Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mozilla adia campanha para os usuários do Firefox 3.6 fazerem upgrade

Segundo a cobertura do The H, a Mozilla iria dar início a mais uma campanha para encorajar usuários do Firefox 3.6 (a segunda versão mais usada do navegador hoje) a fazer o upgrade para a versão 7 (uma das várias versões lançadas no ano corrente), mas adiou para poder verificar se a capacidade dos servidores é suficiente para aguentar a carga que a campanha pode gerar.

Problemas com servidores sobrecarregados foram relatados recentemente, mas em outro serviço: o Firefox Sync. (via h-online.com – “Mozilla attempts and abandons Firefox 3.6 upgrade – The H Open Source: News and Features”)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-10-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    claudio (usuário não registrado) em 10/10/2011 às 7:59 am

    Hum…

    Se eu fosse a Mozilla me fecharia em copas e só viria a publico novamente quando tivesse um produto em condições de competir.

    A maioria dos usuários que conheço não faz o upgrade de propósito, não por simples preguiça.

    E a questão dos plugins (que já foram o diferencial da raposa) devia ser vista com mais cuidado: sem o apoio fos desenvolvedores de extensões o FF não vai muito longe.

    lordtux (usuário não registrado) em 10/10/2011 às 8:09 am

    Adiar?! Se eu fosse eles desistiria. Sinceramente, tentei usar todas as outras versões, mas me diga, como vou usar uma versão do Firefox que consome o dobre de RAM do 3.6 e aparentemente não tem nada demais?
    Eu acho uma sacanagem e tremenda estupidez da Mozilla vir com uma campanha dessas e não se dar o trabalho de melhorar o que já tem.
    Vou ficar no 3.6 até onde der, esses dias procurei o executável no site da mozilla mas eles já tinham tirado.
    É uma pena que os navegadores hoje em dia se esqueceram o que é desempenho de verdade, só se dão ao trabalho de adicionar mais e mais recursos superfluos sem melhorar o que já tem. Não é a toa que o Chrome está crescendo cada vez mais.

    Alexandre (usuário não registrado) em 10/10/2011 às 8:10 am

    Eu sou contra esse tipo de campanha, e se o cara não tem hardware pra fazer a atualização?
    Se o FF não server q os usuários que façam upgrade pro Chrome então.

    Arnaldo Coelho (usuário não registrado) em 10/10/2011 às 8:14 am

    A campanha provavelmente é devido a vulnerabilidades de segurança do Firefox 3.6 que foram corrigidas em versões posteriores.

    Astaroth (usuário não registrado) em 10/10/2011 às 8:34 am

    Eu sei que tem maneiras de resolver isso localmente, mas não vou trocar de versão do FF até todas as extensões que estou usando funcionarem na última versão.

    ljhk5rt754ifgmfgj (usuário não registrado) em 10/10/2011 às 8:38 am

    Todos os comentários acima se superaram pela estupidez. O Firefox 7 é mais rápido e gerencia melhor a memória do que a versão 3.6.x.

    E uso todos os complementos que sempre usei.

    Max (usuário não registrado) em 10/10/2011 às 9:06 am

    ljhk5rt754ifgmfgj, concordo em gênero numero e grau, é claro que durante algumas versões a preocupação com o desempenho foi posta de lado, mas para FF 7, foi uma das grandes atualizações para raposa, e eu nunca tive problemas com as extensões que uso, alias se algum desenvolvedor não atualiza sua extensão desde a 3.6 é possível que o projeto nunca cresça e que tenha dezenas de vulnerabilidades; atualizar o FF é uma maneira do desenvolvedor da extensão se sentir forçado a atualizá-la.

    Geraldo Assis (usuário não registrado) em 10/10/2011 às 9:07 am

    Estou tentando atualizar o me FF a semanas, mas a velocidade de download esta ridícula, são apenas 16MB e as vezes depois de 2 horas e o arquivo não baixa. E a limitação não é de meu lado, antes que alguém faça esse comentário imbecil.

    Julio (usuário não registrado) em 10/10/2011 às 9:35 am

    Não atualizarei. Tô [muito] bem no Firefox 3.6.

