Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Patentes: Casio assina pacto com a Microsoft para “cobrir o seu uso do Linux em certos dispositivos”

A Microsoft convenceu a Casio a assinar um acordo pelo qual a empresa japonesa pagará uma soma não divulgada em troca de permissão para a distribuição em seus dispositivos (e o consequente uso, inclusive por seus clientes) das patentes não divulgadas que a MS afirma ter sobre recursos implementados pelo Linux, entre outros serviços.

A fabricante dos relógios de pulso preferidos da minha adolescência junta-se assim à série de empresa que desde 2007 fizeram pactos similares relacionados ao uso destas patentes no Linux, incluindo nomes como Novell, Melco/Buffalo, Fuji e Samsung. (via networkworld.com – “Microsoft gets Casio to sign Linux patent protection deal”)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-09-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    anderson freitas (usuário não registrado) em 21/09/2011 às 7:49 am

    Mais uma empresa “frouxa”!!! Daqui a pouco vai querer cobrar sobre o uso da palavra LINUX e dizer que foi ela que criou e ainda vai afirmar que tem patentes provando.

    Ajr (usuário não registrado) em 21/09/2011 às 7:59 am

    Alguém por favor quer me explicar que palhaçada é essa. Já ouvi falar em desespero e desrespeito as pessoas e instituições, mas isso é ridículo. Patentes de quê, essa empresa porcaria fica se escondendo atrás desses malditos códigos fechados e ainda diz que tem direitos, como ela pode provar isso se nem mostra o que ela está alegando como pretensa patente. Ela está usando algum tipo de coasão, isso é legal.

    Glauco (usuário não registrado) em 21/09/2011 às 8:03 am

    Essas empresas que fazem acordo com a Microsoft com certeza sabem do que se trata, e no acordo deve ter uma cláusula de não divulgação das informações.

    Pelo menos a Microsoft negocia os royalties, ao contrário da Apple que nem tenta conversar, entra logo na justiça pedindo a proibição das vendas dos produtos concorrentes.

    Jonathan (usuário não registrado) em 21/09/2011 às 9:03 am

    É a MS ganhando dinheiro com o Linux.

    ochato (usuário não registrado) em 21/09/2011 às 9:18 am

    Daqui a pouco a MS nem precisa mais fazer software, vai ficar só recebendo dinheiro de pactos.

    Pedro Maia (usuário não registrado) em 21/09/2011 às 9:19 am

    Os EUA só saem perdendo com essa bobagem de patentear qualquer coisa… daqui a pouco todo mundo vai chegar a conclusão de que basta não vender para lá e que a China é um ótimo mercado.

    Marcos (usuário não registrado) em 21/09/2011 às 9:33 am

    E porque a linux foundation não entra com um processo contra a ms obrigando a provar tais informações?

    Alguem (usuário não registrado) em 21/09/2011 às 9:49 am

    ochato é isso mesmo que os EUA querem com este sistema que não ajuda os seus criadores verdadeiros, caso o mensageiro instantâneo que foi uma criação da Mirabilis (empresa israelense), mas sim quem patentear primeiro, no caso do mensageiro instantâneo foi a Microsoft que patenteou.

    Torquemada (usuário não registrado) em 21/09/2011 às 9:49 am

    Desculpe fugir do tema, mas a casio ainda existe ?? Este post me fez lembrar de um reloginho de pulso com calculadora que foi o maior sucesso na década de 80 (o Linus nem escrevia código ainda acho eu), os “executivos de fronteira” traziam do país vizinho e vendiam como água. Tive um que era um radinho AM também, que usava para escutar jogos de futebol durante a aula. Bons tempos !!

    Gustavo Melo (usuário não registrado) em 21/09/2011 às 10:27 am

    Será que terei que pagar algum $$$ para poder usar meu teclado e meu relógio iluminator ?

    Fábio Prudente (usuário não registrado) em 21/09/2011 às 11:34 am

    Enquanto a turma do SL pensa de forma ideológica, as empresas de SW proprietário pensam de forma pragmática.

    O problema da insegurança jurídica no SL é antigo, e sempre irá existir: como garantir que um SW desenvolvido de forma colaborativa não quebra a patente de alguém? (…e não adianta espernear contra o sistema de patentes… estúpido ou não, ele está aí)

    Acho que a Red Hat foi a primeira empresa a perceber isso, e a usar como modelo de negócios. O que a Red Hat vende, afinal? o SW? o serviço de helpdesk? – não – essencialmente, ela vende segurança jurídica.

    Se vc vende um produto com RHEL instalado, qualquer questão sobre patentes vai cair sobre a RH, não sobre você. A propósito, esse foi o motivo do acordo da Novel com a MS: dizer ao mundo “ei! o meu Linux é juridicamente seguro! – comprem, e durmam tranquilos!”

    Gostemos ou não, essa é a regra do jogo. Vence quem jogar melhor.

