Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Nokia descartou Android para não se render

Da Agência EFE, no iG:

O executivo-chefe da Nokia, Stephen Elop, afirmou nesta quinta-feira que a companhia finlandesa descartou utilizar o sistema Android em seus aparelhos porque tal medida poderia significar que estava se “rendendo” à concorrência.

Apesar de ser o maior fabricante de telefones celulares do mundo, a Nokia viu sua posição dominante ser ameaçada nos últimos quatro anos pelo surgimento dos smartphones, já que seu sistema operacional Symbian ficou obsoleto para fazer frente a esse desafio, admitiu Elop.

“Cada vez era mais frágil e instável, e tomava cada vez mais tempo atualizá-lo para que fosse competitivo”, explicou o executivo, que chegou à Nokia em 2010 após passagem pela Microsoft.

(…) “Estudamos também a opção do Google (Android). Pensamos em nos unir a um sistema forte e em crescimento, mas nos preocupava o fato de que não poderíamos nos diferenciar o suficiente. Além disso, era uma questão de atitude. Se adotássemos o Android, teríamos dado a impressão de que estávamos nos rendendo. Não nos rendemos, lutamos com mais força”, disse. (via tecnologia.ig.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-06-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    landeel (usuário não registrado) em 6/06/2011 às 9:17 am

    Mostraram força se rendendo ao lado sombrio da força huahuauhauha

    Droido (usuário não registrado) em 6/06/2011 às 9:21 am

    Bem, se considerarmos o que já mostraram e o que potencialmente estar por vir com o W8, a competição vai ficar dura pro Android e iOS.

    O W7 já demonstrou maturidade, o 8 está vindo pra arrebentar. “Ah, mas o windows tem um monte de virus”…….. Oi? E o que tem aparecido no Android?

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 6/06/2011 às 9:22 am

    Essa foi uma das desculpas mais furadas que eu vi um executivo dar.

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 6/06/2011 às 9:31 am

    Não tirando o mérito do Windows Phone (porque afinal eu nunca usei, então não posso criticar), mas sempre fica a suspeita pelo fato dele ter sido um ex-Microsoft.

    A desculpa de “não vou me juntar ao produto que tem mais mercado pq isso seria me render” é, no mínimo, estranha. Ele poderia, ao invés disso, dar argumentos técnicos.

    Robson (usuário não registrado) em 6/06/2011 às 9:42 am

    hum deixa eu ver… não quis adotar android pra não mostrar fraqueza, mas não teve problema que adotar o windows mobile?

    Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 6/06/2011 às 9:43 am

    “Pensamos em nos unir a um sistema forte e em crescimento, mas nos preocupava o fato de que não poderíamos nos diferenciar o suficiente.”

    Daqui a um ano, quando o mercado estiver infestado de telefones com o windows, eles vão ser diferenciados em que ponto mesmo? Ah! Eles são parceiros da MS. Mas, quem não é???

    Usando o Meego, que já estava pronto, não seria uma forma de se diferenciar o suficiente?

    Frank (usuário não registrado) em 6/06/2011 às 9:44 am

    Desculpa furada mesmo. Não desistir implicaria em dar continuidade aos planos originais que envolviam MeeGo e Symbian. No entanto, se renderam ao Windows Phone. Se o Sr. Elop não considera isso se render à concorrência porque a Microsoft virou parceira da Nokia, eles poderiam muito bem terem virados parceiros do Google e, assim, não teriam “se rendido” à concorrência da mesma forma. Me poupem!

    SiBeRiaN (usuário não registrado) em 6/06/2011 às 9:53 am

    “Win? hahah…”

    André (usuário não registrado) em 6/06/2011 às 10:00 am

    Infelizmente os executivos da nokia não conhecem o termo “custo irrecuperável”, mas espero que os celulares w7 sejam tão bons de software quanto os celulares da nokia são bons de hardware.

