Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Pesquisa OMG! Ubuntu!: Unity é a interface mais utilizada entre usuários do Ubuntu 11.10

Enviado por Joaquim Mariano (JoaquimMarianoΘyahoo·com·br):

“O OMG! Ubuntu! realizou pesquisa online (Qual ambiente de trabalho você está usando no Ubuntu 11.10?) e obteve 15.900 votos. No universo pesquisado, o uso de interface ficou dividido da seguinte maneira: Unity – 46,78% / GNOME Shell – 28,42% / XFCE – 7,58% / KDE – 6,92% / GNOME 3 Fallback – 5,95% / LXDE – 2,7% / Pantheon – 1,65%” [referência: omgubuntu.co.uk]

• Publicado por Augusto Campos em 2011-11-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    renato (usuário não registrado) em 22/11/2011 às 9:21 am

    nenhuma surpresa, o padrão será sempre mais usado

    Edgard Mota (usuário não registrado) em 22/11/2011 às 9:24 am

    Se considerarmos que o padrão para esse ambiente é o Unity e que para se ter alguma outra interface em seu lugar é necessário “botar a mão na massa”, eu diria que a taxa de rejeição do Unity é superior a 50 porcento.

    Luciano de A. Castilho (usuário não registrado) em 22/11/2011 às 9:26 am

    Marmelada! marmelada! rss
    Brincadeiras a parte, eu testei o ubuntu 11.10 com unity no meu note e também no trabalho, apesar de gostar da proposta de ele ser um “MacOS de pobre”, ainda não esta utilizável para algo além de ouvir música usar navegador web.
    Tem uma pancada de coisas irritantes que desamima, vou aguardar 2 releases e dar mais uma chance.
    Sigo usando Kubuntu 11.10 e logo vou testar o Mint também.
    Abraços

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 22/11/2011 às 9:29 am

    OMG Ubuntu eh site de fanboys do Ubuntu…

    Marcio Cesar (usuário não registrado) em 22/11/2011 às 9:43 am

    O povo parece que não lê.

    Trecho da notícia: “This isn’t so surprising given that a) the vote was held on an Ubuntu-orientated website, and b) Unity is the default interface of Ubuntu 11.10.”

    lucas (usuário não registrado) em 22/11/2011 às 9:56 am

    Apesar de criticar no início, hoje adimiro o que fizaram com o Ubuntu, prevendo a revolução que o Gnome 3 iria fazer, seria a melhor alternativa por parte da Canonical implementar uma nova maneira de navegar pelo SO, que fosse mais amigável. Agora integrada ao Gnome 3 tornando a distro sempre atualizada. Nas próximas versões acredito que estabilidade é a palavra de ordem, muitos acreditam no Ubuntu 12.04, eu acho essa nova versão muito legal, principalmente depois das atualizações. Agora comparar o Ubuntu com o Mac, acho que o Unity é singular, primeiro por não ocupar espaço na tela e mesmo assim está disponível sempre que tiver espaço para ele ou quando precisarmos acessá-lo. O menu global também é ótimo, em apenas uma barra você resume 3 (três): barra de título+barra de menu+barra de tarefas. A idéia é muito boa. Parabéns Canonical

    Lisangelo (usuário não registrado) em 22/11/2011 às 9:59 am

    Interessante seria fazer uma pesquisa de quantos usuarios pretendem abandonar o Ubuntu. Enquanto o Unity puder ser desativado (ou se criarem uma personalizacao mais aceitavel) eu sigo usando.

    leo kirotawa (usuário não registrado) em 22/11/2011 às 10:31 am

    Essa pesquisa deve ser muito mal feita, desde que o unity surgiu a rejeição é alta. A todos que pergunto sobre, sempre dizem “ah, detestei, prefiro o clássico”.

