Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Tablets vão mesmo sufocar os netbooks?

Uso netbooks e tablets e não trocaria uns pelos outros, mas o artigo do IDGNow do qual reproduzo abaixo um trecho traz duas informações interessantes apontando uma possível tendência a acompanhar no futuro próximo: além de as vendas de netbook estarem despencando (enquanto as dos tablets crescem por todos os lados), a Acer avisou que está substituindo suas linhas de netbooks por tablets.

Como indica o tablet com case e teclado acima, e os exemplos de netbooks com telas removíveis ou conversíveis para atuar como tablets, as duas linhas realmente não poderiam deixar de se chocar. Parece que outros fabricantes de renome seguem na mesma direção da Acer; eu torço pelos netbooks, mas talvez tenha que estar preparado para fazer a geração atual durar bastante nam minha mochila…

Trecho:

Depois de maravilhar o mundo com uma opção portátil e de baixo custo, os netbooks abandonam a cena e não deixam saudades.

Como se não bastasse a queda no volume de netbooks vendidos, as declarações do diretor comercial da Acer, Lu Bing-hsian, ajudam a jogar o que pode ser uma pá de cal sobre um mercado que já minguava antes da explosão dos tablets. “Vamos substituir nossa linha de netbooks por tablets, obedecemos às vozes do mercado”, disse.

De fato, contra as vozes do mercado, não há argumento. Durante edição da última CES – Consumers Eletronics Show, uma boa dúzia de tablets foi apresentada e dava sinais do que aguarda os netbooks: ostracismo digital. (via idgnow.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-01-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Gustavo Melo (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 7:11 am

    Sem teclado físico nada presta. Odeio touch screen… anos atrás tinha uma dizendo que desktop ia acabar, q os notebook iam substituir palhaçada… mudança cultural não é assim…

    Eduardo (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 8:16 am

    Ora bolas,
    Um tablet com teclado físico acaba por se tornar um netbook!

    Tem tela touch, porém sem uso de toque porque se usa o teclado físico, logo… dá na mesma!

    Com uma graaaande diferença: No meu netbook, tenho um dual boot: Win7 e Ubuntu. E no tablet? Alguém consegue fazer o mesmo? Não! Ponto.

    jackson (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 8:21 am

    Hype. Quem já presenciou alguém tentando digitar um texto mais longo num tablet sabe quão patética é a cena. Talvez sim passe a ser mais comum netbooks com tem tela touch e que ‘dobram’ para ficar como tablets (lenovo, hp e asus ja possuem modelos assim).

    elvisricardo (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 8:29 am

    os caras acham que é assim fazer o que ! minha opnião é tablet é para consumo de conteúdo e produzir coisas rápidas porque duvivo um desenvolvedor desenvolver um programa para um tablet em um tablet ¬¬

    Rafael Rossignol (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 9:14 am

    Eduardo, ainda não fazem dual boot (ainda)!

    O artigo fala dos tablets sufocarem os netbooks, programar num netbook é duro tb. O Tablet é isso mesmo, pra consumir conteudo.
    Ler sites na internet, ler gibi, tirinhas, ver vídeos, ouvir música enquanto le algo. Jogar. Escrever textos curtos.

    Mandriva - Fedora (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 9:19 am

    Ja é cansativo escrever no netbook, imagina num tablet.

    Um dia desses vi um notebook da Acer, com processador Celeron, que era um pouco maior que um netbook. Então quem vai matar os netbooks vai ser os notebooks com tamanhos físicos menores, e com a possibilidade de usa-los como tablet. Este sim eu compraria.

    aff (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 9:23 am

    Ah nao… de novo nao, que raiva.

    Lembro que anos atras, os “handheld computers” (tipo HP Jornada, deem uma olhada no google images, era uma ideia muito parecida) sairam de linha ANTES de eu ter grana pra comprar um.

    Alias, ate hoje gostaria muito de encontrar um inteiro, so por nostalgia (uma ova, faria de tudo pra poder usar em algo util).