    Guilherm_ (usuário não registrado) em 6/06/2011 às 10:05 am

    o bom para a nokia com o windows phone 7 é q vao ter mais exclusividade e serao o braço direito da microsoft, vão desenvolver o nokia maps q sera usado no windows phone 7 alem de mesclar a loja com a da microsoft… no fundo eles podem apitar muito mais o sera feito com o Wp7 do q conseguiriam com o android e é por isso q optaram pelo windows phone

    Glauco (usuário não registrado) em 6/06/2011 às 10:14 am

    Guilherm_, se o problema era poder “apitar muito mais…”, pq não continuaram com o Meego?

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 6/06/2011 às 10:25 am

    Droido

    “O W7 já demonstrou maturidade, o 8 está vindo pra arrebentar.”

    Ahn? Que maturidade é esse que ninguém vê? Nos laboratórios da MS e família do Ballmer que usa?

    Papo furado essa do Elop. Só pra pegar acionista distraído mesmo. A forma de resistir é ser absorvida pela MS?

    Pois sim, a Nokia sofreu uma intervenção, uma liquidação, ambas informais, ministrada pela MS e mais alguns diretores.

    anderson freitas (usuário não registrado) em 6/06/2011 às 10:35 am

    Entre inovar ou se render eles preferiram se entregar.

    Tiago (usuário não registrado) em 6/06/2011 às 10:49 am

    Pelo amor de Deus, é por isso que a maioria aqui é TÉCNICO e não GESTOR.

    Muita coisa vem antes da técnica: MARCA, IMAGEM, MARKETING, PERCEPÇÃO DO CLIENTE, tudo isso é mais importante do que técnica. É por esses motivos que a Apple está brigando pelo termo App Store. Gestor não quer saber se A é melhor que B. Gestor quer saber qual é o valor da sua marca e a percepção da imagem da empresa pelos clientes e qual produto agrega mais valor. É isso que vende, é isso que faz dinheiro.

    O pessoal daqui é técnico, conhece tecnologia e gosta do Android por ser open source. Ok. Mas a grande maioria quer um telefone para falar, mandar mensagens, tirar fotos, escutar música, entrar em rede social e na internet, e instalar alguns aplicativos. Pronto. Para eles não interessa o sistema e sua versão, interessa que funcione.

    Então, se o Android não é diferencial, isso significa que a grande maioria não vê o Android como fator de compra. Logo, ter Android não Ajuda a Nokia. Pelo contrário, se é igual a Motorola ou a Samsung, o que a Nokia vai oferecer para manter a marca e cobrar mais por ela?

    Hoje mesmo, até que é da tecnologia adora Nokia. Todo mundo na rua adora Nokia.

    O pensamento é simples. Parece que existe uma dificuldade extrema das pessoas daqui diferenciar decisão empresarial de decisão técnica. Principalmente quando a decisão gestora é contra a opinião de muitos sobre software livre.

    henry (usuário não registrado) em 6/06/2011 às 11:06 am

    P market do android pode conter apps que drenam a bateria mto rapido, e que o fabricante de celular acaba não tendo controle. O usuário-base de celular não entende as nuances, apenas percebe que “o celular do fabricante X com o robozinho é um lixo”. E estigmatiza o fabricante e o android.
    Como sempre, o jargão que o opensource sempre prega – a diversidade – é valido até no meio proprietário.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 6/06/2011 às 11:12 am

    Tiago

    “Muita coisa vem antes da técnica: MARCA, IMAGEM, MARKETING, PERCEPÇÃO DO CLIENTE”

    A escolha das palavras ajuda a contra-argumentar: “antes”. Seja no sentido de importância ou de tempo mesmo.

    Não, a técnica vem antes. Tudo isso que falou vem depois de existir um produto tecnicamente bom, como a nokia sempre teve, do ponto de vista de hardware.

    Tudo isso existe em função do produto. O contrário, esses fatores influenciarem o produto acontece em muito menos.

    “O pensamento é simples. Parece que existe uma dificuldade extrema das pessoas daqui diferenciar decisão empresarial de decisão técnica.”

    Dificuldade é de acreditar. Ainda mais quando fica evidente que não foi isso, como no caso da notícia.

