Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Que smartphones e tablets atuais receberão atualização para o Android 4.0?

O futuro não nos pertence, mas alguns anúncios já foram feitos, e o Engadget preparou uma lista dos aparelhos cujos fabricantes já confirmaram ou negaram publicamente que receberão upgrade oficial para o Android 4:

  • Asus: confirmou Padfone, Transformer Prime, Eee Pad Transformer.
  • HTC: confirmou HTC Rezound, HTC Vivid. Negou Nexus One.
  • LG: confirmou Optimus 2X.
  • Motorola: confirmou Droid RAZR, Motorola RAZR, Droid Bionic, Xoom, Xoom 2 , Xoom 2 ME.
  • Samsung: confirmou Galaxy Nexus, Nexus S, Galaxy S II Skyrocket.
  • Sony Ericsson: confirmou a linha Xperia 2011
  • Meizu: confirmou Meizu MX, M9.

A ausência de qualquer aparelho nesta lista indica apenas que ele não foi mencionado pelo fabricante, e não é uma confirmação de que ele não terá esta atualização. (via engadget.com – “Which devices will get Ice Cream Sandwich? — Engadget”)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-11-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Frank (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 10:24 am

    E eles vendem, e vendem, e depois não dão a devida assistência aos produtos vendidos. Atualizam somente os últimos lançamentos, deixando seus clientes na mão. E assim a fragmentação do Android continua.

    fpflug (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 10:35 am

    @Frank… eles vendem e vendem porque as pessoas continuam comprando. Parece estar bom pra (quase) mundo. Eu pelo menos não escuto ninguém com celular com Android reclamando que não será atualizado. Talvez seja um dos motivos do sucesso da maçã. ;-)

    Glauco (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 10:51 am

    Frank, a maior parte dos consumidores não estão acostumados a atualizar o SO, não compram pensando em atualizar, ou nem sabem para que serve as atualizações. Apenas nós que gostamos de tecnologia pensamos nas atualizações e nós representamos quanto no mercado?

    Conheço muita gente que tem iPhone a uns 2/3 anos e nunca se preocupou em atualizar, alguns nem sabem como fazer, outros como já citei nem sabe para que atualizar se ta funcionando bem.

    Felipe (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 10:52 am

    Tomara que o Samsung Galaxy S seja incluído nessa lista.

    Robson, o leigo (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 12:06 pm

    E o galaxy TAB ? Vai ter atualização será ? Ou esta versão é só para smartphones e não para tablets ?? Sou apenas usuário, se alguém mais técnico puder me esclarecer agradeço !!

    Esta versão é para smartphones e tablets. Entre os tablets, a Motorola já confirmou que fará a atualização no Xoom, Xoom 2 e Xoom 2 ME.

    Porfírio (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 12:18 pm

    Quando a minha veia de “simples consumidor” (ou seja, minha preguiça) fala mais alto, eu prefiro não ter uma determinada atualização do que um aparelho atualizado com performance inferior a que estava antes.

    Atualização não é para todos os aparelhos. O usuário final quer comprar um aparelho hoje que seja, o resto da vida, comparável aos aparelhos mais modernos e mais caros do mercado. Isso é utopia.

    Esse é o motivo pelo qual a Apple só trabalha com apenas um modelo básico de aparelho: evitar a concorrência entre seus próprios produtos. O que os olhos do usuário não vêem seu coração não sente.

    As atualizações do Android são sempre muito mais dramáticas do que as do iOS e, por isso, mais difíceis de fazer e homologar. Principalmente em uma gama de produtos potencialmente infinita.

    No meu entender, atualizar meu dispositivo para cada nova versão, caso seja possível, é agradável e interessante (mas eu gosto de ver a nova versão rodando antes de me decidir). Por outro lado, se não for possível não há sentido em me sentir mal-atendido por causa disso: a versão anterior continua funcionando bem e me atendendo bem.

    Agora: o que realmente eu vejo que falta no Android são as “micro-atualizações” de sistema (porque dos aplicativos isso já existe) que estamos tão acostumados a ver em nossos desktops: os upgrades de segurança do kernel Linux, por exemplo. Esses são necessários e importantes.

