Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Software permite assinar digitalmente seus programas para rodar no PS3

Dando continuidade à novela em andamento desde que foi anunciada a descoberta da chave privada de autorização de softwares do Playstation 3, o desenvolvedor GeoHot anunciou a disponibilização de um software assinador para o PS3.

Segundo a descrição do The H, as assinaturas aplicadas com o programa funcionam na versão personalizada do firmware disponibilizada recentemente pelo mesmo autor, e todos os softwares envolvidos rodam no PS3 sem qualquer modificação de hardware.

Agora quem tem interesse em desenvolver ou portar algum software para executar no seu PS3 já tem ferramentas suficientes para lidar com os aspectos de autorização. Tomara que surjam softwares interessantes! (via h-online.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-01-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    @rhobsonv (usuário não registrado) em 11/01/2011 às 10:18 am

    Quanto tempo até aparecer o primeiro emulador de Xbox (o primeiro) pro PS3? :D

    arthas_dk (usuário não registrado) em 11/01/2011 às 10:22 am

    E por falar em Xbox: existe possibilidade de conectar o Kinect ao pS3???? kkkkkkkkkkkkk Essa novela será interessante.

    Poderiam acrescentar o que a Sony negou, um emulador para jogos PS1 e PS2.

    Xinuo (usuário não registrado) em 11/01/2011 às 10:48 am

    Apesar do mi mi mi não apareceu até agora nada “pirateado” para o PS3, estou gostando de ver.

    Então não há razão para o pessoal que fica de mi mi mi, ficar contra o desbloqueio do PS3.

    Luiz (usuário não registrado) em 11/01/2011 às 11:19 am

    A muito se discute sobre a segurança do PS3, fato que o GeoHot conseguiu uma vez quebrar a segurança com o “OtherOS” porem a grande Sony foi lá e proibiu, depois vieram o “Jailbreak” teve um curto sucesso mais foi o mais eficaz método de desbloqueio ate este criado inicialmente pelo “fail0verflow” sem a intenção de rodar jogos mas sim a de rodar outros OS, porem o Geohot trabalho um bocado nas chaves de segurança tanto nas privadas quantos as publicas, e agora é questão de tempo ate sair o primeiro homebrew que rode ISO. e este foi sem duvida o maior trabalho ja feito sobre o assunto, para a Sony uma simples atualização resolveria mais para a equipe do Failoverflow não pois a falha esta no HW.. e simplesmente fecharam o cerco contra a Sony…….finalmente vou ter mais que 3 Jogos para o PS3….

    Maurice Druon (usuário não registrado) em 11/01/2011 às 11:31 am

    @Xinuo Sério? nada pirateado? Gran Turismo 5 já está na rede e muitos outros jogos de PS3.

    Maurice Druon (usuário não registrado) em 11/01/2011 às 11:35 am

    Não sei se é verdade (nã tenho PS3 para provar), mas dá para jogar jogos de PS3 pelo HD. Os sites de compartilhamento de conteúdo estão com muitos jogos de PS3.

    É triste ver a pirataria, mas se a Sony adotasse uma política um pouco mais aberta pro PS3 ela mesma poderia ter evitado isso.

    Que não permitisse executar os jogos piratas, mas permitisse qualquer uso do hardware, da mesma forma que pro computador.

    Gabriel (usuário não registrado) em 11/01/2011 às 11:51 am

    Pra começo de conversa, eu acho q o console e os games não precisavam ser tão caros. E isto vale pro WII e pro XBox tbm. Tem q levar choque mesmo.

    Gabriel
    http://www.dotdicas.com

    Topera (usuário não registrado) em 11/01/2011 às 12:06 pm

    É bem triste isso, agora que a sony resolveu investir no pais e até trazendo a PSN pro Brasil a pirataria da sinal de vida.
    GeoHot é um idiota.

    Luiz (usuário não registrado) em 11/01/2011 às 12:17 pm

    Tobera, o desenvolvimento do HW é de direito a todos que graça tem em comprar o Play e não utiliza-lo ao limite ? o Geohot elevou um pouco o conceito, sim pirataria envolve todas aquelas historinhas de impostos do pais e redução economica e bla bla bla, mas cá entre nos que bancar 199,00 por jogo é muita sacanagem, gosto da Live do Xbox e da PSn e concordo no seu ponto de vista, mas realmente,com 4 jogos bons em casa quanto você gastou 199,00 x 4 = 796,00 cara consigo outro game com este dinheiro, tanto o Xbox quanto Wii e me arrisco a dizer que tambem consigo um ps3 e até pago metade de uma tv bacana de LCD para curtir o HDMI.

