Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mono: Morte e Renascimento

Trecho do InfoQ:

O projeto Mono da Novell está oficialmente morto. Todos os desenvolvedores foram despedidos e a nova proprietária, a Attachmate, não expressou interesse em manter o projeto. Mas um novo fork está nascendo: sob liderança do fundador do Mono, Miguel de Icaza, uma nova empresa chamada Xamarin foi criada.

Da mesma forma que acontecia com a Novell, o foco da Xamarin é na comercialização de soluções .NET para iOS e Android. A nova empresa vai continuar as contribuições para os runtimes open source do Mono, que formam a base tecnológica para suas ofertas comerciais. A Xamarin também está estudando a possibilidade de oferecer o Moonlight (uma implementação open source do Silverlight) nas lojas de aplicativos da Apple e do Google.

A Xamarin não tem acesso aos componentes de código fechado do MonoTouch e do Mono para Android. Embora usá-los seja uma possibilidade, “esses projetos não parecem capazes de evoluir na velocidade que precisamos”, disse Miguel de Icaza. Segundo Miguel, a equipe original do Mono espera finalizar a primeira versão do seu produto para iPhone em três meses e a versão para Android, em quatro.

Preocupações legais para a Xamarin

Ainda de acordo com Miguel de Icaza, os (…) (via infoq.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-05-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Juninho (usuário não registrado) em 28/05/2011 às 3:16 pm

    huahuahuahua!

    anderson freitas (usuário não registrado) em 28/05/2011 às 3:36 pm

    Puxaram-lhe o tapete mais ele continua,que fixação que ele tem com o mono heim!!!

    Dyego Souza do Carmo (usuário não registrado) em 28/05/2011 às 3:39 pm

    O mono ? Nunca poderia imaginar que um software q so dava prejuizo e dores de cabeca para a novell fosse extinto na primeira oportunidade nao eh mesmo ?

    A anos q mono promete… bem igual a microsoft hehehe….

    JosephDiniz (usuário não registrado) em 28/05/2011 às 3:58 pm

    Xamarin….

    Espero que lá para o velho continente esse nome possa soar bem, pq aqui combina muito bem com várias das “acusações” que fazem ao Miguel de Icaza.

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 28/05/2011 às 3:58 pm

    Esta notícia está 7 anos atrasada. O Mono já nasceu morto.

    Bremm (usuário não registrado) em 28/05/2011 às 4:18 pm

    Tá faltando uma pá de cal em cima. E depois salmoura, soda…

    Juninho (usuário não registrado) em 28/05/2011 às 4:25 pm

    Putz pessoal, e agora?

    O que vai acontecer com Tomboy notes?

    Vou ter que migrar para o Gnotes… vai ser algo díficil de ser feito…

    devnull (usuário não registrado) em 28/05/2011 às 4:43 pm

    Mono é um câncer no Open Source, já foi a muito o tempo de extirpar esse mal.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 28/05/2011 às 5:46 pm

    Eles não assistiram Cemitério dos animais.

    Deixa a natureza seguir seu curso. :D

    Riser (usuário não registrado) em 28/05/2011 às 5:50 pm

    @Juninho

    Provavelmente continuará como está, o alvo é o Mono para Android e iPhone.
    ——

    Bem, eu não sei porque insistem tanto nesse Mono, eu sempre soube que era furada e sempre boicotei ele no meu departamento, plataforma totalmente capada que usa o .NET da MS como um norte para seu desenvolvimento, invés de romper e seguir como uma coisa totalmente nova e agregando mais valor, mas o Icaza é MS-boy.

    Sempre chega um “molequinho” novo forçando MS, mas eu sempre uso minha pequena influencia para afastar, como o @devnull disse, o câncer e coisas capadas.

    GNU Fanboy (usuário não registrado) em 28/05/2011 às 8:18 pm

    Há alguns anos (2, eu acho) quase que 10% dos comentários aqui eram a favor do Mono. Hoje mudou completamente.

    E agora Miguelito? parece que o marketing não deu certo. Apesar de que eu acho que ainda vai conseguir algum investimento, eu não daria nem 2 centavos :-D

    Enfim, bola pra frente. Mono já era mesmo.

    Frank (usuário não registrado) em 28/05/2011 às 8:34 pm

    Ainda de acordo com Miguel de Icaza, os novos produtos manterão compatibilidade de código com o código atual do MonoTouch e do Mono para Android. Isso, no entanto, pode colocá-los sob risco de ações legais por parte da Attachmate.”

