Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Site do Serpro destaca Creative Commons

Direitos Alternativos: “Na lacuna entre a internet e os tradicionais direitos autorais (copyright), nasceu o projeto Creative Commons. Entenda por que cada vez mais essa nova forma de enxergar a propriedade intelectual conquista adeptos pelo mundo.

(…) O que é a Creative Commons? A realidade digital trouxe a exigência de uma reavaliação dos modelos estabelecidos e essa foi a proposta do projeto Creative Commons (CC). Para Lawrence Lessing, professor da faculdade de direito de Stanford (USA) e fundador do CC, a internet estava se formando em uma “tempestade perfeita” do copyright. De um lado, a arquitetura da rede com uma enorme estrutura e potencial para o compartilhamento e a criatividade. Do outro, a arquitetura restritiva do direito autoral, que se intensificou quando viu suas obras compartilhadas no meio digital. “Queríamos um marco, uma alternativa para construir os direitos do autor, mas em um regime mais consistente e atual que refletisse as expectativas reais desses novos criadores”, afirma Lessing sobre a motivação para iniciar o projeto. (…) Fonte: Revista Tema (Jornalista Loyanne Salles)” [Enviado por Loyanne Salles (loyanne·sallesΘserpro·gov·br) - referência (softwarelivre.gov.br).]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2011-04-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.