    Pirataria é crime eu sei, mas ela ajuda a acirrar o mercado, a briga com a pirataria força as empresas como Nitendo, Sony e Microsoft a repensarem nos preços, nesta geração o grande Bum era a Sony, impossivel de desbloquear e tal, podemos colocar os preços la em cima, agora com a pirataria os jogos originais vão ganhar pó nas prateleiras e forçam a redução de preços e em novos meios de midia..a pirataria ajuda ate mesmo a alavancar as vendas de consoles, como o PS1/PS2 ficou famoso???

    Felipe (usuário não registrado) em 11/01/2011 às 12:18 pm

    @Gabriel – é caro, mas é o preço do jogo. Se você acha caro, não compre. Existem videogames mais baratos.

    E é caro porque há quem pague. E se há quem pague, o jogo vale o preço.

    Luiz (usuário não registrado) em 11/01/2011 às 12:32 pm

    @Felipe, é caro porque o Brasil tem 72,18% de taxação de impostos, e não porque a quem pague, sim há pessoas que compram o jogo, novo, embaladinho, como manda o figurino, mas é uma porcentagem muito baixa comparada com quem esta disposto a comprar mas não tem coragem de gastar os 200 mangos.

    Xinuo (usuário não registrado) em 11/01/2011 às 12:44 pm

    @Maurice Druon, desculpa, estou apenas me baseando nas notícias que saem aqui. Por elas, o cara estava passando longe de “pirataria”, mostrando que quer apenas usar o (super)computador que é o PS3, e que os outros possam usá-lo tb.

    No Google achei um problema do Gran Turismo 5, que muitos dizem ser/parecer pirateado, é falha da Sony em Manaus:

    http://www.kotaku.com.br/conteudo/sony-reconhece-falhas-no-disco-de-gran-turismo-5-e-diz-que-tomou-providencias/

    Fabio A. Mazzarino (usuário não registrado) em 11/01/2011 às 12:48 pm

    @Maurice Druon

    Os jogos de PS3 que vc viu pra fazer download são para jailbreak. Funciona assim, vc anexa uma pic na porta usb do videogame que vai alterar o firmware (?). Depois disso vc sobe pro HD do PS3 o jogo que vc fez download, e roda diretamente a partir do HD.

    Felipe (usuário não registrado) em 11/01/2011 às 3:21 pm

    @Luiz – sobre os impostos, isso é um outro assunto. Ai eu concordo que isso é um absurdo no Brasil. Onde já se viu o imposto ser maior que o valor da mercadoria. Só no Brasil mesmo.

    Mas o que estávamos discutindo é o valor do jogo em si. O preço é o que a Sony julga ser justo. Se ela cobra o que cobra, os usuários tem duas opções: comprar ou não comprar. E se optar pela segunda opção, o melhor que pode fazer é demonstrar o seu descontentamento com a Sony.

    Achar a Sony errada por limitar o uso do seu hardware, é um assunto. Fazer coisa errada por ela cobrar caro por seus produtos, ai é errado. Se isso fosse certo, iríamos tentar burlar os esquemas de segurança do salão do automóvel para todos sairmos com carrões. E a culpa seria da Ferrari por cobrar tão caro por um “simples carro”.

    self_liar (usuário não registrado) em 11/01/2011 às 3:43 pm

    Felipe

    Você pode até ter razão na área de que as pessoas não queiram pagar pelo jogo.Mas também tem que olhar o outro lado da história.

    A Sony teoricamente deveria baixar cada vez mais os preços dos jogos,pois quanto mais lucro se ganha ,mais deveria ser investido tecnologia para baratear a produção de jogos.

    Você também não se pergunta ? A Sony é uma das empresas mais ricas do mundo,produz um lucro extraordinario e ainda reclama da pirataria.Você não acha que todo esse lucro que eles obtem não deveria ser feito para baratear a produção de jogos e consequentemente baratear a venda de jogos?

    Por que isso não muda? Até parece que piora mais.

    @Luiz comprei quase todos os meus jogos a preços entre 5 e 10 libras pelo site da Game.co.uk (Gran Turismo 5 é uma exceção, paguei 35 libras e chega semana que vem) e vou continuar comprando mesmo quando o desbloqueio por software for lançando. É um preço justo e pago com gosto. Nunca comprei um jogo de PS3 no Brasil, simplesmente não vale a pena.

    Em relação ao desbloqueio, também vou instalar no PS3, sem dúvidas! O meu Wii também é desbloqueado e isso aumenta eu muito os limites do que o video-game pode fazer!

    Não sou hipócrita, já rodei vários jogos piratas no Wii (além de vários originais também, claro) e acabei comprando os que eu achei que valessem a pena. A praticidade de rodar os jogos direto de um HD não tem preço… :-)

    Só queira deixar claro que o desbloqueio não visa diretamente a pirataria, apesar dela ser uma conseqüência. Além disso, o ato de piratear ou não algo é uma decisão de cada pessoa. Não é porque uma arma pode matar que você com uma arma na mão vai sair matando. Não é porque o desbloqueio pode levar a pirataria que você vai sair pirateando.