    E essa corrida de versões da Mozilla já tá enchendo o saco também. Tomara que o Google Chrome ganhe ainda mais marketshare e enrabe a Mozilla pra ela ficar esperta.

    ljhk5rt754ifgmfgj (usuário não registrado) em 10/10/2011 às 9:38 am

    Max, pois é. Outro ponto… lembro que na 3.6 para iniciar o Firefox a primeira vez (cold start) dava tempo pra tomar um cafezinho. Agora, na 7, inicia tão rápido quanto o Chrome.

    Bruno (usuário não registrado) em 10/10/2011 às 9:54 am

    Geraldo Assis, acho que é problema da sua internet.

    Aqui baixei muito rápido.

    ljhk5rt754ifgmfgj (usuário não registrado) em 10/10/2011 às 10:06 am

    “E essa corrida de versões da Mozilla já tá enchendo o saco também.”

    Interessante. O Chrome pode fazer e a Mozilla não??? Tem sentido isso?

    Só não concordo com os números grandes de versão mudarem, acho que o Firefox devia ser 4.1, 4.2, etc.

    Mas quem começou a palhaçada foi o Google. E pro usuário leigo acaba importando. Mas no final das contas são só números. O importante mesmo é ter atualizações mais rápidas e o Firefox 7 tá muito bom. #ChromeNãoConteComigo!

    bill (usuário não registrado) em 10/10/2011 às 11:49 am

    so sei que pra acessar meu internet banking, graças a essa nova mania de atualizações 7.0 8.0 9.0 tive que apelar pro internet explorer
    nem chrome nem firefox =(

    Bremm (usuário não registrado) em 10/10/2011 às 1:31 pm

    A síndrome do IE6 agora no FF3.6… :-(

    Alexandre (usuário não registrado) em 10/10/2011 às 1:51 pm

    Não adianta analisar o FF isolado em uso de memória e etc… Se o cara uma uma distro antiga, pra ele ir pro FF mais novo tem que fazer um dist-upgrade e trocar todos os pacotes.

    Bremm (usuário não registrado) em 10/10/2011 às 2:22 pm

    @Alexandre

    A maioria dos usuários do Firefox não depende de alguma distro Linux para fazer a atualização. E no caso da distro ainda usar a versão 3.6, ela é a responsável por manter as atualizações de segurança caso o suporte pela Mozilla venha a ser descontinuado.

    jr (usuário não registrado) em 10/10/2011 às 3:20 pm

    Tenho percebido essas mensagens de erro do Sync. No mais o FF7 está 100%. No aguardo do FF8!

    Fellype (usuário não registrado) em 10/10/2011 às 4:40 pm

    @Bremm: “A maioria dos usuários do Firefox não depende de alguma distro Linux para fazer a atualização.”
    Não se esqueça que os usuários de Windows em ambientes corporativos geralmente dependem do suporte técnico da empresa para que as atualizações sejam feitas.

    Bremm (usuário não registrado) em 10/10/2011 às 5:57 pm

    @jr
    Aqui também, mas hoje não vi falhar o Sync nenhuma vez.

    @Fellype
    Tinha esquecido dessa parte, porque na maioria das empresas onde trabalho o pessoal teima em usar o IE. Felizmente não tenho que trabalhar com estações que rodam Windows, pois o meu negócio é outro (servidores).

