Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Resulinux 3X

Enviado por Luciano Andress Martini (777UserΘgmail·com):

“Depois de mais 1 ano a versão final do Resulinux chegou no site do Resulinux e inclui um change-log bastante interessante: -Kernel 2.6.37 -Texas Flood 3 RC para SYSVINIT tradicional – Texas Flood 3 em comportamento modo 2 com alguns recursos da versão 3, o que torna estável e mais rápido que a versão anterior. -Alta disponibilidade dos menus do sistema: Mesmo em situação crítica o Texas Flood Controller B tenta garantir que os menus do KDE4 continuem respondendo, permitindo finalizar programas travados e outras ações críticas. -LibreOffice 3.3 – Em português, extremamente estável e compatível com os formatos doc, ppt, xls, rtf docx, pptx, xlsx e odt(e variantes). Capacidade de exportação em pdf. -Mozilla Firefox 6X com Flash Player plugin genérico compatível com Youtube e Java6 (1.6X)- Sun(Oracle). -Konqueror da edição KDE4x – Um navegador que funciona com poucos recursos. -Dolphin 1.4 (versão selecionada como mais estável) – Gerenciador de arquivos -KDE 4.4.5 (versão selecionada como mais estável)(…)” [referência: resulinux.net]

• Publicado por Augusto Campos em 2011-08-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    rafael (usuário não registrado) em 29/08/2011 às 12:40 pm

    um bombaço informatico o linux. obrigada pela informacao. abrc

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 29/08/2011 às 1:22 pm

    “compatível com os formatos doc, ppt, xls, rtf docx, pptx, xlsx e odt(e variantes)…Capacidade de exportação em pdf..”

    isso não é mérito da distro.

    Luciano Andress Martini (usuário não registrado) em 29/08/2011 às 1:38 pm

    O interessante do change-log é o texas flood 3, que melhora a estabilidade do sistema, e a capacidade de executar em computadores com até 64 mb de ram, selecionando automaticamente o ambiente lxde…

    Luciano Andress Martini (usuário não registrado) em 29/08/2011 às 1:41 pm

    Resulinux 3.11 Final – Talvez isto ajude:
    =================

    A primeira mudança drástica nessa versão do Resulinux, é a Área de trabalho do KDE4 que agora se comporta como uma pasta (isso só era possível no KDE3), permitindo que o usuário use o botão direito para criar itens, e ainda arraste itens do menu K diretamente para sua área de trabalho. E MAIS: Ele ainda pode adicionar os widgets como fazia na versão Beta.

    A segunda mudança radical, talvez para os usuários de outras distribuições KDE4, é que agora você pode rodar programas do KDE em uma sessão “su”, isto é o comando su funciona no KDE4, o que não é possível nas outras distribuições, exceto com xhost + (comando extremamente perigoso) . O Resulinux permite fazer isso sem prejudicar a segurança através de uma modificação singela no comando su. Na versão beta era possível utilizar o su também sem falhas de segurança, entretanto a cada vez que ele era usado perdia-se o controle dos terminais por um longo tempo – nesta versão isto foi corrigido.

    A terceira mudança significativa é quando você tenta instalar programas usando o apt-get ou outro gerenciador de pacotes: não há mais resquícios de pacotes fantasmas, e muitos programas que não podiam ser instalados na versão beta agora podem.

    Computadores com pouca memória agora podem usar o Resulinux, quando o Resulinux percebe que seu computador tem menos de 400MB de RAM ele chama o LXDE ao invés do KDE (caso você concorde com isso). Nos testes o Resulinux rodou normalmente num computador com apenas 128 MB de RAM e sem memória swap. Não foram feitos testes com menos memória do que isso, mas pode ser que o Resulinux funcione em máquinas com até 64 MB de RAM.

    Rud (usuário não registrado) em 29/08/2011 às 1:42 pm

    Todos esses nomes e números… não entendi paçocas!

    Glenn Hummes (usuário não registrado) em 29/08/2011 às 1:59 pm

    “Lá vem mais uma refisefuqui
    Lá vem – Lá-Lá-Lá…”

    Toda semana esse palavrório se repete, com mais do mesmo. Mais desrespeito á GPL, ao trabalho de desenvolvedores sérios que esses refisefuqueiros colocam como “seu trabalho”…
    Sanguessugas imorais…

    Luciano Andress Martini (usuário não registrado) em 29/08/2011 às 2:47 pm

    Não entendo como uma distribuição que existe a 6 anos pode ser considerada refisefuqui…

    O Resulinux foi a primeira distribuição com boot alternativo ao SYSVInit, hoje toda distro tem isso, mas o Resulinux q é refisefuqui.

