Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Revista Espírito Livre n.24

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“Neste mês a Revista Espírito Livre fala de um assunto que para muitos é um bicho de 7 cabeças: Linguagens de Programação. Seja você desenvolvedor ou não, programar é um ato diário. Nossos familiares se programam para seus afazeres, seu filho se programa para passar no vestibular, você se programa para cumprir as suas obrigações. Programar-se é um ato cotidiano, e não exclusivo dos desenvolvedores de programas. Então porque inúmeras pessoas materializam na programação os “seus piores pesadelos”? Será algo realmente complexo? Será fácil até demais? A quem diga e até ignore tais dificuldades encontradas por várias pessoas nesse ramo da computação, que sempre carece de mão-de-obra qualificada para o mercado. Alunos de diversos cursos de computação encontram nesta parte da computação, grandes problemáticas, pois vários destes alunos sequer foram apresentados a noções de lógica, que é “o grande pilar” de qualquer processo de desenvolvimento. Quando este chega diante de uma linguagem de programação, sem a lógica necessária para escrever o código, começam a aparecer os problemas. Linguagens nada mais são que idiomas que tentam facilitar a comunicação entre homens e máquinas. E acredite, existem vários deles, dos mais simples aos mais complexos. Mas espere: simples pra quem? Para você ou para a máquina? Polêmicas a parte, as linguagens de programação são parte integrante de todo projeto de desenvolvimento de sistemas. Podem existir bons frameworks, boas IDEs, entretanto, sem uma boa linguagem de programação por trás disto tudo, de nada adianta.

Buscando responder algumas perguntas sobre este tema, bem como algumas indagações, que diversos desenvolvedores às vezes se fazem, fomos conversar com Bjarne Stroustrup, conhecido por ser o pai do C++.

Além do tema de capa, inúmeras outras contribuições chegaram até nós e várias delas se encontram nesta edição. Julian Nascimento fala sobre redundância em servidores, Ricardo Ogliari fala sobre as facilidades de se navegar em dispositivos móveis, Klaibson Ribeiro explica como fazer sumários e paginação no LibreOffice, Thiago Rodrigues demonstra como alterar endereços MAC de interfaces de rede, entre outros.

A cada nova edição firmamos o compromisso de levar até o leitor, matérias inéditas e de relevância, apresentadas por vários profissionais, que, além de tudo, estão comprometidos em compartilhar conhecimento, disponibilizando material de qualidade e referência. E “logicamente”, não é novidade que, quem ganha com isso é você, caro leitor. Para nota de lançamento e download, visite: [va.mu/…]” [referência: revista.espiritolivre.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2011-04-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.