    Flavio (usuário não registrado) em 6/06/2011 às 11:17 am

    Diferencial em que?

    Só a Nokia vai vender smartphones com Windows Phone?

    Se a resposta for sim, aí eu concordaria com ele.

    Mas a resposta é não, e isso não tem nada a ver com ser gestor ou técnico, é questão de coerência, pois a Samsung, HTC, Motorola também vão vender aparelhos com Windows Phone, então me explica, o que tem de diferente entre elas?????????????

    Eu respondo: a Nokia vai se restringir a um único fornecedor de SO enquanto este fornecedor se SO não vai se restringir a Nokia, como diriam aqui: Cilada, Bino.

    Parece muito com uma historinha protagonizada por duas empresas na década de 80: uma gigante da informática (IBM) e outra debutante que tinha acabado de comprar um SO (Microsoft), na qual a debutante tinha exclusividade nos equipamentos da gigante, porém ela mesma poderia vender seu SO (DOS) para os concorrentes da gigante.

    O resto da história todo mundo sabe.

    A Nokia vendeu seu parque criativo para a MS, ou seja, ela abdicou de inovar, vai ser simplesmente, quase uma Foxconn da vida, onde só fabrica o hardware com as especificações do cliente.

    E outra, porque vc sempre cita a Apple, até mesmo numa notícia em que se trata de Nokia, MS e Android?

    Luis Knob (usuário não registrado) em 6/06/2011 às 11:18 am

    Que declaração mais marota hein… podia ter usado uma desculpa melhor tipo “Não gostamos do google” e bola pra frente, sem esse mimimi sem tamanho.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 6/06/2011 às 11:18 am

    henry

    ‘O usuário-base de celular não entende as nuances, apenas percebe que “o celular do fabricante X com o robozinho é um lixo”. E estigmatiza o fabricante e o android.’

    Anos usando PC, programa lento era eliminado. De repente, a motorola fala e a responsabilidade de remover programas lentos passa a ser do desenvolvedor do SO.

    Já “repercutindo” nova onda que a Motorola lançou? Que rápido.

    Essas ondas de “crises do fim do mundo” do android… Todo jeito que tem gente seguindo o exemplo do Facebook, contratando detratores.

    Ozzy (usuário não registrado) em 6/06/2011 às 11:26 am

    Ficaria melhor se ele fosse sincero e não viesse com esta conversa mole de não se render. Com uma história destas ele mostra que não sabe cuidar nem da própria imagem…

    O.O.

    Guilherm_ (usuário não registrado) em 6/06/2011 às 11:41 am

    @Tiago, concordo com voce.
    @Flavio, no windows phone 7 ela podera opinar, tera servios seus integrados a plataforma e assim ganhar dinheiro da motorola/htc seja la qual empresa usar windows phone… e contribuir com conhecimento para aperfeiçoar, o google nao quiz dar tantos poderes a nokia.

    @Glauco, deve ter feitos as contas e visto q sairia mais barato adotar o windows phone do q acabar o meego e criar toda propaganda/ecossisitema pra ele. A marca windows tem muuuita força para o publico leigo.

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 6/06/2011 às 11:41 am

    @Tiago: o fato das ações terem caído drasticamente após o anúncio da parceria (que só traz vantagens à MS, que vai sair de 0 de market share pra ser usada pela maior fabricante de celulares do mundo), então nos faz concluir que o mercado de ações de telefonia móvel também é formado em sua grande parte só por pessoas da área técnica?

    André Moraes (usuário não registrado) em 6/06/2011 às 11:45 am

    Como dizia minha avó:

    Isso ai é desculpa de peidorrero.

    Tiago (usuário não registrado) em 6/06/2011 às 11:55 am

    @Rael Gugelmin Cunha Não. O mercado pensou assim: se a Nokia desistiu do seu sistema que foi para Microsoft, então a Nokia não está mais se agüentando e não consegue ser criativa o suficiente para se manter no mercado. Aconteceria o mesmo se ela tivesse escolhido o Android. Lembre-se, o mercado de ações é uma putinha que sempre foge o mais rápido possível de perder dinheiro, ainda que o risco seja virtual ou imaginário.

