Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Novo Livre SO 14-bis

Enviado por Djane Franco Dorneles (livreΘlivre·wiki·br):

“É com imensa alegria que anunciamos o lançamento da nova versão do Livre SO, o 14-bis, continuando com a tradição de adotar os nomes das invenções de Santos Dumont, nas versões do sistema. Livre SO, agora baseado no Debian Squeeze, traz novidades relevantes como o novo repositório com mais de 28.000 pacotes, a última versão do kernel estável disponibilizada (2.6.37.3), a adoção do sistema de arquivos EXT4 como padrão, um suporte melhorado à redes wireless, dentre outras melhorias. Procuramos oferecer o máximo possível, mantendo o sistema em um CD de apenas 700 MB. Na próxima versão do Livre, provavelmente isso já não será mais possível. Saiba mais em: [livre.wiki.br/…]” [referência: livre.wiki.br]

• Publicado por Augusto Campos em 2011-03-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Carlos (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 8:35 am

    Li o título tão rapidamente que quase pensei que se tratasse de 14-bits em vez de 14-bis.

    Luciano (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 10:06 am

    Li o título tão rapidamente que quase pensei que se tratasse de 14-bits em vez de 14-bis [2]

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 10:18 am

    Ele é LiveCD ?

    ze (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 10:48 am

    Li o título tão rapidamente que quase pensei que se tratasse de 14-bits em vez de 14-bis [3]

    Junin (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 12:05 pm

    Li o título tão rapidamente que quase pensei que se tratasse de 14-bits em vez de 14-bis [4]

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 12:35 pm

    Ele é LiveCD ? [2]

    Se não for, nem olho.

    STRIBUS (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 12:37 pm

    Li o título tão rapidamente que quase pensei que se tratasse de 14-bits em vez de 14-bis [5] e ainda pensei onde vou rodar isso?

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 12:40 pm

    Poxa, que troço mais feio. O Debian já não é muito bonito, mas esse pessoal aí se superou… “Desart work” do capeta. Não sei porque insistem em lançar remasterizações com temas nada profissionais e que dão um ar de “ah! sou quase um windows, sistema tamagochi”.

    Scott (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 1:02 pm

    “a última versão do kernel estável disponibilizada (2.6.37.3)”

    A última é a 2.6.38 :)

    ericodc (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 2:33 pm

    é uma boa noticia, mas o repositorio é deles ou do debian?

    Wilfredo (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 9:07 pm

    Li o título tão rapidamente que quase pensei que se tratasse de 14-bits em vez de 14-bis [6] e ainda pensei onde vou rodar isso? [2]

    André Machado (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 9:16 pm

    Brasileiro só faz distro x86, é claro, processador x64 é coisa de ficção científica.

    Li o título tão rapidamente que quase pensei que se tratasse de 14-bits em vez de 14-bis [7] e ainda pensei onde vou rodar isso? [3]

    Aliás, se o grande diferencial desta distro é ter ” novo repositório com mais de 28.000 pacotes”, não seria melhor disponibilizar apenas o repositório para que este pudesse ser utilizado em qualquer distro compatível com o mesmo? Caso este repositório seja mantido pela distro, como é o processo de homologação e de atualização dos pacotes da mesma?

    A propósito: não sei sobre os 14-bits, mas tenho certeza absoluta de que já vi no ML um servidor de 31-bits a venda.

    Renan (usuário não registrado) em 17/03/2011 às 9:44 pm

    @André Machado:

    https://secure.wikimedia.org/wikipedia/en/wiki/31-bit

    XD

    Lauro César (usuário não registrado) em 18/03/2011 às 10:27 am

    Concordo com o @Carlos Felipe, achei o visual deste desktop muito anos 90/imitação do windows p/ [pseudo?]nerds… mas gosto é gosto e vice-versa, não é mesmo?rs

    self_liar (usuário não registrado) em 18/03/2011 às 11:49 am

    Ah ,eles fizeram um site legal ,com fórum e suporte legal.Deveriam colocar mais esforços na tradução de todos os programas ,inclusive os avisos do kernel.

    Torço por eles e que eles escolhem a mudança mais certa por eles,mesmo que precisem de unir com outras distros .

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 18/03/2011 às 12:38 pm

    @André Machado

    “Brasileiro só faz distro x86, é claro, processador x64 é coisa de ficção científica.”

    “faz”? Faz o quê? Não faz nada, pega um ubuntu ou um debian, taca-lhe um tema horroroso do xispê (vide também BrLix), muda os ícones, põe um novo papel de parede e umas configuração pré-definidas e aplicativos proprietários e voilà: “criamos” uma nova distro. [...]

