Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Samsung quer atrair para o Bada desenvolvedores do Symbian

O Bada é mais um dos sistemas operacionais mobile que usam o kernel Linux, mas ele o faz de forma peculiar: o Linux é um dos kernels que podem rodar com a plataforma, e o outro é proprietário.

Trecho da Info:

A Samsung está tentando atrair desenvolvedores de software que trabalham com o sistema operacional Symbian, da Nokia, para sua própria plataforma.

A Nokia anunciou no mês passado que vai substituir o Symbian pelo sistema Windows Phone, da Microsoft, para enfrentar a concorrência da Apple e do Google no mercado de celulares inteligentes e computadores tablet.

“Se você é um desenvolvedor Symbian insatisfeito com os recentes anúncios da Nokia e está buscando uma nova plataforma para mostrar seu talento, estamos dizendo ´Olá!´ e ´bem-vindo ao bada´”, afirma uma mensagem publicada por um desenvolvedor da Samsung na Internet e que foi citada pela mídia online.

“Se você é novo no desenvolvimento bada ou está migrando seu aplicativo do Symbian, gostaríamos de recebê-lo.”

(…) Google e Skype já disseram abertamente que estão interessados em conquistar talentos finlandeses de engenharia que estão buscando novos empregos após o anúncio da Nokia. (…) (via info.abril.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-03-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    renato (usuário não registrado) em 11/03/2011 às 1:03 pm

    deixa eu pensar… acho que não

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 11/03/2011 às 1:36 pm

    A Nokia deixou orfãos muito talentosos no mercado com sua a desesperada tentativa de bater os braços na água antes de afundar. A Samsung se oferece “oportunamente” para absorver esses talentos.

    Ponto pra Samsung.

    Vingança é melhor servida morna. Principalmente com uma concorrente que está no melhor caminho que sua “líder” anterior.

    Nokia, descanse em paz.

    Illidan (usuário não registrado) em 11/03/2011 às 2:37 pm

    Queria ver esse tal de bada em funcionamento.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 11/03/2011 às 3:08 pm

    Nunca usei o Bada, mas confesso a vocês que não gosto da fragmentação do Android.

    O Bada só está em um aparelho, e a Samsung já tem o Android, WP7 e aquele outro basicão de nome esquisito.

    Será que o Bada roda a Qt? Se rodar, até que teria chance de absorver um pouco de mercado do Symbian. Senão, sem grandes chances.

    jrk (usuário não registrado) em 11/03/2011 às 8:10 pm

    Acho elogiável quem desenvolve seus próprios SOs em vez de se contentar em depender de terceiros.

    Bob Esponja (usuário não registrado) em 11/03/2011 às 10:12 pm

    O bada não é muito diferente do symbian (se programa em C++ “lobotomizado”)
    Mas o ambiente de desenvolvimento é mais amigável (O emulador não é dez vezes mais lento que o próprio celular como no jurássico symbian).
    Como usuário, posso dizer que o bada não chama atenção pelos “bells and whistles”.
    Ele está lá, mas às vezes nem percebo.
    Como não usa máq. virtual ou coisa parecida, ele pode rodar em aparelhos médios de forma confortável (coisa sofrível nos androids “acessíveis”)

    tenchi (usuário não registrado) em 11/03/2011 às 10:55 pm

    Bem, até algum tempo atrás ele só tinah SDK para Windows, por ser integrado ao VisualStudio. Isso pra mim já desclassifica a plataforma, por falta de visão dos seus criadores.

    Fazem um ambiente operacional baseado em Linux, usando trocentas bibliotecas open source (a maioria sob bsd), mas restringem que os desenvolvedores usem… Windows!?

    O mesmo erro que o pessoal da Apple faz com o iPhone.

