Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


“Quantidades incríveis de dinheiro”: Intel diz que encontrará novos parceiros para o MeeGo

Trecho da nmotícia da Reuters, via iG Tecnologia:

A Intel afirma que sua parceira Nokia desistiu do sistema operacional MeeGo, desenvolvido em conjunto pelas duas empresas, depois que a Microsoft ofereceu quantidades “incríveis” de dinheiro para a fabricante de celulares mudar os sistemas de seus smartphones para o Windows. Apesar disso, a produtora de chips afirmou que encontrará novos parceiros para o MeeGo.

O presidente-executivo da Intel, Paul Otellini, disse em uma reunião com analistas em Londres que a opção da Nokia pelo sistema da Microsoft, em vez da plataforma Android, do Google, foi uma decisão financeira.

Otellini disse que o presidente da Nokia, Stephen Elop, recebeu “ofertas incríveis de dinheiro” do Google e da Microsoft para trocar de plataforma.

“Eu não teria tomado a decisão que ele tomou. Eu provavelmente teria ido atrás do Android, se fosse ele”, disse Otellini. “Mas o MeeGo teria sido a melhor estratégia, mas ele concluiu que não poderia bancá-lo”, disse (via tecnologia.ig.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-02-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    André Moraes (usuário não registrado) em 18/02/2011 às 9:11 am

    Intel,

    Se eu ganhar na megasena ajudo também com o Meego, só pra ver a cara de bebê sem chupeta da nokia com o Meego desbancando os Windows Mobile 7.

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 18/02/2011 às 9:40 am

    @Andre Moraes:

    A Mega Sena vai ter que estar beeeeeeemmmmm acumulada. :-(

    Lauro César (usuário não registrado) em 18/02/2011 às 9:43 am

    kkkkkkk

    Esse Andre Caladas é um gozador…rs

    Isso foi uma piada não foi?! rs

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 18/02/2011 às 9:46 am

    O mundo pode se sofisticar cada vez mais, porém as velhas práticas do “Capitalismo versão 0.0001 alfa” continuam funcionando.

    O puro e simples suborno continua valendo para transformar parceiros em potencial em parceiros de fato.

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 18/02/2011 às 9:47 am

    Só pra não perder o costume:

    Nokia sux.

    Tilt (usuário não registrado) em 18/02/2011 às 11:07 am

    Espero que dê certo tanto para a Nokia quanto para Intel, sinceramente.

    Precisamos de concorrência.

    Fernando (usuário não registrado) em 18/02/2011 às 11:27 am

    Culpa desse sistema falido que custa a desaparecer…
    Sempre admirei o symbian e acredito que a nokia poderia avançar muito mais usando nosso Meego…ehehe

    Mas a falcatra rola solta e isso esta atrasando a evolucao no geral.

    [off topic]
    So para complementar a teoria do sistema falido.
    http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/02/condenado-pela-justica-casal-de-mg-mantem-filhos-fora-da-escola.html

    Zulu (usuário não registrado) em 18/02/2011 às 11:30 am

    O WP7 é bom porque tem dinheiro ou tem dinheiro porque é bom.

    Marcos (usuário não registrado) em 18/02/2011 às 11:31 am

    Meegoou!

    André Caldas (usuário não registrado) em 18/02/2011 às 11:34 am

    @Lauro César,

    Esse Andre Caladas é um gozador… rs

    Apesar do “Caladas”, acho que cê tava falando de mim…
    Fico lisonjeado por se lembrar de mim… mesmo eu não estando presente. :-)

    Jhonatam da mata de jesus (usuário não registrado) em 18/02/2011 às 12:03 pm

    Meego será um grande sistema podem anotar !

    Mandriva - Fedora (usuário não registrado) em 18/02/2011 às 12:14 pm

    A Nokia e a Microsoft estão apostando que os seus smartphones vão ser bem mais baratos:

    Os preços dos celulares inteligentes que utilizam a plataforma de software Windows Phone cairão rapidamente, disse o presidente-executivo da Nokia, Stephen Elop, na sexta-feira.

    Elop disse que um dos principais assuntos nas negociações com a Microsoft havia sido convencer a Nokia de que a empresa poderia atingir “uma base de preço muito baixa”.