    Quando surgiram os netbooks eu pensei: “puxa, que otimo, agora sim” e comprei um acer one (que uso absurdamente para muita coisa, inclusive trabalho).

    Agora estao querendo parar? Joguei pedra na cruz?

    @elvisricardo esta certo, tablet seria pra consumo de conteudo e nao para producao (especialmente texto, programacao, enfim… qualquer coisa que precise de um teclado fisico).

    Hunf, fazer o que… preciso comprar um netbook daqueles dual-core com placa de video descente (tipo acer one ferrari) antes que acabe.

    #fail acer (pra mim)

    O que eu acho interessante nesse caso dos tablets é que a coisa foi do pessimismo total à euforia absoluta. Antes de chegar ao mercado, quase todo mundo apostava que o iPad seria um fracasso. Deram até um prêmio de fiasco do ano para o iPad, antes mesmo dele começar a ser vendido. Agora que o iPad é um sucesso de vendas, os comentaristas foram para o outro extremo. Mas assim como exageraram no começo, condenando um produto que sequer tinha chegado ao mercado, exageram agora.
    Os tablets não são um sucesso. Pelo menos não ainda. O que é um sucesso é o iPad, isoladamente. Nenhum tablet concorrente deu certo até o momento. Há muitos lançamentos, e há a expectativa de que outros modelos venham a vender bem, talvez até a superar o iPad, mas ninguém pode garantir que isso venha mesmo a acontecer.

    Xinuo (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 9:39 am

    Tb acho que seria melhor algo como um netbook reversível, quando não se precisa tanto do teclado se esconde ele.

    Mas acho que a maioria dos potenciais compradores não precisa escrever tanto, então é possível que modelos sem teclado superem em muito as vendas de outros que têm, talvez até o ponto de sufocá-los.

    Mas sempre será possível acoplar um teclado, então num cenário onde eu seja obrigado a ter um netbook sem teclado (tablet), eu teria teclados no trabalho e em casa. Ideia que pode ser replicada para o carregador e para o monitor. Assim quando estou fora desse ambientes ficaria restrito as funções tablet, mas ganharia em não ter que carregar peso extra, já no trabalho e em casa teria mais opções.

    Hever Costa Rocha (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 9:47 am

    Um detalhe muito importante. O texto foi publicado por um articulador da IDGNow estadunidenses,portanto tem que ser levado em conta o mercado desse país. Não preciso nem dizer que o mesmo possui certos exageros. Possuo um netbook (Dell Mini) e consigo fazer com tranquilidade o que o nosso colega do norte alega não conseguir, como por exemplo navegar na internet e escrever textos. O mesmo parece não conhecer outros navegadores que trabalham bem melhor com a tela desses aparelhos.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 9:55 am

    Tablet com teclado é legal, mas tem preço muito maior que um netbook com tela simples (não touch) teria.

    Questão a parte a essa discussão é a crise de personalidade do mercado.

    Netbook foi uma excelente idéia, continua sendo, principalmente se insistissem em processadores ARM. Com baixa capacidade mesmo, não matar o nicho fazendo mini-notebooks, que acabam sendo mais caros.

    Mas é triste, todo mundo segue o que o Jobs diz como ovelhinhas. Bastou ele dizer que tablet era melhor que pronto, todos juram de pés juntos que é o melhor.

    E pior que isso é essa postura de não manter as duas linhas, como se não houvesse lugar para os dois no mundo.