    Porfírio (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 12:55 pm

    @Robson, depende de qual Galaxy Tab vc. tá falando…

    Se for o modelo mais antigo (aquele que saiu no Brasil com TV digital), que veio com a versão Android 2.2 Froyo, acho difícil a atualização vir pra ele. E nem você deveria insistir na atualização. Motivo: o bichinho tem apenas 512Mb de memória RAM. Desses, ao menos entre 150 a 250Mb são usados pelo sistema e aplicativos essenciais (dependendo do que vc. botar nele), o que te deixa até com uma memória razoável para os outros aplicativos. Mas se atualizar, o consumo básico de memória vai subir, diminuindo a memória disponível para os seus programas e prejudicando a performance do seu aparelho.

    Não duvido que os hackers do XDA-Developers terminem portando o novo Android pra esse aparelho, mas não é uma atualização pra qualquer um: é como botar um motor de alfa num fusca.

    Por isso, a estimativa da própria Google de que apenas os aparelhos (telefones e tablets) que já saíram de fábrica com o Android 2.3 teriam chance de atualização: questão de hardware.

    Agora, se vc. tá falando dos Galaxy Tab de segunda geração (aqueles mais recentes, acho que os tamanhos são 8 polegadas para o menor e 10.algumacoisa para o maior, esses tem chances de atualização sim, conforme o parágrafo acima.

    Espero ter sido de alguma ajuda.

    cafecraft (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 1:45 pm

    Bom,

    a Motorola vai botar pressão nas outras quanto a atualização.

    Filipe Gaio (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 2:14 pm

    Pelo menos existem ROMs não oficiais, como por exemplo o CyanogenMod, que com certeza devem atualizar para a versão 4

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 2:16 pm

    O Android 2.2 no meu Galaxy 7″ me atende bem. Não pretendo me desfazer do meu tablet também nem tão cedo.

    Robson, o leigo (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 3:25 pm

    Augosto e Porfírio,

    Muito grato pelas informações, estava me referindo ao GT-P1010 de 7 polegadas, nem sabia que existia um modelo anterior.
    Vou esperar para ver se sai a atualização e se valerá a pena atualizar.

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 3:33 pm

    @Porfírio, e mesmo assim, alguns iPhones antigos rodam os últimos updates de forma bem mais lenta, trazendo péssima experiência ao usuário. E mesmo na atualização do iOS, sempre surgem alguns probelminhas chatos.

    O que quero dizer: que se pra Apple, que tem extremo controle sobre software e hardware, é difícil, imagina pros fabricantes que usam hardware e software de terceiros.

    Porfírio (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 3:52 pm

    @Robson, o GT-P1010 é um modelo ligeiramente modificado do GT-P1000 e ambos são “de primeira geração”. Provavelmente sem atualização para o Android 4.0 “Ice Cream Sandwich”.

    No entanto, ouvi dizer que a atualização para o Android 2.3 “Gingerbread” já está disponível pelo Samsung Kies (um software de atualização da Samsung que vc. baixa e executa em seu computador desktop, ligado ao Tablet).

    Sugiro que dê uma pesquisada nas features dessa versão (e procure por filmes no youtube mostrando a “carinha”, não muito diferente, do sistema) pra ver se vale a pena pra vc.

    @Rael, nem é de se esperar o milagre de um sistema mais atualizado e “parrudo” rodando sem diferença em hardware mais velho. E olha que as mudanças no iOS tem sido bem mais tímidas que as do Android, ultimamente.

    A diferença em relação ao início da era dos PCs, é que o ciclo de melhoria dos hardwares está muito mais rápido. Em menos de um ano qualquer aparelho que vc. comprar estará ficando para trás. O que não significa de forma alguma que ele seja ruim só por esse motivo.

    A coisa tende a se estabilizar na medida em que um certo pico de evolução for alcançado, chuto em 2013 (se o mundo durar até lá :-D).