    Ao tentar concorrer melhor com o iPhone, a Microsoft até o momento vinha impondo condições severas de qualidade de hardware aos celulares que usam seu software, o que elevava o preço desses modelos e limitava seu potencial mercado.

    Como parte do esforço para ampliar seu mercado e reduzir preços, a Microsoft planeja abrir sua plataforma de telefonia móvel a outros fornecedores de chips além da Qualcomm.

    A Nokia possui ótimos hardwares e se eles juntos com a Microsoft conseguirem colocar os mesmos no mercado por um preço bem mais baixo que os concorrentes acho que tem tudo para dar certo. As duas empresas tem muito gordura para queimar.

    Lembrando que para a grande maioria dos usuários finais de um smartphone não importa o SO, e sim que o mesmo supra as suas necessidades.

    Querendo ou não Nokia e Windows são marcas respeitadas em todo o mundo.

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 18/02/2011 às 12:48 pm

    @Mandriva – Fedora Disse tudo. Para o usuário, Nokia e Microsoft são “grifes” de respeito. E se o custo-beneficio for bom, ja era.

    HeDC (usuário não registrado) em 18/02/2011 às 12:58 pm

    CERTAMENTE quantidades de dinheiro junto à Prefeitura de SP ou órgãos coligados p/ atulhar a mesma c/ as porcarias softwares Microsoft. E em outros órgãos públicos obviamente.

    Scheldon (usuário não registrado) em 18/02/2011 às 2:12 pm

    Curioso um carA da intel mandar essa, afinal o projeto foi pras cucuias por conta deles( pra que mandar um projeto pronto como o maemo quando se pode joga-lo fora e começar tudo do zero com o meego) se temos un bandido nessa historia…

    Leandro Santiago (usuário não registrado) em 18/02/2011 às 2:21 pm

    A plataforma é massa. Faltam só lançarem os aparelhos com ele e colocarem aplicações pra que as pessoas se sintam confortáveis em usar um cleular com a plataforma.

    O resto vai surgindo aos poucos…

    Eu tinha planos de ter um n900, mas depois da agada da Nokia, acho que terei de esperar de outro fabricante. Quem sabe até a própria Intel…

    Víctor (usuário não registrado) em 18/02/2011 às 2:58 pm

    Não sei pq reclamam do dinheiro injetado na Nokia pela Microsoft, a Nokia não ia bem, a plataforma na qual já tinham gasto muita grana ainda estava imatura, precisavam se recuperar. A Microsoft viu a oportunidade de ter um parceiro de peso no setor, e a Nokia precisava de algo sem gastar mais do que já havia. Não sei porque falam de suborno, pelo jeito não sabem como funcionam empresas…

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 18/02/2011 às 3:25 pm

    Ao tentar concorrer melhor com o iPhone, a Microsoft até o momento vinha impondo condições severas de qualidade de hardware aos celulares que usam seu software, o que elevava o preço desses modelos e limitava seu potencial mercado

    Ou seja: Qualidade é uma métrica perfeitamente dispensável. Vamos montar muito hardware-lixo + Windows-Phone no mercado a preços muito baixos.

    Certamente, uma concorrência e tanto… Para os xing-ling chineses.

    Como ex-cliente Nokia já tive vários dispositivos interessantes mas todos (até os mais simples) me deixaram na mão no quesito durabilidade e desempenho.

    Existem alguns sistemas em smarts que nunca verão meu dinheiro: Symbian (não mesmo), Palm OS (nunca mais), Windows Mobile (tá brincando, né?).

    Consumidores dos Phone killers iPhone, Sony e Samsung são chatos demais com qualidade e não se contentam com dispositivos inferiores em hardware ou software. A duplinha MS/Nokia só deve conseguir abocanhar o mercado médio e olhe lá…

    Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 18/02/2011 às 4:08 pm

    @Copernico Vespúcio

    A duplinha MS/Nokia só deve conseguir abocanhar o mercado médio e olhe lá…

    E é justamente esse mercado que vai crescer muito, principalmente nos emergentes (onde a Nokia vende symbiam a balde). E nos desenvolvidos, se o preço for baixo mesmo, eles podem vender pra quem não queria ter um smartphone por causa do preço. Pode ser um bom negócio pros dois.

