Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Personalização no GNOME 3

Enviado por Bruno Miranda (brunoΘclancolor·com·br):

“(…) é possível inclusive instalar uma ferramenta gráfica para auxiliar em alguns aspectos de personalização, o Gnome Tweak Tool, com as atualizações que seguirem provavelmente outras ferramentas gráfica virão. Particularmente já me acostumei com o shell padrão quando estou no Gnome 2.x sinto muita falta dos novos recursos apresentados, mas caso você queira os botões minimizar e maximizar de volta, alterar o tema, a espessura da barra de título, a organização e tamanho do ícones, acompanhe o link de referencia e dê os primeiros passos na personalização do Gnome 3.” [referência: blog.fpmurphy.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 12/04/2011 às 7:52 am

    É, os botões de minimizar/maximizar foi soda.

    adilson Rocha (usuário não registrado) em 12/04/2011 às 9:26 am

    Sou Usuário de KDE. Mas dessa vez o pessoal do gnome mandaram muito bem!

    Lucas, só usei o gnome-shell de maneira experimental, mas aqui o meu kde não tem mais os botões de maximizar e minimizar… hauah

    Percebi que não us utilizava há tempos. Quando quero maximizar uma janela, a movo para o topo da janela, restaurar é só movê-la para o meio.

    Minimizar janelas é algo que não faço há tempos também (meu desktop é vazio, sem ícones ou widgets), mas quando quero acessar o desktop, mudo de área de trabalho :-)

    Lista de janelas nem uso mais tbm, pois basta mover o mouse para um canto da tela que todas as janelas são apresentadas.

    Enfim, os botões minimizar e maximizar não existem desde que o universo surgiu. Uma hora eles teriam um fim. Pra mim este fim já ocorreu :-)

    PS: gostei da ideia do GNOME3 – embora o livecd não tenha funcionado na minha máquina, e por causa da placa de video ele veio com um gnome “normal”, com as barras e tal -, mas achei que o pessoal da arte *agou no tema. AS barra de título ocupa muito espaço desnecessário, bem como a barra de menus e a barra de ferramentas. Enfim, tudo muito mal desenhado e sem harmonia com o resto do ambiente. Mas o shell em si ficou legal.

    Precisa de uma boa polida, mas está ficando legal.

    Os botões maximizar e Minimizar são inúteis! Sentir falta nesse caso é uma nostalgia, como sentir saudade de fita cassete. Os WM livres sempre foram inovadores, mesmos os mais simplezinhos deles tem recursos que o windows por exemplo jamais ousou adotar (desktop virtuais, enrrolar janela, etc). Por isso que o gnome e kde são tão inovadores e evoluem rápido e pra isso é necessário desfazer de coisas antigas/ultrapassadas. O que não da é usar um windows 7 da vida que que o máximo de inovação visual que consegue é transformar as ‘abas’ das janelas em docks estilo window maker. No mais, haja alt+tab pra alterar entre janelas. Nem vou falar do que segue mesmo caminho de evolucao também Mac OS….

    Marco Aurelio (usuário não registrado) em 12/04/2011 às 11:54 am

    O Gnome 3 Shell ficou muito legal mesmo, se vc pegar o Gnome 2.x ele tambem eh feio… as distribuicoes que colocavam um tema melhor, agora o Gnome 3 sendo adotado pelo Fedora, Suse, Mandriva e outros, com certeza eles vao modificar as barras de titulos, os icones das pastas, as cores e vai ficar bem legal, so esperar essas distribuicoes comecarem a adota-lo… Aguardem!!!!

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 12/04/2011 às 1:14 pm

    De primeira me assustei com a largura da barra de título… Esta é a primeira em que vou alterar…

    JCCyC (usuário não registrado) em 12/04/2011 às 1:28 pm

    “GSettings stores its schemas in a binary format, unlike GConf which uses XML files.”

    NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOOOOOO! REGISTRY!!!!!! AAAAAAAAAARRRRRRRRRRGGGGGGGGGGG!!!!!!

    André Luiz (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 12:47 am

    @Leandro

    Concordo, e uso o kde da mesma forma a um bom tempo. O gnome 3 me parece bem promissor.

    Marcos (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 7:43 am

    Sinto falta dos botões maximizar e minimizar, mas nada que a gente não se adapte.

    O problema é o público mais tradicional, que pode rejeitar o ambiente por causa desses detalhes.

    E como o Linux já tem um mercado minúsculo, restringir ainda mais é muito arriscado.

Este post é antigo (2011-04-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.