    No lado oposto temos o WebOS, Android e Meego, todos com ambientes multiplataforma.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 11/03/2011 às 11:48 pm

    @ Tenchi

    Para os players mainstream, Linux só tem visibilidade pra servidor, não pra desktop. Aceite. :(

    jrk (usuário não registrado) em 12/03/2011 às 2:52 am

    Fazer SDK pro Mac não dá, pois estes usuários devem fazer apps pra iPhone. Já os poucos users de Linux estão migrando pro Mac. :-) Daí só sobra o Windows.

    tenchi (usuário não registrado) em 12/03/2011 às 10:19 am

    @Lucas, eles nem precisariam lançar algo “para linux”, mas poderiam lançar algo potencialmente multiplataforma (o do Android usa como base coisas como qemu, eclipse, java, etc. …), e não algo baseado no VisualStudio e em outras ferramentas proprietárias e eexclusivas do Windows, que nunca funcionará fora do Windows.

    Por exemplo, existem muitos desenvolvedores que usam Mac, e simplesmente foram excluídos deste montante.

    Está certo que para um desenvolvedor dedicado, adiquirir mais um computador com outro sistema operacional não é problema. Mas é um saco.

    E pelo que vi a principal linguagem usada no Bada é C++, possivelmente usando o gcc/g++ e outras tantas ferramentas open source.

    @jrk, então todo mundo que tem um Mac tem um iPhone? :-)

    Ah sim, pelo jeito o SDK tem o código disponível em http://opensource.samsung.com/

    Tô baixando pra dar uma olhada :-)

    tenchi (usuário não registrado) em 12/03/2011 às 10:22 am

    Ah sim, acabei de ver que a ciosa nãp é mais baseada no VisualStudio, mas no Eclipse. Me lembro que assim que o SDK saiu, requeria o VS por ser integrado a este.

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 12/03/2011 às 10:42 pm

    @tenchi mas a SDK é um pack.exe acho que ainda é direcionada a windows, mesmo sabendo que posso descompactar esta tranqueira no menu linux 2.6

    @jkr
    “Fazer SDK pro Mac não dá, pois estes usuários devem fazer apps pra iPhone. Já os poucos users de Linux estão migrando pro Mac. :-) Daí só sobra o Windows.”

    Adorei seu sarcasmo quando falou “Já os poucos users de Linux estão migrando pro Mac.” não sei se todos entenderam.

    Marcos (usuário não registrado) em 13/03/2011 às 2:09 pm

    @jrk, então devo deduzir que você está postando seus comentários de um sistema operacional e de um browser que você mesmo desenvolveu, não é? Se os desenvolvedores do symbian são realmente inteligentes, não vão errar duas vezes. Agora vão aprender a desenvolver para o Android.

    anderson freitas (usuário não registrado) em 13/03/2011 às 6:00 pm

    ia bada badu

    Guilherme (usuário não registrado) em 13/03/2011 às 10:00 pm

    @marcosalex salvo engano o bada roda a efl, a mesma biblioteca do e17, se não é baseado em efl era pra ser… vi alguma noticia dessas num site relacionado e17 a um tempo atras. Se ha algum port em vias de ser feito do qt, ou se ja existe algum, ai não sei te responder.

    o bada tem futuro caso o android não agrade mais o publico e tambem em celulares de médio porte, a samsung faz bem em manter mais de um sistema em vendas, assim agrada a um publico maior e se um deles começar a dar errado ela tem pra onde correr.

    Marcos (usuário não registrado) em 13/03/2011 às 10:36 pm

    Concordo com o tenchi de que vincular o desenvolvimento ao Windows é mancada, ainda mais que existem dezenas de frameworks e bibliotecas multi plataforma. Sem falar que como o Bada é linux, é o maior contracenso da parte deles.

    Windows pode ser maioria, é 90% do mercado, concordo. Mas estão ignorando 10% a troco de nada. Aliás, entre os desenvolvedores aposto que a proporção de usuários Mac e Linux é maior.

Este post é antigo (2011-03-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.