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 18/02/2011 às 4:23 pm

    Pode ser um bom negócio pros dois

    Acho q eles chegaram atrasados… A China chegou primeiro (e não estou falando daqueles aparelhos misteriosos de múltiplos chips com potencial cancerígeno) e consegue ser ainda mais cara-de-pau a preços ainda menores.

    Um colega de trabalho apareceu aqui um belo dia com um cel chinês (até o toque é chinês… rs) que é um clone perfeito do LG Scarlet que eu dei à minha progenitora (e nem pode ser considerado um smart) que ele comprou por menos de 1/4 do preço.

    O mercado chinês já tem até tablet (galaxy clones de qualidade inferior e menor preço) e a alfândega do país pelo jeito faz vistas grossas à exportação ilegal.

    Até essa galera completar o plano, os orientais já afogaram o mercado de dispositivos de baixo custo.

    Posso estar errado, vc. pode ter razão, mas só o tempo vai dizer.

    Maikon (usuário não registrado) em 18/02/2011 às 4:53 pm

    Se a Nokia não podia bancar o MeeGo eles poderiam ter arranjado um terceiro parceiro. Como a Nokia não fabrica “tablets”, apesar de dizerem que o n900 era quase um, e também não fabricam netbooks, esse terceiro parceiro poderia colocar o MeeGo nesses tipos de dispositivos. Sei lá talvez a Asus… Mas de fato vender a alma para o diabo pode ser uma excelente alternativa.

    Bremm (usuário não registrado) em 18/02/2011 às 7:02 pm

    @ Maikon

    Comentários como o teu dispensam os meus. Afinal de contas, tirastes as palavras “dos meus dedos”. :-)

    Só fazendo um adendo: a Intel está tramando alguma coisa… Podem crer que há caroço nesse angu (e espero que não seja nos moldes da novela HP/Palm).

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 18/02/2011 às 10:08 pm

    @maikon “vender a alma ao diabo” ??? Ta falando sério ? O assunto é coisa de gente grande, bilhões de dólares!!! Não existem inocentes nessa área, é muita infantilidade achar que empresários desse porte se importam com besteiras como essa. A Nokia fez o que achou ser o melhor para a saúde financeira da empresa, e dolares são dólares, não importa de onde venham. E tirando uns e outros, para a imensa maioria a Microsoft é o exemplo a ser seguido, assim como o Google, a Oracle, o Facebook, a Apple…

    tenchi (usuário não registrado) em 19/02/2011 às 12:05 am

    @Marcelo Ulianov, realmente, dólares são dólares (mas de onde vêm importa sim), mas creio que a decisão da Nokia tenha sido bem ruim, pois significou abandonar uma plataforma (duas ou três, se vc contar pro maemo) que ela investiu muito tempo e dinheiro e que conta com uma boa aceitação no mercado pelos softwares da MS, que não são lá estas coisas no mundo mobile.

    Escolher o Windows para competir com o Android para não criar um duopólio foi desculpa esfarrapada: principalmente para o desenvolvedor, pois as opções que tinha (symbian/meego ou mesmo android) possuem sdks multiplataformas, ao contrário da plataforma da Microsoft, que é exclusiva para Windows. No mundo Desktop o Windows ainda impera, mas em se tratando de desenvolvedores, muitos deles usam Mac e mesmo Linux. E simplesmente ficaram fora do envolvimento com a nova plataforma da Nokia. Tiro no pé total.

    Espero que este acordo tenha sido muito, mas muito mesmo, vantajoso para a Nokia a curto prazo, pois me parece que a longo prazo será um desastre. Não sou um Profeta do Caos, mas está aí a minha “profecia”… hauahau

    Jorge (usuário não registrado) em 19/02/2011 às 11:06 am

    “E tirando uns e outros, para a imensa maioria a Microsoft é o exemplo a ser seguido…”

    Menos cara-pálida, bem menos….
    A Microsoft há muito tempo deixou de ser exemplo de empresa ética e de boas práticas comerciais…
    Qualquer um que lê jornal e/ou acompanha notícias de tecnologia em qualquer mídia sabe disso. Então… não são apenas “uns e outros”…
    Em relação ao “acordo”, sem comentários, a Nokia irá se tornar apenas uma lembrança em nossas mentes…

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 19/02/2011 às 11:24 am

    @Maikon

    “Se a Nokia não podia bancar o MeeGo eles poderiam ter arranjado um terceiro parceiro.”