    Lauro César (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 3:57 pm

    IIh, estava pensando em comprar um HTC Incredible, mas estou com receio dele não ter a atualização para o ACS… Dizem que o aparelhos da HTC são, sem perder a chance de um trocadilho, incríveis (acabamento superior tanto em hardware, quanto em softawre), mas as alterações o SO são mais profundas e com as grandes melhorias do Android 4 não sei se ficarão tão boa quanto a versão limpa do ICS. Enfim, ó dúvida cruel, fico com medo gastar meu rico e suado dim-dim em um aparelho e depois descobrir que não fiz um negócio tão bom…

    arthas_dk (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 4:01 pm

    O android 2.3 ainda não está disponível no galaxy tab que possui suporte a TV digital (p1000L).

    No entanto você pode utilizar o HumberOS (rom) em seu tab (www.humberos.com.br), isso pq daqui a duas semanas deve sair a primeira rom ICS para o tab também.

    Estou utilizando aqui e finalmente tenho uma experiência de uso mais do que aceitável.

    Sobre os outros celulares e pads: é acompanhar XDA/Cyanogen para ver quais versões já existem para os respectivos aparelhos, porque se depender dos fabricantes …

    Robson, o leigo (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 4:39 pm

    @Porfirio,

    Mais uma vez obrigado pelas informações. Estou bem satisfeito com o GT-P1010, vou pensar bem antes de uma atualização. Já abusando um pouco da sua paciência você sabe me dizer se os aplicativos que hoje funcionam no “Froyo” funcionariam nesta nova versão ?

    Porfírio (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 4:59 pm

    @Robson, a resposta é “praticamente” sim. A plataforma Android em geral tem garantia de compatibilidade retroativa, ou seja: aplicações feitas para versões anteriores rodam sem problemas nas novas versões. Com as seguintes exceções:

    a) A aplicação Android é, na verdade, uma aplicação nativa do Linux “empacotada” como Android. Nesse caso, pode ter alguma diferença sim. Mas até onde eu sei isso só ocorre em alguns jogos (muito poucos) e ferramentas administrativas. De qualquer forma, assim que um problema é reportado os programadores se movem rapidamente pra arrumar.

    b) Se o programador “forçou a barra” e usou algum recurso específico de uma versão (o que não é recomendado de forma nenhuma). Isso só acontece em apps de má qualidade.

    Então, em 99,999% das apps, vc. pode contar com uma transição “lisa” e tranquila.

    Bremm (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 5:08 pm

    Tem algum troll no Google ou a política deles está ficando “microsoftiniana”. Explico: o bug da calculadora — que acontece no meu Galaxy 5 (Android 2.2) e não acontece no meu A500 (Android 3.2) — já foi corrigido, mas não há nenhuma solução por parte do Google para o usuários que querem uma atualização, digamos, “retrocompatível”.

    http://androidforums.com/motorola-droid/50310-calculator-error.html

    http://code.google.com/p/android/issues/detail?id=7102

    Porfírio (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 5:27 pm

    @Bremm, por sorte estou com meu irmão aqui na empresa e ele trouxe o Galaxy Tab (PT1000L, em que roda a versão 2.2 Froyo) e por curiosidade testamos o cálculo de exemplo citado no Forum que vc. passou. O resultado (no RealCalc, tal como cita outro cara lá no site) estava OK: 0.8.

    Penso em duas conclusões possíveis:

    Um bug não do sistema e sim do processador (tem uma norma de precisão de ponto flutuante, a IEEE754, que todos os processadores deveriam seguir).

    Um bug específico de uma determinada app de calculadora (qual a que vc. usa?).

    Aliás meu irmão aproveita pra recomendar o RealCalc: a melhor e mais prática app de calculadora que ele achou no Market.

    Porfírio (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 6:26 pm

    @Lauro César, os smartphones HTC mudam principalmente a interface gráfica das telas de lock e home dos aparelhos para sua própria interface, o Sense. Dizem que ela aproveita cada gota dos recursos gráficos disponíveis a cada versão do Android e é muito elogiada pela experiência de usuário que oferece.