    O melhor de tudo é seguir os repositórios de código de gente como GeoHot, KaKaRoTo, Waninkoko e do próprio grupo Fail0verflow, dá para aprender um bocado!

    Grande abraço.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 11/01/2011 às 5:15 pm

    @Gabriel, o console é caro porque custa caro produzir. O preço que você paga é até subsidiado, ele custa mais caro ainda.

    @Luiz, a única coisa que pirataria ajudou no país é a manter os fabricantes longe do nosso mercado e concentrados onde ela é baixa. Nós perdemos muito com a pirataria, não ganhamos. E se o preço é 72% do jogo, não é punindo a Sony que vai mudar, teria de punir o governo.

    Além do mais, pra custar 100 reais (ainda caro), teria de vender o dobro pra empresa manter a mesma margem, considerando a hipótese dos outros custos serem exatamente os mesmos, o que sabemos que não é verdade.

    Como o Android enfrenta pirataria em jogos que custam 1 real, não imagino esse exército de pessoas loucas pra comprar um jogo barato pro seu computador mas não podem e por isso são forçadas a piratear.

    Outro ponto, alguém já observou nos créditos de um jogo o tanto de nomes que estão envolvidos? E que um jogo demora anos pra ficar pronto? Quanto custa o salário de todas essas pessoas durante todo esse tempo? Quanto custa a pesquisa, desenvolvimento e simulação?

    Não tem sentido dizer que um jogo tem de ser barato porque o outro vendeu muito, cada jogo tem de ser desenvolvido de novo. E as margens de lucro com jogos não são tão exorbitantes quanto pensam.

    E o que faz baixar a margem é a concorrência com os outros consoles ou outros jogos, e não a arbitrariedade de alguém.

    Brivaldo Jr (usuário não registrado) em 11/01/2011 às 5:19 pm

    Acho que por isso a Blizzard vendeu o Starcraft2 a rodo.. 50,00 é aceitável pagar num jogo.. 200,00 é caro para a nossa realidade.

    Realmente, uma taxa de importação dessas da medo… 70% é muita coisa.

    Bremm (usuário não registrado) em 11/01/2011 às 5:29 pm

    Concordo em gênero, número e grau com o Dorneles Tremea. E gostaria de acrescentar ainda, caso algum leitor não tenha percebido, o razão da Sony ser contra o uso do PS3 para outra coisa que não jogos. Como o valor do console é subsidiado, ele “se paga” na venda dos jogos. Criar clusters com PlayStation para pesquisas (como a NASA faz) não dá lucro para a Sony.

    Sobre a tributação dos produtos no Brasil não há muito o que comentar, pois é resultado da cultura do povo.

    Elessar (usuário não registrado) em 11/01/2011 às 5:53 pm

    Fiquei surpreso quando descobri que o KaKaRoTo que fez os lances do ps3 é o mesmo KaKaRoTo que desenvolve para o aMSN.

    Para quem quer saber mais sobre como o KaKaRoTo se envolveu com o PS3, basta dar uma conferida em:

    http://www.console-spot.com/2011/01/06/ps3-hacker-kakaroto-interviewed
    http://www.console-spot.com/2011/01/07/ps3-hacker-kakaroto-interview-part-2/

    Boa leitura! :-)

    Abraço.

    Xinuo (usuário não registrado) em 11/01/2011 às 6:30 pm

    @Bremm, o mesmo povo é explorado para sustentar os altos lucros de certas empresas. Uma das formas de diminuir a exploração (e as cópias não autorizadas) é a educação.

    Agora me diz: vc não preferia que a Sony vendesse o PS3 no preço certo, ao invés de inflar o preço dos jogos? Acho que é o mesmo caso dos fabricantes de impressora (onde tb se diz que o fabricante ganha no toner).

    @Brivaldo Jr., explica melhor aí. Se eu pegar R$ 50 e aplicar uma taxa de 72% chego a R$ 86, nada perto de R$ 200.

    @Bremm, o preço do PS3 era subsidiado pela Sony até a metade de 2009, de lá para cá a eles têm lucro na venda de cada console.

    No artigo da Wikipedia do PS3 tem todas as referências sobre os custos estimados de fabricação e os cortes nos preços desde a data do lançamento no mercado.

    self_liar (usuário não registrado) em 11/01/2011 às 7:48 pm

    Fico sem entender até hoje como a Sony fez isso .

    Ela não sabia que pessoas iriam utilizar o PS3 para outros fins e mesmo assim lançou?!

