Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


T50: Ferramenta livre para stress de redes

Enviado por Fernando A. Damião (meΘfadamiao·com):

“Já faz algum tempo que a ferramenta T50 foi desenvolvida pelo brasileiro Nelson Brito e, desde abril deste ano, o desenvolvimento foi assumido por Fernando Mercês e o T50 liberado sob a GPLv2. No entanto, o código precisou de ajustes para tomar forma de um projeto open source e com o lançamento da versão 5.4.0, venho informar a comunidade de sua existência.

Trata-se de uma ferramenta de linha comando, feita para rodar em ambientes UNIX-like somente, para testes de stress em redes TCP/IP. Com o T50 é possível estressar um host, seja este um ativo de rede ou uma máquina, de modo que milhares de pacotes de diferentes protocolos podem ser disparados simultaneamente, testando assim a eficiência do tratamento de pacotes válidos do alvo.

O T50 tem hoje suporte a 15 protocolos. São eles: ICMP, IGMPv1, IGMPv3, TCP, EGP, UDP, RIPv1, RIPv2, DCCP, RSVP, GRE, IPSec, EIGRP, OSPF e o protocolo batizado com o nome da ferramenta, T50, que consiste em usar todos os protocolos suportados na rajada de pacotes.

Todos estão convidados a testar e colaborar com os desenvolvedores, que mantém uma lista de discussão, onde discutem as ações do projeto. Mais informações, downloads e alguma documentação podem ser encontrados no site do projeto no SourceForge.” [referência: t50.sf.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-09-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Dornival (usuário não registrado) em 5/09/2011 às 1:30 pm

    O Nelson criou o T50 na teimosia, já que algumas pessoas diziam que não era possível usar um socket pra fazer não lembro o quê (li isso em algum lugar).

    É um pouco off-topic, mas vale lembrar que a nacionalidade somente é sinônimo de competência para um programador “mediano” (a questão da qualidade e exigência das universidade localizadas em países de primeiro mundo conta muito, querendo ou não).

    Se o cara é bom, pode nascer em qualquer canto do mundo que ele vai ser sempre bom! Claro, desde que ele tenha acesso à fontes de informação (aka internet).

    David Dias (usuário não registrado) em 5/09/2011 às 7:52 pm

    Parabéns aos desenvolvedores. Ferramenta incrível e útil. Minhas sinceras contratulações ao talento da equipe.

    Pajé (usuário não registrado) em 5/09/2011 às 8:34 pm

    Excelente ferramenta!! Para mim, vai ser muito útil!! Parabéns, pessoal!!

    Felipe (usuário não registrado) em 7/09/2011 às 10:18 am

    Excelente programa!

Este post é antigo (2011-09-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.