    Decepcionado é o que tenho a dizer…detestei o unity desde o dia que surgiu. Tentei dar uma chance e fiz a m** de atualizar meu ubuntu pro 11.10..resultado, o unity trava quando troco de sessão de usuários, suja a tela. Testei o gnome-shell e chega a ser lindo, chama a atenção, mas só. É outra porcaria (ao menos no meu ubuntu) travou n vezes, sujou o desktop. Ok, certo que grande parte da culpa deve ser da minha Nvidia, mas isso não acontecia no ubuntu 10.10. Resolvi chutar o pau da barraca e vou testar/usar o archlinux. Ubuntu anda atirando no pé, vejamos até quando.

    Denilson Villar (usuário não registrado) em 22/11/2011 às 10:35 am

    Não entendo porque tanta irritação com o Unity. Embora use a versão 10.04 com o Macbuntu instalado, testei a interface Unity e aprovei. Dizem que é difícil utilizá-la, que é pouco produtiva. Não vi nenhuma dificuldade em usá-la – é apenas uma questão de costume, interação. Mas isso só conseguimos usando e aprendendo sobre o sistema.

    Davi Dalben (usuário não registrado) em 22/11/2011 às 11:05 am

    @Denilson Villar, ou entendi tudo errado no Unity, ou a produtividade cai, sim. Um exemplo (ativar a janela do Skype a partir do ícone da systray):

    Gnome: Clicar no ícone.
    Unity: Clicar no ícone, selecionar “ativar…”, procurar um novo ícone na barra lateral e clicar sobre ele.

    Para mim, inviável. Voltei para o Gnome.

    Lucas (usuário não registrado) em 22/11/2011 às 11:16 am

    @leo kirotawa
    O Arch Linux é uma ótima escolha, digamos uma distro definitiva para usuários que já conhecem o Linux (não precisa ser profissional). O suporte desde a instalação pela comunidade é excelente, eles tem a melho Wiki e todas as suas dúvidas são resolvidas com uma simples pesquisa. O melhor de tudo é o pacman e o yaourt, você nunca mais vai precisar se preocupar com repositorios pois praticamente tudo você acha com o comando yaourt -s , até mesmo o Unity do Ubuntu e o Simple WellCome do Mandriva 2011 está lá. É uma distro que você sentira o dominador e não o dominado.

    marco aurelio (usuário não registrado) em 22/11/2011 às 11:34 am

    O unity eh muito bom, certamente problemas de produtividade vao se resolver com o tempo e assim o acesso aos aplicativos vao simplificar, o problema do unity ate o momento eh estabilidade e desempenho, fiquei frustrado com a lentidao e bugs, o banshee nem lia meus mp3, fechava inesperadamente quando executava a primeira musica da lista, tive q reinstala-lo, muito lento para iniciar o banshee, a loja de aplicativos entao… as vezes do dash tambem fica lento, as pesquisas ainda estao lentas, por isso abandonei o ubuntu, estou no fedora 16 gnome shell 3.2 e esta incrivel, muito rapido e sem problemas… nao sei como mas acho q pela primeira vez o fedora esta mais rapido e estavel q o ubuntu… sinal q a canonical deve se preparar melhor para soltar suas atualizacoes, nao empurrar um programa lento nos seus usuarios…

    Paulo Brito (usuário não registrado) em 22/11/2011 às 11:36 am

    Eu gostei da idéia do Unity, mas tem questões de usabilidade extremamente irritantes. Nunca me irrirei tanto com uma distribuição Linux. Já até fiquei com saudades do Windows, veja só, o campeão pé-no-saco dos sistemas operacionais.

    Em algumas vezes eu simplesmente não sei de que menu se trata o que está na barra superior! Já cheguei a salvar documentos de uma janela que estava em segundo plano achando que era a que eu trabalhava! Isto é um absurdo. O Gimp ficou completamente impraticável. Se a janela não está maximizada, preciso selecioná-la antes de acessar o menu.

    Às vezes o dash abre atrás de outras janelas. Chega a ser engraçado.

    Uso bastante o inkscape e, quando eu vou exportar o projeto – abre-se uma caixa de diálogo – o título da janela do inkscape some e eu não sei em que arquivo estou trabalhando. Preciso cancelar a janela, ver o título e exportar denovo.