    Luciano Andress Martini (usuário não registrado) em 29/08/2011 às 2:55 pm

    Alem disso apesar do Resulinux ainda usar repositorio do Debian ele ainda tem um repositorio proprio e um sistema de atualização automático próprio…

    Glenn Hummes (usuário não registrado) em 29/08/2011 às 3:32 pm

    Alem disso apesar do Resulinux ainda usar repositorio do Debian

    Se vocês mesmos não estabilizam, compilam e empacotam o software, não são distribuidores, então, REFISEFUQUI…
    Se vocês ficam na “jugular” dos repositórios de uma distribuição, então, REFISEFUQUI…
    Se vocês não cumprem a GPL, entre todos os problemas, e ainda não distribuem o código-fonte em seus próprios repositórios, então, REFISEFUQUI…

    Então, se dependem tanto assim de uma distribuição, façam algo por ela, para que se mantenha, e tomem vergonha na cara. Se chamar de “desenvolvedor” é simples, quero ver ser homem e montar uma distribuição Linux de verdade, com algo novo. Remasterizar é fácil…

    Igor (usuário não registrado) em 29/08/2011 às 3:54 pm

    Glenn Hummes um troll!
    Apenas fica de trolagem na internet e não faz nada pelo software livre.
    Agora pra disparar seu veneno, ele é implacável.
    Que tal utilizar a energia da crítica para construir alguma coisa?

    Glenn Hummes (usuário não registrado) em 29/08/2011 às 4:44 pm

    @Igor, já construo, e já uso o que eu preciso.

    Não preciso ficar puxando o saco de refisefuqueiros, sei trabalhar com o Linux á mais de 14 anos, e nunca precisei de uma refisefuqui em meus PCs e servidores, pois só quem procura essas porcarias são iniciantes sem nenhum conhecimento sobre o sistema, e quando não funciona do jeito que querem, é o Linux que sofre uma baixa, e não a refisefuqui.

    E não sou troll, estou expondo a verdade sobre estas porcarias que insistem em denominar de “distribuição”, e chamar remasterizadores de “desenvolvedores” para inflar o ego.

    Igor Isaias Banlian (usuário não registrado) em 29/08/2011 às 4:51 pm

    Eu disse anteriormente que não iria mais comentar nada por aqui, mas vou abrir uma exceção para defender o Resulinux! (E não sou o Igor do comentário acima, sou outro Igor!)

    Vejam bem, se o Resulinux é refisefuqui, comparem ele com qualquer outra distribuição GNU/Linux nacional atualmente sendo desenvolvida e vejam o que os demais “desenvolvedores” fazem de verdade até lançarem a versão final de suas distribuições e o que o Luciano faz até lançar o Resulinux versão final!

    O Luciano é o ÚNICO que mexe no sistema como um todo, ele muda programas editando código fonte, desenvolve programas, muda todas as configurações, compila tudo com otimizações, muda padrões, parâmetros, mexe nas entranhas do sistema como um todo, testa inúmeras versões de pacotes para escolher os mais estáveis, os que melhor se dão bem juntos, etc… Ele não só muda o visual da distro e acrescenta programas e scripts prontos, como a maioria dos outros “desenvolvedores” de distribuições GNU/Linux nacionais fazem!

    Isso sem contar o Texas Flood, que não é só um gerenciador da ordem de inicialização dos pacotes, mas sim um gerenciador de todo o sistema, mesmo depois do boot ele continua atuando sobre os pacotes carregados (me corrijam se eu estiver errado nisso, não sou desenvolvedor), fazendo do Resulinux uma das distribuições mais rápidas do mundo, uma base sólida para se montar qualquer remasterização em cima, ou até mesmo usar como está (já que ele já vem com alguns programas instalados, prontos para uso)!

    Se tem uma distribuição nacional que eu não acho refisefuqui, mais do que qualquer outra, essa é o Resulinux, pois o Luciano não é integrador de pacotes, ele é desenvolvedor, tanto que ele poderia sim desenvolver para qualquer outra distribuição, porém ele lança o Resulinux como uma vitrine de suas ideias, do que ele acha melhor, da forma como ele gostaria que fosse certas coisas nas demais distribuições…

    O motivo dele não aplicar seus projetos a outras distribuições e sim a própria distribuição dele é simples, incompatibilidade de ideias com outros desenvolvedores… Oras, todos sabemos que há uma enorme guerra de egos entre os desenvolvedores (principalmente os nacionais), até mesmo entre desenvolvedores de redes sociais, e por isso mesmo não se consegue um acordo, eles nunca se entendem, então a ÚNICA forma das ideias do Luciano virarem realidade é na própria distribuição dele, como acontece também com o KDuXP, BigLinux, BigpupBR, Epidemic GNU/Linux, entre tantas outras…

    Não acho que o Resulinux faça mal ao Software Livre, mesmo não seguindo à risca a GPL, e mesmo eu defendendo fortemente os ideais do RMS e da sua FSF, ele não deixa de ter grande importância no cenário mundial do Software Livre, por suas inovações e provas de conceitos diferenciados, servindo, senão como um distribuição principal, como uma grande vitrine de novas ideias que podem ser aplicadas a qualquer outra distribuição (mesmo o Texas Flood pode ser instalado no Debian GNU/Linux sem problemas, por exemplo)!