    Xinuo (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 10:11 am

    @boi, eu não sou comentarista profissional, mas mesmo assim tenho minhas opiniões. Continuo achando um iPad um iPiada, algo comparável a uma pedra, sem câmera, sem porta USB, sem suporte a cartão SD, sem suporte a Flash, sem saída HDMI e, até pouco tempo atrás, não tinha multitarefa (e parece que a que colocaram nele não é lá essas coisas).

    http://appleaddicted.com.br/blog/2010/01/27/pedra-vs-ipad/

    Não é pq “todo mundo” está comprando que eu mudei minha opinião em dizer que é ruim, que ele poderia ter mais pelo mesmo preço. Mas como disse acima não tenho nada contra o conceito, exceto que posso sentir a falta do teclado em muitos momentos. Agora quando tiver que comprar um, ele terá câmera com flash, suporte a Flash (se isso ainda for importante quando eu resolver comprar um), portas USB, etc. etc. e sistema operacional mais aberto e livre possível, nada de Apple ou Microsoft.

    Pedro (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 10:19 am

    afff, odeio tablet, odeio touch screen…
    Comprei um otimo netbook com teclado fisico esse mês por 670,00 Reais, estou satisfeitissimo. E em casa meu desktop na vai morrer nunca!

    Cleverson (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 10:39 am

    Como assim substituir o netbook? Os híbridos não passam de um netbook com uma tela bonitinha que você remove para poder cagar e navegar ao mesmo tempo.

    Só quando o preço dessa geringonça valer a pena.

    sergio (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 10:47 am

    Quanto representa da população que usa informatica (netbook,notebook, smartphone,ipad…) que lê esta coluna???
    Esta coluna no br-linux.org talver seja lida port 0.1% (ou seja: 1 em 1000).
    Eu nao uso netbook e nao uso ipad, mas os outros 999 usuarios, acham o netbook, o máximo, a minha diarista (que mora a 40km) do centro comprou um netbook para o filho dela por que na loja vendem a R$80,00 mensais… liga modem 3G(a 128Kbps)… e ela está feliz da vida… Pode ser que nos EUA, todo mundo tenha $$$$ para pagar tablets fantasticos.. mas aqui… Magazine Lu… está com tudo… Eu comprei um SIM+ (que voces vao dizer que é uma b…, mas com wireless N Rtl8192, camera, 2gb de memoria 160Gb de hd 3usb, Celeron M) mas paguei (pagarei) 10X R$108,00, que agora roda BSD, e o cliente está satisfeitíssimo… basta que a coisa dure 12 meses… E agora o cliente quer mais, vou testar um com chip ATOM, por… R$999,00. e ver como fica…

    Sergio

    Alexandre (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 11:02 am

    Engraçado ninguém questionar o fato do tablet ser uma solução fechada, com pouquíssimas possibilidades de expansão ou de troca de sistema operacional. Se existe alguma vantagem nisso é q eu ainda não tive notícias substanciais de que o sistema da MS esteja presente nessas geringonças…

    Não acredito que netbooks vão acaber, mas é fato que existe uma razoável interseção dos dois mercados e uma parte dessa interseção é atendida melhor pelos tablets.

    O tablet conseguiu também pegar um mercado dos antigos usuários de PDAs que precisavam de uma tela maior que dos smartphones, mas com a portabilidade que os netbooks não oferecem.

    Se fosse pra apostar, eu diria que a tendência é fragmentar o mercado entre notebooks, netbooks, tablets e smartphones, cada pessoa compra o que se adequar melhor, da mesma forma que carros.

    Patola (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 11:44 am

    Eu não acreditava em tablets até comprar um Samsung Galaxy Tab – basicamente, como a parte de software livre e respeito à GPL me interessa, esse foi o maior motivo, junto com a curiosidade por gadgets – e não é que o bichinho mal chegou e dominou minha vida? Em casa, já mal uso o laptop por causa dele, imagine quando colocar mais programas.

    O que acontece é que a mobilidade é muito mais importante que a gente imagina. Não é prático levar o laptop pra rede ou pro banheiro ou pra cozinha, mas o Tab é um celular grandão que realmente se leva pra todo canto. O único inconveniente real é a sujeira, por exemplo, estar com as mãos sujas de gordura. Sem contar os vários sensores, câmera, etc. que existem no Tab, além de eu poder usar o skype ou usá-lo como celular, o que faço bastante. E os jogos que usam o giroscópio? Dão uma sensação de imersão melhor que no maior desktop. Aliás, outra coisa que me impressionou foi como os controles multitouch de jogos são muito superiores ao uso do teclado físico.