    Sem falar que nunca antes na história deste usuário com o Ubuntu a luz do HD acendeu tanto. O consumo de memória não pareceu ter aumentado tanto, mas o swap tá lá, firme e forte. Igual no Windows.

    De certa forma o Ubuntu tá chegando perto da experiência de uso do Windows.

    Enfim… Reinstalar o Windows 7 Home Premium que veio com o note de repente já não me parece mais algo distante.

    José Drama (usuário não registrado) em 22/11/2011 às 11:42 am

    Estou entre os quase 7% que usam KDE, mas tive que voltar para o Kubuntu 11.04, porque o Kubuntu 11.10 estava horrível e terrível.
    Quanto ao Unity ainda não experimentei, mas ele é algo novo ainda. Vamos ver daqui alguns anos.

    Essa discussão sobre o Unity parece que nunca vai ter fim.
    As pessoas são terivelmente avesas ao novo e tem uma compulsão natural por criticar.

    Uso o Ubuntu desde 2008 (nem lembro qual versão), mas como estava mais acostumado com o KDE (jeitão Windows) sempre usei a variante KUBUNTU.
    Na versão 9.10 algumas experiencias desastradas deixaram o meu sistema instável e resolví testar o UBUNTU com GNOME para ver como seria.

    Estranhei nos primeiros dias e durante algum tempo tinha dificuldade para fazer certas coisas, mas nada que me fizesse achar que o ambiente estava ruim.

    Quando houve a mudança para o Unity eu só percebí os problemas que ele tinha quando lí nos foruns e fui prestar atenção, porque na prática eu me adaptei a novidade sem nem mesmo me dar ao trabalho de me sentir incomodado com a mudança.

    Como estou na informática a mais de 20 anos já passei por tantas mudanças que aprendí que a única coisa que não pode mudar é a minha capacidade de adaptação.
    Se eu sei o que eu quero fazer eu encontro como se faz.

    Muita gente na comunidade Opensource é super a favor das inovações desde que sejam do jeito que elas gostam, se vier uma mudança que eles não concordam eles dizem que é ruim.

    Para o usuário comum, não faz diferença se a interface muda.
    E para o usuário avançado não deveria fazer.

    Celio Alves (usuário não registrado) em 22/11/2011 às 1:48 pm

    @ The Darkness
    Os usuários avançados também não tem problema com o Unity.

    Esse pessoal é a turma do mimimi, que gosta de causar polêmica a ponto de achar mais fácil reinstalar outra distro do que instalar um pacote do KDE ou XFCE, é a turma que é contra qualquer inovação.
    A mesma coisa foi com o Gnome 3.

    Mais tarde eles voltam (foi assim com o KDE4).

    ubuntuholic (usuário não registrado) em 22/11/2011 às 2:11 pm

    Usei o Oneiric desde o primeiro beta, esta tudo muito bem, mas quando houve as últimas atualizações para o lançamento final, aí estragou tudo, tive que reinstalar o sistema umas três vezes, mas agora está praticamente perfeito.
    Votei nessa pesquisa no Unity.

    ubuntuholic (usuário não registrado) em 22/11/2011 às 2:12 pm

    errata: estava tudo …

    Paulo Bentzer (usuário não registrado) em 22/11/2011 às 3:15 pm

    sou totalmente contra essa interface unity !
    acho que deveria vir com o gnome tradicional por padrao
    e quem quizesse, ativaria o unity
    é a filosofia “padrões são genericos e nao especificos”

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 22/11/2011 às 3:38 pm

    Mimimi é ficar dizendo que quem não aprovou o Unity é avesso às inovações. Eu experimentei tanto o Unity e o Gnome-shell e travaram as minhas máquinas repetidas vezes. Como não vou trocar de máquina por causa dos ambientes gráficos, prefiro trocar de programa. Estou no momento usando o XFCE.

    Aliás, fiquei surpreso por ver que a preferência por XFCE estava acima do KDE. Eu achava que KDE era bem mais popular.