    Abraço,
    Igor Isaias Banlian

    Glenn Hummes (usuário não registrado) em 29/08/2011 às 5:05 pm

    Pegar o que está pronto na internet como o Texas Flood e aplicar patches no kernel não quer dizer que sejam desenvolvedores. Até um macaco se ensinado fará isso.

    A questão é a manipulação das pessoas, a manipulação de algo para dar crédito e inflar o ego sem esforço verdadeiro nenhum, enquanto projetos de SL acabam por falta de apoio, financeiro ou pessoal.

    Muito bonito o que disse, mas a verdade é uma só: isso não é uma distribuição, é uma refisefuqui que faz as mesmas coisas tortas de outras refisefuquis.

    Igor Isaias Banlian (usuário não registrado) em 29/08/2011 às 5:31 pm

    “Glenn Hummes disse:
    Pegar o que está pronto na internet como o Texas Flood (…)”

    Calma lá, o Luciano não pegou o Texas Flood pronto na Internet, pelo que sei ele o desenvolveu do zero desde sua primeira versão, a muitos anos atrás!

    “Glenn Hummes disse:
    A questão é a manipulação das pessoas, a manipulação de algo para dar crédito (…)”

    Gostaria de saber qual(is) pessoa(s) está(ão) sendo enganada(s)… As pessoas sabem a realidade de cada distribuição nacional, se não sabem é só irem nos sites e fóruns dessas distribuições, pois sempre está claro do que se trata! Ninguém está sendo manipulado, quem usa tais distribuições é por livre e espontânea vontade, usa quem quer e porque quer!

    Sobre os créditos, oras, e o que ganha o Luciano, o SuporteTecnicoID, o Jamenix, o BigBruno, ou qualquer outro “desenvolvedor” de distribuições GNU/Linux nacionais ao levar o crédito pela distribuição que montou? Não, eles não ganham dinheiro, nem fama (exceto má fama), o que eles ganham é dor de cabeça e encheção de saco ao ter que aturar todos criticando suas distribuições! Eles fazem em prol dos usuários (pode ter certeza que tem MUITA gente usando tais distribuições) e admiradores de seus trabalhos (sim, MUITA gente gosta de tais distribuições)!

    Abraço,
    Igor Isaias Banlian

    Luciano Andress Martini (usuário não registrado) em 29/08/2011 às 5:36 pm

    TEm coisas que peguei pronto no Resulinux, como o firefox, varios pacotes debian, e devo agradeçe-los eles estão na licenca GPL e não é errado usar estes componentes. Tem coisas que são compiladas no Resulinux, e sim o texas flood foi desenvolvido do zero e o sistema de atualização resulinux-update foi desenvolvido por mim, com muito custo. De qualquer forma não posso entender sua crítica porque os softwares prontos que peguei o Debian também pegou, algumas coisas eles compilaram outras desenvolveram, mas por exemplo o Iceweasel é um fork do Firefox, e ninguém fala nada porque foi o DEbian que fez. MAs se eu pegar um só pacote do Debian mesmo que eu cite o autor estou ferrado. Se é assim porque chama GPL.

    Não me importo de terem adotado idéias do TExas Flood em outros sistemas de boot, mesmo que nunca tenham citado o autor.

    Luciano Andress Martini (usuário não registrado) em 29/08/2011 às 5:37 pm

    Correção o firefox não pode se enquadrar totalmente na licenca gpl por causa do Logotipo, mas é software livre.

    Luciano Andress Martini (usuário não registrado) em 29/08/2011 às 5:40 pm

    http://www.resulinux.net/texasfloodweb – Qual é o nome do desenvolvedor? =[[[[

    André Machado (usuário não registrado) em 29/08/2011 às 6:29 pm

    Esse Texas Flood talvez seja o único e maior diferencial da distro e vejo que, ao contrário de outras distros, o Resulinux é bastante organizado com relação a changelogs e a notas de versão.

    No entanto, essa distro peca no mesmo lugar de todas as outras: na página citada, há um link para baixar a imagem ISO oficial, mas não há link para baixar uma ISO com o código-fonte dos pacotes, conforme é exigido pela GPL e conforme já foi exaustivamente discutido aqui em relação a outra distro nacional.

    Enquanto o autor ou responsável pela distro não fornecer um link para download dos fontes ou uma oferta válida para que os interessados obtenham os fontes de acordo com o que é exigido pela GPL, o Resulinux será um produto ilegal comparável a uma versão pirata do Windows. Talvez fosse melhor que o autor desistisse de criar uma distro e colocasse apenas o TF e os extras de sua distro em um repositório próprio para que todos os interessados possam utilizá-los.

    E não, não faço a mínima questão de baixá-lo.

    Glenn Hummes (usuário não registrado) em 29/08/2011 às 6:57 pm

    Quem é o desenvolvedor do Upstart, melhor perguntar, do que o desenvolvedor de uma cópia…

Este post é antigo (2011-08-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.