    Eu gosto de teclado físico e realmente os teclados virtuais são inferiores. Mas é um problema pequeno com que se aprende a lidar. No final, usar um Galaxy Tab é realmente compensador e produtivo, quase viciante. Pena que é o fraquinho Android, pois o Maemo e Meego eu ainda acho muito superiores, especialmente na disponibilidade de softwares livres (foi desnecessariamente complicado eu instalar o dropbear ssh no Android, por exemplo). Quando sair um Tablet com Meego, pelo menos para os nerds como eu as possibilidades vão ser muito maiores.

    foobob (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 12:44 pm

    quem acha que teclar num touchscreen é um trabalho inimaginável é porque nunca experimentou o teclado virtual swype. você não tecla, você passa seus dedos por cima das letras.

    Estou teclando de um ônibus em movimento aliás. De um smartphone motorola com Android ainda por cima. Quem vê, pensa que é mágica…

    foobob (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 12:48 pm

    na boa, acho mais fácil escrever texto com swype do que com os minúsculos teclados de netbook

    Acho que o gerente de vendas levou um puxão de orelha de um superior. Olha aí o desmentido:

    http://www.guiadohardware.net/noticias/2011-01/acer-desmente-tablets.html

    erico (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 3:23 pm

    Não, eles terão seu nincho, como os notebooks com tela de 17 polegadas.

    Marcinho (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 3:41 pm

    Sou bom de previsoes:

    Fui a uma loja comprar um netbook na febre dos netbooks… Chegando la vi aquilo… achei muito pequeno… teclado “esprimido”… tela com imagens minusculas… Fontes? Nem se fala.

    Gastei 50 dolares mais pq decidi que um laptop seria melhor. Anos mais tardes acabei ganhando um netbook. Tudo que achava na teoria acabei tendo na pratica. Quando acabo de usar um netbook e vou usar o laptop eh como se tivesse saindo deu um Fusca e indo pra uma Mercedes.

    O assunto “tablet”: da pra ser produtivo sem um teclado de verdade? Alguem realmente acha que bater com os dedos num vidro pode se comparar a escrever paginas e mais paginas de texto num teclado?

    Tablet eh outra moda. Pode nao desaparecer completamente mas o povo vai sentir saudade do teclado.

    foobob (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 4:22 pm

    Marcinho, são 16:12 no momento e vou tentar te responder fazendo exatamente isto: escrevendo vida touchscreen swype.

    Não acredito que será possível ser produtivo em tudo, como por exemplo, programação. Mas acho, sim, que dá pra tirar de letra. O que você precisa entender é que basta deslizar intuitivamente seu dedos por cima das letras das palavras de forma até mesmo rápida e sem mesmo se preocupar com acentuações. O swype é tipo um auto-completer e lida com ambiguidades de forma igualmente incrível: ele lista pra você as ambiguidades na tela, quase sempre já deixando selecionada a palavra que você queria.

    O resultado disso tudo é que dá pra escrever razoavelmente rápido e com acentuação perfeita mesmo em um teclado minúsculo de celular.

    Bem, são 16:22 agora. Como me saí?

    foobob (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 4:39 pm

    de volta ao teclado (normal, não de notebook), fiz um teste: reproduzi meu texto acima e levei metade do tempo. Descontado que estava apenas reproduzindo e não pensando no que escrever a seguir conforme escrevia. acho que tá de bom tamanho, ainda mais porque meus skills com swype ainda não são ótimos: pouco menos de uma semana de uso.

    de qualquer forma, é muito intuitivo.