    Infelizmente não é a melhor fabricante no quesito atualizações (provavelmente porque, depois do Google liberar a nova versão do Android, a gente ainda tem que esperar a nova versão do Sense ficar pronta).

    Eu até pensei que, por ser sucesso no oriente e não aqui, a HTC não oferecia um bom suporte no Brasil. Dei uma pesquisada e a página de suporte dedicada ao brasil parece surpreendentemente boa.

    Alguém tem alguma experiência de uso com aparelhos HTC que queira dividir?

    Ted (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 7:58 pm

    Já estou rodando o 2.3.7 no meu milestone 2 com o cyanogenmod há um bom tempo e o aparelho parece outro! A bateria dura mais, o sistema é mais fluido, responsivo e rápido!

    A Morotola deveria ter financiado o CM e lançado seus aparelhos com essa ROM ao invés da customização tosca com o motoblur!

    E que venha o CM9 com o ICS 4.0 =)

    spif (usuário não registrado) em 7/11/2011 às 10:44 pm

    Nossa, a Samsumg não vai atualizar nem o Galaxy S? Que coisa triste.

    Evandro (usuário não registrado) em 8/11/2011 às 12:25 am

    O Galaxy Tab original, com tv, tem atualização para 2.3 sim. Estou postando dele; atualizei pelo Kies; o problema é que tem que ser pelo Windows.
    Dicas: desligue a hibernação do sistema e use uma porta USB traseira (costumam ser mais rápidas que as frontais).

    Lauro César (usuário não registrado) em 8/11/2011 às 11:25 am

    Obrigado pelos esclarecimentos @Porfírio, realmente eu vi falar muito bem dos smarts HTC, tanto em relação ao Sense quanto ao Hardware que, dizem, ter um acabamento muito superior aos demais Androids. Pena é essa incerteza em relação a atualização para o ICS neles e como ficará a integração com o sense, visto que o salto na usabilidade e beleza nesta última release do Android parece ter sido enorme. Será que o sense continuará sendo vantajosos em relação ao ICS puro ou menos modificado presente nas outras marcas (ex. Galaxy S2 c/ ICS)

    Porfírio (usuário não registrado) em 8/11/2011 às 12:50 pm

    @Lauro, eu sou suspeito pra falar pq gosto de padronização, quando o produto vem de fábrica, e personalização só depois que ele chega na minha mão.

    O Sense é muito bom. Mas a única vantagem dele sobre as personalizações disponíveis no Market é o fato de que ele já foi homologado e “tunado” para o aparelho. Há opções de UI incrivelmente boas disponíveis para Android, tanto para a Home quanto para a tela de lock, que cabem dentro de cada cenário (Não vá usar o Regina3D em um smartphone: palavra de quem já tentou… :P).

    Eu sugiro que vc. colha mais opiniões sobre o aparelho que vc. quer e ainda mais sobre a empresa em si. Uma fabricante que trata bem seu cliente vale ouro (A Sony-Ericsson, por exemplo, andou atendendo muito mal seus clientes por aqui). No final das contas, se a atualização demorar, vc. tem a sorte de ser um power user: Cyanogen nele!

    Outro Marcos (usuário não registrado) em 8/11/2011 às 2:39 pm

    @Ted
    A samsung já se adiantou nesse caso. Ela contratou o cara que faz a cyanogen. O trabalho do cara é mesmo muito bom.

    Lauro César (usuário não registrado) em 8/11/2011 às 4:55 pm

    Estou usando o CM 7.1 em meu Galaxy 5. Mas embora tenha seus encantos, trocar a ROM do celular é algo trabalhoso e se eu tivesse a opção de ter uma ROM padrão (com UI padrão tb)que rodasse redondinha, com velocidade, beleza, estabilidade e praticidade no uso eu pensaria duas vezes antes de me sujar de graxa…rs

    Lauro César (usuário não registrado) em 8/11/2011 às 5:00 pm

    Por enquanto apenas a Sony confirmou atualização para celulares não top (pelo menos em preço), visto que os Xperias partem de cerca de R$800,00. Fora estes, só o Nexus S que está por cercaca de R$1000,00.

Este post é antigo (2011-11-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.