    Até tú Casios ??
    Parece até que o Linux é da MS não é ?
    Esta estória de patentes já passou dos limites. Está pior que guerra fria. Todo mundo se armando e no fim, por medo um do outro, ninguém ataca ninguém.rsrs

    Bremm (usuário não registrado) em 21/09/2011 às 2:46 pm

    @Torquemada

    A Casio fabrica até hoje, salvo engano:

    http://www.casio.com.br/wat/watch_detail/?m=DBC-32-1A&n=243

    E provavelmente este é o modelo que citastes:

    http://www.flickr.com/photos/7248645@N02/3136380306/

    Umav Ozatroz (usuário não registrado) em 21/09/2011 às 3:36 pm

    Palhaçada sem fim. Nasce um otário a cada dia e assim empresinhas de fundo de quintal como a Microsoft fazem seus impérios.

    Hugo (usuário não registrado) em 21/09/2011 às 4:37 pm

    Chamar a MS de empresinha de fundo quintal é no mínimo despeito. Se hoje as pessoas têm computadores em casa, é em razão da MS e da Apple, que enxergaram uma oportunidade de mercado.

    O que mais me espanta na “comunidade” é o “sofativismo”. Todo mundo fala da MS, mas ela está lá, paga funcionário, copia, rouba, inova, cria código, e faz dinheiro. E ainda contribui com o linux. Não tenho a menor dúvida que a parte da comunidade que mais esperneia é a que menos contribui, se é que contribui com código ou outra coisa qq. O bom doutour pode falar o que quiser e com toda propriedade, mas o bando de papagaios ideológicos faz o quê pelo SL? Nada.

    Uso o Ubuntu e estou satisfeito. Uso tb o Win 7 e tb estou satisfeito. Paguei por ele e acho um bom produto.

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 21/09/2011 às 4:50 pm

    Como disseram no Slashdot, ao menos a Casio prefere pagar e continura usando o Linux do que entrar em acordo mais amigável e usar Windows.

    Alexandre Martins (usuário não registrado) em 21/09/2011 às 6:36 pm

    “mas o bando de papagaios ideológicos faz o quê pelo SL? Nada.” [2]

    Eu assino embaixo.

    Ailton (usuário não registrado) em 21/09/2011 às 7:13 pm

    E os que reclamam do “bando de papagaios ideológicos faz o quê pelo SL? Nada.”

    Ricardo Almeida (usuário não registrado) em 21/09/2011 às 7:14 pm

    A Linux Foundation nao entra na briga por sao uns frouxos.

    Sera que vale a pena usar o Linux se nem o pessoal que deveria estar lutando por ele nao faz nao nada?

    Ricardo Almeida (usuário não registrado) em 21/09/2011 às 7:15 pm

    Quem sabe se nao somos todos criminosos usando material ilegal do Linux?

    Ja que o pessoal do Linux nao faz nada nao podemos descartar a possiblidade.

    Spif (usuário não registrado) em 21/09/2011 às 7:25 pm

    A Linux Foundation não dá. Iria acabar com ela.

    E alguém lá sabe se o Linus iria apoiar a briga? Ele sempre foi meio em cima do muro com software proprietário.

    Léo Haddad (usuário não registrado) em 21/09/2011 às 7:26 pm

    @Pedro Maia,
    Concordo contigo. Também acho que nessa história toda a médio prazo quem vai sair perdendo são os EUA.

    A MS é só mais um patent troll.

    Ela nunca iria exigir o mesmo da IBM, HP e algumas outras.

    Patentes sobre o Linux, kkkkk.

    Queria ver o argumento para chantagear a IBM, que segundo uma estória de mercado possui tantos advogados que se eles voassem iriam escurecer todo o seu e o dia iria virar noite.

    Vá tirar grana da Casio na casa do chapéu!!!

    Spif (usuário não registrado) em 22/09/2011 às 5:54 am

    @André Luiz

    “(…)a IBM, que segundo uma estória de mercado possui tantos advogados que se eles voassem iriam escurecer todo o seu e o dia iria virar noite.”

    Carta da Microsoft, com assinatura do presidente da empresa: “Melhor, processaremos à sombra.”

    hahahahaha :P

    Ah, mas eu divago. Na verdade a MS não precisa fazer nada contra essas empresas. Oras, ela tem parceria com elas e nenhuma delas tem um motivo para reclamar.

    Quando o conceito de Tablets estavam nascendo, na forma de um laptop cuja a tela girava, a HP fez vários modelos comerciais com a Microsoft. A IBM ainda deve colocar o Windows como um dos poucos sistemas operacionais que constam nos termos de garantia dos servidores dela.

    Vamos encarar os fatos: Os profissionais que são formados pela MS, por meio dos seus programas de certificação, formam a base de clientes deles, bem como uma parte predominante do mercado de TI. Brigar por quê? Eles estão fazendo uma fortuna tanto com os profissionais da Microsoft, quanto com os componentes da “Comunidade Linux”.

