Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Renomeador de fotos livre e multiplataforma

Enviado por Marcos Elias (marquinhosxpΘgmail·com):

“Criei um renomeador de fotos bem prático onde basta digitar o nome e teclar enter; o programa vai para a próxima foto da lista, basta então repetir o processo até terminar. Diferente de renomeadores em lote, ele é especial para fotos que precisam ter nomes únicos.

Eu, por exemplo, tiro fotos de ônibus. É comum voltar com mais de 500 fotos depois de cada “rolê” com os amigos. Preciso renomeá-las com o prefixo do ônibus em questão – assim posso encontrar determinado veículo quando quiser, facilitando imensamente as pesquisas. Fazer isso pelo gerenciador de arquivos é muito chato e demorado, são necessários vários cliques – até porque nunca dá pra ver o prefixo do ônibus na miniatura, preciso abri-la e depois voltar ao gerenciador para renomeá-la…

O programa nasceu para resolver esse meu problema pessoal, além dos amigos. Mas naturalmente está aí a quem mais possa interessar :)

É possível salvar a lista de imagens para continuar de onde parou, definir um texto padrão para ficar antes e depois do nome principal, e renomear várias imagens digitando o mesmo nome – o programa adiciona números automaticamente no final.

Ele foi feito com o Lazarus/FPC e tem código aberto. Distribuo binários para Windows e Linux (testado no Ubuntu 10.10) mas não é difícil compilá-lo, basta abrir o projeto numa versão recente do Lazarus, sem precisar de alterações nem outros arquivos.” [referência: software.viamep.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-01-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    anderson freitas (usuário não registrado) em 18/01/2011 às 2:41 pm

    Como era bom viajar para o Rio num cometa CMA Scania!!! muito bom o renomeador.

Este post é antigo (2011-01-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.