    A idéia é boa, só que nem cabe muito discutir a meu ver, porque o papo de “não conseguir bancar” não é correto.

    A Nokia já tinha o Maemo bem interessante nos tablets dela enquanto o Jobs estava mais preocupado em escolher novos Colants pretos do que criar o Iphone.

    Foi só gestão, não se trata de urgência. E, como disseram, escolheu jogar fora três possíveis plataformas e pegar uma terceira ?

    A teoria de cavalo de tróia fica cada vez mais forte.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 19/02/2011 às 2:58 pm

    concordo com Tenchi, e com alguém que postou mais acima. Não tinha pensando na possibilidade da intel, essa sim pode sair ganhando se investir no mercado móvel, com o meego. A qualidade do hardware da Intel já é bem conhecida e juntando com toda a experiência da Nokia (investida encima do Maemo/Meego), pode sair realmente alguma coisa realmente promissora, pois o sistema é maduro o suficiente para suportar tablets, netbooks e Smartphones.

    Bem sacado! Se isso se confirmar a Intel pode realmente ter se beneficiado muito da decisão da Nokia.

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 19/02/2011 às 5:23 pm

    @maikon @tenchi quando eu digo “todos” estou falando do usuário comum, não quem trabalha na área. Pergunte ao seu primo o que ele acha da microsoft. Não há o que discutir, uma empresa desse porte é sim uma referência. Ética nos negócios ? Quanta inocência. Vcs acreditam mesmo nisso ? Quanto se fala de bilhões de dolares, a ética é outra.

    tenchi (usuário não registrado) em 19/02/2011 às 7:20 pm

    @Marcelo Ulianov, defina ética. Ético não é sinônimo de moral, de certo, correto. Ética é um código de conduta pré-estabelecido numa determinada área (por isso o código de ética dos advogados, dos médicos, etc.). Se, por ética vc quis dizer “correto”, não não estamos falando de ética aqui.

    Cleyton A. (usuário não registrado) em 19/02/2011 às 8:06 pm

    Não vejo falta de ‘ética’ nessa parceria da Nokia com a MS, onde é que tem trapaça e concorrência desleal nessa parceria ??

    Cleverson (usuário não registrado) em 19/02/2011 às 8:34 pm

    @tenchi, vamos analisar suas justificativas para concluir que a decisão foi ruim:

    “Investiu muito tempo e dinheiro”

    Eles poderiam continuar investindo mais tempo e dinheiro e não chegar a resultado nenhum. Não dá para julgar sem saber exatamente quais eram as perspectivas da própria Nokia em relação às suas plataformas. Pelas palavras do próprio CEO, que reproduzo abaixo, certamente não eram das melhores.

    Ele [o Symbian] provou que não é competitivo em mercados como a América do Norte.

    “Conta com uma boa aceitação no mercado”

    A linha tem sido cruel com a Nokia nas últimas pesquisas. Nesse momento o que importa é a tendência.

    “Softwares da MS, que não são lá estas coisas no mundo mobile.”

    Diríamos que o WP7 tem potencial, e esse acordo certamente vai fortalecê-lo.

    Agora minha visão dessa história:

    A Nokia já foi a garota mais popular na escola. Inteligente e bonita, todos gostavam dela, mas hoje ela está magoada.

    Sua colega Apple, apesar de burra, tem os maiores peitos das garotas da turma e é cobiçada na escola pelos marmanjos sarados.

    Além disso, entrou na classe um cara boa pinta chamado Google. A Nokia logo se apaixonou, mas não nunca teve coragem de admitir. Pra piorar ele já pegou quase todas as garotas e não está nem aí pra ela.

    Depressiva, a Nokia não teve outra saída. Conheceu um traficante barra pesada que lhe convenceu a entrar no mundo das drogas. Agora ela tem planos malignos de matar a Apple e mostrar pro Google que não é só mais uma garota que fabrica dispositivos.

    Se fosse uma novela da Globo essa história ainda estaria no meio. O final todos já sabem, a Nokia vai declarar seu amor pelo Google e eles viverão felizes para sempre.

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 21/02/2011 às 10:37 am

    @Cleverson

    Bem que alguém podia se candidatar a transformar a sua história em filme: Android4Ever!

Este post é antigo (2011-02-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.