    Víctor (usuário não registrado) em 6/06/2011 às 12:09 pm

    Pelo jeito as pessoas aqui numca trabalharam em empresas que desenvolvem software para mercados especificos.
    O que o Tiago comentou é a pura verdade, muitas vezes não é a qualidade técnica de um produto que faz ele render (nem mesmo se é livre ou não), tudo é questão comercial (Marketing, posicionamento no mercado, etc.) Para a Nokia é interessante focar no WM, pois a participação dele no mercado é irrisória, e se a Nokia conseguir aumentar esta participação, poderá se tornar referência em smarts com WM. A fragmentação do Android e a falta de controle no produto final estão cada vez mais “queimando o filme” deste.

    Que esta decisão foi contrária ao SL, sem dúvida, mas não podemos simplesmente ficar alegando coisas sem termos conhecimento real dos problemas da empresa e o que ela planeja, todo o resto é especulação.

    devnull (usuário não registrado) em 6/06/2011 às 12:15 pm

    > Pelo amor de Deus, é por isso que a maioria aqui é TÉCNICO e não GESTOR.

    E você, é gestor?
    Se é, porque perde tempo debatendo com técnicos? Se não é (mais provável), então é só mais um que sonha em ser um gerentinho? Aí fica difícil de achar que você sabe realmente do que está falando.

    Que tal mandar seu currículo para a Nokia, já que o executivo dele está se queimando falando nonsense, então pode ser que eles te chamem, já que você tem o mesmo perfil…

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 6/06/2011 às 12:33 pm

    Claro, vamos usar Windows-Phone, Android é “de grátis” e a gente quer comprar algo pra encher o aparelho dos nossos clientrs de propaganda já na tela principal,..

    Fellipe Weno (usuário não registrado) em 6/06/2011 às 12:37 pm

    Era melhor nem ter explicado muito e só dado a classica desculpa que o “custo do sistema MS é mais baixo”.

    Vejam o desempenho das ações da Nokia negociadas em Nova York (NYSE).

    http://finance.yahoo.com/echarts?s=NOK+Interactive#chart1:symbol=nok;range=6m;indicator=volume;charttype=line;crosshair=on;ohlcvalues=0;logscale=on;source=undefined

    O gráfico é um apocalipse. Tá feia a situação.

    O mercado está jogando lá em baixo o valor da Nokia após o negócio com a Microsoft. Isso ninguém pode negar, nem mesmo o executivo maior da companhia, com papo furado.

    Gostaria de saber em qual diferencial distancia-se do Android em usar o Windows Phone ?

    Espero estar errado, mas tanto o Google quanto a Apple já adicionaram tudo o que poderia ser feito com um smartfone : market, musica, multimedia, ereader, etc… Talvez o único diferencial que a Microsoft possa acrescentar é o xbox (jogos e live), rodar aplicativos win32 não é uma opção neste mercado (talvez o de tablet).

    Bremm (usuário não registrado) em 6/06/2011 às 1:20 pm

    Na minha visão, uma boa parte do marketing de uma companhia tem que ser meio Avon/Tupperware/AmWay. Explicando:

    Esses dias eu estava tomando umas geladas no bar de um amigo e vieram me perguntar o que eu achava do telefone M. Disse que não conhecia, e não ia emitir opinião. Aí me perguntaram o que eu achava do N. Mesma resposta. Aí perguntaram-me do telefone S e mais uma vez uma negativa minha. Aí os caras ficaram cabreiros e me perguntaram “que telefone tu tens” e eu prontamente mostrei o meu. Aí me perguntaram por qual razão eu havia comprado o telefone e eu disse “é porque foi o melhor custo/benefício que eu encontrei”. Só não comprei outro mais barato (e mais simples) porque já havia esgotado no estoque, em verdade. Expliquei ainda que o telefone que eu comprei possui uns defeitos chatos, mas que não me afetam diretamente (os sensores magnéticos são de baixíssima qualidade), porém pretendo contornar a situação, recalibrando-os através do SDK fornecido pelo desenvolvedor do SO.

