas, entre elas o Curso Técnico em Informática e Manutenção de Computadores.

    Por ser uma escola pública temos muita dificuldade em conseguir livros técnicos nesta área, sua doação tenho certeza muito contribuirá para a melhoria da qualidade do ensino.
    Relação de todos os cursos que nossa escola oferece, vamos que tenha outras pesssoas interessada em doar nas demais áreas.
    Eixo SAÚDE: Técnico em Enfermagem
    Técnico em Saúde Bucal
    Técnico em Segurança do Trabalho

    Eixo INFRA-ESTRUTURA: Técnico em Edificações
    EMIEP – Saneamento

    Eixo GESTÃO: Técnico em Administração
    Técnico em Secretariado
    Técnico em Contabilidade
    Técnico em Vendas
    EMIEP Recursos Humanos

    Eixo QUÍMICA: Técnico em Química

    Eixo INFORMÁTICA: Técnico em Informática
    Técnico em Manutenção e Suporte de Informática
    EMIEP – Informática

    Atenciosamente,
    Lelia S. P. de Lima

Este post é antigo (2011-10-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.