Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Primeiras impressões sobre o alfa do Fedora 15

Enviado por Henrique “LonelySpooky” Junior (lspookyΘfedoraproject·org):

“Uma de minhas maiores preocupações com a chegada do novo Fedora é que a quantidade de mudanças na distribuição possa surpreender os usuários sem que haja tempo para uma transição suave. Foi pensando em mostrar as novidades que compilei neste post os pontos mais importantes e mais evidentes que nos esperam quando o Fedora 15 chegar definitivamente em maio.” [referência: lonelyspooky.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2011-03-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Guto (usuário não registrado) em 15/03/2011 às 8:17 am

    O Fedora 15 esta muito cru, o que é normal por ser um alfa. O GNOME 3 esta evoluindo, mais precisa de muito trabalho para ficar estável, ja que o seu lançamento esta previsto para o início de abril. (espero que eles adicionem o botão minimizar nas janelas, fica muito estranho sem, e quando desejamos minimizar temos que recorrer ao botão direito do mouse, como foi dito anteriormente não a justificativa para retira-lo).

    O boot esta cada vez mais rápido, e o desligamento quase que instantâneo.

    Espero que nestes pouco dias que restam para o GNOME 3 ser lançado eles tenham alguma carta na manga, porque ele esta muito cru e instável ainda.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 15/03/2011 às 9:08 am

    Só assim, com Gnome 3, Fedora, Debian saem de um visual gnome a la Windows 98.

    tony (usuário não registrado) em 15/03/2011 às 9:21 am

    Realmente ter que usar o botão direito para minimizar é algo até estranho. Mas, como uso muito atalhos do teclado e aconselho que todos façam isto, pois acelera muito a navegação. Mas, nem sei ainda como vai ser estes atalhos no Gnome 3…

    Hugo (usuário não registrado) em 15/03/2011 às 10:29 am

    Uma perguntinha fora, mas que nunca descobri…

    Qual é a pronúncia certa, “Fédora” ou “Fedóra”?

    Pronuncia-se “Fêdóra”

    marco aurelio (usuário não registrado) em 15/03/2011 às 11:05 am

    Estou usando o fedora 15 alpha no meu notebook, ainda nao apresentou problemas serios, o evolution nao aceita incluir compromissos e tarefas… mas ele ja avisa q esta em testes e pode nao funcionar… as configuracoes do gnome 3 estao muito crus, mas, depois da atualizacao ja aparece algumas opcoes, ate mesmo para acrescentar novos desktops, onde ele nao oferece opcao para acrescentar, ele ja te da um desktop livre automaticamente, o kde esta muito legal tambem… nao consigo conectar ao msn pelo empathy, somente pelo kopete, nenhum travamento ainda, mesmo apos atualizar… parabens ao fedora… ficara muito legal…

    Guto (usuário não registrado) em 15/03/2011 às 11:23 am

    @tony – No GNOME 3 o atalho do teclado para minimizar é Alt F9, mas fica muito estranho, com o botão ficaria bem mais fácil e sem atrapalhar em nada.

    A equipe do GNOME 3 falou que seria estranho minimizar uma aplicação porque não tem a barra de tarefas, mas quem minimiza sabe que ele fica aberto em Atividades, simples, pela animação da para ver o aplicativo indo para Atividades.

    Junior (usuário não registrado) em 15/03/2011 às 1:59 pm

    Fedora 15 Alfa?

    Mas o Fedora é um eterno alfa…

    Mauricio (usuário não registrado) em 15/03/2011 às 2:43 pm

    O Gnome 3 está nos levando de volta aos anos 90 onde tínhamos que decorar teclas de atalho para fazer coisas simples.

    Deprimente

    Verdade (usuário não registrado) em 15/03/2011 às 4:22 pm

    Gnome 3 sem Ubuntu não vingará.

    Creio que a idéia por traz de omitir o botão minimizar é utilizarmos os recursos de áreas de trabalho virtuais, e ao contrário do que o colega Mauricio falou, atalhos de teclado não é coisa de anos 90, atalhos de teclado são utilizados até hoje por qualquer profissional em informática, e se o problema for antiguidade eu lembro do botão minimizar desde os tempos do Windows 3.1… Em tempo, o mouse, em certas tarefas sempre será muito mais lento do que o teclado.

    Acho que a idéia do Gnome 3 é ser uma forma totalmente diferente de desktop, fugindo dos padrões das Janelas e da Maçã e criando uma identidade própria. Imagino que depois de tanto tempo desenvolvendo esse ambiente de desktop eles não retirariam o botão de minimizar de forma gratuita ou leviana. Mas creio que se o usuário não gostar sempre existe um gconf-editor para acrescentar novamente os botões que quiser.

    Mauricio (usuário não registrado) em 15/03/2011 às 8:52 pm

    Atalhos de teclado são usados por qualquer profissional de informática, mas não são usados para usuários comuns.

    Além dos botões, e do estilo drop & drown,movimentos gestuais com dedos na tela ou com o próprio mouse são características dos sistemas operacionais modernos.