    Marcinho (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 5:09 pm

    foobob,

    Eu uso os 10 dedos pra digitar (e digito ate mesmo no escuro, pq nao sei se vc notou mas tem pontos em alto relevo nas letras “f” e “j” no teclado que servem pra guiar os dedos pra posicao certa).

    Duvido que digitando com 2 dedos num vidro seja mais rapido do que digitar num teclado normal. E pode botar “swype” tb nessa historia.

    foobob (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 5:33 pm

    Marcinho, com certeza teclar com as duas mãos é mais rápido. Mas swype é bom demais e quebra muito o galho.

    com swype você não digita, você desliza. Então, depende da velocidade do deslize (e do quão rápido você consegue deslizar sem dedos grudentos). quero ver se daqui a algumas semanas vou estar deslizando feito um pinguim no gelo… :) aí poderemos fazer uma comparação mais plena…

    A metáfora mais próxima que tenho seriam notas de jornalistas do passado: um pequeno bloquinho no qual escreviam em uma linguagem especial, repleta de abreviações para poderem escrever bem rápido. Imagino que swype tenha alguma funcionalidade de expandir abreviações também — ex: eu escrevo iso e sai isso. É algo que vou olhar com carinho para aprimorar meu swype-fu… :)

    outra: escuro não é problema para telas com brilho… ;)

    Marcinho (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 5:53 pm

    foobob,

    Ainda nao estou convencido.

    ;)

    Mas vou ficar por aqui.. Pra nao encher o thread com minhas mensagens… Sem “ping-pong”.

    Xinuo (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 6:00 pm

    @foobob, se esse é seu argumento: “escrevendo vida touchscreen swype”. Então acho o teclado imbatível :)

    Piadas a parte, eu uso um teclado normal no meu netbook, tanto no trabalho quanto em casa. Então para mim o argumento de que é um teclado pequeno não vale, apenas quando estou fora desses ambientes é que uso o teclado que vem nele e… acho excelente (pois é o único a disposição nesses momentos hehehe ).

    “O melhor tempero é a fome!” :)

    foobob (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 6:36 pm

    @Xinuo, eu estava com pressa e não revisei o texto. :p realmente pegou mal como apologia ao troço…

    o swype oferece lista de ambiguidades mas escolhe uma palavra delas pra ser a seleção caso você ignore e continue “swypando” várias palavras em sequência. Pensei que via seria escolhido facilmente já que palavras mais longas e cabeludas saíram de primeira. de, um, para, que… monossílabos geralmente saem perfeito.

    De resto, no entanto, nenhum outro erro e acentuação e sintaxe perfeitas. ;)

    Mandriva - Fedora (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 8:48 pm

    Estas tecnologias ajudam bastante na hora de digitar, mas vai deixando os usuários mais burros. Um ano usando isso e esquecemos de como as palavras são escritas.

    foobob (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 10:14 pm

    M-F, assim caminha a tecnologia, facilitando e emburrecendo. Mas não acho que vai piorar muito em relação à tática de muitos há tempos de digitar em um processador de textos para aproveitar o revisor gramatical. Lol

    Sri Dhryko (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 11:02 pm

    Com a afirmação da Acer, eu já estava comemorando a baixa dos preços dos netbooks pra comprar um pra mim – minha esposa já tem o dela. Mas, como a Acer deu pra trás, o jeito é esperar mais um pouco…

    Bing (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 11:09 pm

    tática de muitos há tempos de digitar em um processador de textos para aproveitar o revisor gramatical. Lol

    Que é isso?
    No Firefox é só clicar com o botão direito do mouse na caixa de texto que ele oferece dicionário e correção.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 11:31 pm

    Nem todo mundo precisa digitar páginas e páginas no computador. A grande maioria usa somente pra navegar na internet, jogar e consumir conteúdo. Esse é o público dos tablets.

    Netbooks são outro nicho, assim como os notebooks e os desktops.

    Teorias highlander de que “só pode haver um” surgem a cada nova tecnologia lançada.

Este post é antigo (2011-01-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.