Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Polícia Militar de SP apresenta o tablet que será usado em suas viaturas

Escrevi em março no developerWorks um post com mais detalhes sobre este tablet que na ocasião estava em aquisição.

Enviado por Rodrigo Lozada (balooΘfootfinger·com):

“Aconteceu na manhã de hoje, 12 de setembro, a apresentação do equipamento tablet que irá equipar todas as viaturas da Polícia Militar no estado de São Paulo até o final deste ano.

Inicialmente 4.000 tablets equipam desde já as viaturas da PM na capital e região metropolitana. Até o fim do ano serão todas as 11.000 viaturas do Estado com o equipamento instalado. A nova tecnologia auxilia a consulta nos bancos de dados criminais, registros de boletins de ocorrência, anotações, relatórios e enviam informações ao comando on line com a tecnologia 3G.

O tablet conta com GPS integrado ao sistema e localizador automático de viatura (AVL), que localiza o local onde a viatura está e aciona a que estiver mais próxima da ocorrência. A ocorrência policial será transmitida para a viatura por meio do tablet, passando as informações preliminares do fato aos policiais. Após assumir o atendimento, na tela do tablet, o GPS irá gerar uma rota e todo o deslocamento do policial será monitorado, auxiliando a gestão da tropa de policias e dos recursos materiais.” [referência: forte.jor.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-09-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Bremm (usuário não registrado) em 14/09/2011 às 8:48 am

    Gostaria de ver como é que esse “tijolo” fica fixo no painel dos carros da PM. Aliás, na postagem original estão mais preocupados com a origem/uso da palavra “viatura” que da matéria em si.

    Paulo Pontes (usuário não registrado) em 14/09/2011 às 9:31 am

    Espero que funcione.
    minha experiencia com tablets android não tem sido satisfatória não

    André Moraes (usuário não registrado) em 14/09/2011 às 11:35 am

    @Bremm,

    É tijolo pq não pode ser fininho e quebrar a toa como os iPads da vida. Maneiro seria se fosse como o toughbook da panasonic.

    O “mais interessante” é que ele vai monitorar o deslocamento das viaturas reduzindo (ou não) os policiais que ficam fazendo compras de casa enquanto deviam estar trabalhando.

    Bremm (usuário não registrado) em 14/09/2011 às 12:32 pm

    @André Moraes

    Alas! Meu comentário até não foi pejorativo, pois já participei de projetos de dispositivos para uso das forças armadas. Mas ainda assim queria ver como é o suporte que fixa a traquitana no painel dos carros. O GPS W700 da Orbital, que hoje é usado no Rio, em São Paulo e Porto Alegre, é fixo com ventosa e não tem base “destacável”.

    Segurar esse tablet em um suporte no painel que em caso de impacto não “voando” por dentro do carro não é difícil, mas fazer com que seja prático removê-lo para usar fora do carro é que “são elas”… Sem falar que precisa também ser forte o suficiente caso algum passageiro se choque contra o dispositivo.

    No caso de caminhões, é fácil construir um nicho para abrigar o tablet, pois geralmente há espaço de sobra.

    André Moraes (usuário não registrado) em 14/09/2011 às 1:04 pm

    @Bremm

    Poderiam fixar como colocam-se os computadors de bordo atualmente, sem contar que na maior parte dos casos são dois policiais na viatura.

    Assim podem utilizar o lado do carona para prender o tablet, normalmente o lado do carona em quase todo carro é sub-utilizado.

    thiago nascimento (usuário não registrado) em 14/09/2011 às 4:04 pm

    Show.. toda tecnologia é bem vinda e tem que ser explorada ao máximo!

    Ainda mais que vai servir para agilizar o acesso dos PM’s a informações, assim como traçar a localidade, isso ajuda a eleger uma viatura mais próxima assim como ajuda a dificultar as ações ilegais dos policiais não honestos, que ficam vigiando o local que mais lhe convêm, ou andando por lugares que não deveria estar, usando a viatura para fazer coisas que não correspondem ao trabalho.. etc

Este post é antigo (2011-09-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.