    Ctrl + qualquer coisa ou alt+ qualquer coisa ficou pra trás, lá nos anos 90, quando se digitava isso pra acessar menus na tela, em tempos que ou mouse quase não era utilizado ou era artigo de luxo.

    Teclado hoje, e por enquanto, é só um periférico pra digitar texto. Mais nada. E isso, por enquanto.

    Mauricio (usuário não registrado) em 15/03/2011 às 8:55 pm

    Em tempo.

    Não sou fã da apple, mas sabemos que as tendências atuais, como no passado, são aqueles ditados pelo sistema operacional da maçã (menus na tela, e agora os sistemas estilo ipod e ipad).

    Vamos inovar, mas nem tanto. Vale a pena se inspirar um pouco do que está dando certo.

    Mauricio (usuário não registrado) em 15/03/2011 às 8:58 pm

    Em tempo ainda,

    Não sou completamente contra atalhos de teclado. Eles são úteis quando utilizados por quem entente, para agilizar o trabalho.

    Para quem quer navegar na internet ou usar o msn (usuário comum), eles são dispensáveis. Aqui é que entram outros tipos de interface.

    Diego (usuário não registrado) em 15/03/2011 às 9:31 pm

    @junior, vc é uma comédia … vc usa Windows 7 ou “ku”buntu e vem aqui falar besteira … vai dormir !!!

    Respeita o trabalho da galera, baita distro o FEDORA !!!

    cafecraft (usuário não registrado) em 16/03/2011 às 1:24 am

    Pra mim Gnome 3 não pega! eu sou mais fã do gnome padrão com um toque Apple, é esse caminho que o Ubuntu está indo… o Unity tb não me convenceu vou instalar esse unity e ver como fica!

    Mr. Isaac (usuário não registrado) em 16/03/2011 às 8:29 am

    cafecraft escreveu:

    eu sou mais fã do gnome padrão com um toque Apple, é esse caminho que o Ubuntu está indo… o Unity tb não me convenceu.
    ====================================================================

    Não entendi nada.
    Diz que o caminho certo é pra onde o Ubuntu está indo e depois diz que o Unity não convenceu.
    Fumou?

    Guto (usuário não registrado) em 16/03/2011 às 8:37 am

    Estou testando várias distribuições e realmente o desktop Linux esta passando por uma “crise de identidade”, se é que algum dia teve esta “identidade”.

    Na minha opinião pessoal o que atrapalha o desktop é esta “liberdade”, diversificação de ambientes, bem como os egos de alguns desenvolvedores, principalmente os que direcionam os projetos.

    Acho que a batalha do desktop ja foi vencida, e o Windows é o vencedor, mesmo na versão 7 sempre seguiu uma mesma linha. A oportunidade veio quando do lançamento do Vista, mas a concorrência não soube aproveitar e o XP segurou a onda, e até hoje ainda segura.

    Mas sabemos que o melhor nem sempre vence, e o melhor sempre foi o Mac da Apple, esta sim conseguiu juntar robustez dos *unix com inovação e facilidades ao usuário. Mas a política deles de vender hardware e software agregados dificultou sua aceitação, sem falar na pirataria “facilitada” pela Microsoft. E continua inovando com as facilidades do IOS do Iphone e Ipad que eles estão trazendo para o desktop. E é incrível, em cada apresentação, demonstração de algum produto tecnológico vemos quem em cena? Um hardware e o sistema da Apple rodando, com seu logotipo bem visível no seu hardware. A excessão claro é a Microsoft, que pelo menos visualmente não mostra isso.

    Mas o cenário esta mudando, e o foco, o futuro é a Web, os ambientes desktop não vão morrer, mas vão perder sua importância. A casa dia que passa mais nos aproximamos deste foco, sendo que a grande maioria dos aplicativos rodarão via Web.

    O desktop Linux perdeu esta batalha pela sua “liberdade”, “diversidade”, ou seja, pela sua fragmentação.

    Espero que estes projetos novos consigam dar uma “identidade” ao Linux nos desktop, porque nos servidores o Linux sempre foi um grande vencedor.

    Ícaro (usuário não registrado) em 16/03/2011 às 9:47 am

    Não existe isso de “identidade”, se for por isso a internet também não tem identidade.

    Cada site é diferente e o pessoal usa mesmo assim, já pensou todos os sites com o mesmo visual e “padronizado”?

    A maioria dos blogs usam WordPress e você verá que todos tem o layout diferente.

    Um SO é a mesma coisa, você pode criar o seu usando ferramentas do Projeto GNU e o kernel Linux e sim quiser criar sua interface :)

    Apenas querem que todos os SOs sejam iguais…

    Guto (usuário não registrado) em 16/03/2011 às 10:08 am

    @Ícaro – Desculpa, mas acho que você esta confundindo as coisas. Uma pagina web não tem nada a ver com um desktop, quando usarmos somente um browse para tudo ai sim.

Este post é antigo (2011-03-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.