    Mauricio (usuário não registrado) em 18/03/2011 às 2:12 pm

    Pessoal só sabe reclamar…

    Nem usam o sistema, e ficam criticando que ele “é feio”…

    Tema a gente troca na hora que quiser.

    Tem que saber se ele é funcional e estável. Afinal não é toda distro que se propõe a lançar seu próprio repositório.

    Geraldo (usuário não registrado) em 18/03/2011 às 2:48 pm

    Pois é, o pessoal reclama sem nem conhecer o projeto! Eles têm um repositório próprio que pode ser usado por outras distros, então não precisa instalar o Livre se não quiser! Mas optaram por lançar tb sua distro ao invés de ficarem só com o repositório. Que mal há nisso? Não gostou então não usa! Quer usar só o repositório? Ótimo, lá no fórum do Livre inclusive explica como fazer isso. Então pra que ficar reclamando?

    Eu nem uso o Livre, mas pretendo testá-lo e quem sabe adotá-lo, pois gostei muito da ideia do projeto e da forma como os integrantes se comportam.

    Penso que é interessante conhecer ao menos um pouco antes de criticar, o que a maioria das pessoas não faz…

    Um abraço!

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 20/03/2011 às 1:10 pm

    @Geraldo,

    “Que mal há nisso?”

    Levar os créditos no lugar dos verdadeiros, ser mais um nome para confundir um iniciante (por que não Debian-BR ou algo similar), quando mal-feito (é o caso) vira uma distro queima-filme do linux do mesmo nível do FêniX, Satux, Insigne, Brlix, e outras distros fundo de quintal. O cidadão fica traumatizado, xinga o sistema que não tem culpa e instalar um xispê falseta.

    Geraldo (usuário não registrado) em 20/03/2011 às 3:28 pm

    Carlos Felipe, boa tarde!

    Não penso que a distro Livre SO leva “os créditos no lugar dos verdadeiros”. Veja só o que eles dizem logo na página principal do projeto: “O que é Livre SO? Baseado no Debian Stable Livre SO é um sistema operacional completo…”. Isso não é dar os créditos? O Insigne e o Satux eram mesmo uma droga quando os usei, mas não me parece o mesmo caso, pois essas duas foram criadas claramente para baratear os custos de computadores. O Livre tem outros intuitos. Por fim, o cidadão que xinga o Satux (ou qq outra) e instala o XP ou o Win 7 muito provavelmente xingaria também o Debian, o Mandriva, o Ubuntu, o Mint, o Slackware, o Gentoo, etc. A questão é que ele xinga porque queria o Windows e aquilo ali não é Windows. Eu usei o Satux que veio num computador e foi um desgraça. Aí, com um mínimo de pesquisa, descobri o Mandriva, que é minha distro hj, instalei e estou usando há 3 anos. Gostaria muito de ver computadores com Debian pré-instalado, seria ótimo para divulgar o Linux e causar boas impressões, mas no Brasil é difícil de achar e nem parece ser o objetivo deles…

    Por fim, você testou o Livre? Como pode dizer que é ruim? O pessoal que usa parece bastante satisfeito?

    Eu posso dizer que simpatizei com o projeto e as críticas que ouvi só me deram mais vontade de testá-lo.

    De qq forma respeito sua posição com relação à confusão na cabeça dos novatos e também com relação ao nome da Distro. Concordo que Debian BR poderia sem um bom nome. No entanto, ao que parece, o pessoal do Livre tem outras pretensões.

    Um abraço!

    carlos (usuário não registrado) em 21/03/2011 às 4:15 pm

    Minhas saudações de respeito à todos vocês. Instalei o 14 biz no virtual box e considerei este linux um tanto desprovido de recursos para usuários novatos. Se quiser mudar a aparência tem que correr atrás. Falta até digitalizador, quais pacotes tem que baixar para ter um já que tem que ir no synaptic? Não tem uma central de programas, como o Ubuntu, por exemplo. Quem não tem internete ou tem uma ruim, teria problemas. Percebe-se a preocupação dos desenvolvedores de fazer um trabalho bem feito, então, o ideal seria fazer um cd ou dvd com os programas mais usados pelos usuários domésticos (parecido com aquele Ubuntu customizado) e aí sim, quem quiser mais alguma coisa, corre atrás. Aí sim temos um linux feito para brasileiros, com respeito às condições brasileiras. Tal disco poderia até ser vendido, por alguma quantia pagável, para melhorar a saúde financeira dos desenvolvedores. Afinal, software livre, não precisa ser grátis. longa vida à todos.

Este post é antigo (2011-03-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.