Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Prognus responde sobre a interface do Expresso

Enviado por Vacy Alvaro (vacyjuniorΘhotmail·com):

“Muitos usuários e não-usuários costumam criticar a interface do Expresso, por acharem não-funcionais. Para entender esta opção, precisamos viajar até 2005, ano do lançamento da primeira versão do Expresso. Para criar uma ferramenta – principalmente neste caso, em código-aberto – era necessário um ponto de referência. Por isso, a “inspiração” foi numa ferramenta proprietária, na época utilizada por entidades respeitadas – entre elas o Governo do Estado do Paraná.

O “novo” sempre assusta. Por isso, a opção por uma ferramenta conhecida resultou em um processo de transição mais suave. Além disso, em órgãos públicos, quanto menor o impacto, melhor costuma ser a aceitação de uma nova ferramenta ou funcionalidade. Mas os motivos da crítica estão com os dias contados, já que a Comunidade Expresso já está planejando a renovação completa do Expresso – desde as estruturas básicas até serviços mais complexos da interface com os usuários.” [referência: cafe-expresso.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-12-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Capitão (usuário não registrado) em 1/12/2011 às 9:24 am

    A pergunta que não quer calar:

    Se é open source, CADÊ O CÓDIGO FONTE?

    Post mimimi do Expresso. Talk is cheap, show me the code.

    Capitão (usuário não registrado) em 1/12/2011 às 9:26 am

    Acabei de postar o mesmo comentário no blog deles:

    “O seu comentário está aguardando moderação.”

    Veremos.

    Fabiano Mormul (usuário não registrado) em 1/12/2011 às 9:54 am

    Mimimimimi. Ta aí.

    http://trac.expressolivre.org/browser

    William Merlotto (usuário não registrado) em 1/12/2011 às 9:59 am

    @Capitão, você pode:
    1. Ver o site do projeto Expresso Livre em: http://www.expressolivre.org/
    Lá você encontrará informações sobre o projeto e principalmente o fórum e listas, para discussão com usuários e desenvolvedores;
    2. Ver o TRAC do projeto em: http://trac.expressolivre.org/
    Lá você encontrará TODO o código fonte do projeto, inclusive as contribuições de outras empresas e usuários. Por exemplo, a versão 2.4, que está em desenvolvimento.

    Todo o código desenvolvido pela Prognus Software Livre está neste TRAC. Inclusive você pode acompanhar o desenvolvimento realizado pela nossa equipe (e de outras empresas) pelo timeline do TRAC.

    Nilton Neto (usuário não registrado) em 1/12/2011 às 10:37 am

    Capitão,

    O código aberto do Expresso Livre foi disponibilizado antes mesmo que a própria comunidade Expresso Livre existisse. Em 2004, já era disponibilizado pela Celepar, para quem quisesse usar.

    A partir de 2006, quando foi criada a comunidade, também foi criado seu repositório. Segue a url: http://svn.expressolivre.org

    Capitão (usuário não registrado) em 1/12/2011 às 11:15 am

    E o melhor lugar para divulgar os links seriam aqui OU no site? Pq no site referência, que aparece em TODOS os posts do BR-Linux eu não vi NENHUM link para o código.

    Enfim, típico, falar que é livre é muito bom mesmo, quero ver fazer.

    Capitão (usuário não registrado) em 1/12/2011 às 11:16 am

    Inclusive tomei conhecimento que o expresso (sistema e não empresa) tem um site aqui, pelos comentários do BR-Linux. Se não, estaria procurando, lá no cafe-expresso.org.

    Perguntador (usuário não registrado) em 1/12/2011 às 12:11 pm

    “Por isso, a “inspiração” foi numa ferramenta proprietária, na época utilizada por entidades respeitadas”

    O http://www.egroupware.org/ é proprietário?

    Pelo que eu tenha pesquisado, a solução do Expresso foi criada e desenvolvida a partir de um Fork desse projeto dentro da instituição.

    A interface do Expresso é muito antiquada para processos corporativos, vide os principais concorrêntes nessa área de comunicação de correio eletrônico: Gmail, YahooMail e LiveMail, e soluções corporativas como o Outlook Web access e o Zimbra.

    Todos evoluiram para mundos onde a comunicação se tornou mais semântica e menos procedural: a forma de trabalhar com mensagens, mudou da semelhança com a carta para algo mais intergrado, semelhante a uma conversação.

    Fabiano Mormul (usuário não registrado) em 1/12/2011 às 1:38 pm

    Leu direito? A interface do expresso foi concebida a partir da sugestão de usuários do Governo do Estado, acostumados com ferramentas proprietárias. Pegamos as principais funcionalidades contidas nestas soluções e aplicamos a esta interface.

    Edney Matias (usuário não registrado) em 1/12/2011 às 1:39 pm

    Pessoal,

    A “inspiração” que o texto diz não é o eGroupware, que é open source. O Expresso é open source, basta verificar a licença distribuída junto com o código.

    O texto fala em “inspiração” em uma “ferramenta proprietário” que já era utilizada pelo Governo do Estado do Paraná. O texto coloca “inspiração” em aspas, porque sabíamos que a tal ferramenta não era o melhor exemplo em muitos sentidos, mas o texto explica logo em seguida o motivo da escolha.

    Ainda hoje, recebemos comentários de usuários do tipo “quero que quando eu fizer isso ou aquilo no Expresso eu me sinta fazendo isso ou aquilo no Outlook, ou no Notes”.

    O Expresso é de 2005, talvez, um pouco antes. Mesma época em que o GMail foi lançado, apenas para convidados. O GMail foi liberado ao público em geral em 2007. O GMail ou Outlook Web Access não são open source . Desconheço as licenças dos outros. Da lista, acredito que somente o Zimbra é de código aberto.

    A capacidade de de inovação das empresas por trás destes software está além das capacidades atuais da Comunidade Expresso. Como disse a matéria, estamos evoluindo o Expresso. A comunidade está planejando as novas bases do Expresso, definido sua nova API, considerando coisas como TSA, tablets, smartphones e cloud. Neste processo vamos precisar de toda a ajuda possível, designers, arquitetos, engenheiros, tradutores, analistas e programadores.

    Quanto ao blog, o Café Expresso é uma iniciativa exclusiva da Prognus. Não é um blog de desenvolvimento, é um blog que fazemos para mostrar um pouco do que acontece dentro da empresa. Escrevemos para nos comunicar com clientes, parceiros, amigos e interessados na empresa e no que ela faz. Vamos tentar colocar mais links para o site da comunidade, sempre que pertinente.

    Até.

    Capitão (usuário não registrado) em 1/12/2011 às 2:09 pm

    “A capacidade de de inovação das empresas por trás destes software está além das capacidades atuais da Comunidade Expresso”.

    Eu leio: a capacidade de inovação das empresas (de software) estão atreladas a qualidade de sua base de código.

    Pergunta: esse projeto tem (pelo menos) teste automatizado?

Este post é antigo (2011-12-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.