    Fico pensando que isso foi intencional todo esse negócio de usar o firmware para controlar o que fazemos.

    É melhor as pessoas tomarem cuidado pois se essas ondas estilo Apple pegarem logo logo você não poderá fazer nada com seu hardware com a desculpa de dar prejuízo.

    Felipe (usuário não registrado) em 11/01/2011 às 11:08 pm

    @Self-liar
    Você não acha que todo esse lucro que eles obtem não deveria ser feito para baratear a produção de jogos e consequentemente baratear a venda de jogos?

    Cara, até acho que ela poderia. Mas se o lucro é dela, e ela o obteve com méritos dela, por que nós temos que dizer como ela deve utilizá-lo?

    Só para deixar claro: não apoio a Sony, nem o que está sendo feito contra ela. Só estou debatendo algumas coisas que estão sendo ditas como “motivação”. E o alto preço dos jogos, eu não concordo que seja usado com argumento.

    Mr. Isaac (usuário não registrado) em 11/01/2011 às 11:09 pm

    Tenho um PS3 Slim e só me interessa rodar jogos originais, emuladores e homebrews nele.
    Este videogame tem tanto jogaço, que acho até sacrilégio rodar jogo pirata.
    Tanto é verdade, que estou só esperando lançarem o Dead Space 2 para comprar.

    Daniel (usuário não registrado) em 11/01/2011 às 11:48 pm

    Estarei ansioso para o primeiro port do Xmbc para PS3. Esta máquina tem um grande potencial para ser um grande média fender center, pois já tem um leitor bluray e um excelente hardware.

    self_liar (usuário não registrado) em 12/01/2011 às 1:41 am

    @Felipe

    Gostaria de explicar com mais detalhes,mas aqui quase sempre sou moderado/codificado.

    Se quiser uma explicação ,poste um comentário no meu blog .É só clicar no meu nome de usuário

    self_liar (usuário não registrado) em 12/01/2011 às 1:48 am

    @marcosalex

    Como assim jogo não dá lucro grande? Olha o GTA,olhe as franquias e muito ainda é reutilizado sim .

    Patola (usuário não registrado) em 12/01/2011 às 2:29 am

    Incrível ainda ter gente que acha que porque a Sony “resolveu” fazer um esquema de subsidiar o PS3 com as vendas dos jogos, a gente teria que entrar nessa onda.

    Capitalismo deveria ser: você compra algo, ele é seu. Ponto. Faça com ele o que quiser, inclusive “usar para algo que não sejam jogos”. Não importa se a empresa que te vendeu quer isso ou aquilo: o produto foi vendido e não é mais dela.

    É a mesma coisa com as impressoras de hoje em dia, baratíssimas, e os cartuchos de tinta caríssimos. Só que nesse caso é mais difícil “desacatar a autoridade”.

    Desobediência civil contra o copyright opressivo JÁ!

    “Capitalismo deveria ser: você compra algo, ele é seu. Ponto. Faça com ele o que quiser”

    Nesse ponto todo mundo concordou. O que estão discutindo é “você quer vender algo, vende pelo preço que quiser, se conseguir compradores ou não é risco seu”.

    Xinuo (usuário não registrado) em 12/01/2011 às 12:04 pm

    @Patola, que nada. O que têm de empresa que vende toner, não está no gibi. É claro que vc não vai encontrar os cartuchos em grandes lojas. Não vou falar se têm qualidade ou não pois nunca tive impressora.

    Mas o caso faz transparecer o que alguns PS3maníacos não querem ver.

    As fabricantes de impressora não podem impedir que vc compre toner de empresas de fundo de quintal (têm muitas que são organizadas e têm uma estrutura grande), nem podem condicionar a aquisição da impressora ao compromisso do comprador só comprar toner da mesma fabricante.

    Da mesma forma a Sony não pode querer mandar no equipamento depois que vendem, não têm o direito. Eles podem não querer reconhecer, os fanboys podem espernear, mas o mundo real desmente eles.

    self_liar (usuário não registrado) em 12/01/2011 às 2:10 pm

    É uma vergonha e tudo isso é intencional o que a Sony faz. Ela tem o direito de fazer o que quiser com seu firmware ,mas deveria dar uma outra opção para manipular o hadware do playstation .A opção mais correta e justa e liberar a documentação.

    Tenho a infeliz opção de que as pessoas pagam por algo que não conhecem como funciona.É dinheiro jogado no lixo e se um dia a Sony para de atualizar o firmware ,então o PS3 é condenado a virar objeto de enfeite.

    O mundo inteiro paga por algo que não tem documentação! E documentação não tem essa conversa de patentes e outros problemas.

Este post é antigo (2011-01-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.