    Para mim, se tem agenda, tocador de mp3, despertador e possibilidade de expansão com cartão SD, está ótimo. Não uso rádio, nem televisor e às vezes uso o mensageiro ou o correio eletrônico (sendo que por ora acho isso muito dispensável, pois no telefone antigo eu não tinha e não fazia falta).

    Finalmente me perguntaram “por que tu não compraste o telefone mais top com tais e tais recursos?”. Mais uma vez fui paciente e disse: “seria a mesma coisa que eu comprar um carro conversível e andar sempre com a capota fechada”.

    Dias depois, para a minha surpresa, apareceram esses dois caras com aparelhos da mesma marca que o meu, porém com modelos um pouco melhores, que citei durante a conversa.

    Tiago (usuário não registrado) em 6/06/2011 às 1:21 pm

    @André Luis Pereira dos Santos
    “Vejam o desempenho das ações da Nokia negociadas em Nova York (NYSE).
    http://finance.yahoo.com/echarts?s=NOK+Interactive#chart1:symbol=nok;range=6m;indicator=volume;charttype=line;crosshair=on;ohlcvalues=0;logscale=on;source=undefined
    O gráfico é um apocalipse. Tá feia a situação.
    O mercado está jogando lá em baixo o valor da Nokia após o negócio com a Microsoft. Isso ninguém pode negar, nem mesmo o executivo maior da companhia, com papo furado.”

    Eu:
    “Lembre-se, o mercado de ações é uma putinha que sempre foge o mais rápido possível de perder dinheiro, ainda que o risco seja virtual ou imaginário.”

    Léo Haddad (usuário não registrado) em 6/06/2011 às 1:23 pm

    @Tiago,
    Me explica qual o market que a Nokia ganha com a microsft? Porque há um ano a mesma lançou o Kin que foi um fracasso total. Ou seja, nem com todo seu “marktshare” a Microsoft conseguiu entrar no mercado. E agora se apoia na Nokia p/ tentar novamente.
    Eu ainda acho que ela teria ganho mais continuando a investir no Meego.

    Guilherm_ (usuário não registrado) em 6/06/2011 às 1:42 pm

    @hamacker
    muitas coisas, é o sistema mais social que existe, totalmente integrado ao facebook, e agora com a atualização mango sera tambem integrado ao twitter, coisas que tanto o android quanto o ios estão longe hoje. Alem que tambem é bem integrado ao bing, ao pesquisar por um restaurante por exemplo ele te traz dicas dos q estão mais proximos a vc…. se não fosse da microsoft o mundo estaria pagando pau, e eu só nao compro pq infelizmente essas coisas nao funcionaram tão bem no brasil no primeiro ano, mas daqui a dois anos sera muito legal. pesquise sobre windows phone 7 mango e veja mais, nao posso colar link se nao cai em moderação =/

    pimentel (usuário não registrado) em 6/06/2011 às 1:45 pm

    Tiago,nada contra a sua atitude de defender com unhas e dentes esse argumento furado da Nokia,fique a vontade,mas infelizmente discordo totalmente de você já que é muito difícil tapar o sol com a peneira,mesmo se auto-intitulando um grande fenômeno em gestão de empresas,aliás está cheio de fenômenos em gestão levando empresas pro buraco…

    Ficaria mais bonito se a Nokia ao invés de ficar arranjando desculpa esfarrapada,que ela finalmente reconhecesse que aquilo que falou mais alto foi a grana que a Microsoft lhe ofereceu em troca da adoção do Windows Phone,se o Google tivesse oferecido propina maior ela teria ficado com o Android.

    A Nokia fez papel de prostituta e cedeu a “perseguida” pra quem lhe ofereceu mais vantagens em dinheiro,simplesmente isso,pois indo de Android ou de Windows Phone,a prostituta Nokia estaria se “rendendo” do mesmo jeito.

Este post é antigo (2011-06-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.