Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Seashore: uma interface alternativa (janela única!) para os recursos do Gimp

O Gimp em janela única está chegando para os usuários de todas as plataformas, mas no caso dos usuários do Mac, uma alternativa já existe há algum tempo: é o Seashore, software livre que dá uma interface alternativa para vários dos recursos do Gimp. Não sei se seria possível portá-lo para rodar nativamente no GTK, Qt ou similares, mas me parece uma boa ideia a ser investigada.

Descrevi com mais detalhes este software na minha coluna desta semana no TechTudo. Trecho:

Desde meados da década de 1990 o GIMP é o meu software livre preferido para as edições interativas de imagens do dia-a-dia: recortes, rotacionamentos, ajustes de tamanho, uma eventual legenda, nada muito complexo.

Este software de código aberto está disponível nas principais plataformas, e foi assim que aprendi a apreciá-lo no desktop do Linux (mas já tive oportunidade de usá-lo até mesmo em situações em que me vi operando um desktop com Windows).

Já no Mac, plataforma pródiga em alternativas de edição de imagens, não é de se surpreender quando um usuário acostumado ao código aberto acaba se acostumando à interface simples do Preview, que já vem no Mac OS X, com o iPhoto ou mesmo com alternativas comerciais como o Photoshop Elements.

Mas não é meu caso: ao usar Macs eu permaneço preferindo os recursos do Gimp para meus ajustes de fotos e imagens, ainda que as outras alternativas tenham seus valores e vantagens. Só que, como veremos, hoje estes recursos estão disponíveis também no Seashore, um programa de código aberto (GPL) derivado do tradicional editor típico do Linux. (…) (via techtudo.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-02-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    André Machado (usuário não registrado) em 10/02/2011 às 4:43 pm

    E, ao ler a coluna, descobri que o sr. Augusto Campos possui um clone do BR-Linux voltado à plataforma do tio Jobs. Agora só falta ele criar o br-windows.org pra ficar completo ;)

    Ícaro (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 12:02 am

    Engraçado foi esses dois comentários, antes Augusto criar o blog:

    http://br-linux.org/2010/widget-do-br-linux-para-o-dashboard-do-mac-os-x/#comment-88329

    http://br-linux.org/2010/oracle-lanca-virtualbox-3-2-agora-com-suporte-a-guests-mac-os-x/#comment-86751

    Renan (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 2:07 am

    Desculpa, mas não vi nenhuma relação entre a notícia e Linux.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 2:13 am

    Gimp e um software livre, e tem relação com aqueles que usam ele no Mac.
    Agora deixando isso de lado, olha o que acabei de ler:
    http://www.mpegla.com/main/pid/vp8/default.aspx
    Isso vai dá o que fala…

    Tiago (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 9:34 am

    Na minha opinião, o sistema de janelas do Gimp sempre foi um desastre. Nem pelo fato de usar várias janelas, e sim pelo comportamento delas. No Photoshop do Mac, por exemplo, outro aplicativos que usa várias janelas, o comportamento é único: se você clica fora do Photoshop, o photoshop inteiro some e mostra o conteúdo atrás do photoshop. Outra coisa é o fato do Mac ter a barra de menus dos software integrados à do sistema. Dessa forma, os controles ficam num só lugar. E por fim, mesmo que o software tenha várias janelas, ele só cria um ícone, geral, no dock, no linux seria na barrinha do Gnome ou KDE.

    Na verdade, o Gimp está demorando muito para lançar essa versão de janela única. Acredito que, com tais comportamentos dessas janelas, esse método deveria ter ficado na versão Alpha do Gimp.

    No Mac, eu não utilizo o Gimp porque ele não roda nativo. Eu não sabia dessa versão. Eu gosto de rodar software nativos nos meus sistemas, seja ele o linux, o windows ou o Mac. Quando o software naõ é nativo, eu simplesmente desistalo. Por esse motivo eu meu recuso a usar o Wine.

    Fiquei feliz, vou testar essa opção.

    Outro software livre que eu achei o port para Mac muito melhor que o original foi o NeoOffice, que é o porte do OpenOffice.

    André Machado (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 10:07 am

    “No Photoshop do Mac, por exemplo, outro aplicativos que usa várias janelas, o comportamento é único: se você clica fora do Photoshop, o photoshop inteiro some e mostra o conteúdo atrás do photoshop. ”

    Deve ser porque, como é dito em um link para o supracitado site na matéria, o Photoshop é escrito em Cocoa e usufrui da interface nativa do OS X; já o Gimp roda com base no X11 neste sistema e, portanto, há alguns comportamentos estranhos na plataforma: para selecionar uma ferramenta, é necessário dar um clique duplo, um para selecionar a janela e outro para selecionar a ferramenta em si. Felizmente, no link do site do sr. Campos, existe uma dica para mudar isso.

    Tiago (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 10:57 am

    Não André. O Gimp do Mac eu desinstalei assim que vi ele rodando no X11 e não nativo. Eu senti uma grande má vontade dos desenvolvedores por tal atitude.

    O problema que eu relatei das janelas é usando o Gimp no Linux! Eu uso muito o Gimp, mas no Linux. No Mac, eu simplesmente me recuso a usar aquele “port”.

    Se os ambientes gráficos Linux não tem suporte a um comportamento mais orgânico, deveriam ter feito com uma janela mesmo.

    Ícaro (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 11:22 am

    Acho que isso é um problema do Gimp, apenas dele, porque o MyPaint funciona muito bem em janelas separadas, como o Photoshop do Mac.

    Tiago (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 12:44 pm

    heheheeheheheheheh

    Eu jurava que essa estória de br-mac.org fosse sacanagem, hehehehe.

    Existe mesmo.

    Lucas Filho (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 1:37 pm

    Olá Comunidade,

    Na versão beta do Big Linux, o Gimp já está vindo em “uma única janela”. Basta esperar a versão final e sair “Gimpando”.

    Até mais,
    Lucas Filho

    X (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 2:19 pm

    @Lucas Filho

    Na versão beta do Big Linux, o Gimp já está vindo em “uma única janela”. Basta esperar a versão final e sair “Gimpando”.

    Mas será que vamos estar vivos até lá?

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 13/02/2011 às 5:09 pm

    Caramba, estou rodando aqui, e esse Seashore tem uma interface infinitamente melhor do que o Gimp tem ou virá a ter no futuro :)

    Sério pessoal do Gimp, convidem alguém para ajudar a codificar suas interfaces :) Eu me voluntariaria se não tivesse que trabalhar com aquela porcaria de Gtk

    tenchi (usuário não registrado) em 13/02/2011 às 11:31 pm

    @Tiago, não se iseo do gimp com o X11 é relaconado tbm com o Gtk, mas me parece que na versão 3.0 do gtk (recem-lançada), não existe mais esta dependência do X11, portanto espera-se que o suporte de aplicações gtk melhore no Mac e Windows.

    E concordo com vc: o problema do gimp não são as múltiplas janelas, mas a forma como foram implementadas, com todos os defeitos que vc citou.

    O que falta mesmo ao gimp (e a outros grandes programas cmo o inkscape) é aceleração por hardware: aproveitar o poder de processamento das placas de video modernas para melhorar a performance da aplicação.

Este post é antigo (2011-02-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.