    Quer dizer então que os problemas judiciais com o Mono se não vierem da Microsoft poderão vir da Attachmate? Que problema, hein, Icaza!

    Tchau, Mono! Não vai fazer a menor falta!!!

    Olaides Duarte Ferreira (usuário não registrado) em 28/05/2011 às 11:12 pm

    O mono é o software do Futuro…e sempre será, por que este futuro que eles tanto esperam nunca chegará.

    proedes (usuário não registrado) em 29/05/2011 às 12:29 am

    Pois que morra seco e arreganhado.

    Esdras (usuário não registrado) em 29/05/2011 às 2:01 am

    Cheguei a trabalhar com Mono profissionalmente numa empresa, e ele funcionava bem por lá. No lugar de adotarem soluções da Microsoft ou mesmo soluções em Java, optaram por usar o Mono. Ele funcionava bem dentro da empresa e serviu até mesmo como boa propaganda para o open source lá dentro.

    Será que um projeto assim é mesmo um “câncer” como os comentários acima falam? Vamos xingar o GNUstep também por tentar seguir padrões do NEXTSTEP? Acho que não é assim que funciona…

    XML (usuário não registrado) em 29/05/2011 às 3:07 am

    Sempre preferi o Stereo mesmo,

    Fábio Luiz (falcon_dark) (usuário não registrado) em 29/05/2011 às 9:00 am

    @Esdras

    Primeiro que o GNUStep seguiu os padrões implementados pelo OpenStep e não pelo NeXTStep. Conceitualmente há um abismo aqui que destrói a comparação que você tentou fazer.

    Segundo, o Icaza é MVP da Microsoft, ou seja, ele é bastante querido em Redmond. Assim tudo que ele faz soa sempre como algo pensado primeiro por lá. E nossa experiência mostrou com os fatos dos anos passados que se algo é bom pra MS normalmente é ruim pro software livre.

    Terceiro, considerando o item 2 desta lista, para quebrar a desconfiança da comunidade FOSS um bom argumento pró Mono precisa ser usado para convencer quem já conhece a MS a adotar uma tecnologia dela. Se nem você, que já usou a mesma, consegue dar este argumento não é de se estranhar que todo mundo por aqui torça o nariz.

    Quarto, a receptividade ao Xamarim deve ser melhor em um site e fórum sobre software proprietário, pois é isso que o Mono é. Em ambientes pro software livre ele vai tomar pau por definição.

    Quinto ponto. Não há explicação sobre porque uma empresa vai portar uma tecnologia fechada (Silverlight) de outra empresa para plataformas não oficialmente suportadas, fazendo isso de graça e disponibilizando o produto final para download gratuito. É algo que incomoda muito. Porque é obvio que tem dinheiro da MS nisso, mas que só vai correr por baixo dos panos. E coisas éticas e corretas dificilmente são feitas desta forma. Com grana por fora e com objetivos não muito bem explicados é bem o jeitinho MS de fazer algo.

    Se a MS queria algum tipo de credibilidade deveria fazer ports do Silverlight e do .NET oficiais, arrumar o licenciamento e disponibilizar para download com os fontes. Não é nada disso que temos hoje.

    Se a performance do Mono fosse superior à do Java (não é) ou se Mono implementasse algo que nenhum outro framework sobre Linux implementa (mas não implementa) ele se justificaria sozinho. Ele é criticado porque é o port sem o devido licenciamento legal de uma tecnologia proprietária cujo criador combate ativamente o FOSS. É uma armadilha Bino!

    Entendeu agora o lance do câncer capado que a galera citou aqui?

    ericodc (usuário não registrado) em 29/05/2011 às 10:53 am

    não fosse o quesito armadilha, ou câncer, até seria interessante. NO entanto a MS nunca abriu mão nem abrirá de uma tecnologia, nesse dia Ballmer perde até os iates… Daí porque é importante ter um laranja para chegar a novos mercados, e se isso tiver o selo “free” melhor ainda..

    eu sou um dos que gostaria de outro caminho para o “mono” mas com os envolvidos isso não é possível.

    Amarok (usuário não registrado) em 29/05/2011 às 11:05 am

    O sonho do Miguelito sempre foi trabalhar na Microsoft e até conseguiu por algum tempo trabalhar na filial, quer dizer, pareceira da Microsoft, a Novell. Agora foi despedido da Novell, não foi contratado pela Microsoft e está tentando pegar carona no sucesso do iOS e Android na área mobile e ganhar uns trocados com o Mono.