    Denis (usuário não registrado) em 22/11/2011 às 3:39 pm

    @Celio Alves, você está insinuando que esses usuários deveriam usar… Windows????? Porque posso concordar com você. []s,

    Rodrigo Zimmermann (usuário não registrado) em 22/11/2011 às 5:09 pm

    Eu acredito que um tempo de lançamento maior entre as versões é a melhor maneira de fazer o Ubuntu crescer mais… e o Linux crescer mais.
    Enquanto ficar este ritmo de a cada 6 meses uma nova versão… o Ubuntu vai ser visto como impossível de ser usado pelas empresas.

    Ainda mais porque o Ubuntu não tem comprometimento com softwares legados.
    Uma grande parte das empresas escreve seus próprios softwares e outra parte compra o software de uma empresa especializada em desenvolvimento voltado às necessidades dos clientes.

    Já imaginou se a cada seis meses é necessário reescrever o software da empresa ou comprar um novo porque o sistema operacional foi atualizado?

    Sinceramente, o ciclo de desenvolvimento das versões do Ubuntu é muito rápido… creio que nem os desenvolvedores do Ubuntu conseguem terminar o sistema a pronto para disponibiliza ao público.

    As versões LTS do Ubuntu tem muito pouco tempo de suporte.
    O Windows XP, apesar de antigo, ainda tem suporte pela Microsoft. Agora, se pegarmos o Ubuntu 8.04 que foi lançado quatro anos após o XP e fazer uma comparação: O Ubuntu 8.04 já não tem mais suporte!

    E o que falar de versões mais antigas do Windows? Como o 2000, por exemplo? A Microsoft continua a dar suporte para clientes, mas existe alguma empresa que trabalhe com Linux e faça o mesmo?

    ubuntuholic (usuário não registrado) em 22/11/2011 às 5:49 pm

    “As versões LTS do Ubuntu tem muito pouco tempo de suporte.”

    A partir do 12.04 LTS o suporte será de 5(cinco) anos.

    Daniel (usuário não registrado) em 22/11/2011 às 8:24 pm

    Testei o Unity, no começo achei incrível mas passada a sensação de novidade me arrependi amargamente. Também não gostei do Gnome 3. Testei o KDE que não usava desde a vesão 3.5. Gostei bastante mas ainda não é o que eu gosto. Vou ter que voltar pro XFCE

    Celio Alves (usuário não registrado) em 22/11/2011 às 10:14 pm

    @Denis,
    Não seria má idéia…

    Formatar o computador para trocar de distro só por causa do ambiente gráfico só pode ser coisa de winuser viciado em format C:!

    Será que esqueceram que Ubuntu é Linux também?
    Se não gostaram do Unity, instalem e usem outro ambiente gráfico – simples assim!

    Renyer (usuário não registrado) em 22/11/2011 às 10:58 pm

    Gnome 3 tá uma porcaria.

    Rodrigo Zimmermann (usuário não registrado) em 23/11/2011 às 8:09 am

    Instalei o Gnome 3 no Ubuntu 10.10 e o sistema é muito lento, demora para responder às ações do mouse e do teclado.

    Quem sabe no 11.10 com GTK3 esteja bem melhor.

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 23/11/2011 às 10:55 am

    @Rodrigo, sim o GNOME3 nas distros mais recentes está melhor.

    Denis (usuário não registrado) em 23/11/2011 às 2:00 pm

    @Celio Alves, 100% de acordo. É quase um paradoxo que o Ubuntu tenha tantos usuários que se sintam tão a vontade só para reclamar. Provavelmente deveríamos estar contentes com isso, mas tem horas que esses tipos de usuários não fazem a menor falta.

    Marcelo (usuário não registrado) em 23/11/2011 às 6:05 pm

    Como dizia Henry Ford:

    “Se tivesse perguntado a eles (consumidores) muito provavelmente me teriam dito que queriam apenas cavalos mais rápidos”

Este post é antigo (2011-11-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.