    Denis (usuário não registrado) em 10/10/2011 às 7:45 pm

    Pra quem não está gostando, muda. Ninguém é obrigado a usar um produto que considera ruim. Agora se acham que podem contribuir para a melhorar do navegador, o indicado é reclamar direto na fonte – assim suas críticas, que em alguns casos são construtivas, poderiam ajudar no projeto. Que ninguém se engane, a Mozilla tem feito várias mudanças nos últimos tempos, mas não é para se manter na vice-liderança, e sim para recuperar o segundo lugar do IE, quando o perder para o Chrome. Mas algumas coisas que a Mozilla tem feito ultimamente tem sido muito boas, embora ainda não tão perceptíveis ou já aplicadas: a melhoria no gerenciamento de memória, as atualizações silenciosas, as versões “lts” para empresas, e até mesmo coisa simples, como planos de juntar a barra de endereço com a de buscas – o que não foi feito ainda por questões de respeito à privacidade do usuário (não concordo com isso). E se eles estão realmente “ouvindo” seus usuários, logo não será preciso reiniciar o navegador a cada plugin ou extensão atualizada, a caixa de opções aparecerá como uma aba (tal qual Chrome). Antigamente era importante o navegador fazer perguntas ao usuário, pra tudo – o IE era um queijo suiço que tornou essa precação necessária. Hoje, o Chrome mostrou que quanto mais discreto for o browser, melhor. As questõe para a Mozilla tem a ver em como desenvolver um produto para uma internet livre, que respeite o usuário, e agregue os mais recentes avanços tecnológicos – quando outros navegadores não tem essa preocupação e mantém a qualidade, isso se torna um obstáculo a mais. Tudo levado em conta, até que ainda estão indo bem, mas a perda de usuários é que vai ditar o rumo dessa corrida, creio eu.

    erico (usuário não registrado) em 10/10/2011 às 9:23 pm

    tem um campo de distorção de realidade sobre a mozilla, eles acham que as pessoas sabem qual é a versão do chrome que usam.

    faz com que confundam “saber que haverá um aualização” com bleeding edge

    faz com que confundam a luta por uma internet livre como ser a própria internet e que toda empresa de desenvolvimento web deveria ter um “departamento firefox”

    nesse campo eles pensam que a meritocracia torna as pessoas imune a críticas

    Denis (usuário não registrado) em 10/10/2011 às 9:33 pm

    Estava lendo hoje o report anual da Mozilla, e achei muitas coisas mais interessantes que deixaria um bocado de gente aí em cima com cabelo mais de pé ainda. Ela diz mais ou menos assim:

    “Sucesso para a Mozilla significa que as pessoas não são mais um número online que as companhias podem rastrear, transformar em dinheiro e vender. Significa que nós somos reconhecidos como seres humanos reais e únicos, que vivem todos os aspectos da nossa vida online com mais riqueza e motivação”

    Parece que tem muitos usuários usando o browser errado. E ninguém é proibido de trocar, cabe a cada um a sua escolha. ;-)

    Fernando Rocha (usuário não registrado) em 10/10/2011 às 10:36 pm

    Que viagem pessoal, firefox 7 está bem melhor que o 3.6, também uso todas minhas extensões nele.

    Ícaro (usuário não registrado) em 11/10/2011 às 1:05 am

    Acredito que a última campanha da Mozilla para o Firefox foram essas em abril:

    http://www.flickr.com/photos/intothefuzz/5578013710/in/photostream/

    http://www.flickr.com/photos/intothefuzz/sets/72157626401344080/with/5578013710/

    ljhk5rt754ifgmfgj (usuário não registrado) em 11/10/2011 às 8:55 am

    Eu torço sinceramente para que a Mozilla não tome o caminho do Chrome em tudo. Pois uma coisa que o Firefox supera de longe o Chrome é no controle que dá ao usuário. No Chrome nem se pode definir o tamanho do cache, escolher abrir um documento em vez de salvar, etc. Que isso tenha que ser transparente para o usuário leigo, concordo. Mas para o usuário avançado, é bom ter a opção lá quando ele desejar. No Firefox eu posso escolher até mesmo que ações o Javascript pode fazer ou não, se quero menus de contexto substituídos ou não, etc.

    Não se enganem, como citado acima, quem sempre trabalhou pela liberdade na Web sempre foi a Mozilla. Nós devemos muito mais ao Firefox por boa parte da evoluçao da Web. Foi o Firefox que nos tirou do atraso chamado IE 6, obrigando a Microsoft a acordar e evoluir, como aliás lembra o Livro de Mozilla.

    ljhk5rt754ifgmfgj (usuário não registrado) em 11/10/2011 às 8:57 am

    O servidores do Sync estiveram fora do ar para manutenção, mas já estão normalizados. E funciona muito bem. Sincroniza meus dados em cerca de um segundo.

Este post é antigo (2011-10-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.