    Josenaldo (usuário não registrado) em 22/09/2011 às 7:18 am

    Muita gente defende a MS, mas o que me pergunto é sobre a legalidade dessa ação. A MS possui mesmo tais patentes?

    Há anos ouço falar isso. E o que sempre ouvi da comunidade SL é que a MS deveria mostrar quais patentes o Linux infringe, para que a comunidade possa reescrever essas partes. Mas ela mostra? Nunca mostrou.

    Como disseram acima, ela fica só trolando algumas empresas menos entendidas no assunto.

    Cadê que ela exige royalties da Oracle? Da IBM? Ela nem pensa nisso! Sabe que seria uma briga em que, além de perder o royalty, perderia parceiros comerciais importantes. Imagina se a Dell resolve não vender mais computador com Windows? O baque seria grande.

    Esse sistema de patentes deveria ser exterminado. Ele não protege o inovador. Protege o oportunista e impede a inovação.

    Spif (usuário não registrado) em 22/09/2011 às 10:46 am

    @Josenaldo, pensa pelo contrário: E se a Dell vendesse só PCs com Ubuntu. Será que ela venderia bem?

    O negócio é que nas relações entre as grandes empresas, como Oracle, MS e IBM é que elas disputam mas com limites, por que até certo ponto elas dependem uma das outras.

    O Google leva as porradas que leva por que é de outra geração e não se coloca no esquema, quer abocanhar mais do que devia. Então as grandes vão sangrar ele até que fique no esquema. Por isso só mandam as grandes armas contra eles.

    lapis (usuário não registrado) em 22/09/2011 às 11:51 am

    “O Google leva as porradas que leva por que é de outra geração e não se coloca no esquema, quer abocanhar mais do que devia. Então as grandes vão sangrar ele até que fique no esquema. Por isso só mandam as grandes armas contra eles.”

    Que esquema ?O esquema da corrupção de patentes? Como a google quer abocanhar mais se ela está trabalhando para merecer sucesso?

    Quem quer abocanhar sem lançar produto bom é microsoft e oracle.
    Quem quer ganhar no jogo sujo é apple que não suporta concorrencia.

    Marcos (usuário não registrado) em 22/09/2011 às 12:15 pm

    @Josenaldo, a MS mostra as patentes sim. Só não deixa público pra todos, mas pras empresas processadas ela mostra.

    André Luiz (usuário não registrado) em 22/09/2011 às 12:21 pm

    @Spif
    Concordo com você, mas não que o Google pertença a outra geração. Ele representa um outro modelo de negócios baseado em um bem mais etério, de valor mais flutuante(dados, notícias, propaganda, internet,etc). As empresas que você citou representam um modelo mais antigo, fundamentado em bens mais tangíveis(O hardware, O pacote de software, As licenças, etc). E, obviamente, cada qual buscando o domínio de seu respectivo mercado(com os acordos necessários, conforme sua colocação).
    No meu entendimento, o problema começou quando estes dois “universos” começaram a se misturar. Coisa que era inevitável.

    Víctor (usuário não registrado) em 22/09/2011 às 12:34 pm

    Pelos comentários as empresas que faturam milhões de dólares por ano, tem cacife para bancar bons advogados são frouxas e idiotas, mas a maioria das pessoas nesta discussão, que não estudou direito, não conhece os meandors do sistema de patente americano e europeu e não tem conhecimento sobre o conteúdo do acordo são inteligêntes por achar o acordo um absurdo. Pelo amor de Deus pessoal sem fanatismo ideológico.

    lapis (usuário não registrado) em 22/09/2011 às 12:43 pm

    Victor

    Você conhece ?

    E sabemos muito bem que patentes de software são um absurdo através de estudos de várias pessoas e da “obviedade matemática”.


    Pelo amor de Deus pessoal sem fanatismo ideológico.

    Puts ,agora isso também é ideologia,radicalismo,filosofia e no máximo tudo isso “normal” e tudo isso ” é capitalismo”

    Bremm (usuário não registrado) em 22/09/2011 às 5:14 pm

    Eu uso do mesmo “jogo sujo” da Microsoft, com quem dou suporte. Se o camarada resolver migrar para Windows, perdeu o técnico. Principalmente quando o técnico (eu) faz alguns “agradinhos” gratuitos: faz aquela impressora de rede manhosa funcionar com o CUPS, ressuscita aquele scanner que funcionava só com o Windows XP… Todo cliente gosta de ser bajulado, pois é da natureza do ser humano.

    Quebrar o paradigma não é impossível.

    Víctor (usuário não registrado) em 22/09/2011 às 5:26 pm

    @lapis, em nenhum momento defendi as patentes ou a postura da microsoft e nem mesmo discursei sobre o caso citado, apenas comentei sobre a postura das pessoas SEMPRE reclamarem e lincharem as empresas que aceitam os acordos sem saber dos detalhes, desculpe se te fiz sentir ofendido, apenas queria mostrar que as vezes é bom ter argumentos além do que “Patentes são más” (não que não o sejam).

Este post é antigo (2011-09-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.