    Por que ele não pede emprego na Microsoft para trabalhar portando o .Net para outras plataformas ? Ele já sabe muito bem que a MS não tem interesse nisso e nem se atreve.

    O Mono é uma causa perdida e é um disperdício trabalhar com .Net fora da plataforma Windows. Por que esse Miguelito não tenta criar tradutores de C# para Java ou reproduzir tecnologias equivalentes do .Net em java ou qualquer outra linguagem/framework ?

    Amarok (usuário não registrado) em 29/05/2011 às 11:12 am

    Para quem não se lembra, a primeira empresa do Miguelito se chamava Ximian. Talvez por isso ele tenha colocado esse nome parecido, Xamarin.

    E não se esqueçam de que ele é um traidor do software livre, um X9 da Microsoft. Tem até a medalha de “honra ao mérito MS”, o título de MVP. Ele defendeu também o formato OOXML do MS Office

    http://en.wikipedia.org/wiki/Miguel_de_Icaza#Advocacy_of_Microsoft_technologies

    Ricardo Almeida (usuário não registrado) em 29/05/2011 às 1:23 pm

    Ai… Ai… Miguelito! Para com isso, homi!

    Que fixacao eh essa?

    Chamem um exorcista! “Ta possuido”…

    Hehehehehe…

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 29/05/2011 às 1:53 pm

    @All

    Existindo a comunidade, quem precisa se preocupar com a Microsoft?

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 29/05/2011 às 2:12 pm

    Vaso ruim não quebra

    Marcos (usuário não registrado) em 29/05/2011 às 3:19 pm

    Pra quem considera uma segurança o .NET estar especificado sob a ECMA, recomendo esse link:

    http://mono-nono.com/bbpress/topic/detailed-count-of-net-35-covered-by-ecma-335

    Só 35% do código do .NET é coberto pela ECMA, ou seja: não adianta nada.

    Pra mim, essa notícia do fim do Mono é o término de algo que nunca precisaria ter existido. Só estou esperando enterrarem de vez pra conversar com alguns amigos mono fans, sobre a “superioridade” da plataforma. hehehehe

    rogerio (usuário não registrado) em 29/05/2011 às 4:37 pm

    Mono?No thanks.

    rogerio (usuário não registrado) em 29/05/2011 às 4:45 pm

    Mono? No, thanks.

    Gerson (usuário não registrado) em 29/05/2011 às 5:55 pm

    Existe tanta coisa melhor que mono… pra que ficar forçando algo que com certeza vai sozinho pro barranco… Existe C, C++, Python, quem prefirir existe PHP, PERL… Ruby, Assembly, Pascal, Lua, Shell… tantas outras opções… até java é melhor… pra que ficar grudado nas mãos que te esmagarão algum dia… Eu penso assim… mas quem prefirir que fique agarrado na saia de quem te diz bom dia enfiando uma faca em suas costas… Se alguma das que falei não servir, vai tentando outras… experimentar é divertido e muito mais construtivo que entrar em uma jaula que será a eternidade vazia de seu programa..

    Fábio (usuário não registrado) em 30/05/2011 às 1:45 pm

    Mas que galera raivosa… Aposto que a maioria dos comentários não veio de programadores profissionais. Para quem quer programar em .Net fora do Windows(por qualquer motivo) foi uma perda sim. Apesar de ser programador Java eu vejo virtudes nessa plataforma e até fiz alguns projetos no meu mac, apenas por curiosidade. Inclusive o livro que eu li fazia referência ao Mono e tinha a proposta de ser o mais “agnóstico” possível. Qual é galera, pior do que ter um silverlight capado, defasado, ou um compilador que não compila qualquer projeto do Visual Studio, pior que tudo isso é não ter nada, não acham? Ou vocês passaram todos esses anos navegando na internet sem flash? Duvido.

    Riser (usuário não registrado) em 30/05/2011 às 3:36 pm

    @Fábio

    Não foi nenhuma perda, Mono é capado e não tem 60% das capacidades do .NET, é um trial/armadilha que pouco fará falta para as pessoas fora desse nicho.

    “Ou vocês passaram todos esses anos navegando na internet sem flash? Duvido.”

    O diferencial é que a própria Adobe faz o Flash para Linux, capado ou não, cadê a MS para fazer o Visual Studio e o .NET para Linux?

    Essa é a diferença, a MS tem Linuxfobia.

Este post é antigo (2011-05-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.